UFPB
A violência é um problema social que se torna cada vez mais complexo e difícil de ser erradicado que pode ocorrer na rua, nas instituições e no interior das residências. A violência de gênero é um padrão específico de violência fundada na hierarquia e desigualdade de lugares sociais sexuados que subalternizam o gênero feminino, e amplia-se e reatualiza-se na proporção direta em que o poder masculino é ameaçado (SAFFIOTI; ALMEIDA, 1995).
Neste sentido, a violência de gênero atinge especialmente as mulheres e as pessoas LGBT e resulta ?do desafio a ordem androcêntrica e heterossixta. Quando um homem sente-se no direito de bater numa mulher ou num gay porque ele ameaça a sua masculinidade ou simplesmente porque ele acredita que deve impor-se pela força física, temos o caso mais frequente de violência de gênero contra mulheres e homossexuais (CARVALHO, 2009).
Para além dos dispositivos legais, o enfrentamento da violência depende de um processo educativo para a mudança de mentalidades e de atitudes. Na busca pela supressão da violência de gênero, um aspecto fundamental é analisar criticamente as relações de gênero desiguais, afetadas de poder e dominação entre homens e mulheres, resultantes de uma construção social, cultural e histórica baseada na ordem androcêntrica e causadoras da violência contra as mulheres e pessoas afeminadas, que só podem ser superadas a partir de uma reconstrução destas relações sociais de gênero.
Somente através de estudos, novos conceitos e novas práticas educativas, além das punições previstas em Lei, pode se construir o respeito para erradicar as violências contra as mulheres e pessoas LGBT, problema grave e crescente em todos os espaços. A supressão da violência representa um ganho vital, social e político para todas as sociedades.
Encontros síncronos: segunda-feira de 18:30h às 20:00h e terças-feiras de 18:30h às 20:00h
Conteúdos:
Violências de gênero ? conceitos e formas de manifestação
Violência simbólica e violência doméstica contra as mulheres
Violência cibernética contra as mulheres
Racismo e violência contra mulheres negras
Homofobia e violência contra pessoas LGBTQI+
Acolhida às vítimas de violência doméstica e o trabalho do CREF Fatima Lopes em Campina Grande
A invisibilidade das mulheres na Ciência
Violência obstétrica e direitos das mulheres
Violência institucional contra as mulheres
Abordagem antropológica da sexualidade e dominação contra as mulheres
ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO , SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS
Não há fotos cadastradas para esta ação