UFPB
A climatologia está contida no referencial teórico do componente curricular geografia da educação básica. Neste sentido, torna-se fundamental motivar os estudantes a interessar pelas condições do tempo atmosférico e pelo clima, analisando, sobretudo as relações do clima na organização do espaço. Assim este projeto busca formar formadores com ênfase na temática clima, estabelecendo conexão contextualizada, dinâmica, articulada e associada no processo de ensino e de aprendizagem e a realidade vivida pelo estudante. Dessa forma, serão desenvolvidos experimentos no qual os graduandos confeccionarão representações práticas de conteúdos da climatologia bem como instrumentos de aferição de dados. Nesse sentido, preparar futuros professores na abordagem da temática para que ele possa no exercício docente aplicar as práticas pedagógicas aprendidas construindo um conhecimento significativo composto por aulas teóricas e práticas, promovendo a compreensão da dinâmica climática e a sua influência no cotidiano do aluno.
Reflexão teórico conceitual com espaço diálogo e debate.
Representação teórica em painel, diagrama e mapa conceitual.
Relato de vivência com o clima e produção da história em quadrinhos.
Análise rítmica do clima
Representação do perfil atmosférico.
Elaboração de climogramas
Construção do mapa clima e áreas latitudinais
Realizar estudo do meio clima/tempo/projetos
Divulgação de informa e conhecimento climático: ciência cidadã
Elaboração do plano de ensino do clima
Realização do Workshop
Estudantes do componente curricular Climatologia
Não há fotos cadastradas para esta ação