UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 22 de Setembro de 2021

wecio pinheiro araujo

DSSC - CCHLA - DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professor efetivo (Adjunto III) na Universidade Federal da Paraíba (DSS/CCHLA/UFPB). Doutor em Filosofia pelo Programa de Doutorado Integrado UFPE/UFPB/UFRN, com estágio sanduíche na Alemanha (CAPES/PDSE) junto à Hochschule für Grafik und Buchkunst (HGB/Leipzig). Coordena o Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social (GEFICS/UFPB/CNPq), no qual desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de filosofia política e social, com ênfase nas obras de Hegel, Marx e na Teoria Crítica, e concentração nos seguintes temas: ontologia e política no pensamento hegeliano; filosofia e crítica do valor no pensamento marxiano; ideologia e subjetividade na modernidade capitalista; Estado, ideologia e luta de classes no capitalismo do século XXI; trabalho, ideologia e as formas tecnológicas de dominação na era digital e na quarta revolução industrial. Fez parte da graduação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É autor do livro A dialética da razão moderna (Editora UFPB), além de dezenas de trabalhos (capítulos de livros, artigos e resenhas) publicados em periódicos científicos indexados internacionalmente nas áreas de filosofia, sociologia e serviço social; conferências proferidas no Brasil e no exterior (Espanha, Portugal e Alemanha); e também vários ensaios e entrevistas publicados em jornais, revistas e podcasts, envolvendo temas da filosofia como crítica social. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (UFPB), e também colabora no programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do GT Teoria Crítica da ANPOF.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutor em Filosofia pelo Programa Integrado de Doutorado em Filosofia - UFPB/UFPE/UFRN (Integrado), com estudos doutorais (sanduíche) na Alemanha, junto à Hochschule für Grafik und Buchkunst - HGB/Leipzig (PDSE/CAPES) e formação complementar na Universidade Humboldt de Berlim e na Universidade de Leipzig. Mestre em Serviço Social pela UFPB. Bacharel em Serviço Social pela UFPB, com formação complementar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (Portugal).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Ontologia social e filosofia política em Hegel e na tradição dialética, com concentração nos seguintes temas: ontologia e filosofia política no pensamento hegeliano; a filosofia de Hegel e o capital em Marx; Teoria Crítica, New Dialectics e Crítica do valor; Estado, ideologia e luta de classes sob o capital fictício e a racionalidade neoliberal; trabalho, ideologia e as formas tecnológicas de dominação na era digital e na quarta revolução industrial.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7202954324146485

Formação Acadêmica

- GRADUAÇÃO

Universidade Federal da Paraíba
- MESTRADO

Universidade Federal da Paraíba
- DOUTORADO

Universidade Federal da Paraíba

Contatos

Endereço profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I Departamento de Serviço Social. Conjunto Humanístico Bloco IV Campus I Cidade Universitária 58059-900 - Joao Pessoa, PB - Brasil - E-mail: wecio.araujo@academico.ufpb.br
Sala
62
Telefone/Ramal
7386
Endereço eletrônico
wecio.araujo@academico.ufpb.br

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2021 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v20210921002633-master