UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 15 de Janeiro de 2021

edson ramos de andrade

DSIE - CCEN - DEPARTAMENTO DE SISTEMÁTICA E ECOLOGIA

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
não informada
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possui graduação em Física pela UFRJ, em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá (RJ), Mestrado em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ, Doutorado em Bioquímica Toxicológica (Radiobiologia) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM com período sandwich na Universidad de León (Espanha) e Pós-Doutorado em Radioproteção e Dosimetria (Radioecologia) pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN). Tem interesse em efeitos biológicos das radiações ionizantes e impactos potenciais de liberações de material radioativo para o meio ambiente, incluindo o campo da Avaliação de Risco e Modelagem de Consequências. No período de 2010 a 2019, atuou como pesquisador do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), foi professor visitante voluntário do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear do Instituto Militar de Engenharia (IME) (este último até 2017). Foi professor visitante voluntário do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) de 2015 a 2017. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Defesa (PGED) do IME e membro titular da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN). Desde 2018 é professor colaborador de pós-graduação no Instituto de Estudos Avançados do Centro Tecnológico Aeroespacial (IEAv/CTA) e participa como pesquisador no Instituto Tenológico de Aeronáutica (ITA), no Laboratório de Bioengenharia. Desde 2010, representa o Brasil como Inspetor OSI (On-Site Inspection) junto à Organização do Tratado de Banimento de Testes Nucleares (CTBTO) sob jurisdição da ONU, cuja sede é em Viena (Áustria). É professor visitante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando em estudos sobre potenciais impactos ambientais e consequências decorrentes de acidentes tecnológicos.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Atividades relacionadas a previsões de risco, avaliação de e modelagem de consequências de desastres naturais e antrópicos. F´sica nuclear aplicada e efeitos biológicos decorrentes de atividades tecnológicas incluindo impactos ambientais em todas as suas perspectivas.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8133561470052522

Formação Acadêmica

- GRADUAÇÃO
Licenciado
UFRJ
- DOUTORADO
DOutor em Ciências Biológicas - Bioquímica Toxicológica (Radiobiologia)
UFSM
- GRADUAÇÃO
Tecnólogo
Universidade Estácio de Sá
- MESTRADO
Mestre em engenharia Nuclear - Física Nuclear Aplicada
Universidade Federal do Rio de Janeiro
- PÓS-DOUTORADO
Pós-Doutor e Radioproteção e Dosimetria (Radioecologia)
Instituto de Radioproteção e Dosimetria
- ESPECIALIZAÇÃO
Especialista em Aplicações Complementares às Ciências Militares
Escola de Administração do Exército
- APERFEIÇOAMENTO
Aperfeiçoamento em Ciências Miltiares
Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército

Contatos

Endereço profissional
PRODEMA - UFPB
Sala
não informado
Telefone/Ramal
32167472
Endereço eletrônico
fisica.dna@gmail.com

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2021 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v20210115091343-master