Universidade Federal da Paraíba
Brasão da UFPB

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PSICÓLOGAS/OS ESCOLARES A PARTIR DE SUA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 5
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: CCHLA - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: João Pessoa - PB
Espaços de Realização: SALA 511/CCHLA
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX N° 01/2020 - FLUEX 2020)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: EXTENSÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 80 Quantidade de Vagas: 30
Url da Acão: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/4935

Resumo

A psicologia escolar é um campo de pesquisa e intervenção que tem como um dos seus principais objetivos favorecer processos de desenvolvimento humano e as relações que se estabelecem entre os diversos segmentos dos contextos escolares e educacionais (Marinho-Araujo, 2016; Souza, 2016). Marcadamente a partir dos anos 2000 pesquisadores e docentes que formam futuros psicólogos para esse campo vêm defendendo uma Psicologia Escolar Crítica, pautada em uma atuação comprometida ética e politicamente com processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano, engendrados por interações socioculturais de sujeitos concretos e situados historicamente. Parte das discussões da área refere-se à relevância de uma formação inicial e continuada para o campo, que responda a demandas, desafios e contradições do contexto educacional. O debate em torno das relações entre formação e atuação profissional torna-se ainda mais relevante devido ao fato de, no município de João Pessoa (PB), a(o) psicóloga(o) escolar compor o quadro efetivo de profissionais de escolas públicas municipais desde a década de 1990, por força da Lei n°8682/98. Iniciada em 2016, a presente ação de extensão dirigia-se a psicólogas escolares da rede pública municipal e cidades circunvizinhas mas se expandiu a partir de 2018 para outros contextos educacionais. Como estratégia para ampliar seu alcance, em 2019 o projeto passou à modalidade de Curso de Extensão composto pela participação de psicólogas(os) escolares do município de João Pessoa (PB), psicólogas que atuam em uma Instituição Federal de Ensino Tecnológica e Superior e psicólogas lotadas em Secretarias de Educação de Municípios paraibanos. Neste Curso, afirma-se como primordial a realização de um trabalho junto às profissionais envolvidas, que expresse a apropriação de pressupostos teórico-metodológicos e habilidades que demarquem a especificidade do trabalho de psicólogas(os) na Educação, bem como seu potencial transformador nesse contexto, pela via de mediações intencionais que podem fomentar. O curso tem como objetivo geral ofertar ao trabalho de psicólogas/os que atuam em contextos escolares e educacionais, assessoria e acompanhamento na perspectiva da apropriação de ferramentas teórico, metodológicas e técnicas que demarquem a atuação educacional destes profissionais. As reuniões ocorrerão mensalmente, nas sextas-feiras, com duração de quatro horas cada, em uma sala do CCHLA/UFPB. Os encontros serão registrados em atas, pela equipe de extensionistas, graduandos de psicologia. Nessa vigência será proposta a construção, pelas profissionais, de planos de ação que serão discutidos no coletivo e realizados nos contextos de trabalho, fundamentados pelos textos e discussões no grupo. No final do segundo semestre do curso será solicitada a entrega de um material produzido por cada profissional que envolva as ações e reflexões desenvolvidas a partir da inserção no curso/grupo. Os relatos positivos das profissionais sobre o curso em 2019 impulsionam a proposição do curso para uma nova vigência em 2020, buscando o aprofundar o acompanhamento e assessoria da prática profissional de psicólogas(os) na em contextos públicos de educação. Ademais, destaca-se contribuição para a formação dos alunos participantes do referido curso e sua futura atuação como psicólogas/os de forma comprometida ética e politicamente aos contextos de educação.

Palavras-chave: formação continuada; psicologia escolar; desenvolvimento humano adulto; atuação profissional.


