UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 20 de Abril de 2024

TEATRO (BACHARELADO) (BACHARELADO)/CCTA - João Pessoa(João Pessoa)

 

Course  Level  Graduate

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES (CCTA) - CCTA

Political-Pedagogic Project


Profissional Profile:

        Os egressos do Curso de Bacharelado em Teatro estarão capacitados a atuarem enquanto artistas das artes cênicas, capazes de integrarem-se às mais diversas mídias que se utilizem dos recursos teatrais, sempre em uma perspectiva ética, plural e respeitosa em relação ao teatro enquanto linguagem artística e a seu público. Devem ser capazes de integrar teoria e prática de forma interdisciplinar a partir da reflexão crítica sobre as artes da cena e suas funções sociais.

 

Practice Area:

       O campo de atuação do Bacharel é participar criativamente das mais variadas formas de espetáculos teatrais tais como: espetáculos teatrais, espetáculos de rua, de animação e Performances. Está habilitado a participar de outras mídias que se utilizam das Artes da interpretação como o Cinema e a Televisão. O bacharel também tem competência para atuar como pesquisador das Artes da Cena, gestor cultural, curadoria de eventos de Teatro e das Artes Cênicas, consultoria artística para grupos profissionais e amadores, bem como Organizações Não Governamentais que utilizam a arte como meio de expressão.

Professional Skills :

De acordo com a proposta para as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino da Graduação em Teatro, o aluno egresso do Curso de Teatro de que trata este projeto, possuirá:

  1. Conhecimento dos elementos teatrais em uso, suas especificidades e seus desdobramentos.
  2. Conhecimento da história do teatro e da literatura dramática.
  3. Conhecimento de conceitos e métodos fundamentais à reflexão crítica sobre os diferentes elementos do teatro.
  4. Domínio dos códigos e convenções cênicas usadas na concepção de uma encenação.
  5. Domínio técnico e expressivo do corpo visando a criação de personagens para um espetáculo cênico.
  6. Domínio técnico-construtivo na composição dos elementos visuais da cena teatral. Capacidade de participar da criação do espetáculo teatral, articulando códigos e convenções cênicas.
  7. Capacidade de investigação, análise crítica e discussão conceitual dos diversos elementos e processos estéticos da arte teatral.
  8. Capacidade de articulação entre a prática da criação teatral e a reflexão teórica, visando um questionamento dos próprios meios expressivos e especulativos, bem como dos procedimentos metodológicos empregados.
  9. Capacidade de auto-aprendizado contínuo, pela confrontação crítica de propostas estéticas contemporâneas, as formulações teóricas decorrentes e o conhecimento adquirido.
Methodology:
No available at this moment
Course Management System :
No available at this moment
Course Evaluation:
No available at this moment
Political-Pedagogic Project:
File download

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v24.4.4