UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 05 de Março de 2021

wecio pinheiro araujo

DSSC - CCHLA - DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professor efetivo (Adjunto II) na UFPB (DSS/CCHLA), onde leciona nas áreas de filosofia política e ontologia social (graduação e pós-graduação). Doutor em Filosofia pelo Programa de Doutorado Integrado UFPE/UFPB/UFRN, com estágio sanduíche na Alemanha (CAPES/PDSE) junto à Hochschule für Grafik und Buchkunst (HGB/Leipzig). Coordena o Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social (GEFICS/UFPB/CNPq), no qual desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de ética, filosofia política e filosofia social, com ênfase nas obras de Hegel, Marx e na Teoria Crítica, e concentração nos seguintes temas: ontologia social, ética e política no pensamento hegeliano; ideologia e subjetividade na modernidade capitalista; Estado, capital fictício e racionalidade neoliberal na quarta revolução industrial; trabalho, ideologia e as formas tecnológicas de dominação na era digital. Fez parte da graduação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É autor do livro A dialética da razão moderna (Editora UFPB), além de dezenas de trabalhos (capítulos de livros, artigos e resenhas) publicados em periódicos científicos indexados internacionalmente nas áreas de filosofia, sociologia e serviço social; conferências proferidas no Brasil e no exterior (Espanha, Portugal e Alemanha); e também vários ensaios e entrevistas publicados em jornais, revistas e podcasts, envolvendo temas da filosofia como crítica social. É editor da Problemata International Journal of Philosophy, e avaliador de vários outros periódicos científicos. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (UFPB), e também colabora no programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFPB).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutor em Filosofia pelo Programa Integrado de Doutorado em Filosofia - UFPB/UFPE/UFRN (Integrado), com estudos doutorais (sanduíche) na Alemanha, junto à Hochschule für Grafik und Buchkunst - HGB/Leipzig (PDSE/CAPES) e formação complementar na Universidade Humboldt de Berlim, na Universidade de Leipzig. Mestre em Serviço Social pela UFPB. Bacharel em Serviço Social pela UFPB, com formação complementar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (Portugal).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Ontologia social e filosofia política em Hegel e na tradição dialética, com concentração nos seguintes temas: ética, ontologia e filosofia política no pensamento hegeliano; a lógica de Hegel e o capital em Marx; Teoria Crítica, New Dialectics e Crítica do valor; Estado, capital fictício e racionalidade neoliberal na quarta revolução industrial; trabalho, ideologia e as formas tecnológicas de dominação na era digital. Escreve mensalmente para o seu blog: https://wecio.blogspot.com.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7202954324146485

Formação Acadêmica

- GRADUAÇÃO

Universidade Federal da Paraíba
- MESTRADO

Universidade Federal da Paraíba
- DOUTORADO

Universidade Federal da Paraíba

Contatos

Endereço profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I Departamento de Serviço Social. Conjunto Humanístico Bloco IV Campus I Cidade Universitária 58059-900 - Joao Pessoa, PB - Brasil Telefone: (083) 32167405
Sala
62
Telefone/Ramal
7386
Endereço eletrônico
weciop@bol.com.br

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2021 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v20210303102129-master