UFPB
O presente projeto tem como objetivo realizar encontros com professores da Educação básica e discentes da Licenciatura em matemática, que propiciem práticas e reflexões sobre o ensino e aprendizagem de Matemática, por meio da concepção de Laboratório de Ensino de Matemática-LEM como espaço formativo. O projeto se justifica pela importância de oferecer uma formação continuada e complementação da formação inicial aos discentes da graduação, por meio da utilização de diferentes metodologias e materiais didáticos, bem como da reflexão sobre os diferentes contextos de ensino e aprendizagem seja remoto, presencial ou híbrido. O projeto será no formato remoto e contará com: estudos iniciais sobre o LEM como espaço formativo e de colaboração, ensino e aprendizagem em Matemática no contexto digital, metodologia da resolução de problemas e uso de jogos e materiais didáticos manipuláveis; fortalecimento de parcerias com as escolas da rede pública dos municípios da região; realização de diagnóstico com os professores participantes sobre os temas e problemáticas que serão trabalhados nos encontros; elaboração de materiais e realização dos encontros formativos, de prática e discussão com os professores participantes do projeto; Socialização dos resultados obtidos no projeto. Como resultados, espera-se contribuir com a formação do licenciando bolsista, demais estudantes da graduação em Matemática e professores de Matemática que atuam em escolas da região, proporcionando um novo olhar sobre o LEM, entendendo-o como espaço de colaboração entre professores e alunos, a partir do estudo de metodologias e da produção de materiais didáticos para o ensino de conceitos matemáticos.
Discentes do curso de Licenciatura em Matemática
Não há fotos cadastradas para esta ação