PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELITA GRENFELL QUIRINO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELITA GRENFELL QUIRINO DE OLIVEIRA
DATA: 15/08/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (PRESENCIAL) DA UFPB – CAMPUS I
PALAVRAS-CHAVES: Evasão Discente; Ensino Superior; Licenciatura em Pedagogia, UFPB.
RESUMO: Um dos principais problemas educacionais é evasão discente. Ela gera graves consequências acadêmicas, sociais e econômicas, comprometendo principalmente o desenvolvimento do indivíduo e, de maneira mais abrangente, a sociedade. Para compreender tal problemática, na fundamentação teórica, buscamos a colaboração dos autores Adachi (2009), Gomes (1998), Polidoro (2000), Fialho (2014) e Silva (2017) que pesquisaram sobre a evasão, e complementaremos com um breve histórico sobre a evasão nas Licenciaturas em Pedagogia no Brasil, a origem e a expansão das universidades brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e estudo de caso, na busca de responder a seguinte questão: quais são os principais fatores que influenciam a evasão de alunos no curso superior de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade presencial, da UFPB? O principal objetivo principal desta pesquisa é identificar e analisar os fatores que provocam a evasão dos alunos no curso de Pedagogia, no período de 2010-2015 bem como investigar o perfil sócio econômico dos alunos evadidos do curso e buscar entender as dificuldades e facilidades durante o período de permanência. A coleta de dados será realizada por meio de questionário semiaberto que serão enviados, via online, aos e-mails dos alunos evadidos para conhecer os motivos de opção pelo curso e a razão do abandono. Caso necessário será utilizado a entrevista com o objetivo de complementar e/ou esclarecer informações. A análise dos resultados está em construção.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA