UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 26 de Abril de 2024

PEDAGOGIA (LICENCIATURA)/CE - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) - CE

Notícias

Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares - LEPPI


 

 

 

 

 

 

 

 

 

LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES — LEPPI

 

O Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – LEPPI trata-se de uma iniciativa que parte de um Departamento, vindo ao encontro dos interesses do Centro de Educação no sentido de ampliar suas ações nas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão Universitários.

As práticas pedagógicas e a produção do conhecimento, comprometidas com a melhoria do sistema educacional, transcendem a oferta de disciplinas isoladas e carentes de recursos tecnológicos presentes nos processos produtivos e amplamente divulgados em nossa sociedade. Entendemos que para construirmos um ensino de qualidade, faz-se necessária a construção de alternativas pedagógicas condizentes com o novo paradigma educacional, as quais promovam a formação do educador para a sociedade do conhecimento e da informação com ênfase na capacidade de aprender a aprender e de articular saberes de forma interdisciplinar e contextualizada.

Para tanto, vimos propor a criação do Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares que será um espaço experimental de práticas pedagógicas alicerçadas em propostas de docentes e discentes com vistas a atender o paradigma educacional em construção.

Esta proposta justifica-se em fatos, tais como:

-  O avanço tecnológico, as novas referências comunicativas, a globalização, e as reestruturações no mundo do trabalho e, consequentemente, as novas perspectivas e modalidades educacionais, as quais demandam de discentes e docentes uma atualização permanente em suas práticas pedagógicas;

-  A necessidade de o conhecimento produzido na Universidade dialogar com a comunidade, de forma a produzir mudanças efetivas na educação e consequentemente, qualidade de vida da população,

-  A urgência na criação de um espaço que funcione como agente integrador de quatro elementos básicos que norteiam os Cursos de Licenciatura e corroboram com o novo paradigma educacional, a saber: A formação inicial de professores que trabalham com as séries iniciais; a formação continuada de professores em serviço; a pesquisa em ensino nas séries iniciais do ensino fundamental; a elaboração e difusão de material de ensino para educadores. Aspectos estes, presentes no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia;

-  O interesse e até mesmo a necessidade de os discentes das disciplinas que são de responsabilidade de professores que integram esta proposta de ação na Educação Infantil e Ensino Fundamental em expandirem suas descobertas e estudos referentes a estas áreas,

-  A carência de um espaço interdisciplinar e inovador das práticas pedagógicas, de modo a incrementar a produção científica de docentes e discentes pautadas em experiências concretas e cujo acesso seja permanente e imediato.

 

Pretende-se, através das ações integradas do LEPPI, desenvolver atividades voltadas para ensino, extensão e pesquisa sobre aquisição da lectoescrita e das competências matemáticas desde a educação infantil e ao longo das primeiras séries do Ensino Fundamental, facilitando inclusive a aquisição de conhecimentos em outras áreas do conhecimento e sendo mediadas pelo uso das tecnologias digitais da informação e comunicação.

 OBJETIVOS

Geral:

Desenvolver e assessorar projetos voltados para as diversas áreas de ensino e pesquisa, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores na Educação Básica.

Propondo atuações no que se refere à formação de educadores para a sociedade do conhecimento, temos como objetivos:

  • Promover a interdisciplinaridade e a autonomia na construção do conhecimento no campo da Pedagogia através das práticas pedagógicas experimentadas no Laboratório.

    • Implementar a Educação Mediada pela Tecnologia.

    • Integrar ensino, pesquisa e extensão, em diversas áreas do curso;

    • Dinamizar o intercambio de experiências entre escolas da comunidade e o curso de Pedagogia.

    • Oferecer aos alunos do curso de Pedagogia um espaço de construção de novas metodologias a partir das suas experiências pedagógicas nas disciplinas: Ciências, Matemática, Geografia, História, Literatura e Língua Portuguesa.


Notícia cadastrada em 24/11/2017 20:30  

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v24.4.6