PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ)

Banca de DEFESA: MIRELLE DAYANNE FREIRE DE LIMA

DISCENTE: MIRELLE DAYANNE FREIRE DE LIMA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Sala do PPGEQ
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE CAROTENOIDES PRODUZIDOS A PARTIR DO CULTIVO SUBMERSO
PALAVRAS-CHAVES: Carotenoides, Extração, Solvente Orgânico, Óleo vegetal
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: Os carotenoides são longos compostos alifáticos, e possuem ligação dupla. Além disso, fazem parte do grupo amarelo ou vermelho dos pigmentos de alimentos como frutas e legumes ou plantas. No entanto, tais substâncias podem ser sintetizadas por microrganismos específicos. O crescente interesse da produção microbiológica de carotenoides a ser realizada industrialmente ocorreu devido a uma preocupação com a utilização de aditivos em alimentos e em fármacos. Assim, o interesse em uma produção de baixo custo e de forma natural por procedimentos biotecnológicos destacou-se. As leveduras são enfatizadas por causa da fonte proteica, boa eficácia de crescimento em substratos de baixo valor e com elevada taxa de açúcar. A levedura Rhodotorula glutinis é capaz de sintetizar vários compostos de interesse com abrangência na indústria, como lipídeos, carotenoides e enzimas, o que gera considerável lucro econômico nos processos biotecnológicos. Desse modo, este trabalho avaliou a eficiência de métodos distintos de extração de carotenoides a partir da Rhodotorula glutinis em meio sintético. Primeiramente foi realizada três tipos diferentes de ruptura (ácido lático, pérolas de vidro e banho ultrassônico), em seguida foi realizada a extração de carotenoides totais utilizando dois solventes orgânicos (hexano e éter de petróleo), e por fim uso de solvente verde com óleos vegetais (girassol e soja). A eficiência dos métodos de extração de carotenoides foi avaliada pelas absorbâncias lidas em espectrofotômetro para descrever os perfis de carotenoides obtidos. A seleção do método de ruptura como também de extração de carotenoides é essencial, em função da presença de barreiras físicas e químicas. Portanto, o solvente hexano apresentou melhor concentração de carotenoides utilizando pérolas de vidro como ruptura celular no meio sintético (132,9 μg/g). Na extração com óleo vegetal, o melhor resultado obtido foi utilizando o óleo de soja em meio sintético (18,65 μg/g).
Presidente - 1548512 - ANDREA LOPES DE OLIVEIRA FERREIRA
Interno - 1575139 - GIOVANILTON FERREIRA DA SILVA