Universidade Federal da Paraíba
Brasão da UFPB

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Recurso visual lógico-didático para surdos
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 30
Área Principal: COMUNICAÇÃO Área do CNPq: Multidisciplinar
Unidade Proponente: CCHLA - DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS DE SINAIS Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: João Pessoa - PB
Espaços de Realização: UFPB
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL Nº 01/2019 - PROBEX 2019)
Url da Acão: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/3389


Resumo

Este projeto é a continuidade do projeto Produção de recursos didáticos para o ensino ao surdo desenvolvido desde 2013. Esse ano apenas seu título foi modificado. Justifica-se a alteração do título para que possamos denominar adequadamente o fazer a que se propõe o projeto. Ao longo desses anos, com o intuito de contribuir com a melhoria da qualidade de ensino ao surdo, os trabalhos foram sendo aprimorados e amadurecidos. Dessa forma, criamos a representação imagético lógico-didática e a narrativa visual lógico-didática. Ambas tem o fim, especificamente, didático-pedagógico. A primeira trata-se da exposição de um determinado conteúdo escolar por meio de informações imagéticas podendo ser por meio de jogos, sequência de fotos ou imagens cinematográficas. A segunda é uma representação imagética com recurso de sequência de fotos de forma que traduz semioticamente textos produzidos exclusivamente no modalidade verbal. O objetivo deste projeto é promover formação crítico-reflexiva por meio da aprendizagem significativa dos alunos de graduação matriculados na disciplina Libras e de alunos de graduação bolsista do projeto que criará e ofertará recurso visual, denominado Narrativa Visual Lógico-didática e representação imagética lógico-didática, para professores de surdos da educação básica. Para tanto, os alunos contarão com atividades teórico-práticas sobre produção se sentido com base em Bakhtin, representação imagética com base na semiótica e cultura surda baseada nos estudos culturais sobre o provo surdo. Com isso esse projeto se constitui fundalmentalmente pela interdisciplinaridade entre a área da surdez/Libras e as demais áreas do saber dos cursos dos quais os alunos são oriundos. Os objetivos desse projeto pretende atingir a demanda por uma educação adequada para as especificidades da surdez que demanda uma educação bilíngue que considere a cultura surda. Atende a uma demanda que dentre as excluídas é uma das mais excluídas, exclusão que já se inicia no seio familiar. Neste projeto, entende-se que a educação de boa qualidade e que respeite a cultura surda pode promover o empoderamento desses sujeitos. Esse projeto possui grande impacto na aprendizagem do surdo e na formação inicial dos alunos de graduação. Portanto, é um projeto que, embora já exista desde 2013, não se esgota no atendimento à demanda por ser uma atividade pioneira no Brasil. Por isso, possui grande perspectiva de visibilidade nacional e talvez mundial.


Público Alvo

alunos de graduação



Membros da Equipe

  EDNEIA DE OLIVEIRA ALVES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  VANIA MARIA DE VASCONCELOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  DALLYANA JUSSARA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  PRISCILA MOURA DA SILVA FRANÇA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

FotoDescrição

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