SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

RESOLUÇÃO N° 62/2008

Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campus I, desta Universidade.

O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou em reunião realizada em 21 de agosto de 2008 (Processo nº 23074.013467/08-82),

CONSIDERANDO:

a importância de um Projeto Político-Pedagógico dinâmico que estará em constante processo de avaliação;

a necessidade de formar profissionais para atuar nos campos de trabalho emergentes na área;

os critérios e os padrões de qualidade estabelecidos pela UFPB para formação de profissionais;

as diretrizes fixadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que orientam a elaboração curricular;

as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Ciências Econômicas, instituídas através da Resolução nº 04/2007 do CNE/CES, de 13 de julho de 2007;

a Resolução CONSEPE/UFPB 34/2004, que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB;

R E S O L V E:

Art. 1º Aprovar o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campus I, da UFPB, na modalidade: Bacharelado.

            § 1º Compreende-se o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas, Bacharelado, como sendo o conjunto de ações sócio-políticas e técnico-pedagógicas, relativas à formação profissional que se destinam a orientar a concretização curricular do referido Curso.

            § 2° As definições relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, competências, atitudes e habilidades, e campo de atuação dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I.

Art. 2° O Curso de Graduação em Ciências Econômicas tem como finalidade conferir o grau de Bacharel aos alunos que cumprirem as determinações constantes da presente Resolução.

Art. 3° O Curso de Graduação em Ciências Econômicas funcionará nos turnos diurno e noturno, com um total de 3.000 horas/aula (200 créditos).

             § 1° O Curso de Ciências Econômicas, no turno diurno, terá a duração mínima de 08 (oito) e máxima de 12 (doze) períodos letivos e no turno noturno, terá duração mínima de 10 (dez) e máxima de 15 (quinze) períodos letivos.

            § 2° Será permitida a matrícula em no máximo 38 (trinta e oito) e no mínimo 17 (dezessete) créditos por período letivo para o turno diurno e no máximo 32 (trinta e dois) e no mínimo 14 (quatorze) créditos por período letivo para o turno noturno.

Art. 4°  A composição curricular, integrante do Projeto Político-Pedagógico, resulta de conteúdos fixados de acordo com as especificações abaixo, sendo desdobrados conforme especificado no Anexo II.

Composição Curricular - Bacharelado

 

Conteúdos Curriculares

C. H.

Créditos

%

1. Conteúdos Básicos (gerais, teórico-quantitativos e históricos)

1920

128

64

1.1 Conteúdos Básicos Gerais (formação geral)

1.2 Conteúdos Básicos Profissionais:

1.2.1. Formação teórico-quantitativa

1.2.2. Formação histórica

 600

1320

1020

 300

40

88

68

20

20

44

34

10

2. Conteúdos Complementares (teórico-práticos)

1080

72

36

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios

2.2 Conteúdos Complementares Optativos

2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis

540

420

120

36

28

08

18

14

 4

TOTAL

3.000

200

100%

 

Art. 5° As modalidades de componentes curriculares serão as seguintes:

I –      disciplinas;

II –     atividades;

          a) atividades de iniciação à pesquisa e/ou extensão;

          b) seminários - discussões temáticas;

          c) atividades de monitoria;

          d) elaboração de trabalho de conclusão de curso;

          e) participação em eventos;

          f) oficinas e congêneres;

III –     estágios.

 

           § 1° O Estágio Supervisionado está incluído nos conteúdos complementares obrigatórios, e terá duração de 120 (cento e vinte) horas, ou seja, 08 créditos.

 

§ 2° Nos conteúdos complementares obrigatórios serão incluídas as disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Técnicas de Pesquisa em Economia que constituirão a base para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC I e II.

 

            § 3° As modalidades de componentes previstas nos Incisos III e os conteúdos complementares flexíveis serão regulamentadas pelo Colegiado do Curso para fins de integralização curricular.

 

Art. 6° O Curso adotará o regime de créditos.

 

            Parágrafo único - A estruturação curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, em semestres letivos, será feita conforme especificado no Anexo III.

Art. 7° Serão vedadas alterações, num prazo inferior a 08 (oito) períodos letivos, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando também as emergências sócio-político-educativas.

 

§ 1° Adaptações curriculares serão aprovadas pelo Colegiado do Curso e os Departamentos envolvidos, e encaminhadas ao CONSEPE, ouvida a Pró-Reitoria de Graduação.

Art. 9º Revoga-se a Resolução nº. 08/1987 do CONSEPE e Portaria G/PRG nº. 02/1988, assim como as resoluções e portarias subseqüentes que a modificam, garantindo-se aos alunos que ingressaram sob sua vigência, que não desejarem migrar para a estrutura curricular estabelecida por esta Resolução, o direito de permanência na estrutura vigente na data de ingresso no Curso.

