UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Abril de 2024

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - GDE/CE - NIPAM

 

Course  Level  Lato Sensu

CE - NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E AÇÃO SOBRE A MULHER E RELAÇÕES DE SEXO E GÊNERO (NIPAM) - CE - NIPAM


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Curso/Período
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - GDE/CE - NIPAM 28/11/2019 - 30/12/2019
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         O compromisso com a formação continuada de profissionais da educação, particularmente professores e professoras, deve ser compreendido como um princípio para promoção de educação de qualidade. A formação continuada permite a atualização e o aprofundamento de conhecimentos, a troca e o compartilhamento de saberes e experiências que potencializam e enriquecem as ações teórico-práticas desenvolvidas por esses(as) profissionais nos seus diferentes espaços de atuação.

          As questões de gênero e diversidade têm estado no centro de uma arena tensa de disputas em torno do que se pode ou não ensinar. Desde 2014, com a exclusão desses termos do Plano Nacional de Educação - PNE 2014/2024 tem-se intensificado um movimento para que esses termos não estejam incluídos nos currículos escolares (DIAS; CHAVES; FELIX, 2015). Nesse tempo, diversos Projetos de Lei vinculados ao grupo neoconservador intitulado Escola Sem Partido foram sendo aprovados em diversos municípios em todo território nacional, apesar de pareceres de inconstitucionalidade terem sido emitidos por instituições como o Supremo Tribunal Federal.

          A experiência da UFPB em estudos, pesquisa e extensão na área de gênero e diversidade se encontra consolidada através do NIPAM – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relação de Sexo e Gênero. O NIPAM - criado pela Resolução nº 10 de 2003 do CONSUNI e ligado ao Centro de Educação, acompanhou, nos últimos anos, o desenvolvimento das políticas educacionais com foco em gênero e diversidade ofertadas pelo Ministério da Educação-MEC, por meio da antiga Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e também por meio da antiga da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

          O NIPAM, que conta com uma equipe interdisciplinar, já desenvolveu diversos outros projetos de pesquisa, de intervenção cultural (em Rádio), produção de material didático (cartilhas, vídeos educativos), promoção de eventos, inclusive científicos e prestação de serviços de assessoria. Já contou com apoio logístico e/ou financeiro do DFID/Conselho Britânico; Rede Mulher e Democracia; Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão-SECADI; Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Prefeitura de João Pessoa; Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.

         Com este projeto, pretende-se contribuir para a melhoria da Educação Básica das escolas públicas da Paraíba. A atualização de professores/as e revisão de suas práticas e conceitos em gênero, sexualidade e etnia/raça se fazem necessárias para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual e é absolutamente urgente, dado o contexto de grande desigualdade e injustiça social ainda presentes na escola, na sociedade. Além disso, a realização deste curso na modalidade a distância é muito significativa, tendo em vista a utilização de recursos das novas tecnologias da informação e comunicação, promovendo a inclusão digital e possibilitando a capacitação de um grande número de professores em todo estado. Some-se a isso a mobilização de professores, técnicos e estudantes de pós-graduação da UFPB para o desafio de realizar um curso a distância.

         O Curso de Especialização Gênero e Diversidade na Escola-GDE visa contribuir para a formação continuada de professores da rede pública, tanto no âmbito no ensino fundamental quanto do ensino médio, para tratar pedagogicamente dos temas relacionados às questões de gênero, sexualidade e etnia/raça, através de novas metodologias voltadas para o respeito aos direitos de homens e mulheres e à diversidade.

          O curso também recebe outros participantes interessados na temática que atuam com a promoção do respeito às diferenças de gênero e à diversidade, a exemplo de organizações não governamentais, Organizações Governamentais e movimentos sociais.

          Nossos objetivos:

Geral:

Formar profissionais da educação nos temas de gênero, diversidade sexual e relações étnico-raciais via um curso semipresencial.

 Específico(s):

 1) Proporcionar o desenvolvimento das habilidades necessárias para inserção dos temas em questão no cotidiano das práticas educacionais da sala de aula.

2) Contribuir para a promoção da inclusão digital através de conteúdos transformadores das culturas discriminatórias de gênero, étnico-racial e de orientação sexual no país.

3) Desenvolver a capacidade dos/as profissionais da educação, particularmente, professores/as da educação básica da rede pública de compreender e posicionar-se diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais que requerem o reconhecimento e o respeito à diversidade sociocultural do povo brasileiro e dos povos de todo o mundo – o reconhecimento de que negros e negras, índios e índias, mulheres e homossexuais, dentre outros grupos discriminados, devem ser respeitados/as em suas identidades, diferenças e especificidades, porque tal respeito é um direito social inalienável.

4) Contribuir para a formação de profissionais em educação, em especial professores/as da educação básica, capazes de produzir e estimular a produção dos alunos e de alunas nas diferentes situações do cotidiano escolar, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem.


Alternative Page:
https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=14584114&lc=pt_BR
CNPQ's Knowledge Area:
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Course Modality:
Semi-Presencial
Political-Pedagogic Project:
No available at this moment

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