Universidade Federal da Paraíba
Brasão da UFPB

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: NARRATIVAS POTIGUARA: PLANTAS MEDICINAIS NOS CUIDADOS À SAÚDE INDÍGENA
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 15
Área Principal: CULTURA Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: CCAE - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Baía da Traição - PB
Espaços de Realização: UFPB campus IV
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 02/2020 - PROBEX)
Url da Acão: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/5221


Resumo

O Vale do Mamanguape, litoral norte da Paraíba, onde se encontra o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), Campus IV da UFPB é uma região majoritariamente indígena e camponesa, onde a nação potiguara encontra-se distribuída em 33 aldeias em três municípios (Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição), com uma população estimada em 19 mil indígenas. Trata-se de um território devastado pela presença maciça da monocultura da cana de açúcar, destruição de recursos naturais, lençóis freáticos contaminados pelo uso de agrotóxicos nos canaviais, flora e fauna em extinção, baixa produtividade devido ao empobrecimento do solo como consequência do desmatamento e das queimadas. O projeto Narrativas potiguara: a compreensão do território e da natureza por anciões e anciãs indígenas tem como objetivo registrar a visão do mundo da natureza presente na ancestralidade indígena potiguara, ou seja registrar como os anciões e anciãs percebem, compreendem a natureza, as matas, as águas, os rios, o território como um todo e a conexão da natureza com o mundo do sagrado, da espiritualidade, dos encantados. Utiliza como metodologia a participação de um bolsista potiguara e estudantes voluntários do curso de Antropologia, Licenciaturas em Letras e pedagogia na produção de textos e vídeos a partir de entrevistas com anciãos por anciãs potiguara como também a devolução da coleta de dados às comunidades indígenas, escolar e estudantes universitários. Como fundamentação teórica apresenta estudos embasados na abordagem antropológica de La Plantine (1995) e no princípio filosófico do Bem Viver (ACOSTA 2019, 2020). Resultados esperados: produção de uma coletânea de textos e um vídeo sobre “Narrativas potiguara: território e natureza” a partir da transcrição das entrevistas gravadas com os anciões e anciãs; revitalização da cultura potiguara, maior compreensão do conceito de território e natureza e maior consciência crítica diante da degradação do meio ambiente e dos direitos da natureza; prática de uma pesquisa como um processo interdisciplinar, político, educacional, cultural, científico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade por meio da produção e aplicação do conhecimento; Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social; formação dos discentes pautada na interprofissionalidade e interdisciplinaridade estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável; a articulação entre ensino/extensão/pesquisa ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político, educacional, ético, cultural, científico e tecnológico.


Público Alvo

Anciãos e anciãs potiguara, bolsista e voluntários potiguara



Membros da Equipe

  KELLY EMANUELLY DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANTONIO ALBERTO PEREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  VIVIANE DUARTE EVANGELISTA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  RANIELLE BARBOSA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  THAYNÁ DONATO GOMES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  THUANE DA SILVA LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  SERGIO HENRIQUE BEZERRA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

FotoDescrição

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA - 24.5.5 -| STI - Superintendência de Tecnologia da Informação | Copyright © 2006-2024 - UFPB