PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO RUFINO DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO RUFINO DE ARAUJO
DATA: 15/08/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A (Des)construção da elitização dos espaços acadêmicos: um estudo das ações afirmativas no Curso de Medicina da UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: 1. Políticas Afirmativas do ensino superior. 2. Acesso e permanência. 3. Elitização. 4.Curso de Medicina da UFPB
RESUMO: Este estudo pretende analisar o Curso de Medicina da UFPB a partir da inclusão de diferentes grupos sócio-étnicos-raciais ocorridas através de políticas públicas afirmativas. Buscaremos problematizar um possível processo de (des) construção da histórica condição elitista do curso de Medicina. Os processos de massificação da Educação Superior e da democratização dos espaços acadêmicos tem relação direta com interesses pautados pela sociedade do conhecimento e pelos interesses mercadológicos. Contudo, também devem contribuir para o atenuamento de certas exclusões sociais. Para podermos problematizar essa temática o trabalho tem como objetivos específicos: Historiar o Curso de Medicina da UFPB; contextualizar a Política de Cotas no Brasil e sua adoção por parte das Universidades Públicas; relatar a trajetória acadêmica de um aluno cotista no Curso de Medicina da UFPB até a sua conclusão. A pesquisa que se pretende fazer tem, a partir dos objetivos propostos, uma natureza exploratória e descritiva. Essa pesquisa tem uma abordagem predominantemente, qualitativa. Em relação aos objetivos, refere-se a um Estudo de Caso, o qual se caracteriza como de cunho coletivo. Realizaremos pesquisa documental no Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da Universidade Federal da Paraíba (NDIHR/UFPB) nos apoiando no método de análise de conteúdo.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 2568769 - ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA