UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 12 de Julho de 2025

claudia cristina do lago borges

DHIS - CCHLA - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Produção Intelectual

Artigos (5)

  • 2025, ARAÚJO, DÁRCYA, Cláudia Cristina do Lago Borges , , ISSN: 1984817X
  • 2023, YRIS CAMPOS OLIVEIRA, Cláudia Cristina do Lago Borges , Tutela e indigenismo na Paraíba o assistencialismo à saúde potiguara sob a política do SPI (1941 ? 1967), ISSN: 15183394
  • 2022, Cláudia Cristina do Lago Borges, Vânia Cristina da Silva , LEI N. 11.645/08 O que Devemos Aprender com os Indígenas?, ISSN: 19812434
  • 2019, Simone Maria da Silva, Cláudia Cristina do Lago Borges , Educação escolar indígena potiguara: uma análise estrutural e material, ISSN: 15199452
  • 2016, Cláudia Cristina do Lago Borges , Periódicos Acadêmicos: produção de acadêmicos ou de Conhecimento?, ISSN: 23596902

Publicação em Eventos (41)

  • 2024, Cláudia Cristina do Lago Borges, Cláudia Cristina do Lago Borges, Rotas tupi: uma análise historiográfica e a arqueológica pelo sertão da Paraíba e Rio grande do Norte, VII Jornada Nacional de História dos Sertões - I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos, Resumo
  • 2024, Cláudia Cristina do Lago Borges, CAMINHOS TUPI PELO SERTÃO DA PARAÍBA E RIO GRANDE DO NORTE. ENTRE A HISTORIOGRAFIA E A ARQUEOLOGIA, 4º Ciclo Ibero-americano de Diálogos Contemporâneos : História, Historiografia e Memória, Resumo
  • 2024, Cinthya Karolyne Nunes Gomes, Cláudia Cristina do Lago Borges, Cláudia Cristina do Lago Borges, O LUGAR DA TEMÁTICA INDÍGENA NO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08, I Encontro Discente PPGH | UFPB, Resumo Expandido
  • 2024, Niédja da Silva Gomes Santos, Sabrina de Souza Silva, Cláudia Cristina do Lago Borges, Cláudia Cristina do Lago Borges, (RE) PENSANDO OS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL COM O JOGO DE TABULEIRO ?GUAPÓ?, I Encontro Discente PPGH | UFPB, Resumo Expandido
  • 2023, , JOGOS E PODCAST NO ENSINO DE HISTÓRIA, Núcleo de História da Residência Pedagógica da Universidade Federal da Paraíba,
  • 2023, Lucas Flávio Alverga da Silva, Venâncio de Oliveira Araújo, Cláudia Cristina do Lago Borges, Serioja Cordeiro Mariano, METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE PRÉ-HISTÓRIA, XXV Encontro de Iniciação à Docência - ENID - 2023, Resumo Expandido
  • 2022, Luara Alencar Francisco, Cláudia Cristina do Lago Borges, O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE VIDEOAULAS: POTENCIALIDADES E REVISIONISMOS, XX Encontro Estadual de História | ANPUH-PB, Resumo
  • 2022, Cinthya Karolyne Nunes Gomes, Henrique Saraiva Louvem, Rayane de Lima Brasil, Cláudia Cristina do Lago Borges, O USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA, XXIII Encontro de Iniciação à Docência, Resumo Expandido
  • 2022, Luara Alencar Francisco, Cláudia Cristina do Lago Borges, O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE VIDEOAULAS: POTENCIALIDADES E REVISIONISMOS, Encontro Estadual de História ? ANPUH-PB, Trabalho Completo
  • 2021, MARIA LUISA SOARES MARCOLINO, Cláudia Cristina do Lago Borges, A POLÍTICA ECONÔMICA DO SPI SOBRE O POSTO INDÍGENA NÍSIA BRASILEIRA, III CONGRESSO INTERNACIONAL MUNDOS INDÍGENAS, Resumo Expandido
