PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ)

Banca de DEFESA: LUCAS ARAUJO TRAJANO SILVA

DISCENTE: LUCAS ARAUJO TRAJANO SILVA
DATA: 21/09/2023
LOCAL: Sala do PPGEQ
TÍTULO: RECUPERAÇÃO E PURIFICAÇÃO PARCIAL DE CELULASES PRODUZIDAS POR Penicillium sp. FSDE15
PALAVRAS-CHAVES: Fungo Filamentoso, Enzimas, Biomassa, SABS, Penicillium
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: As enzimas são moléculas de proteína altamente especializadas que desempenham um papel fundamental em acelerar as reações químicas nos organismos vivos. Elas atuam como catalisadores, reduzindo a energia de ativação necessária para que uma reação ocorra, aumentando assim a velocidade das reações metabólicas Fatores como pH, temperatura e concentração afetam sua atividade. ". Fatores como pH, temperatura e concentração influenciam sua atividade. A caracterização enzimática envolve a análise de temperatura, pH e termoestabilidade para compreender propriedades e funcionalidades. A temperatura e o pH afetam a atividade, com a maioria das enzimas apresentando valores ótimos de funcionamento. Desvios extremos desses parâmetros levam à desnaturação. O estudo teve como objetivo a caracterização do complexo enzimático produzido a partir do fungo Penicillium sp. FSDE 15 incluindo parâmetros como a temperatura e pH ótimo, estabilidade térmica e a diferentes valores de pH das enzimas CMCase, FPase e AVICELase.Como o desenvolvimento de um processo de purificação e concentração das enzimas a partir de sais, solventes orgânicos e da utilização de sistemas aquosos bifásicos utilizando o polietilenoglicol 4000 e tampão citrato. Os testes foram realizados com diferentes temperaturas (40-90 °C) e pHs (3-6). A temperatura ótima encontrada foi de 50 °C que veio diminuindo em temperaturas mais altas. Nos ensaios de pH ótimo os valores variaram em 3 a 4 de acordo com a atividade em estudo, com as enzimas ativas em pHs mais ácidos, A utilização do álcool como solvente precipitante das enzimas se mostrou viável na proporção 1:1, em vista que mantém as características das enzimas que, em contra partida, no aumento desta concentração ou na utilização da acetona ou o sal de amônia ocorreu a desnaturação gradual. As enzimas demonstraram estabilidade em certas faixas de temperatura e pH, o que é relevante para aplicações industriais. A análise comparativa com estudos anteriores confirmou os resultados e as tendências observadas.
Interno - 1859841 - ANDREA FARIAS DE ALMEIDA
Interno - 1548512 - ANDREA LOPES DE OLIVEIRA FERREIRA