UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Abril de 2024

PEDAGOGIA (LICENCIATURA)/CCAE - Mamanguape(Mamanguape)

 

Course  Level  Graduate

CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO (CCAE) - CCAE

Political-Pedagogic Project


Profissional Profile:

O Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba/PB, campus IV forma profissionais para o exercício da docência na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e em outras áreas referentes à organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, conforme previsto no Parágrafo Único da Resolução CNE/CP nº1/2006. Isso implica certificar um profissional capaz de investigar, refletir, gerar conhecimento, gerir e ensinar conhecimentos tanto no ensino quando em ações de gerenciamento e coordenação decorrentes do âmbito escolar como em espaços não escolares.

De modo especial, o componente de trabalho específico do Profissional formado pela UFPB centra-se nos Processos de Ensino e de Aprendizagem relacionados à Educação Escolar, sendo, por isso, a prática pedagógica o objeto curricular central que permeia todo o processo de formação, considerando que esse profissional está apto a atuar também em outros contextos educativos.

E é ponderando sobre a importância do profissional da Educação que entendemos que, a formação docente do Curso de Pedagogia, deverá contemplar prioritariamente a faixa etária de 0 a 10 anos, ou seja, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de garantir subsídios necessários para a continuidade da progressão educacional. Entretanto, a Educação de Jovens e Adultos, mesmo compondo a nomenclatura da Educação Básica e contemplar outra faixa etária, extrapolando os limites acima sobre a idade dos alunos, deve ser considerada como um elemento de inclusão que os egressos do curso atendem.

Para esta formação, o Curso de Pedagogia da UFPB, campus IV, unidade Mamanguape elege a prática pedagógica e a pesquisa dos contextos escolares, como componentes curriculares distintos significando, a possibilidade de confirmar uma das vocações do curso de Pedagogia – a pesquisa Educacional - como linha norteadora do processo formativo do profissional da educação, bem como a probabilidade de estabelecer uma relação dialética entre a teoria e a prática, respaldada no conhecimento da realidade. A defesa é de favorecer, neste ínterim, a criação de reais situações de aprendizagem para o futuro profissional da educação.

Nesta conjuntura a prática pedagógica é concebida como espaço permanente de reflexão e ação sobre a atuação do profissional da Educação, oportunizando o movimento dialético entre as construções conceituais e as questões práticas, garantindo uma compreensão da natureza e da especificidade do conhecimento pedagógico, de maneira a propiciar o acréscimo de um compromisso ético e político da sociedade democrática. Nessa direção, o profissional da Educação, trabalhará com um repertório de informações e habilidades mesclado pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos. As principais áreas de atuação do Pedagogo são:

·         A educação de crianças de zero a cinco anos.

·         O ensino das disciplinas dos anos iniciais de 1º ao 5º ano: Alfabetização, Língua

·         Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte, Educação Física, no Ensino Fundamental.

·         O ensino das disciplinas dos anos iniciais de 1º ao 5º ano: Alfabetização, Língua

·         Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte, Educação Física, na Educação de Jovens e Adultos.

·         A participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino.

·         A participação na organização e gestão em espaços não escolares.

Practice Area:

A ampliação do campo educacional e, por consequência, do campo de atuação do pedagogo, é uma realidade constatada por muitos teóricos da área, e vem atender às novas demandas da sociedade contemporânea, onde não é mais cabível conceber o fenômeno educativo restrito somente ao ambiente formal da escola, mas, entendido, como um processo que ocorre em espaços diversos. Desse modo, por meio do currículo de formação apresentado são possibilidades de atuação do Pedagogo:

·         Educação Infantil (creches e pré-escolas);

·         Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

·         Educação de Jovens e Adultos (Alfabetização como Anos Iniciais do Ensino Fundamental);

·         Nas atividades de gestão educacional;

·         Em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;

·         Em espaços não escolares.


 

Professional Skills :

O Curso de Pedagogia forma o pedagogo. Profissional esse, preparado para o exercício da docência e para a gestão dos processos educativos escolares e não escolares, além da produção e difusão do conhecimento no campo educacional. Esta formação constitui-se a partir da fundamentação científico-técnico e cultural-humana, aliada ao contato empírico com o cotidiano escolar, de forma crítica, enfatizando a complexidade, incerteza, provisoriedade, singularidade e diversidade dos fenômenos educativos.