  • 2021, , ENSINO DE PRÉ-HISTÓRIA E ANTIGUIDADE: RELATO DE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, 7o Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História,
  • 2021, YRIS CAMPOS OLIVEIRA, Cláudia Cristina do Lago Borges, O ASSISTENCIALISMO À SAÚDE DOS POTIGUARA SOB A POLÍTICA DO SPI, http://coimi.net/pt/, Resumo Expandido
  • 2020, MARIA LUISA SOARES MARCOLINO, Cláudia Cristina do Lago Borges, A POLÍTICA ECONÔMICA DE VARGAS E DO SPI SOBRE O POSTO INDÍGENA DE NÍSIA BRASILEIRA, III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES DOCUMENTAIS E PESQUISA HISTÓRICA, Resumo Expandido
  • 2020, , TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS ? SECAMPO,
  • 2020, DARCYA JEANNE SILVA DE ARAUJO, Cláudia Cristina do Lago Borges, EDUCAR PARA CIVILIZAR: O projeto educacional indigenista na legislação do SPI (1910-1945), III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES DOCUMENTAIS E PESQUISA HISTÓRICA, Resumo Expandido
  • 2020, YRIS CAMPOS OLIVEIRA, Cláudia Cristina do Lago Borges, O SPI E AS POLÍTICAS DE SAÚDE JUNTO AO POSTO INDÍGENA NÍSIA BRASILEIRA, III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES DOCUMENTAIS E PESQUISA HISTÓRICA, Resumo Expandido
  • 2019, THAMIRES SOARES LIMA, Cláudia Cristina do Lago Borges, A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INDÍGENA, VIII COLÓQUIO NACIONAL HISTÓRIA CULTURAL E SENSIBILIDADES, Trabalho Completo
  • 2019, , A POLÍTICA DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS NOS DECRETOS ENTRE 1910 A 1945, III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica,
  • 2019, DARCYA JEANNE SILVA DE ARAUJO, Cláudia Cristina do Lago Borges, EDUCAR PARA CIVILIZAR: O PROJETO EDUCACIONAL INDIGENISTA NA LEGISLAÇÃO DO SPI (1910-1945), III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa histórica, Resumo
  • 2019, ANDERSON BASTOS DA SILVA, Cláudia Cristina do Lago Borges, A PROBLEMÁTICA DO LIVRO DIDÁTICO NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NOS MANUAIS DO 1o ANO DO ENSINO MÉDIO, VIII COLÓQUIO NACIONAL HISTÓRIA CULTURAL E SENSIBILIDADES ? SERTÕES: FRONTEIRAS, IDENTIDADES, DIVERSIDADES, Trabalho Completo
  • 2019, Cláudia Cristina do Lago Borges, OS POVOS INDÍGENAS NA HISTÓRIA DO BRASIL: UMA PERSPECTIVA PARA O USO DE FONTES NO ENSINO E NA PESQUISA HISTÓRICA, III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica, Resumo
  • 2019, , ?EU APRENDO SOBRE ASSUNTOS ANTIGOS?: O QUE APRENDEM OS ESTUDANTES POTIGUARA NAS AULAS DE HISTÓRIA?, III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica,
  • 2018, , História dos povos indígenas e cultura afro-brasileira na prática da Lei 11. 645, XVIII Encontro Estadual de História ANPUH-PB,
  • 2018, Cláudia Cristina do Lago Borges, DARCYA JEANNE SILVA DE ARAUJO, A LEI 11.645/2008 NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: Um olhar sobre o ensino de História no PNE e na BNCC, XVIII Encontro Estadual da Anpuh, Trabalho Completo
  • 2018, DARCYA JEANNE SILVA DE ARAUJO, Cláudia Cristina do Lago Borges, A LEI 11.645/2008 NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: Um olhar sobre o ensino de História no PNE e na BNCC, XVIII Encontro Estadual da ANPUH-PB, Trabalho Completo
  • 2018, Cláudia Cristina do Lago Borges, A LEI 11.645 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA, II Congresso Internacional Mundos Indígenas, Resumo
