UFPB
A psicologia escolar é um campo de pesquisa e intervenção que tem como um dos seus principais objetivos favorecer processos de desenvolvimento humano e as relações que se estabelecem entre os diversos segmentos dos contextos escolares e educacionais (Marinho-Araujo, 2016; Souza, 2016). Marcadamente a partir dos anos 2000 pesquisadores e docentes que formam futuros psicólogos para esse campo vêm defendendo uma Psicologia Escolar Crítica, pautada em uma atuação comprometida ética e politicamente com processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano, engendrados por interações socioculturais de sujeitos concretos e situados historicamente. Parte das discussões da área refere-se à relevância de uma formação inicial e continuada para o campo, que responda a demandas, desafios e contradições do contexto educacional. O debate em torno das relações entre formação e atuação profissional torna-se ainda mais relevante devido ao fato de, no município de João Pessoa (PB), a(o) psicóloga(o) escolar compor o quadro efetivo de profissionais de escolas públicas municipais desde a década de 1990, por força da Lei n°8682/98. Iniciada em 2016, a presente ação de extensão dirigia-se a psicólogas escolares da rede pública municipal e cidades circunvizinhas mas se expandiu a partir de 2018 para outros contextos educacionais. Como estratégia para ampliar seu alcance, em 2019 o projeto passou à modalidade de Curso de Extensão composto pela participação de psicólogas(os) escolares do município de João Pessoa (PB), psicólogas que atuam em uma Instituição Federal de Ensino Tecnológica e Superior e psicólogas lotadas em Secretarias de Educação de Municípios paraibanos. Neste Curso, afirma-se como primordial a realização de um trabalho junto às profissionais envolvidas, que expresse a apropriação de pressupostos teórico-metodológicos e habilidades que demarquem a especificidade do trabalho de psicólogas(os) na Educação, bem como seu potencial transformador nesse contexto, pela via de mediações intencionais que podem fomentar. O curso tem como objetivo geral ofertar ao trabalho de psicólogas/os que atuam em contextos escolares e educacionais, assessoria e acompanhamento na perspectiva da apropriação de ferramentas teórico, metodológicas e técnicas que demarquem a atuação educacional destes profissionais. As reuniões ocorrerão mensalmente, nas sextas-feiras, com duração de quatro horas cada, em uma sala do CCHLA/UFPB. Os encontros serão registrados em atas, pela equipe de extensionistas, graduandos de psicologia. Nessa vigência será proposta a construção, pelas profissionais, de planos de ação que serão discutidos no coletivo e realizados nos contextos de trabalho, fundamentados pelos textos e discussões no grupo. No final do segundo semestre do curso será solicitada a entrega de um material produzido por cada profissional que envolva as ações e reflexões desenvolvidas a partir da inserção no curso/grupo. Os relatos positivos das profissionais sobre o curso em 2019 impulsionam a proposição do curso para uma nova vigência em 2020, buscando o aprofundar o acompanhamento e assessoria da prática profissional de psicólogas(os) na em contextos públicos de educação. Ademais, destaca-se contribuição para a formação dos alunos participantes do referido curso e sua futura atuação como psicólogas/os de forma comprometida ética e politicamente aos contextos de educação.
Palavras-chave: formação continuada; psicologia escolar; desenvolvimento humano adulto; atuação profissional.
20 de MARÇO (4h)
Recepção e apresentação das(os) profissionais e equipe de extensão;
Resgate histórico sobre o curso a partir da proposta de Projeto;
Discussão sobre a proposta do Projeto 2020;
Levantar expectativas e sugestões de temáticas para as reuniões vivenciadas às práticas das profissionais
Uso de materialidades mediadoras
Realização de sínteses reflexivas
17 de ABRIL (4h)
Escuta às profissionais sobre o material enviado sobre a noção de desenvolvimento humano na Teoria Histórico-cultural e suas relações com a aprendizagem e a educação;
Relações entre a prática nos contextos de trabalho e os modelos de intervenção discutido em 2019;
Relato de experiência: instrumentos para intervenção
Discussão introdutória sobre os planos de ação individual a partir de leituras, demandas e protocolos
Sínteses reflexivas
15 de MAIO (4h)
Escuta às profissionais e discussão de texto previamente enviado (desenvolvimento humano e suas relações com a aprendizagem e a educação); relações entre a prática nos contextos de trabalho, e os modelos de intervenção discutido em 2019;
Retomar a discussão sobre os documentos técnicos do CFP para a atuação de psicólogas(os) na educação;
Discussão introdutória sobre os planos de ação individual: como irão se organizar e quais ações pensam desenvolver
19 de JUNHO (4h)
Escuta às profissionais e discussão de texto previamente enviado (desenvolvimento humano e suas relações com a aprendizagem e a educação); relações entre a prática nos contextos de trabalho; discutir as contribuições dos artigos para cada contexto de atuação das participantes;
Apresentar e discutir instrumentos e procedimentos de intervenção desenvolvidos pela equipe
Relato de experiência Instrumentos: Marina
Definir planos de ação: relação com as leituras realizadas
JULHO
Leituras para fundamentar as ações das profissionais: textos elencados na seção de referências do Curso
14 de AGOSTO (4h)
Escuta e discussão com o grupo sobre as contribuições dos textos indicados para o mês de julho: contribuições para os projetos e ações em curso;
Apresentação e discussão de relatos de experiência pelas participantes com textos previamente enviados
Listar as ações que pretendem ser apresentadas entre os meses de setembro a novembro
Uso de recurso estético: (música, imagens, literatura)
Síntese reflexiva
18 de SETEMBRO (4h)
Escuta e discussão com o grupo sobre as contribuições dos textos para elaboração de planos de ação: relatos de experiência de estágio
Discussão sobre a mediação estética como recurso para a atuação do psicólogo escolar: iniciar a discussão (Souza & Arinelli, 2019)
Discussão com uma psicóloga sobre sua experiência profissional (Rebecca Araújo)
Discussão sobre os planos de ação: levantamento das propostas das profissionais
16 de OUTUBRO (4h)
Apresentação e discussão das ações das psicólogas realizadas nas escolas;
20 de NOVEMBRO (4h)
Apresentação e discussão das ações das psicólogas nas escolas;
04 de DEZEMBRO (4h)
Avaliação do curso pelas participantes e equipe executiva
Entrega dos materiais as relacionadas às ações desenvolvidas pelas participantes
Elaboração de Relatório Final
Estudantes de graduação do curso de psicologia após o 4o. período do curso e estagiários em psicologia escolar sob orientação da coordenadora do curso proposto
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