DLEM - CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS E MODERNAS
Perfil Pessoal
Descrição pessoal
PROJETO ATUAL - PROLING (2023-2026) Título: Linguística Aplicada Transviada: integrando epistemologias e cosmovisões dos povos indígenas e quilombolas aos estudos linguísticos aplicados sobre gêneros e sexualidades no Brasil
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Professor Associado no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística, ambos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde lidera o GEPLAM: Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Multimodalidade/Multiletramentos (UFPB/CNPq). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Mestre em Letras/Inglês e Literatura Correspondente (2008) e Doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). PhD em Linguística pela University of Sydney (2013). Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com ênfase em Teoria de Gênero e Estudos da Sexualidade.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Como linguista aplicado, destacam-se, entre seus interesses de pesquisa, os estudos identitários em perspectivas transviada e interseccional, os estudos descoloniais e culturais, as análises sistêmico- funcionais, sociossemióticas e críticas do discurso multimodal, os multiletramentos e a formação docente. Membro da Red Latinoamericana de Estudios sobre Multimodalidad (RedLem). Membro associado da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil) e da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Membro da Comissão de Diversidade, Igualdade e Inclusão da ABRALIN. Membro do GT Linguística Sistêmico-Funcional da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística). Vice-coordenador do Núcleo UFPB do Projeto Nacional de Letramentos: Educação Linguística, Formação Docente, Políticas e Decolonialidade (sediado na USP).