UFPB
O presente projeto pretende analisar, por meio de uma ação interdisciplinar que envolve formação de professores capacitadores, desenvolvimento de produtos criativos e atividades arte-educacionais como a narrativa e arte em cordel pode atuar como uma estratégia complementar na formação cidadã de crianças e adolescentes em comunidades periféricas. Com base nos estudos de Joseph Luyten, Scott McCloud, Waldomiro Vergueiro e Klévisson Viana, entendemos que a compreensão, leitura e a produção autoral da literatura de cordel pode ser uma forma complementar de possibilidades de expressão artística, literária e de resgate social por meio da compreensão do ser cidadão que a oralidade popular apresenta ao seu leitor. O projeto parte da formação capacitadora de docentes para a leitura e escrita do Cordel no Departamento de Mídias Digitais, da interação desses professores com alunos da ONG Atitude, situada no Bairro São José e a partir dos resultados arte educacionais obtidos, realizar livretos tradicionais em cordel e produtos que estimule o hibridismo entre o cordel e outras linguagens como as histórias em quadrinhos, animação e jogos digitais, com o intuito de propiciar, novas possibilidades de leitura, compartilhamento e expansão desse meio de comunicação.
Discentes da Graduação, discente da pós graduação, técnicos administrativos
Não há fotos cadastradas para esta ação