O licenciado em filosofia está plenamente formado para a atuação no ensino básico, é um profissional com apurado senso crítico, capacidade de reflexão, e consciência das articulações da filosofia com as ciências, tecnologias, artes e diversas manifestações culturais.
O campo de atuação fundamental do Licenciado em Filosofia é naturalmente o ensino. Para além do ensino, ele poderá atuar na tradução especializada da produção filosófica e no campo editorial de livros didáticos do ensino de filosofia e de publicações científicas e artísticas; na produção de conteúdos culturais e de crítica para empresas de comunicação; em consultorias e assessorias em diferentes tipos de organizações, governamentais ou não; na implantação de projetos em instituições culturais, em instituições de pesquisa científica e de tecnologia. Ademais, o Licenciado em Filosofia poderá ainda ingressar em programas de pósgraduação, com vistas ao magistério superior.
O egresso do Curso de Licenciatura em Filosofia:
é o profissional efetivamente qualificado para atuar como professor de filosofia da educação básica.
conhece as principais políticas para a educação básica, no contexto do Brasil e da Paraíba, e a legislação pertinente.
domina as diversas tendências pedagógicas, técnicas didáticas em suas múltiplas facetas, bem como seus pressupostos científicos e históricos.
conhece e está apto a investigar os temas e problemas das principais áreas da filosofia: lógica, epistemologia, metafísica, estética, ética e filosofia política.
tem competência para abordar as temáticas estudadas no contexto de ensino e na relação com a comunidade.
Em resumo, o licenciado em filosofia está plenamente formado para a atuação no ensino básico, é um profissional com apurado senso crítico, capacidade de reflexão, e consciência das articulações da filosofia com as ciências, tecnologias, artes e diversas manifestações culturais.
O NDE acompanhará (dentre outros) os seguintes indicadores:
● ENADE, aplicado periodicamente pelo INEP;
● Relatórios de avaliação discente, aplicados por período letivo junto ao corpo discente do curso via sistema acadêmico;
● Instrumentos próprios de autoavaliação do curso desenvolvidos, aprimorados e aplicados em parceria com a Comissão Própria de Avaliação da UFPB.
Os dados e relatórios produzidos por estes e outros indicadores servirão de base para a avaliação periódica do funcionamento do curso pelo NDE, especialmente no que concerne à adequação e necessidade de reformulação do projeto pedagógico de curso.
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