Programação

 20 de MARÇO (4h)

 

Recepção e apresentação das(os) profissionais e equipe de extensão;

Resgate histórico sobre o curso a partir da proposta de Projeto;

Discussão sobre a proposta do Projeto 2020;

Levantar expectativas e sugestões de temáticas para as reuniões vivenciadas às práticas das profissionais

Uso de materialidades mediadoras

Realização de sínteses reflexivas

 

 17 de ABRIL (4h)

 

Escuta às profissionais sobre o material enviado sobre a noção de desenvolvimento humano na Teoria Histórico-cultural e suas relações com a aprendizagem e a educação;

Relações entre a prática nos contextos de trabalho e os modelos de intervenção discutido em 2019;

Relato de experiência: instrumentos para intervenção

Discussão introdutória sobre os planos de ação individual a partir de leituras, demandas e  protocolos

Sínteses reflexivas 

 

15 de MAIO (4h)

 

Escuta às profissionais e discussão de texto previamente enviado (desenvolvimento humano e suas relações com a aprendizagem e a educação); relações entre a prática nos contextos de trabalho, e os modelos de intervenção discutido em 2019;

Retomar a discussão sobre os documentos técnicos do CFP para a atuação de psicólogas(os) na educação;

Discussão introdutória sobre os planos de ação individual: como irão se organizar e quais ações pensam desenvolver

Sínteses reflexivas


19 de JUNHO (4h)

 

Escuta às profissionais e discussão de texto previamente enviado (desenvolvimento humano e suas relações com a aprendizagem e a educação); relações entre a prática nos contextos de trabalho; discutir as contribuições dos artigos para cada contexto de atuação das participantes;

Apresentar e discutir instrumentos e procedimentos de intervenção desenvolvidos pela equipe

Relato de experiência Instrumentos: Marina

Definir planos de ação: relação com as leituras realizadas

Sínteses reflexivas

 

JULHO

Leituras para fundamentar as ações das profissionais: textos elencados na seção de referências do Curso


 14 de AGOSTO (4h)

 

Escuta e discussão com o grupo sobre as contribuições dos textos  indicados para o mês de julho: contribuições para os projetos e ações em curso;

Apresentação e discussão de relatos de experiência pelas participantes com textos previamente enviados

Listar as ações que pretendem ser apresentadas entre os meses de setembro a novembro

Uso de recurso estético: (música, imagens, literatura)

Síntese reflexiva

 

18 de SETEMBRO (4h)

 

Escuta e discussão com o grupo sobre as contribuições dos textos para elaboração de planos de ação: relatos de experiência de estágio

Discussão sobre a mediação estética como recurso para a atuação do psicólogo escolar: iniciar a discussão (Souza & Arinelli, 2019)

Discussão com uma psicóloga sobre sua experiência profissional (Rebecca Araújo)

Discussão sobre os planos de ação: levantamento das propostas das profissionais

Síntese reflexiva

 

16 de OUTUBRO (4h)

 

Apresentação e discussão das ações das psicólogas realizadas nas escolas;

Sínteses reflexivas


20 de NOVEMBRO (4h)

 

Apresentação e discussão das ações das psicólogas nas escolas;

Sínteses reflexivas


04 de DEZEMBRO (4h)

 

Avaliação do curso pelas participantes e  equipe executiva

Entrega dos materiais as relacionadas às ações desenvolvidas pelas participantes

Elaboração de Relatório Final

 


Público Alvo

Estudantes de graduação do curso de psicologia após o 4o. período do curso e estagiários em psicologia escolar sob orientação da coordenadora do curso proposto



Membros da Equipe

  TERCIA IVONE ANDRADE DE CARVALHO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  RAFAELA RAÍSSA ARAÚJO DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  MARINA TAVARES SA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  RAFAELA APARECIDA GOMES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  HENRIQUE JORGE SIMOES BEZERRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  EBERTON DYEGO SILVA GOMES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  GLAYDSON ÉLDER FREITAS SANTANA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  BIANCA FERNANDES DE SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

FotoDescrição

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA - 25.12.5 -| STI - Superintendência de Tecnologia da Informação | Copyright © 2006-2025 - UFPB