O licenciado em História deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Historiador em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da produção e difusão do conhecimento histórico e das praticas educativas correspondentes. Portanto, o Curso de Historia pretende formar profissionais com um perfil que lhes permita:
· Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
· Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
· Conhecer as interpretações propostas pelas principais escolas historiográficas, de modo a distinguir diferentes narrativas, metodologias e teorias;
· Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento, sendo capaz de demarcar seus campos específicos e, sobretudo, de qualificar o que é próprio do conhecimento histórico;
· Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, em órgãos de preservação da memória e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão patrimonial e cultural, nos meios de comunicação e em todo e qualquer espaço em que se justifique a presença de um historiador;
· Enfrentar com competência e politicamente motivados a diversidade das demandas sociais nas suas expectativas educacionais;
· Compreender de forma ampla e consistente o fenômeno e a pratica educativa que se processam em diferentes âmbitos e especialidades;
· Compreender a Pluralidade Cultural existente na sociedade contemporânea, de modo a apreender a sua dinâmica e atuar adequadamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
· Desenvolver a capacidade de identificar problemas sócio-culturais educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e de medidas que visem superar a exclusão social;
· Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento compreendendo as questões pedagógicas como parte de um universo complexo, o universo escolar;
· Compreender o processo de construção do conhecimento dos indivíduos inseridos em seu contexto sócio-cultural;
· Compreender as experiências com diversas linguagens historiográficas, bem como o entendimento de sua relação com a produção do conhecimento e com os processos educativos;
· Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas.
O licenciado em História terá condições para atuar como docente na área de História; em centros de pesquisa, casas de cultura e museus; em órgãos públicos e/ou privados de planejamento e de gestão; em assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos, etc.
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de História, com base numa reivindicação histórica da categoria e garantindo a relação indissociável entre teoria e pratica, o profissional de historia será habilitado como historiador (pesquisador-docente) com competência para:
· Magistério;
· Gestão de preservação do patrimônio;
· Assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos, etc.
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