  • 2018, Cláudia Cristina do Lago Borges, Vânia Cristina da Silva, História dos povos indígenas e cultura afro-brasileira na prática da Lei 11.645, XVIII Encontro Estadual da ANPUH, Resumo
  • 2018, Cláudia Cristina do Lago Borges, A LEI 11.645 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA, II CONGRESSO INTERNACIONAL MUNDOS INDÍGENAS, Trabalho Completo
  • 2018, Cláudia Cristina do Lago Borges, Vânia Cristina da Silva, Representações tapuias: entre a pré-história, a historiografia e a iconografia de Albert Eckhout, 56.º Congreso Internacional de Americanistas, Trabalho Completo
  • 2017, Cláudia Cristina do Lago Borges, HISTÓRIA INDÍGENA EM SALA DE AULA: ENTRE CRISTALIZAÇÕES E RESISTÊNCIAS, VII Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades Sertões: Corpo, Educação e Sociedade, Trabalho Completo
  • 2017, Cláudia Cristina do Lago Borges, Vânia Cristina da Silva, OS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OBRAS DO PNLD 2017, I Congresso Nacional em Educação & Práticas Interdisciplinares, Trabalho Completo
  • 2017, Cláudia Cristina do Lago Borges, NATALIA GOMES NASCIMENTO, THAMIRES SOARES LIMA, A FUNÇÃO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE, Congresso Nacional de Educação, Resumo
  • 2017, Cláudia Cristina do Lago Borges, HISTÓRIA INDÍGENA EM SALA DE AULA: ENTRE CRISTALIZAÇÕES E RESISTÊNCIAS, VII COLÓQUIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL E SENSIBILIDADES, Resumo
  • 2017, ANDERSON BASTOS DA SILVA, Rhanna de Pádua Barbosa Falcão de Albuquerque, THAMIRES SOARES LIMA, Cláudia Cristina do Lago Borges, OS POVOS INDÍGENAS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, I Congresso Nacional em Educação & Práticas Interdisciplinares, Trabalho Completo
  • 2017, , TEORIA, MÉTODO E PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA SOBRE O ENSINO DOS POVOS INDÍGENAS, Conhecimento, debates e reflexões: povos indígenas no Brasil,
  • 2017, , Mesa de debate: Conhecimentos, debates e reflexões sobre os povos indígenas, Colóquio Conhecimentos e debates sobre os povos indígenas do Brasil,
  • 2017, Cláudia Cristina do Lago Borges, DARCYA JEANNE SILVA DE ARAUJO, Maria Cláudia de Almeida Rocha, Simone Maria da Silva, FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INDÍGENA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, I Congresso Nacional em Educação & Práticas Interdisciplinares, Trabalho Completo
  • 2017, Cláudia Cristina do Lago Borges, HISTÓRIA INDÍGENA EM SALA DE AULA: ENTRE CRISTALIZAÇÕES E RESISTÊNCIAS, VII COLÓQUIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL E SENSIBILIDADES, Trabalho Completo
  • 2014, Cláudia Cristina do Lago Borges, Maria Cláudia de Almeida Rocha, Eliakin Ramos Moura da Silva, UMA BREVE ANÁLISE DO ?LUGAR? DA PRÉ-HISTÓRIA E DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS, XVI Encontro Estadual de História, Trabalho Completo
  • 2013, Katharine Suelen do Nascimento Rodrigues, Cláudia Cristina do Lago Borges, Teoria, método e produção didático-pedagógica no ensino de Pré-história, Simpósio Nacional de História - ANPUH, Trabalho Completo
  • 2012, Cláudia Cristina do Lago Borges, Entre a memória e o presente: o caso do Museu do Seridó/RN, XV Encontro Estadual de História - ANPUH - PB, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (18)

