PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRO GONÇALVES DA SILVA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRO GONÇALVES DA SILVA FILHO
DATA: 28/08/2020
LOCAL: fb.com/ppgcca/live
TÍTULO: FRAMEWORK PARA O PLANEJAMENTO DE AULAS DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA COM SUPORTE A CONTEÚDOS MULTIMÍDIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino à Distância (EAD), Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), Aprendizado Multimídia, Framework, Design Audiovisual (DA), Pandemia.
RESUMO: Com o crescente uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como ferramentas de suporte aos professores em sala de aula, as possibilidades de aplicação pedagógica são diversas e importantes para o ensino e aprendizagem. Devido a pandemia do coronavirus em 2020, as aulas em praticamente todas as instituições de ensino presencial do Brasil tiveram que ser canceladas ou reorganizadas para o contexto virtual do ensino remoto. Essa mudança impactou diretamente os professores no planejamento das aulas e aplicação dos métodos pedagógicos de ensino em sala de aula que agora, migram para o contexto do ensino remoto. Diante deste contexto, nosso público de interesse serão os professores do ensino universitário, mais especificamente os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde buscaremos num primeiro momento, entender como eles enfrentaram essa novo paradigma no ensino e como as TICs e os conteúdos multimídia estão sendo ou não abordados no ensino remoto. Como resultado, este trabalho irá propor a criação de um guia de recomendações a nível de um framework como recurso aos professores no planejamento de suas aulas à distância, levando em consideração os recursos das TICs, tipos de conteúdo multimídia e a fruição dessas junto aos alunos. Para isso, serão realizadas pesquisas diretamente com os professores e também a observação do uso das ferramentas e conteúdos durante as aulas, para junto com os conceitos do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), Aprendizagem Multimídia (AM), Design Audiovisual (DA) e o método do Design Science Research (DSR), desenvolver o framework como artefato de recomendações para o planejamento das aulas para o ensino remoto.
Externo ao Programa - 2569256 - JOAO MARCELO ALVES MACEDO
Externo ao Programa - 1307515 - SIGNE DAYSE CASTRO DE MELO E SILVA