 

Art. 10. Caberá à Pró-Reitoria de Graduação, ouvido o Colegiado do Curso, estabelecer, mediante portaria, a adaptação curricular dos alunos que ingressaram no Curso em períodos letivos anteriores à vigência desta Resolução e optarem pela nova estrutura.

 

Art. 11. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, 11 de setembro de 2008.

 

 

 

 Rômulo Soares Polari

Presidente

 

 

ANEXO I à Resolução nº 61/2008 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Campus I, da UFPB.

 

Definições do Curso

 

1. Objetivos do Curso

O curso de Ciências Econômicas do Campus I da UFPB tem por objetivos:

a.    Fornecer instrumental necessário à compreensão da realidade econômica (de teoria econômica, de formação econômica e social e conteúdos quantitativos), credenciando o formando a realizar intervenções conscientes e conseqüentes tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista social;

b.    Comprometer-se com o pluralismo metodológico; apresentando os principais paradigmas do pensamento econômico (referidos no item anterior);

c.    Fornecer um ensino de qualidade a fim de gerar um profissional competitivo, apto a trabalhar no mercado e no estado, contribuindo com o desenvolvimento sócio-econômico local, regional e nacional.

2. Perfil Profissional

O Curso de Ciências Econômicas visa formar um profissional competente e consciente socialmente, economista cidadão, ciente de sua realidade local, de seus problemas econômicos e de sua dimensão social, com capacidade de manusear métodos quantitativos com sensibilidade social e disposto a intervir com responsabilidade e ética, propondo soluções, a um só tempo, técnicas e humanas.

3. Habilidades e Competências

            O curso de Ciências Econômicas opta por formar um profissional que, além de ser um bom pesquisador e analista (conforme as diretrizes nacionais), também é um bom técnico e projetista, que domina a realidade e que aprofunda estudos em uma área de atuação profissional.

4. Campo de Atuação

            Devido às peculiaridades de sua formação, o economista pode assumir diversas funções na sociedade contemporânea, caracterizando-se por ser um profissional multifacetado. Dentre as principais funções, pode-se destacar as seguintes: técnico em planejamento, técnico em projetos, analista de projetos, analista de mercados, analista de mercados financeiros, técnico em orçamento, perito econômico, consultor de empresas, consultor financeiro de empresas, técnico em comércio exterior, docente em economia, assessor de entidades de classe e assessor de organizações não governamentais.

No setor público, destacam-se as seguintes instituições como ambiente natural de atuação dos economistas: órgãos de planejamento econômico, órgãos de pesquisa econômica, instituições de ensino e instituições bancárias. No setor privado, o economista pode atuar de uma forma geral: no setor agropecuário, no setor industrial e no setor terciário. O economista também pode atuar nas mais distintas organizações não governamentais, contribuindo, por exemplo, com a elaboração de projetos e estudos de impacto sócio-econômico e ambiental.


 

ANEXO II à Resolução nº 61/2008, do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, do Campus I, da UFPB.

 

Composição Curricular

Curso de Ciências Econômicas - Modalidade: Bacharelado

 

1. Conteúdos básicos

1.1 Conteúdos básicos gerais (formação geral)

Disciplinas

Créditos

Carga

Horária

Pré-requisitos

1. Introdução à economia

04

60

---

2. Fundamentos das idéias econômicas

04

60

---

3. Matemática para economia I

04

60

---

4. Matemática para economia II

04

60

Matemática para economia I

5. Matemática para economia III.

04

60

Matemática para economia II

6. Introdução à análise de balanço

04

60

---

7. Cálculo das probabilidades e estatística I

04

60

Matemática para economia I

8. Introdução ao estudo do direito

04

60

---

9. Ciência política

04

60

---

10. Economia e ética

04

60

Fundamentos das idéias econômicas

TOTAL

40

600

 