  • 2025, ENTRE O TER E O SER: O ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL, AMÉRICA LATINA E BRASIL: Pluralidade, permanências e rupturas, Cláudia Cristina do Lago Borges, Martinho Guedes dos Santos Neto
  • 2023, Ensino de temporalidades recuadas: algumas experiências gamificadas, Os presentes do ensino de História: (re)construção em novas bases, Priscilla Gontijo Leite, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2023, Metodologias no ensino de História: da proposta à experiência curricular nos laboratórios de ensino, Escravidão: seus temas e problemas em aulas de História, Martinho Guedes dos Santos Neto, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2022, A SAÚDE DOS POTIGUARA DA PARAÍBA SOB A POLÍTICA DO SPI, Série Iniciados, YRIS CAMPOS OLIVEIRA, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2022, INDÍGENAS ESCREVENDO PARA NÃO INDÍGENAS: POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM HISTÓRICA INTERCULTURAL, Oficinas de História, Cláudia Cristina do Lago Borges, Vânia Cristina da Silva
  • 2022, JOGOS E PODCAST NO ENSINO DE HISTÓRIA, EXPERIÊNCIAS DOCENTES E A CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO, Cláudia Cristina do Lago Borges, Luara Alencar Francisco, Henrique Saraiva Louvem
  • 2021, ENSINO DE PRÉ-HISTÓRIA E ANTIGUIDADE: RELATO DE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, Caminhos da Aprendizagem Histórica: Ensino de Pré-História e Antiguidade, Cláudia Cristina do Lago Borges, Priscilla Gontijo Leite
  • 2020, ?A HISTÓRIA EXPLICA O PASSADO E O PRESENTE?: O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA, Ensino de História e Etnicidades, Vânia Cristina da Silva, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2020, O USO DAS TECNOLOGIAS NAS DIRETRIZES DA BNCC E DA BNC-FORMAÇÃO, Ensino de História: Mídias e Tecnologias, Cláudia Cristina do Lago Borges, Priscilla Gontijo Leite
  • 2020, O LUGAR DA PRÉ-HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NAS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA, Ensino de História e Diálogos Transversais, Cláudia Cristina do Lago Borges, MARIA LUISA SOARES MARCOLINO
  • 2020, Evolucy. Uma gamificação para o ensino de Pré-história, História em jogo: as questões do tempo presente e os desafios do ensino de História, Cláudia Cristina do Lago Borges, Priscilla Gontijo Leite
  • 2019, O LUGAR DO INDÍGENA NA BNCC E AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, Aprendendo História: Etnicidades., Cláudia Cristina do Lago Borges, Vânia Cristina da Silva
  • 2018, DEZ ANOS DA LEI 11.645: ENTRE MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS, Aprendizagens Históricas: gêneros e etnicidades, Cláudia Cristina do Lago Borges, Vânia Cristina da Silva
  • 2018, Representações tapuias: entre a pré-história, a historiografia e a iconografia de Albert Eckhout, MEMORIA DEL 56.o CONGRESO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS, Cláudia Cristina do Lago Borges, Vânia Cristina da Silva
  • 2017, FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INDÍGENA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, I Congresso Nacional em Educação & Práticas Interdisciplinares, DARCYA JEANNE SILVA DE ARAUJO, Maria Cláudia de Almeida Rocha, Simone Maria da Silva, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2017, Consciência de si, consciência do outro: a história dos povos indígenas na formação docente, Jardim de Histórias: discussões e experiências em aprendizagem histórica, Cláudia Cristina do Lago Borges, Vânia Cristina da Silva
  • 2017, OS POVOS INDÍGENAS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, I Congresso Nacional em Educação & Práticas Interdisciplinares, ANDERSON BASTOS DA SILVA, Rhanna de Pádua Barbosa Falcão de Albuquerque, THAMIRES SOARES LIMA, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2017, OS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OBRAS DO PNLD 2017, I Congresso Nacional em Educação & Práticas Interdisciplinares, Cláudia Cristina do Lago Borges, Vânia Cristina da Silva

