UFPB
O Curso de aperfeiçoamento Educação de Jovens e Adultos do Campo com Ênfase em Economia Social visa proporcionar aos profissionais do magistério da educação básica pública, subsídios teóricos e metodológicos para atuarem com a prática da Educação de Jovens e Adultos, considerando as especificidades do público e as temáticas da economia solidária. Visa ainda contribuir para a melhoria da formação continuada dos profissionais da educação que atuam direta ou indiretamente na Educação de Jovens e Adultos nas redes públicas; possibilitar aos cursistas condições de refletir acerca da EJA como fenômeno social, multifacetado, que requer a compreensão de temáticas específicas para sua materialização; favorecer a criação de espaços para intercâmbio e reflexões das práticas exercidas pelos cursistas na EJA, de modo que a socialização de suas vivências possa constituir-se também como espaço de compreensão e questionamento da identidade do sujeito educador que atua nessa modalidade. Por fim, estes profissionais podem ser vistos como mediadores e facilitadores de projetos de intervenção local com ênfase na sociobiodiversidade e economia solidária, promovendo inclusive a criação de espaços para intercâmbio e reflexões das práticas exercidas pelos cursistas na EJA
Módulo I: Ambientação CH: 20 Data: 22/10/18 a 06/11/18
Sistema de avaliação; metodologia; e ambientação com a ferramenta utilizada: Construção coletiva de conhecimento e aprendizagem colaborativa; Concepção de educação a distância ? EAD em Comunidade de Trabalho-aprendizagem em Rede na Diversidade ? CTARD
Módulo II: Sujeitos da Educação de jovens e adultos CH:30 Data: 07/11/18 a 29/11/18
Sujeitos e suas condições sócio-histórico-culturais constituidoras de diversidades. Identidade do educador e do educando da EJA: construção histórica. Relações intergeracionais. O conhecimento e os múltiplos saberes na perspectiva sócio-histórica
Módulo III: Estratégias político-didático-pedagógicas para EJA CH: 30 Data: 30/11/18 a 22/12/18
Desenvolvimento histórico e marcos legais da Educação de Jovens e Adultos no Brasil; A EJA no Sistema Nacional de Educação: gestão, recursos e financiamento; Currículo de EJA e suas possibilidades: a proposta de ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas; registro e avaliação; Pesquisa como princípio formativo
Módulo IV: Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho CH: 30 Data: 28/01/19 a 19/02/19
História e luta dos movimentos sociais pela Educação do Campo. Trabalho como princípio educativo; Estudo das ocupações e transformações do meio ambiente; das diferentes concepções de sistemas de produção agrícola; Educação e geração de trabalho e renda na perspectiva do desenvolvimento sustentável com enfoque territorial: princípios e fundamentos da agroecologia; contextualização histórica e conceito de territórios; Produção de trabalho e renda em organizações sociais de economia solidária e popular; Relações de trabalho no campo e na cidad
Módulo V: Seminário - Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho CH: 30 Data: 20/02/19 a 14/03/19
Crise do trabalho assalariado: surgimento do cooperativismo e emergência da economia solidária e autogestão; As origens recentes da Economia Solidária no Brasil; Princípios e fundamentos da economia solidária; Conceito de territórios; Produção de trabalho e renda em organizações sociais de economia solidária e popular; Gestão e planejamento de empreendimentos econômicos e solidários; Orientação teórico-metodológico para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso
Módulo VI: Projeto de intervenção local CH: 40 Data: 18/03/19 a 29/04/19
Princípios e metodologias para construção de Projetos de Intervenção Local, com ênfase na preservação da sociobiodiversidade. (Orientações para a construção no coletivo de cada escola participante).Construção de um projeto e intervenção local. Avaliação
docentes, discentes pós-graduação; técnicos-administrativos
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