1.2 Conteúdos básicos profissionais:

1.2.1. Formação teórico-quantitativa

11. Contabilidade social

04

60

Introdução à economia

12. Análise macroeconômica I

04

60

Matemática para economia I e Contabilidade social

13. Análise macroeconômica II

04

60

Análise macroeconômica I e Análise microeconômica I

14. Análise macroeconômica III

04

60

Análise macroeconômica II

15. Análise microeconômica I

04

60

Introdução à economia e Matemática para economia II

16. Análise microeconômica II

04

60

Análise microeconômica I

17. Análise microeconômica III

04

60

Análise microeconômica II

18. Economia política I

04

60

Fundamentos das idéias econômicas

19. Economia política II

04

60

Economia política I

20. Introdução à econometria

04

60

Cálculo das probabilidades e estatística I

21. Econometria

04

60

Análise macroeconômica II e Introdução à econometria

22. Economia monetária e financeira

04

60

Análise macroeconômica I

23. Economia internacional I

04

60

Análise macroeconômica II e Análise microeconômica II

24. Economia do setor público I

04

60

Análise macroeconômica I e Análise microeconômica I

25. Economia paraibana

04

60

Introdução à economia

26. Economia regional I

04

60

Análise macroeconômica I e Análise microeconômica I

27. Teoria do desenvolvimento sócio-econômico

04

60

Análise macroeconômica III

1.2.2. Formação histórica

28. História econômica geral

04

60

---

29. História do pensamento econômico

04

60

Introdução à economia e Fundamentos das idéias econômicas

30. Economia brasileira I

04

60

Análise macroeconômica I e História econômica geral

31. Economia brasileira II

04

60

Análise macroeconômica II e Economia brasileira I

32. Economia brasileira contemporânea

04

60

Economia brasileira II

TOTAL

88

1320

---

2. Conteúdos complementares (teórico-práticos)

2.1 Conteúdos complementares obrigatórios

33. Projetos técnico-econômicos I

04

60

Análise microeconômica I

34. Finanças coorporativas

04

60

Economia monetária e financeira

35. Metodologia do trabalho científico

04

60

---

36. Técnicas de pesquisa em economia

04

60

Cálculo das probabilidades e estatística I, Análise macroeconômica II e Metodologia do trabalho científico

37. Trabalho de conclusão do curso I

06

90

Técnicas de pesquisa em economia e 120 créd*.

38. Trabalho de conclusão do curso II

06

90

Trabalho de conclusão do curso I

39. Estágio supervisionado

08

120

40 créd*.

TOTAL

36

540

---

2.2 Conteúdos complementares optativos (mínimo de 28 créditos)

40. Economia do trabalho

04

60

Análise microeconômica I e Economia política I

41. Economia internacional II

04

60

Economia internacional I

42. Direito econômico

04

60

Introdução ao estudo do direito

43. Economia industrial

04

60

Análise microeconômica I

44. Economia agrícola

04

60

Análise microeconômica I

45. Economia dos serviços

04

60

Análise macroeconômica II

46. Mercado financeiro e de capitais

04

60

Finanças coorporativas

47. Economia matemática

04

60

Matemática para economia III e Análise macroeconômica II

48. Experiências de desenvolvimento comparadas

04

60

Teoria do desenvolvimento sócio-econômico

49. Perícia econômica

04

60

Introdução ao estudo do direito e Finanças coorporativas

50. Projetos técnico-econômicos II

04

60

Economia brasileira II

51. Economia regional II

04

60

Análise microeconômica II e Economia brasileira contemporânea

52. Economia do setor público II

04

60

Teoria do desenvolvimento sócio-econômico

53. Economia da população

04

60

Cálculo das probabilidades e estatística I

54. Economia política III

04

60

Economia política II

55. Economia ambiental

04

60

Análise macroeconômica I e Análise microeconômica II

56. Princípios de computação

04

60

---

57. Introdução à administração

04

60

---

58. Administração de pequenas e médias empresas

04

60

Introdução à administração

59. Economia das micro e pequenas empresas

04

60

Introdução à economia

60. Economia da empresa

04

60

Análise microeconômica II e História do pensamento econômico

61. Comércio eletrônico

04

60

Introdução à economia

62. Política e planejamento econômico

04

60

Análise macroeconômica III

63. Tópicos avançados em economia

04

60

Análise macroeconômica III

64. Política agrícola

04

60

Economia do setor público I

65. Pobreza e desigualdade

04

60

Teoria do desenvolvimento sócio-econômico

66. Matemática financeira

04

60

Matemática para economia I

67. Economia urbana

04

60

Análise macroeconômica I e Análise microeconômica I

68. Análise de custos

04

60

Introdução à análise de balanço

TOTAL

 

28

420

 

2.3 Conteúdos complementares flexíveis (mínimo de 8 créditos)

 

69. Tópicos especiais em economia

08

120

---

TOTAL

08

120

 

* ter cursado a quantidade de créditos especificada

 

ANEXO III à Resolução nº 61/2008, do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, do Campus I da UFPB.

