Universidade Federal da Paraíba
Brasão da UFPB

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: A arte de fazer citação
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 30
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: CCHLA - DEPARTAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUÍSTICA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: João Pessoa - PB
Espaços de Realização: Sala de Aula no Moodle Pex UFPB EAD
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL Nº 02/2019 - FLUEX 2019)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: EXTENSÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 35
Url da Acão: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/4715

Resumo

 

Professores pesquisadorestêm reconhecido, já por muito tempo, que escrever bem significa dialogar com outros. A escrita intelectual, em especial, motiva os escritores a expressar suas próprias ideias como uma resposta ao que os outros dizem, de fato, escrever na academia é participar de diálogos contínuos sobre questões filosóficas-científicas públicas de grande importância. Tais ideias podem ser percebidas na retórica de autores como Kenneth Burke, Mikhail Bakhtin, Jean-Paul Bronckart, entre outros que defendem que escrever é um ato social, dialógico. Porém, ajudar os escritores-alunos a participarem ativamente neste diálogo acadêmico-científico é um desafio. Pesquisas apontam que uma parcela significativa dos estudantes do ensino superior apresenta dificuldade em relação à apropriação e ao uso da escrita acadêmica, em especial, nas capacidades linguística-discursivas de gerir as diversas vozes que intervém na escrita acadêmica. Reconhecemos em nossa experiência no ensino superior na modalidade virtual e presencial, que esta é uma dificuldade constante na escrita dos alunos do ensino a distância dos diversos cursos de Letras da UFPB. Acreditamos que as especificidades do ensino a distância da UFPB, que está baseado quase que integralmente no ensino escrito, necessita de ações voltados para a apropriação destes movimentos retóricos de citação e gestão de vozes, de modo especial.  Partindo deste problema, baseamos o presente curso de extensão no referencial teórico-metodológico do Interacionismo Sociodicursivo (Bronckart, 1999, 2006; Vygotsky([1934], 2008; Bakhtin/Volochinov, V. N. [1929/1977], 1988) com o intuito de auxiliar os alunos dos cursos de Letras da UFPB nas modalidades virtual e presencial a (1) identificar as estratégias linguísticas-discursivas de citação , (2) apropriar-se da representação dos principais movimentos retóricos do diálogo científico e  (3) conhecer as normas estabelecidas para citar e referir-se ou outro fixadas pela ABNT. Partimos da ideia de que escrever no contexto acadêmico-científico é um ato de escutar, compreender e promover diálogos e debates de forma ativa e de que comunicar-se pode e deve ser ensinado sistematicamente, promovendo a apropriação das diversas operações de linguagem, o domínio mais consciente dos principais movimentos da argumentação acadêmica e a representação desses movimentos de forma que os escritores-alunos possam se tornar participantes ativos dos diálogos que constroem o pensamento acadêmico. Focamos nossas ações nos movimentos de argumentação persuasiva e representação desses movimentos para que os alunos possam colocar em prática no momento de citar e referir o outro em seu próprio texto. Temos o objetivo de propiciar aos alunos-escritores espaços para o desenvolvimento da sua própria voz dentro deste contínuo diálogo acadêmico-científico.

 

REFERÊNCIAS

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, V. N. [1929/1977]. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1988.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: Educ, 1999.

______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006.

______. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. São Paulo: Mercado das Letras, 2008.

BULEA BRONCKART, Ecaterina. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. São Paulo: Mercado das Letras, 2010, p. 63-75.

DOLZ, Joaquim & SCHNEUWLY, Bernard. [1996]. Gêneros orais e escritos na escola / Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2005.

FOUCAULT, M. O que é um autor. Lisboa: Passagens/Vega, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GARDNER, H. Cinco mentes para o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GRAFF, G. BIRKENSTEIN, C. Eles falam/eu falo: um guia completo para desenvolver a arte da escrita. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2011.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. 1v. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

KLEIMAN, Angela B. (org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência : o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro : Ed 34, 2a edição, 1993.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

VOLOCHINOV, V. N. [1930]. A Estrutura do enunciado. Tradução de Ana Vaz, para uso didático, com base na tradução francesa de Todorov, T. (La structure de l?énoncé), publicada em Mikhaïl Bakhtine. Le principe dialogique, suivi de Ecrits du cercle de Bakhtine. Paris, Seuil, 1981

VYGOTSKY, Lev Semyonovitch [1934]. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.


Programação

Ementa: Estratégias linguísticas-discursivas de representação de citação. Representação dos movimentos retóricos do diálogo científico-acadêmico. Dialogismo e mecanismos enunciativos nos gêneros textuais acadêmicos-científicos. O papel das citações e suas relações com questões de plágio e autoria no discurso científico. Normas de referenciação e citação fixadas pela ABNT.

 

Conteúdo programático

Módulo I: O diálogo constitutivo da linguagem acadêmica-científicae os gêneros de textos

  1.  Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e os gêneros no desenvolvimento das atividades acadêmicas-científica;
  2.  Dialogismo e escrita acadêmica.

Módulo II: A voz do outro no meu discurso: a arte de citar e resenhar

  1. ?No ponto de vista deles?/ ?No meu ponto de vista?;
  2. A arte de resumir e resenhar;
  3. Como diferenciar o que você diz do que os outros dizem?

Módulo III: Plágio,  autoria e as normas da ABNT: elaborando citações e fazendo referências

  1. O que é plágio?
  2. As normas fixadas pela ABNT para citação e referência.
  3. Como não colocar de lado a sua própria voz de autor?

Módulo IV: Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem

1.     Reflexão sobre a autoria na academia;

2.     Capitalizar conhecimentos e habilidades

Bibliografia básica:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Coleção ABNT. São Paulo: [s.n.], c2018. Disponível em: https://www.abntcolecao.com.br/. Acesso em: 16 jun. 2019.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, V. N. [1929/1977]. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1988.

BRONCKART, Jean-Paul.  Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006.

DOLZ, Joaquim & SCHNEUWLY, Bernard. [1996]. Gêneros orais e escritos na escola / Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

FOUCAULT, M. O que é um autor. Lisboa: Passagens/Vega, 2002.

KLEIMAN, Angela B. (org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

MACHADO, Anna Raquel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004a.

_____. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004b.

_____. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.

VOLOCHINOV, V. N. [1930]. A Estrutura do enunciado. Tradução de Ana Vaz, para uso didático, com base na tradução francesa de Todorov, T. (La structure de l?énoncé), publicada em Mikhaïl Bakhtine. Le principe dialogique, suivi de Ecrits du cercle de Bakhtine. Paris, Seuil, 1981



Público Alvo

Alunos matriculados nos cursos de graduação em Letras Português, Letras Inglês, Letras Francês, Letras Espanhol e Letras Libras na modalidade a distância e presencial.



Membros da Equipe

  NATHIELLY PEREIRA DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  RENAN NASCIMENTO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  STEFANY DE BARROS FERREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  RAQUEL BASILIO DA CUNHA DIAS DE MELO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

FotoDescrição

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA - 25.9.1 -| STI - Superintendência de Tecnologia da Informação | Copyright © 2006-2025 - UFPB