Livros (6)

  • 2024, Conhecendo os Potiguara da Paraíba: Uma aventura em Quadrinhos, Cláudia Cristina do Lago Borges, Cláudia Cristina do Lago Borges, Cinthya Karolyne Nunes Gomes, Sheila Taiane Teixeira da Silva, Thamires Kevillyn Barbosa de Lima
  • 2022, Ensino de história, tecnologias e metodologias ativas: novas experiências e saberes escolares, Cláudia Cristina do Lago Borges, Priscilla Gontijo Leite, Arnaldo Martin Szlachta Junior
  • 2022, EXPERIÊNCIAS DOCENTES E A CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO, Cláudia Cristina do Lago Borges, Priscilla Gontijo Leite
  • 2015, Caleidoscópios: por entre imagens, gêneros, educações e histórias, Cláudia Cristina do Lago Borges, Regina Maria Rodrigues Behar
  • 2013, Capitania do Rio Grande. Histórias e colonização na América Portuguesa, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2013, Uma narrativa pré-histórica. O cotidiano de antigos grupos humanos no sertão do Seridó, Cláudia Cristina do Lago Borges

Textos Didáticos (1)

  • 2024, Conhecendo os Potiguara Conhecendo os Potiguara da Paraíba: Uma aventura da Paraíba: Uma aventura em Quadrinhos em Quadrinhos, Cláudia Cristina do Lago Borges, Cláudia Cristina do Lago Borges, Cinthya Karolyne Nunes Gomes, Sheila Taiane Teixeira da Silva, Thamires Kevillyn Barbosa de Lima

Produções Tecnológicas (3)

  • 2021, Evolucy, Cláudia Cristina do Lago Borges, Priscilla Gontijo Leite, MARIANA KAREN ALVES DOS SANTOS, Francinally Pereira de Melo
  • 2021, EVOLUCY, Cláudia Cristina do Lago Borges, Francinally Pereira de Melo
  • 2021, Evolucy, Cláudia Cristina do Lago Borges, Priscilla Gontijo Leite, Mariana Karen Santos, Francinally P. Melo

Participações em Bancas de Concursos (3)

  • 2021, HOMOFOBIA NO FUTEBOL BRASILEIRO, ARTHUR LUIZ FERREIRA CARNEIRO DOS SANTOS
  • 2021, EVOLUCY: DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA, FRANCINALLY PEREIRA DE MELO
  • 2020, Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério Superior, na área de História do Brasil e História Regional - RN,

Participações em Bancas de Cursos (50)