Assim, o curso de Pedagogia do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba forma um profissional crítico, com sólida formação teórica e prática, capaz de diagnosticar problemas e apresentar soluções no campo da educação, garantindo o desenvolvimento dos saberes, competências e habilidades necessárias à atuação do pedagogo, respeitando as especificidades dos sujeitos participantes dos processos educacionais nos espaços onde vai atuar.

Nesse sentido, para compreender o contexto social e a educação, esse profissional será capaz de utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira. Do mesmo modo, ser capaz de criar, planejar, realizar e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos, articulando conhecimentos teóricos aos práticos.

O processo de formação pretende construir uma consistente base teórica articulada à investigação e prática educacionais, com ênfase em conhecimentos específicos do campo da educação que incorporam estudos e práticas fundamentadas em valores éticos e estéticos, na história e na cultura da educação, na pesquisa, no conhecimento didático e nas relações entre educação e o mundo do trabalho.

Além disso, este profissional deve atender as demandas socioeducativas decorrentes de novos atores sociais, bem como das tecnologias, entendidas como campo de conhecimento que possibilita “novas” práticas docentes. O curso de Licenciatura em Pedagogia busca desenvolver as seguintes competências, atitudes e habilidades:

·         Compreender ampla e consistentemente o fenômeno e a prática educativa que se dá em diferentes âmbitos e especialidades;

·         Compreender o processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;

·         Compreender e valorizar as diferentes linguagens manifestadas nas sociedades contemporâneas e sua função na produção do conhecimento;

·         Compreender e valorizar os diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;

·         Atuar com as pessoas com deficiência, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;

·         Capacidade para atuar com jovens e adultos defasados em seu processo de escolarização.

·         Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

·         Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;

·         Dominar processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais;

·         Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;

·         Possuir compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;

·         Articular a atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;

·         Elaborar projeto pedagógico, sintetizando as atividades de ensino e administração, caracterizadas por categorias comuns como: planejamento, organização, coordenação e avaliação e por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;

·         Exercer a docência: nas matérias pedagógicas dos cursos de Formação de Professores; na Educação de Jovens e Adultos; na Educação Infantil; nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

·         Gerir recursos financeiros ligados a projetos educativos e ao funcionamento de instituições educacionais no âmbito da Gestão educacional;

·         Administrar os recursos humanos nos projetos educacionais;

·         Coordenar projetos pedagógicos voltados para a formação de pessoal em espaços não-Escolares;

·         Conceber o processo de gestão educacional como uma práxis pedagógica administrativa, atuando: na coordenação e supervisão de projetos pedagógicos em instituições educativas; gerenciamento de recursos financeiros de projetos educacionais; coordenador pedagógico em unidades escolares de ensino; na gestão e administração escolar; na administração de recursos humanos em unidades de ensino, empresas e entidades; na elaboração, coordenação e gestão de projetos pedagógicos voltados para a formação de pessoal nas empresas, ONGs, entidades representativas e de classe como associações, sindicatos e órgãos públicos;

·         Atuar com pessoas deficientes em diferentes níveis da organização escolar, em programas de reabilitação e inclusão em espaços não escolares, de modo a assegurar os direitos de cidadania;

·         Elaborar, executar e coordenar projetos educativos para/com jovens e adultos, com processo de escolarização defasado;

·         Atuar na área da Comunicação e Tecnologias educativas desenvolvendo metodologias e materiais pedagógicos adequados, bem como na formação docente para utilização destes materiais;

·         Atuar na orientação e organização de políticas públicas para diversas áreas da educação;

·         Atuar em projetos educacionais na área da diversidade cultural, trabalhando com grupos e comunidades quilombolas, indígenas, ciganos, assentados, etc., no resgate, defesa e propagação das diversas culturas, na formação de professores para atuarem com estas comunidades e com a diversidade cultural;

·         Estabelecer vínculo com os pais dos estudantes mediado por relações de respeito e colaboração, de modo a promover sua participação na comunidade escolar e uma comunicação fluente entre eles e a escola;

·         Atuar em assessoria pedagógica e consultoria de educação em diferentes espaços não escolares onde ocorram processos educativos.

Methodology:
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Course Management System :
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Course Evaluation:
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Political-Pedagogic Project:
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