UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Abril de 2024

AGRONOMIA (BACHARELADO)/CCA - Areia(Areia)

 

Course  Level  Graduate

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA) - CCA

Political-Pedagogic Project


Profissional Profile:

            O curso de graduação em Agronomia, observando tanto o aspecto do progresso social, quanto da competência científica e tecnológica busca como perfil:

  • sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia;
  • capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
  • compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente; e
  • capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.

 O Curso deverá estabelecer ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social, tendo como princípios:

  • Respeito à fauna e à flora;
  • Conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;
  • Uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;
  • Emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo; e
  • Atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício de atividades profissionais.

 

 

Practice Area:

           A Agronomia é uma profissão inserida profunda e amplamente em três questões fundamentais para os nossos dias: produção de alimentos; fixação do homem no campo e preservação do meio ambiente. O engenheiro agrônomo pode atuar nos setores públicos e privados, nas atividades de planejamento, ensino, pesquisa, extensão e produção. O profissional está capacitado a explorar de forma racional os recursos naturais, permitindo a integração da produção com a preservação do meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável. O seu papel na sociedade se estende também às agroindústrias, o que possibilita a agregação de valores aos produtos agrícolas, tornando-os disponíveis para consumo. Na organização social do meio rural, trabalha junto a comunidades rurais na formação de mão-de-obra, tendo participação efetiva no processo de reforma agrária. O seu campo de atuação compreende áreas como botânica, entomologia, bioquímica, fisiologia, produção de sementes e mudas, agroecologia, solos, melhoramento de plantas, estatística e experimentação, climatologia agrícola, topografia, sensoriamento remoto, hidráulica, economia e administração rural, avaliação ambiental, dentre outras. A partir dessa formação, há diversas vertentes do curso que poderão ser seguidas pelo profissional.

Professional Skills :

            As diretrizes curriculares constituem-se de uma base comum nacional e de uma parte diversificada que deverão permitir ao profissional dos cursos da Área de Ciências Agrárias ter habilidades e competências para:

  • conhecer e compreender os fatores de produção e combiná-los com eficiência técnica e econômica;
  • aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos;
  • projetar e conduzir pesquisas, interpretar e difundir os resultados;
  • conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços;
  • identificar problemas e propor soluções;
  • desenvolver e utilizar novas tecnologias;
  • gerenciar, operar e manter sistemas e processos;
  • comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • atuar em equipes multidisciplinares;
  • atuar eticamente;
  • avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social, ambiental e econômico;
  • conhecer e atuar em mercados do complexo agroindustrial;
  • compreender e atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário;
  • atuar com espírito empreendedor;
  • atuar em atividades docentes no ensino superior; e,
  • conhecer, interagir e influenciar nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais do seu campo de atuação.

            Ainda, deverá desenvolver habilidades específicas para:

  • propor soluções técnicas para a agropecuária compatíveis com a realidade socioeconômica e com a sustentabilidade;
  • planejar e potencializar o uso de unidades de produção rural e agroindustrial a partir de diagnose sistêmica;
  • diagnosticar problemas e potencialidades de uma unidade de produção rural e agroindustrial;
  • compreender, projetar e analisar sistemas, processos e produtos;
  • elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários;
  • planejar e executar ensaios experimentais e interpretar seus resultados;
  • avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social, ambiental e econômico;
  • aplicar e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos;
  • interpretar políticas de desenvolvimento. 

 

Methodology:
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Course Management System :
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Course Evaluation:
No available at this moment
Political-Pedagogic Project:
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