  • 2025, Dissertação de Mestrado Cidadania, genero e ensino de Historia Antiga: discussoes a partir da retorica de Iseu, ANA CAROLINA SIMÕES SILVA
  • 2025, Dissertação de Mestrado IMAGENS FEMININAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: A FOTOGRAFIA COMO FONTE E LINGUAGEM HISTORIOGRAFICA PARA O ENSINO DE HISTORIA, ALINE VIEIRA FERNANDES
  • 2025, Dissertação de Mestrado A voz Potiguara ecoa na sala de aula: novas perspectivas no Ensino de Historia, ANDERSON BASTOS DA SILVA
  • 2024, Qualificação de Mestrado A voz Potiguara ecoa na sala de aula: novas perspectivas no ensino de historia, ANDERSON BASTOS DA SILVA
  • 2024, Qualificação de Mestrado Imagens femininas da Segunda Guerra Mundial: a fotografia como fonte e linguagem historiografica para o ensino de historia, ALINE VIEIRA FERNANDES
  • 2024, Dissertação de Mestrado DIVERSIDADE SEXUAL E DE GENERO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SALVINO JOAO PEREIRA, JURIPIRANGA-PB, POR UMA ESCOLA SEM PRECONCEITO (2015-2023), JOSÉ RIVALDO MACHADO LEITE
  • 2024, Qualificação de Mestrado CIDADANIA, GENERO E ENSINO DE HISTORIA ANTIGA: DISCUSSOES A PARTIR DA RETORICA DE ISEU, ANA CAROLINA SIMÕES SILVA
  • 2024, Dissertação de Mestrado Conquistando a Paraiba: O ensino de historia atraves dos jogos, EMILIO PINTO DE FIGUEIREDO JUNIOR
  • 2024, Dissertação de Mestrado Ser preto em paginas brancas: analise de ilustracoes do processo de evolucao da especie humana em livros didaticos, FABRICIO JOSE PIMENTA DE ARAUJO
  • 2024, Dissertação de Mestrado Por um Ensino de resistencia(s): possibilidades de praticas educativas em Sao Miguel de Taipu –PB , JOSE THIAGO SILVA DOS SANTOS
  • 2023, Dissertação de Mestrado Educacao Popular e Consciencia Sanitaria: o Movimento de Educacao de Base (MEB) no sertao do Serido Potiguar (1970-1980), JUCIENE RAQUEL DE LIMA SIQUEIRA
  • 2023, Qualificação de Mestrado Por um Ensino de Resistencia: possibilidades de praticas educativas que evidenciem os povos indigenas para uma contribuicao pedagogica no Ensino Fundamental II , JOSE THIAGO SILVA DOS SANTOS
  • 2023, Qualificação de Mestrado Conquistando a Paraiba: O ensino de historia atraves dos jogos, EMILIO PINTO DE FIGUEIREDO JUNIOR
  • 2023, Qualificação de Mestrado Ser negro em paginas brancas: o lugar dos africanos em ilustracoes da evolucao humana em livros didaticos, FABRICIO JOSE PIMENTA DE ARAUJO
  • 2022, Tese de Doutorado TRÔPEGOS CAMINHOS: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A ROTA DA CACHAÇA POTIGUAR NO RIO GRANDE DO NORTE/BRASIL E A ROTA DA AGUARDENTE PORTUGUESA NO VALE DO DOURO/PORTUGAL, Maria Lúcia Bastos Alves (UFRN); Almir Félix Batista de Oliveira (UFRN); Joel Carlos de Souza Andrade (UFRN); Cláudia Cristina do Lago Borges (UFPB); Jean Henrique Costa (UFRN)
  • 2022, Dissertação de Mestrado AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMACAO E COMUNICACAO (TDIC) COMO ESTRATEGIA METODOLOGICA PARA O ENSINO DE HISTORIA, ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA
  • 2021, Qualificação de Mestrado As Relacoes Etnico Raciais no Manual do professor dos Livros Didaticos de Historia, MARIA DAS GRACAS JUSTINO
  • 2021, Qualificação de Mestrado “As relações étnico raciais no manual do professor dos livros didáticos de História, MARIA DAS GRAÇAS JUSTINO,
  • 2021, Qualificação de Mestrado AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMACAO E COMUNICACAO (TDIC) COMO ESTRATEGIA METODOLOGICA PARA O ENSINO DE HISTORIA, ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA
  • 2021, Qualificação de Mestrado “CONVEM APROVEITAR E EDUCAR PELOS METODOS PROPRIOS”: A politica educacional do SPI e a educacao formal entre os Potiguara da Paraiba (1932-1967),, DARCYA JEANNE SILVA DE ARAUJO
  • 2021, Dissertação de Mestrado SI?TIO CULUMINS: UM OLHAR SOBRE O SERTÃO DO SERIDÓ, SÉCULOS XVIII E XIX, HOZANA DANIZE LOPES DE SOUZA
  • 2021, Tese de Doutorado O ENSINO DE HISTORIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA DA PARAIBA, Vânia Cristina da Silva
  • 2021, Qualificação de Mestrado Sob as bençãos da igreja: as fontes paroquiais para o estudo da escravidão em Macaúbas no século XIX, Luciana Deise Sant'Ana de Magalhães Neves
  • 2021, Dissertação de Mestrado O PLANO DE PROPAGANDA CONTRA ANALFABETISMO EM PARELHAS/RN (1928-1930), LAI?SA FERNANDA SANTOS DE FARIAS
  • 2020, Dissertação de Mestrado Acesso e permanência dos estudantes com deficiência na UFCG: eficácia das ações implementadas, Damião de Lima, Uyguaciara Veloso Castelo Branco, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2020, Qualificação de Doutorado TRÔPEGOS CAMINHOS: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A ROTA DA CACHAÇA POTIGUAR NO RIO GRANDE DO NORTE/BRASIL E A ROTA DA AGUARDENTE PORTUGUESA NO VALE DO DOURO/PORTUGAL, JOSÉ DA PAZ DANTAS