 

Fluxograma do Curso de Ciências Econômicas - Modalidade: Bacharelado – Turno: Diurno

Carga horária mínima: 3.000 horas Total de créditos: Integralização curricular: mínima: 8 períodos / máxima: 12 períodos

 

1º Período

2º Período

3º Período

4º Período

5º Período

6º Período

7º Período

8º Período

Introdução à economia

(04 créditos)

 

História do pensamento Econômico

(04 créditos)

Análise microeconômica I

(04 créditos)

 

. Análise microeconômica II

(04 créditos)

Análise microeconômica III

(04 créditos)

Técnicas de pesquisa em economia

(04 créditos)

Trabalho de conclusão de curso I

(06 créditos)

Trabalho de conclusão de curso II

06 cr

Matemática para economia I

 

(04 créditos)

Matemática para economia II

 

(04 créditos)

Matemática para economia III

 

(04 créditos)

Economia monetária e financeira

(04 créditos)

Economia regional I

 

(04 créditos)

Finanças coorporativas

 

(04 créditos)

Projetos técnico-econômicos I

 

(04 créditos)

Tópicos especiais em economia

 

(08 créditos)

Metodologia do trabalho científico

 

(04 créditos)

Contabilidade social

 

(04 créditos)

Análise macroeconômica I

 

(04 créditos)

Análise macroeconômica II

 

(04 créditos)

Análise macroeconômica III

(04 créditos)

Teoria do desenvolvimento Sócio-Econômico

(04 créditos)

Estágio supervisionado

 

(08 créditos)

Optativa

 

 

(04 créditos)

Fundamentos das idéias econômicas

 

(04 créditos)

Ciência política

 

(04 créditos)

Economia e ética

 

(04 créditos)

Economia brasileira I

 

(04 créditos)

Economia brasileira II

 

(04 créditos)

Economia brasileira contemporânea

(04 créditos)

Optativa

 

(04 créditos)

Optativa

 

(04 créditos)

História econômica geral

(04 créditos)

Economia política I

(04 créditos)

Economia política II

(04 créditos)

Economia do setor público I

(04 créditos)

Introdução ao estudo do direito

(04 créditos)

Economia internacional I

(04 créditos)

Optativa

(04 créditos)

 

Optativa

(04 créditos)

Introdução à análise de balanço

 

(04 créditos)

Economia paraibana

 

(04 créditos)

Cálculo de probabilidade e estatística I

(04 créditos)

Introdução à Econometria

 

(04 créditos)

Econometria

Optativa

(04 créditos)

Optativa

(04 créditos)

--

TOTAL: 24 cr

24 cr

24 cr

24 cr

24 cr

24 cr

30 cr

26 cr

 


 

Fluxograma do Curso de Ciências Econômicas

Modalidade: Bacharelado – Turno: Noturno

 

Carga horária mínima: 3.000 horas                      Total de créditos: 200  Integralização curricular – mínima: 10 períodos / máxima: 15 períodos

 

1º Período

2º Período

3º Período

4º Período

5º Período

6º Período

7º Período

8º Período

9º Período

10º Período

Introdução à economia

(04 créditos)

Contabilidade Social

(04 créditos)

Análise macroeconômica I

(04 créditos)

Análise macroeconômica II

(04 créditos)

Análise macroeconômica III

(04 créditos)

Economia internacional I

 

(04 créditos)

Projetos técnicos-econômicos I.

(04 créditos)

Técnicas de Pesquisa em Economia

(04 créditos)

T.C.C.. I

 

06 cr

T.C.C. II

 

06 cr

Matemática para economia I

(04 créditos)

Matemática para economia II

(04 créditos)

Matemática para economia III

(04 créditos)

Economia Monetária e financeira

(04 créditos)

Economia e ética

 

(04 créditos)

Teoria do Desenvolvimento Sócio-Econômico

(04 créditos)

Economia paraibana

(04 créditos)

Estágio supervisionado

08 cr

Tópicos Especiais. em economia

08 cr

Optativa

(04 créditos)

Metodologia do trabalho científico

(04 créditos)

História do pensamento Econômico

(04 créditos)

Análise microeconômica I

(04 créditos)

Análise microeconômica II

(04 créditos)

Análise microeconômica III

(04 créditos)

Economia do setor público I

 

(04 créditos)

Economia Regional I

 

(04 créditos)

Optativa

 

(04 créditos)

Optativa

 

(04 créditos)

Optativa

 

(04 créditos)

Fundamentos das idéias econômicas

(04 créditos)

Economia política I

 

(04 créditos)

Economia política II

 

(04 créditos)

Cálculo de probabilidades e estatística I

(04 créditos)

Introdução à econometria

 

(04 créditos)

Econometria

 

(04 créditos)

Finanças coorporativas

 

(04 créditos)

Optativa

 

(04 créditos)

Optativa

 

(04 créditos)

--

História econômica geral

(04 créditos)

 

Ciência política

(04 créditos)

Introdução à análise de balanço

(04 créditos)

Economia brasileira I

(04 créditos)

Economia brasileira II

(04 créditos)

Economia brasileira Contemporânea

(04 créditos)

Introdução ao estudo do direito

(04 créditos)

Optativa

(04 créditos)

--

--

TOTAL:

20 cr

20 cr

20 cr

20 cr

20 cr

20 cr

20 cr

24 cr

22 cr

14 cr