Universidade Federal da Paraíba
Brasão da UFPB

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Metodologias ativas de aprendizagem: Ensino Híbrido, Personalização e Tecnologia na Educação
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 30
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: CCAE - DEPARTAMENTO DE LETRAS Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: Mamanguape - PB
Espaços de Realização: Sala MA 101 do CCAE - Campus IV - Unidade de Mamanguape
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL Nº 02/2019 - FLUEX 2019)
Tipo do Evento: ENCONTRO Carga Horária: 4 Quantidade de Vagas: 40
Url da Acão: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/4309

Resumo

A proposta em tela almeja contribuir com vivências relevantes para a formação docente de estudantes do

Curso de Letras do CCAE/UFPB, e de outras licenciaturas do Campus IV da UFPB: público alvo. O evento faz

parte do projeto PROBEX UNIVERSIDADE EM DEBATE: práticas de leitura e de produção de textos com foco

no Enem e abordará metodologias ativas inovadores para a prática docente com o uso de tecnologia. Tal ação

será embasada em Oliveira (2015), em Moran (2015) e em Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) no que se

refere às metodologias de ensino híbrido. Com o advento das novas tecnologias, diversas reflexões sobre a

temática tomaram força, mas precisam, ainda, de muita pesquisa. Para Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015),

essa expressão se originou do inglês blended, ?misturado? em referência à mistura do ensino presencial com

o ensino a distância. Contudo, esse termo é utilizado, atualmente, por autores diversos, para tratar de várias

outras misturas metodológicas. Nesse sentido, Moran (2015, p.26), defende que a ?educação sempre foi

misturada, híbrida, sempre combinou vários espaços, atividades, metodologias, públicos?. Nesse sentido, o

presente seminário constituirá um lugar para a reflexão sobre a utilização de metodologias de ensino híbrido,

como a aula invertida, em oficinas de redação para alunos do ensino médio.


Programação

9h - Credenciamen to e Dinâmica de Apresentação dos palestrantes e de demais membros da ação;

9h15min - Exposição dialogada sobre a prática de metodologias de ensino hibrido no ensino médio;

10h30min - Lanche compartilhado;

10h45min - Socialização de Experiências de ensino com o uso de metodologias ativas;

11h30min - Apresentação dialogada de plataformas adaptativas para uso com metodologias ativas de ensino;

12h - Encerramento.


Público Alvo

Discentes do Curso de Letras e de outras licenciaturas do CCAE



Membros da Equipe

  JOCELIO COUTINHO DE OLIVEIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : MINISTRANTE
  FABIO PESSOA DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

FotoDescrição

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA - 25.5.6 -| STI - Superintendência de Tecnologia da Informação | Copyright © 2006-2025 - UFPB