  • 2019, Monografia de Graduação Versões de um crime: o caso de estupro de Teresa Maria do Espírito Santo na Capitania da Paraíba no século XVIII, Regina Maria Rodrigues Behar, Mozart Vergetti de Meneses, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2019, Monografia de Graduação O ROCK BRASILEIRO E A ?REDEMOCRATIZAÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA? (1982-1985), Tiago Bernardon de Oliveira, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2019, Inclusão de pessoas com deficiência: uma análise quanto as políticas públicas educacionais na UFCG, Damião de Lima, Uyguaciara Veloso Castelo Branco, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2019, Qualificação de Mestrado INCLUSAO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA: UMA ANALISE QUANTO AS POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS NA UFCG, ALDENICE RIBEIRO DA COSTA PINHEIRO
  • 2017, Dissertação de Mestrado A MORTE AO LONGO DO CAMINHO": reflexões da religiosidade popular presente nas práticas mortuárias referentes às cruzes e memoriais de beira de estrada do interior paraibano, FERNANDA LEMOS, MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2015, Monografia de Graduação Direito à verdade e à justiça no Chile e Brasil: um estudo comparativo das políticas públicas de justiça de transição, Rodrigo Freire de Carvalho e Silva, Jaldes Menzes, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2015, Monografia de Graduação Homossexualidade e cristianismo: análise dos discursos tradicionais e inclusivos no século XXI, Regina Maria Rodrigues Behar, Eduardo Henrique de Lima Guimarães, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2015, Monografia de Graduação Trajetória do afro-paraibano Tomás Santa Rosa Júnior (1909-1956), Solange Pereira da Rocha, Elio Chaves Flores, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2015, Monografia de Graduação Os usos da Biblioteca escolar nas aulas de História: possibilidades para professores e alunos, Vilma de Lurdes Barbos, Quezia Vila Flor Furtado, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2015, Monografia de Graduação Um olhar sobre os Direitos Humanos: da Lei da Anistia à Comissão Nacional da Verdade, Lucia de Fátima Guerra, Paulo Giovani Antonino Nunes, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2015, Monografia de Graduação A direção da segregação. A produção da cidade no Brasil, Regina Célia Gonçalves, Vilma de Lurdes Barbos, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2015, Monografia de Graduação As visitações inquisitoriais na Paraíba e a intolerância religiosa, Mozart Vergetti de Meneses, Carlos André Macedo Cavalcante, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2015, Monografia de Graduação A educação das relações étnico-raciais na escola: uma discussão a partir das escolas públicas do município de Santa Rita-PB, Suelídia Maria Calaça, Orlandil Moreira de Lima, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2015, Monografia de Graduação Beto Quirino e Babilak Bah: ativismo cultural no Brasil contemporâneo, Mozart Vergetti de Meneses, Elio Chaves Flores, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2015, Monografia de Graduação Redes Sociais on line x ,ídia tradicional nos protestos de 2013, Paulo Giovani Antonino Nunes, Paulo Roberto de Azevedo Maia, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2015, Monografia de Graduação Nas ruas contra o racismo, a violência e pelo bem viver: o 25 de julho na Paraíba, Solange Pereira da Rocha, Elio Chaves Flores, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2015, Monografia de Graduação Os viajantes estrangeiros no Brasil. A Paraíba de Elias Herckman, descrição da capitania a partir dos seus topônimos, Mozart Vergetti de Meneses, Monique Guimarães Cittadino, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2014, Monografia de Graduação Entre História e Arqueologia: estudo dos sítios arqueológicos do Município de Camalaú, Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva, Carlos Xavier de Azevedo Netto, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2014, Monografia de Graduação O PTB e o trabalhismo entre 1945 e 1964, Damião de Lima, Regina Célia Gonçalves, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2014, Dissertação de Mestrado Igreja Mundial do poder de Deus: práticas religiosas para soluções imediatas, Maria da Conceição Silva, Flávio Munhoz Sofiati, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2014, Monografia de Graduação A imagem do índio no discurso de brasilidade no século XIX: entre o IHGB e a literatura indianista, Regina Célia Gonçalves, Acácio José Lopes Catarino, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2014, Monografia de Graduação Mulheres no Brasil colônia: identidade forjada, Serioja Cordeiro Mariano, Mozart Vergetti de Meneses, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2014, Monografia de Graduação A trajetória da Educação rural no Brasil, a partir de 1930, Damião de Lima, Vilma de Lurdes Barbos, Cláudia Cristina do Lago Borges
  • 2014, Monografia de Graduação Efeitos sócios-culturais da Lei do Ventre Livre na Província de Pernambuco, Solange Pereira da Rocha, Acácio José Lopes Catarino, Cláudia Cristina do Lago Borges

