PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ITALO MARTINS DE OLIVEIRA

DISCENTE: ITALO MARTINS DE OLIVEIRA
DATA: 12/12/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Diagnóstico da usabilidade do sistema integrado de patrimônio, administração e contratos (SIPAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desde a sua aquisição até os dias atuais
PALAVRAS-CHAVES: Administração Pública; Sistemas de Informações; SIPAC; Aceitação de Tecnologia.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: O presente estudo tem por finalidade diagnosticar a usabilidade do Sistema Integrado de Patrimonio Administracao e Contratos (SIPAC) na Universidade Federal da Paraiba, atraves da utilizacao do Modelo de Aceitacao de Tecnologia (Technology Acceptance Model – TAM), contextualizando a importancia instrumental das Tecnologias da Informacao e da Comunicacao (TIC) e dos Sistemas de Informacao (SI) para a gestao e para o modelo gerencial de administracao implementado com a Reforma Administrativa do Estado na decada de 1990 no Brasil. O trabalho foi desenvolvido atraves de uma pesquisa exploratoria, utilizando-se o levantamento bibliografico e documental, bem como, com base em coleta de dados de uma amostra de 104 Tecnicos-Administrativos, com a aplicacao de questionarios. Com isso, identificou-se que a implantacao do SIPAC ainda se encontra em andamento. A usabilidade do sistema foi testada por meio de uma analise estatistica e os resultados mostraram que a percepcao de utilidade influenciou na atitude dos usuarios do sistema, assim como, a percepcao de facilidade. Observou-se, ainda, que a maioria dos usuarios nao soube responder os quesitos da percepcao sobre treinamento, sugerindo que a capacitacao dos usuarios foi deficiente. Esta pesquisa contribuiu, de certa maneira, com o diagnostico da usabilidade do sistema SIPAC na UFPB, demonstrando que o sistema se encontra em uso, porem, com uma usabilidade limitada, na perspectiva da aplicacao do Modelo de Aceitacao de Tecnologia (TAM).
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO