UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 03 de Julho de 2024

ESTATÍSTICA (BACHARELADO)/CCEN - João Pessoa(João Pessoa)

 

Course  Level  Graduate

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN) - CCEN

Political-Pedagogic Project


Profissional Profile:

Atualmente, a exploração de bases de dados requer um profissional capaz de extrair informações através do uso de técnicas estatísticas. As Diretrizes (MEC/SESu/CEEMAE, 1999) reconhecem a existência de três perfis de para o profissional de estatística:

Estatístico-Pesquisador: que se ocupará das atividades de pesquisa em estatística em universidades e centros de pesquisa. Sua formação só se completará com cursos de pós-graduação para os quais deve estar preparado ao fim da graduação.

Estatístico-Educador: dedicar-se-á à disseminação do conhecimento estatístico em diferentes organizações sociais, mas de forma especial nas escolas de ensino médio. Capacidade de produção de literatura instrucional. Sua formação guardará semelhanças com as diferentes licenciaturas, em particular com a de Matemática.

Estatístico Aplicado: profissional capacitado a formular e resolver problemas que envolvem a coleta, e sistematização e análise de dados. Este perfil abriga uma grande variedade de formações possíveis.

Tendo em vista as características e especificidades de sua formação acadêmica, o Estatístico está capacitado a atuar, com eficiência, em um diversificado elenco de atividades e em muitos campos do conhecimento, tanto no setor público quanto em empresas privadas:

  • Pesquisa de Mercado: Planeja e coordena a realização de pesquisas, por amostragem;
  • Economia: Planeja e desenvolve estudos prospectivos sobre o comportamento de variáveis macroeconômicas;
  • Pesquisa de Opinião: Planeja e coordena a realização de pesquisas sobre preferência ou opinião da população;
  • Controle de Qualidade: Desenvolve estudo para estabelecer padrões de qualidade e confiabilidade de produtos e serviços;
  • Computação: Elabora modelos de simulação para resolução de problemas complexos;
  • Demografia: Estuda a evolução e as características da população;
  • Otimização: Elabora modelos matemáticos e estatísticos utilizando técnicas de programação linear e programação não linear para otimizar a alocação de recursos;
  • Saúde: Elabora modelos estatísticos para análise de experimentos biológicos;
  • Recursos Humanos: Pesquisa a compatibilização entre os conhecimentos/habilidades e as atividades desenvolvidas por funcionários
Practice Area:

De posse do conhecimento científico e prático oferecidos, o estatístico poderá atuar num mercado de trabalho tão diverso que pode abranger:

  • Bancos, seguradoras e mercado financeiro;
  • Empresas comerciais, industriais e de serviços;
  • Escritórios técnicos, órgãos de administração, planejamento e levantamento;

Organizações financeiras e companhias de investimentos; • Instituições de pesquisas e empresas de assessoria estatística;

  • Instituições de ensino;
  • Assessorias parlamentares;
  • Hospitais;
  • Órgãos públicos;
  • Pesquisas científicas;
Professional Skills :

Para alcançar os objetivos propostos para o Curso de Estatística, as seguintes competências e habilidades gerais do Estatístico (Parecer CNE/CES 214/2008; Resolução CNE/CES 8/2008) serão contempladas:

  • ter cultura científica: o trabalho estatístico se inicia pela interação com outros profissionais e, dessa forma, o estatístico deve estar habilitado a participar ativamente da discussão; para isso, precisa conhecer os fundamentos mais gerais das áreas com as quais deverá colaborar;
  • ter capacidade de expressão e de comunicação;
  • ter conhecimento das formas de planejamento de coleta de dados;
  • ter conhecimento das formas de medição das variáveis de sua área de atuação e de organização e manipulação dos dados;
  • saber produzir sínteses numéricas e gráficas dos dados, através da construção de índices, mapas e gráficos;
  • saber usar técnicas de análise e de modelagem estatística;
  • ser capaz de, a partir da análise dos dados, sugerir mudanças em processos, políticas públicas, instituições etc.;
  • possuir capacidade crítica para analisar os conhecimentos adquiridos, assimilar novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos, além de capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar;
  • ter habilidades gerenciais.
Methodology:
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Course Management System :
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Course Evaluation:
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Political-Pedagogic Project:
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