UFPB
O Vale do Mamanguape, litoral norte da Paraíba, onde se encontra o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), Campus IV da UFPB é uma região majoritariamente indígena e camponesa, onde a nação potiguara encontra-se distribuída em 33 aldeias em três municípios (Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição), com uma população estimada em 19 mil indígenas. Trata-se de um território devastado pela presença maciça da monocultura da cana de açúcar, destruição de recursos naturais, lençóis freáticos contaminados pelo uso de agrotóxicos nos canaviais, flora e fauna em extinção, baixa produtividade devido ao empobrecimento do solo como consequência do desmatamento e das queimadas. O projeto Narrativas potiguara: a compreensão do território e da natureza por anciões e anciãs indígenas tem como objetivo registrar a visão do mundo da natureza presente na ancestralidade indígena potiguara, ou seja registrar como os anciões e anciãs percebem, compreendem a natureza, as matas, as águas, os rios, o território como um todo e a conexão da natureza com o mundo do sagrado, da espiritualidade, dos encantados. Utiliza como metodologia a participação de um bolsista potiguara e estudantes voluntários do curso de Antropologia, Licenciaturas em Letras e pedagogia na produção de textos e vídeos a partir de entrevistas com anciãos por anciãs potiguara como também a devolução da coleta de dados às comunidades indígenas, escolar e estudantes universitários. Como fundamentação teórica apresenta estudos embasados na abordagem antropológica de La Plantine (1995) e no princípio filosófico do Bem Viver (ACOSTA 2019, 2020). Resultados esperados: produção de uma coletânea de textos e um vídeo sobre Narrativas potiguara: território e natureza a partir da transcrição das entrevistas gravadas com os anciões e anciãs; revitalização da cultura potiguara, maior compreensão do conceito de território e natureza e maior consciência crítica diante da degradação do meio ambiente e dos direitos da natureza; prática de uma pesquisa como um processo interdisciplinar, político, educacional, cultural, científico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade por meio da produção e aplicação do conhecimento; Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social; formação dos discentes pautada na interprofissionalidade e interdisciplinaridade estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável; a articulação entre ensino/extensão/pesquisa ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político, educacional, ético, cultural, científico e tecnológico.
Anciãos e anciãs potiguara, bolsista e voluntários potiguara
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