UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 21 de Novembro de 2019


CCA - DQF

CCA - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E FÍSICA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

    Últimas Notícias

Nenhum conteúdo disponível até o momento

Apresentação do Departamento

     A Universidade Federal da Paraíba, anteriormente Universidade da Paraíba, é uma Instituição autárquica de regime especial de ensino, pesquisa e extensão, vinculada ao Ministério da Educação, com estrutura multicampi e atuação nas cidades de João Pessoa, Areia e Bananeiras. A Universidade tem sua origem com a criação, em 1934, da primeira escola de nível superior, a Escola de Agronomia do Nordeste, na cidade de Areia, exatamente quando as tendências profissionais da comunidade ainda são fortemente acentuadas para Medicina, Advocacia ou Sacerdócio, carreiras já tradicionais entre famílias da classe dominante rural e àquela altura aspirações dos setores de classe média da população.

     O Centro de Ciências Agrárias (CCA) localiza-se no antigo Engenho Várzea, na cidade de Areia, Região do Brejo Paraibano, a uma altitude de 618m. O clima é tropical úmido, com estação chuvosa no período de outono-inverno, apresentando temperatura média de 23º C, umidade relativa média de 80% e uma precipitação média anual de 1.400 mm.

     Além das belas paisagens, a cidade de Areia apresenta um passado que a destaca pela sua participação na política, na educação e nas artes. Ofereceu à Paraíba e ao Brasil filhos ilustres como o pintor Pedro Américo e o ministro José Américo de Almeida.

     Desde o século passado, Areia se destaca no setor educacional e cultural, com a criação da primeira escola pública do estado em 1822, e a construção do Teatro Minerva, em 1859, primeiro teatro do Estado da Paraíba. A história de Areia está registrada nos Museus "Casa de Pedro Américo", "Museu Regional", "Museu da Rapadura" e na arquitetura de seus casarões.

     A cidade de Areia está bem situada em relação aos principais centros urbanos do Estado, João Pessoa (Capital) e Campina Grande (a maior cidade do interior). A cidade tem uma população de aproximadamente 24.000 habitantes e dispõe de uma boa infra-estrutura, como estradas, meios de comunicação, escolas, bancos e hotel. O Campus Universitário fica a uma distância de 3 km do centro da cidade.

     O Centro de Ciências Agrárias da UFPB foi criado no dia 12 de março de 1934, através do Decreto Estadual nº 478 e federalizado no ano de 1951, sendo inicialmente denominado Escola de Agronomia da Paraíba, depois Escola de Agronomia do Nordeste constituindo-se na primeira instituição de nível superior da Paraíba.

     O Departamento de Química e Física (DQF), do Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Paraíba, foi criado através da Resolução Nº 25/2016, do Conselho Universitário da UFPB, em 30 de novembro de 2016, levando-se em consideração que fora deliberado em reunião realizada em 27 de outubro de 2016 (processo n° 23074.043954/2013-18).

     O DQF é responsável pela oferta das disciplinas das áreas de química e física a todos os cursos do CCA, sendo composto por professores que atuam nas grandes áreas da química e física.

Chefia do Departamento:
RENALDO TENORIO DE MOURA JUNIOR
Telefone(s):
Não informado
Endereço Alternativo:
http://www.cca.ufpb.br/dqf

<< voltar

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2019 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v20191119174111-master