UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 26 de Abril de 2024

GESTÃO E INOVAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS (CEGIBS)/CCHSA-DCSA

 

curso  Nível  Lato Sensu

CCHSA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCHSA-DCSA

Últimas Notícias

  Portarias que Regulamentam a atividade Complementar e o Trabalho de Conclusão de Curso
  HOMOLOGRAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL
  DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETVIO
  HOMOLOGAÇÃO DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DA ANÁLISE E PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO
  RESULTADO PRELIMINAR DA ANÁLISE E PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO

Processos Seletivos Abertos


Curso/Período
GESTÃO E INOVAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS (CEGIBS)/CCHSA-DCSA 07/03/2022 - 29/04/2022
Visualizar dados do processo seletivo

Apresentação

As dificuldades que se colocam para a concepção de uma proposta de um curso de especialização de gestão e inovação, só podem ser conhecidas na medida em que se traz para a reflexão a problematização de abordagem para a diferenciação da inovação de bens e serviços. Esta, que provém das atividades específicas que uma organização executa e do modo como estas afetam os consumidores dos bens e dos serviços.

No bem físico, a diferenciação pode estar na (s) função (ões), no design, na qualidade, na configuração ergonômica, na embalagem e na rotulagem. Quanto ao serviço, a diferenciação pode estar na configuração e no estabelecimento dos padrões esperados para o seu desempenho, nas perspectivas de administrar relacionamentos duradouros com os clientes, fazer inovação para conceber novos e atrativos padrões para os serviços, construir e gerenciar facilidades, através de tarefas operacionais repetitivas de forma objetiva e imparcial nas soluções de problemas dos usuários dos serviços.

Neste sentido, a proposta do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão e Inovação de Bens e Serviços (CEGIBS) é trazer para o núcleo de conhecimento, presente nos docentes do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA/CCHSA) a perspectiva da ideação na gestão e inovação, a partir da articulação permanente dos especialistas de várias áreas do conhecimento em busca de soluções para as demandas oriundas do setor produtivo e da sociedade.

O estudo sobre Gestão e Inovação, nas áreas de humanas, sociais e agrárias, com o foco no trinômio ciência-tecnologia-inovação, permitirão compreender melhor as possibilidades e os problemas da gestão nos diversos sentidos, fortalecendo a busca de estratégias consistentes de implementação e viabilização de inovações que mitiguem a problemática e assegurem a sustentabilidade das organizações.

Para empreender este desafio, o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado na Cidade de Bananeiras/PB, caracteriza-se como um Centro de Ensino consolidado nas áreas de Administração, Ciências Agrárias, Agroindústria, Educação e Agroecologia, em nível de ensino superior e, em mais 07 (sete) cursos técnicos de nível profissionalizantes: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroindústria, ambos nas formas integrado e subsequente ao ensino médio e; Técnico em Aquicultura, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Paisagismo, Técnico em Laboratório de Ciências da Natureza e Técnico em Informática, sendo estes na forma subsequente, que funcionam pari passu aos cursos de graduação. Além disso, oferece dois programas de pós-graduação Stricto Sensu, em nível de mestrado: o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Agroalimentar com área básica em ciência e tecnologia de alimentos, e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias – Agroecologia, portanto, com área básica em agroecologia.

Do ponto de vista do ensino, em particular, a formação para o mundo do trabalho, em uma época de rápidas, constantes e profundas mudanças, requer um acompanhamento permanente desse processo por parte da Universidade. Nesse sentido, a decorrência normal dessas ações parece ser a adoção de novas abordagens, de modo a permitir aos egressos uma aprendizagem contínua e o estímulo à pesquisa, através da pós-graduação.

A execução do curso será uma extensão natural às aspirações dos docentes que fazem o CCHSA, em especial do DCSA, como também, mantê-lo como referencial na formação de talentos humanos, estendendo suas ações na formação de pesquisadores, gestores e demais profissionais para atuarem na elaboração e difusão do saber, e na inovação da gestão, da ciência e da tecnologia.

A inserção do Curso de Especialização em Gestão e Inovação de Bens e Serviços (CEGIBS), no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), integra-se plenamente na missão institucional da Universidade Federal da Paraíba como organismo de produção do conhecimento e desenvolvimento de novas ciências, no campo tecnológico, humano e social. Nesse processo, os cursos de graduação são partícipes e elos de uma cadeia de produção, na qual os profissionais que os compõem são os principais atores destas transformações, ao longo do tempo, atuando nos mais diversos tipos de atividades. Nesse contexto, em que o Campus III está inserido, percebe-se uma expectativa dos estudantes e da sociedade de maneira geral de que se ofereçam oportunidades de continuidade aos estudos desenvolvidas nos atuais cursos de graduações e oportunize a educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.


Coordenação do Curso : JOSE MANCINELLI LEDO DO NASCIMENTO
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Vice-Coordenação do Curso : PATRICIA ARAUJO AMARANTE
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Área de Conhecimento CNPQ:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Modalidade de Curso:
Semi-Presencial
Projeto Político Pedagógico:
Nenhum conteúdo disponível até o momento

<< Voltar

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v24.4.6