PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIANE DA CUNHA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIANE DA CUNHA SOUZA
DATA: 09/08/2017
LOCAL: Auditório Azul CCSA
TÍTULO: MEMÓRIA DA ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (1934-1968):REGISTRO EM CATÁLOGO
PALAVRAS-CHAVES: Memória Institucional. Identidade institucional. Escola de Agronomia do Nordeste. Universidade Federal da Paraíba. Catálogo.
RESUMO: A implantação da Escola de Agronomia do Nordeste, em Areia, no Estado da Paraíba, repousa sobre um encadeamento de fatores políticos, econômicos e socioculturais, que no contexto nacional, estadual e municipal confluíram para sua criação em 1934. Primeira instituição de ensino superior laico da Paraíba, existiu como Escola até 1968, quando passou a integrar a Universidade Federal da Paraíba. Esta pesquisa assenta-se no pressuposto de que o valor da memória de uma instituição reside na sua capacidade generativa de subsidiar o presente, apontar caminhos, indicar perspectivas de estudo, revelar contextos e intencionalidades e expressar a cultura de uma comunidade. Objetiva ressignificar a memória da Escola de Agronomia do Nordeste a partir das suas fontes documentais, com vistas à elaboração de um catálogo do seu acervo, no interstício 1934-1968. Ancora-se em um aporte teórico que privilegia as categorias memória e identidade institucional, à luz de autores clássicos e atuais a exemplo de Halbwachs (2006), Le Goff (2003) Ricceur (2007), Nora (1993) Bosi (1994) Diehl (2002),Thiesen (2013). Alimenta-se no método historiográfico fundamentado em Arostegui (2006); Vergara, (2010). Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório e de natureza qualitativa. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, privilegiando, tanto quanto possível, fontes originais que possam colocar o pesquisador e a coletividade em contato com a história. Pretende-se, a partir do estudo, elaborar uma produção, em forma de catálogo, que extrapole o âmbito interno da academia, recomponha a história do ensino superior na Paraíba e revele a ciência como um domínio coletivo.
Presidente - 6050457 - MARIA IVETE MARTINS CORREIA
Interno - 338068 - MARISETE FERNANDES DE LIMA