DESC - CCS - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA
Perfil Pessoal
Descrição pessoal
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba; Residência/especialização em enfermagem psiquiátrica; Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba; Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Psicologia Social pelo ISCTE/Portugal. Atualmente é pesquisadora associada da Universidade de Évora; Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Laboratório de Saúde, Envelhecimento e Sociedade (LASES/PPGEN); Líder do Grupo Internacional de Pesquisa sobre Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais (GIEPSERS); Pesquisadora fundadora da Rede Internacional de Pesquisa sobre Representações Sociais em Saúde (RIPRES) - Universidade de Évora/Portugal; Coordenadora Brasileira da Pesquisa em Rede CEVI ? Mudanças e Acontecimentos ao Longo da Vida: um estudo internacional; Realizou Pós-Doutorado na University of Applied Sciences and Arts of Southern Switzerland (SUPSI) - Department of Business Economics, Health and Social Care Center of Competence on Aging. Lugano/Suíça; Atua nas linhas de pesquisa: Saúde do Adulto e do Idoso e Políticas e Práticas de Saúde e Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental e Psicologia Social. Atuando principalmente nos temas: politicas e práticas de saúde e representações sociais; saúde do adulto e do idoso; saúde coletiva.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutorado em Enfermagem Fundamental (Conceito CAPES 7). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: A epilepsia e a Aids na Concepção do Conhecimento Cotidiano, Ano de obtenção: 1998. Orientador: TOKICO MURAKAWA MORIYA. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Epilepsia; Aids; Representações Sociais; Práticas Profissionais. Grande área: Ciências Humanas Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.
Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) (Conceito CAPES 4). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. Título: REPRESENTACAO SOCIAL DA EPILEPSIA,Ano de Obtenção: 1991. Orientador: BERNARD GONTIÈS. Palavras-chave: Representação social; Epilepsia. Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Residência Em Enfermagem Psiquiátrica. (Carga Horária: 1976h). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. Título: Assistência Sistemática Domiciliar como forma de firmar o trabalho comunitário. Orientador: Teresa Sena. Bolsista do(a): Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Graduação em Bacharel Em Enfermagem. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Presidente do Instituto Paraibano de Envelhecimento da UFPB; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem e do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB; Coordenadora do Laboratório de Saúde, Envelhecimento e Sociedade (LASES/IPE-UFPB); Líder do Grupo Internacional de Pesquisa sobre Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais (GIEPSERS); Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais e Áreas Afins (GIEPRSAA); Pesquisadora fundadora da Rede Internacional de Pesquisa sobre Representações Sociais em Saúde (RIPRES) - Universidade de Évora/Portugal; Representante da UFPB junto ao Conselho Estadual da Pessoa Idosa. Atuando principalmente nos temas: políticas e práticas de saúde; representações sociais; envelhecimento; violência; saúde mental; tecnologias assistivas; processo saúde doença e trabalho.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Políticas e práticas de saúde; representações sociais; envelhecimento; violência; saúde mental; tecnologias assistivas; processo saúde doença e trabalho.