PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JULIANA DA SILVA PAIVA

DISCENTE: JULIANA DA SILVA PAIVA
DATA: 26/09/2017
LOCAL: HU - Sala de videoconferência
TÍTULO: TERRITÓRIO VIRTUAL: experiências da avaliação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) para consolidação do ensino superior na modalidade a distância
PALAVRAS-CHAVES: EaD. Ensino Superior. Avaliação. IFPB.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: O presente estudo teve por finalidade discutir acerca dos processos de avaliacao do ensino superior na modalidade a distancia no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba (IFPB). A pesquisa foi desenvolvida por meio de duas fases: realizou-se um levantamento dos gestores que compoem a Direcao de Educacao a Distancia (EaD) do IFPB. A segunda fase foi operacionalizada mediante aplicacao dos questionarios com os discentes dos cursos superiores em Administracao (bacharelado) e Letras (licenciatura). O instrumento escolhido para coleta de dados foi o questionario, aplicado aos 04 gestores e 107 alunos no periodo em que a pesquisa foi realizada. Diagnosticaram-se, nesta pesquisa, as lacunas existentes na EaD do IFPB, apresentando um parametro mediante o posicionamento dos gestores e alunos no que concerne ao ensino-aprendizagem, a gestao estrutural e administrativa. De maneira geral, abordamos uma escala contendo os niveis de satisfacao sobre os seguintes itens: plano de ensino, relacionamento interpessoal, capacitacao de professores, coordenador de polo, coordenador de curso, instalacoes, laboratorio para aulas praticas, opinioes e sugestoes, livros e periodicos, materiais didaticos, homepages, recursos tecnologicos, plataforma Moodle, materiais educacionais, conteudos curriculares, biblioteca. Os resultados obtidos demonstram que e fundamental que o IFPB repense os aspectos que assegurem a continuidade das acoes, redesenhando procedimentos e processos academico-administrativos e de gestao, de maneira que se adequem aos padroes de capacidade que condicionam a consolidacao da Educacao a Distancia.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO