UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 24 de Abril de 2024

MATEMÁTICA (LICENCIATURA) (LICENCIATURA)/CCAE - Rio Tinto(Rio Tinto)

 

Course  Level  Graduate

CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO (CCAE) - CCAE

Political-Pedagogic Project


Profissional Profile:

           O presente Projeto Político-Pedagógico apresenta uma estruturação curricular para o curso de Licenciatura em Matemática pautada no perfil do profissional requerido para a educação básica, que demanda uma consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, articulando-se o longo do curso, possibilitando ao egresso:

  •  visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
  • visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
  • visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e;
  • consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.
Practice Area:

          O licenciado em Matemática estará qualificado para o trabalho em instituições educativas, tanto no âmbito do ensino, como professor da educação básica, quanto em outras dimensões do trabalho educacional.

          As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do matemático tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, fazem do mesmo um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável. Portanto, os currículos devem ser bastante flexíveis para acomodar esse amplo campo de atuação.

Professional Skills :

 

O currículo do curso de Licenciatura em Matemática deve ser elaborado de maneira a desenvolver as seguintes competências e habilidades:

  • capacidade de expressar-se escrita e oralmente os signos da língua e da matemática com clareza e precisão;
  • capacidade de trabalhar em equipes multi-disciplinares;
  • capacidade de compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas;
  • capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
  • habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação;
  • estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
  • conhecimento de questões contemporâneas;
  • educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;
  • participação em programas de formação continuada;
  • realização de estudos de pós-graduação;
  • trabalho na interface da Matemática com outros campos de saber.

No que se refere às competências e habilidades pedagógicas do educador matemático, o licenciado em matemática deverá ter a capacidade de:

  •  elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica;
  •  analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
  •  analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;
  • desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
  • perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
  •  contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.
Methodology:
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Course Management System :
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Course Evaluation:
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Political-Pedagogic Project:
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