UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 25 de Abril de 2024

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CCA - Areia(Areia)

 

Course  Level  Graduate

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA) - CCA


Last News

  Estágio Remunarado - EMPAER
  Programa de Apoio às Licenciaturas da UFPB (PROLICEN/UFPB) 2023.2 -2024.1
  UFPB abre processos seletivos para 432 vagas por Transferência Voluntária, Ingresso de Graduados e Reopção de Curso
  Oportunidade de Mobilidade Estudantil
  RECEPÇÃO DOS FERAS 2023.1


Presentation

Os cursos de Ciências Biológicas do Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram implantados em meados década passada, e desde então ajudaram a promover o crescimento do número de Graduações oferecidos pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), passando de dois para quatro, em 2006, e chegando aos atuais sete cursos.

Na época, a criação do Bacharelado em Ciências Biológicas visou o aproveitamento das características biogeográficas singulares da região do Brejo Paraibano, especificamente no Município de Areia – Paraíba, onde localiza-se a Parque Estadual Mata do Pau Ferro. Esta área abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do interior do Estado e até então academicamente, e muito pontualmente, era explorada apenas pelo curso de Agronomia.

Sendo assim, acreditava-se que com a inserção do nosso curso, os recursos biológicos da Reserva poderiam ser amplamente estudados, transformando a área em um imenso laboratório ao ar livre disponível aos nosso discentes e docentes. Do ponto de vista ambiental, a existência do Bacharelado em Ciências Biológicas utilizando-se da Mata como fonte para a formação do Conhecimento Acadêmico, é de importância IMENSURÁVEL, pois possibilita não só um espaço de aprendizagem, mas um território para novas descobertas em diversos campos de atuação do Biólogo.

Este curso tem atraído estudantes das mais diversas regiões do País. Isso sem deixar de lado a grande quantidade de alunos advindos da Cidade de Areia e de cidades circunvizinhas pertencentes as regiões Metropolitanas de Guarabira e Campina Grande.

Para a Cidade de Areia, o curso aporta anualmente 35 novos estudantes, que fazem uso não só do comercio local, como também das alternativas de hospedagem e estadia, incrementando à economia regional dividendos significativos que fomentaram o crescimento municipal ao longo destes 10 anos de atividades.

A diversidade de alunos que nos chega mistura-se as características sócio culturais da cidade de Areia. Reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional em 2006, o município tanto recebe novas culturas, como transmite seus valores aos que aqui são acolhidos. Anualmente diversos eventos culturais, gastronômicos e turísticos são ofertados na cidade, e todo esse grupo de alunos têm a possibilidade de participar, inclusive com nosso incentivo e apoio, destas atividades. A troca destes valores é uma equação de resultado positivo para ambos.

Do ponto de vista político, o curso preocupa-se com os profissionais aqui formados, para que tenham um perfil construído sobre os pilares da ética científica e civil. Não só capacitando um biólogo apto ao mercado de trabalho, mas compromissado com as políticas ambientais, legislativas e sociais. Em nossa grade curricular os alunos podem optar por disciplinas que vão além dos conteúdos biológicos obrigatórios. Há disciplinas que tratam desde legislação ambiental, até políticas étnico – raciais, inclusão social e políticas públicas. Possibilitamos assim a formação de um profissional holístico em visão e especialmente em atuação.


Título do Profissional:
BACHAREL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
LICENCIADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BACHAREL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Alternative Page:
http://www.ufpb.br/graduacao/biologiacca
Course Coordination : ABRAAO RIBEIRO BARBOSA
Phone/Extension: 3362.1700
E-mail: coordenacaobiologia@cca.ufpb.br
Course Vice Coordination : NAYSA FLAVIA FERREIRA DO NASCIMENTO
Phone/Extension: No available at this moment
E-mail: No available at this moment
CNPQ's Knowledge Area:
Ciências Exatas e da Terra
Course Modality:
Presencial

<< Back

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v24.4.6