Universidade Federal da Paraíba
Brasão da UFPB

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: CURVERSAS Expandindo uma compreensão não antropocêntrica do som, da curva, do ritmo, da criação e da linguagem.
Ano: 2025 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 7 Público Estimado: 100
Área Principal: CULTURA Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: CCTA - DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: João Pessoa - PB
João Pessoa - PB
João Pessoa - PB
Espaços de Realização: Núcleo de Arte Contemporânea
Casa do Vento Forte,
Departamento de Artes Cênicas
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX Nº 04/2024 FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO - FLUEX 2024/2025)
Tipo do Evento: SEMINÁRIO Carga Horária: 20 Quantidade de Vagas: 200
Url da Acão: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/13612

Resumo

O presente seminário acontece em colaboração com o Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (CCTA - UFPB) e o OpenLab Berlim, no âmbito da trajetória de pesquisa E'TOME, em curso no programa da Escola de pós-graduação do Centro de Berlim para Estudos Avançados em Artes e Ciências (BAS), na Universidade das Artes em Berlim (UDK). E'TOME é dedicado à investigação, indagação, manifestação e arquivo vivo da relação cíclica entre mundos e a noção de vivência/conhecimento. Uma resposta em curva às forças e territórios invisíveis, funcionando como uma estrutura cosmopolítica que enfrenta o epistemicídio e visa expandir as possibilidades de compreensão não antropocêntrica da vida. Na forma de uma superfície côncava abstrata-cósmica contínua, E'TOME é um espaço-tempo-estado nômade, um ponto de convergência para criadores e pesquisadores de ontologias não antropocêntricas relacionais e artistas e pesquisadores associados. Nutrida pela fluidez e complexidade da epistemologia Éwé, a curva é entendida como um agente para conjurar e manter diferentes ritmos em um fluxo contínuo que exige uma atitude fluida e abertura. Nesse contexto, é proposta como movimento, reflexão e atitude, como ?curversa?, um meio de desestabilizar narrativas hegemônicas lineares e celebrar a fluidez do mundo. Nas ontologias não antropocêntricas relacionais, originárias de uma multiplicidade de culturas africanas, afro-diaspóricas e de povos originários, o campo inventivo é intrínseco à relação com o extra-humano. Este seminário busca enfrentar a incineração ontológica através da expansão das possibilidades de compreensão dos princípios pré-coloniais e o seu potencial para repensar e reanimar a produção criativa contemporânea em relação ao crescente afastamento humano de outras formas de vida. Desta forma, propõe reflexões sobre práticas e perspectivas epistemológicas não hegemônicas, experiências sensíveis e dinâmicas de tempo-espaço, em movimentos e atitudes curvas de inter-relação com a Terra. O seminário visa fortalecer trocas epistemológicas e sensoriais entre diferentes tradições e abordagens contemporâneas, ampliando os horizontes da criação e do pensamento através da escuta, da experimentação e da convivência.


Programação

PROGRAMAÇÃO DIA 1 - UFPB 18h - Ablome Anani Sanouvi, André Gardel, Carolina Laranjeiras, Christiane da Cunha e Valeria Vicente Nde yi djo kape Atrikpoé va li (Algo acontece antes de os seres humanos se reunirem para se tornarem a dança-música-performance-estado-língua Atrikpoé). Na cultura Éwé, um local-espaço de reunião, o Ablome, ocorre antes da tomada de decisões que mais tarde serão comunicadas à comunidade e se tornarão um acordo geral. A inter-relação é a base da prática e do processo aqui sugeridos. Neste primeiro encontro, os palestrantes irão curversar juntos sobre suas propostas para o E'TOME e sobre a forma de relacionamento na qual iremos entrelaçar e compartilhar essas curvas durante o seminário.

DIA 2 - UFPB 9h - Abertura - Laroyê 9:30min - 12:30min - Oficina Multi Tradução Anani Sanouvi Em conexão com seres e elementos, visíveis e invisíveis, e ancorada em práticas animistas de diferentes culturas, a pedagogia Multi-Tradução foi criada como um caminho de regeneração dos sentidos, afetados e moldados pela colonialidade. Ao auxiliar no desenvolvimento de capacidades mentais e físicas em cooperação com dimensões extra-humanas, visa-se aprimorar a criatividade, a sensibilidade, a consciência e o acesso a conhecimentos que transcendem o humano. A oficina proposta baseia-se numa abordagem relacional performativa que envolve uma série de exercícios, principalmente sensoriais, com alta intensidade energética. Envolve um estudo de mentalidades pré-coloniais, bem como a forma como essas mentalidades, ontologias e tecnicidades podem responder às questões contemporâneas. Altamente sensorial, está inserida na questão-conceito "Como saber?". 14h - 16:30min. Curversas Grupo de Pesquisa Cosmover: Dança em Perspectivas Pluriepistêmicas (60 min) Carolina Laranjeiras and Valeria Vicente Intervalo - 15 min Poética pajé: vigília onírica, política cósmica, performagia. (30 min) André Gardel A formulação de uma poética pajé visa dinamizar relações entre potências imaginárias extraocidentais e ocidentais, no que diz respeito a teias produtivas mitopoéticas que atuam dentro do espaço-tempo geopolítico que hoje é chamado de Brasil. Busca, a um só tempo, fortalecer ?o encontro entre diferentes saberes e o saber do encontro,? ao mover algumas peças do sistema filosófico prático do xamanismo do fundo do cenário estético e cosmopolítico da floresta e colocá-las, em interação, na boca de cena de uma figuração metamórfica plurinacional brasileira, cuja circulação pretende gerar sentidos por meio de copresenças interétnicas, interartísticas e intertextuais. Para esse fim, deixa-se impregnar, em sua tessitura de construção de linguagem, por ressonâncias multidisciplinares da literatura, da performance e da ?etnografia multiespécies? ou ?da antropologia para além do humano.? 15:45min - Debate e trocas (45 min) Discussão aberta entre os palestrantes e participantes. DIA 2 - Casa do Vento Forte 10h30 - Chegada 11h - Curva do rio - Sérgio Oliveira e Anani Sanouvi (60 min) 12:30 horas - Almoço comunitário 14:00h - 17h. Curversas 2 Casa do Vento Forte (30min) Sérgio Oliveira 


Público Alvo

estudantes, docentes e técnico administrativos



Membros da Equipe

  ANA VALERIA RAMOS VICENTE
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  SERGIO JOSE DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  CAROLINA DIAS LARANJEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  CAROLINA FERREIRA DA FONSECA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  CHRISTIANE LOPES DA CUNHA
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANANI DODJI SANOUVI
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  ANDRÉ LUÍS GARDEL BARBOSA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  JUNO ANJOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JAMYLLI FERREIRA DE LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  CARLOS EMANUEL DE LIMA NASCIMENTO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  SUZANA DA SILVA LACERDA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  VICTOR MELO DO COUTO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  LUCIANA MISAEL DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) EM ATIVIDADE CURRICULAR
  VICTOR AUGUSTO JESUS DE CARVALHO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) EM ATIVIDADE CURRICULAR


Lista de Fotos

FotoDescrição

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA - 25.8.0 -| STI - Superintendência de Tecnologia da Informação | Copyright © 2006-2025 - UFPB