PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: PÂMELA PONTES DOS SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PÂMELA PONTES DOS SANTOS
DATA: 30/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma meet - link https://meet.google.com/hqc-vaaw-oyc
TÍTULO: INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM LINGUAGEM ORAL E METALINGUAGEM
PARA ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS COM TRISSOMIA DO 21
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome de Down; Terapia da linguagem; Fonoaudiologia; Estudos de
intervenção.
PÁGINAS: 55
RESUMO: Introdução: A trissomia do 21 (T21) ou comumente conhecida como Síndrome de Down (SD) é uma
alteração genética no 21º par de cromossomos, sendo identificada como uma cópia extra ou excesso
de material genético em decorrência de uma falha na divisão celular do óvulo fecundado,
apresentando déficits cognitivos e físicos, podendo variar consideravelmente entre os indivíduos.
Objetivo: No primeiro estudo, analisar o desenvolvimento e a validação do conteúdo de um plano de
intervenção para adolescentes e jovens adultos com T21 focado em vocabulário, memória de trabalho
e consciência sintática. O segundo estudo será verificar o desempenho e relação do vocabulário e da
memória de trabalho em adolescentes e jovens adultos com T21. Método: O primeiro artigo será
estudo metodológico, com etapas de validação de proposta de intervenção. Foi realizada avaliação
com um grupo de juízes. Os juízes foram selecionados através de uma amostragem não probabilística
por conveniência. Para avaliação do conteúdo de forma quantitativa foi utilizado o Índice de Validade
de Conteúdo (IVC). O segundo artigo será um estudo de intervenção de caráter quanti-qualitativo. O
projeto já foi submetido e aceito pelo comitê de Ética e Pesquisa com Seres humanos. Resultados: O
primeiro artigo traz como resultados: em todas as proposições o score mínimo foi atingido. O plano
de intervenção em linguagem oral com foco em vocabulário e memória de trabalho foi elaborado para
adolescentes e jovens adultos entre 12 a 29 anos e 11 meses. A proposta contempla 10 sessões de 40
minutos semanalmente. No segundo artigo espera-se encontrar como resultados compreender as
relações existentes entre o vocabulário e a memória de trabalho e seus impactos em pessoas com T21.
Conclusão: Sendo assim, através da presente pesquisa e dos resultados preliminares, será possível
apresentar o processo de desenvolvimento e validação do Plano Terapêutico em Linguagem Oral com
foco em Vocabulário, Memória de Trabalho e Consciência Sintática para pessoas com T21 com a
concordância dos juízes, além das relações existentes entre as habilidades mencionadas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Presidente - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo à Instituição - IVONALDO LEIDSON BARBOSA LIMA