Prêmios Recebidos (2)

  • 2022, Prêmio Jovem Pesquisador, Local
  • 2022, Prêmio Jovem Pesquisador, Local

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (12)

  • 2024,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, MNEME (CAICÓ. ONLINE)
  • 2024,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, HISTÓRIA UNICAP
  • 2024,Membro do Conselho Editorial, , Não Informado, Textos NDIHR
  • 2023,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Revista Inter-Ação
  • 2023,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Revista Educação e Pesquisa
  • 2022,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Revista História e Cultura
  • 2020,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Revista Brasileira de História da Educação
  • 2019,, UFPB, Nacional,
  • 2018,, UFPB, Nacional,
  • 2016,, UFPB, Nacional,
  • 2016,, UFPB, Nacional,
  • 2012,, UFCG, Nacional,

Participação em Colegiados e Comissões (1)

  • Consepe, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Trabalho de Fim de Curso(18)

  • EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: UMA ANÁLISE ESTRUTURAL E MATERIAL, SIMONE MARIA DA SILVA , 07/2017
  • O DISCURSO NOS RELATOS DE VIAGEM E NA ICONOGRAFIA DE HANS STADEN, RHANNA DE PADUA BARBOSA FALCAO DE ALBUQU , 11/2018
  • ESCOLA PARA ÍNDIO: A política indigenista educacional do SPI e a educação indígena Potiguara (1941-1945), DÁRCYA JEANNE SILVA DE ARAUJO , 09/2019
  • MARIA JOSÉ SOARES DA SILVA: MINHA TRAJETÓRIA ESCOLAR, ACADÊMICA E PROFISSIONAL, MARIA JOSE SOARES DA SILVA , 09/2019
  • Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Pombal, LAIS WANDERLEY FELIPE , 04/2019
  • O POSTO INDÍGENA DE NÍSIA BRASILEIRA NA ADMINISTRAÇÃO DO SPI, ANDERSON BASTOS DA SILVA , 04/2020
  • Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas: perspectivas para Educação Escolar Indígena Potiguara, MARIA CLAUDIA CAMARA DE ALMEIDA , 02/2016
  • NOTICIÁRIOS TAPUIAS: UMA ANÁLISE DAS NOTÍCIAS DE JORNAIS, SOBRE OS PROCESSOS DE ARRENDAMENTO DE TERRAS INDÍGENAS CARIRI E TARAIRIÚ NO SERTÃO PARAIBANO -1860-1889, YURI HARRISON DE SOUZA LIRA , 08/2024
  • O CACICADO DE DANIEL SANTANA DOS SANTOS, ANTONY MARCOS CRUZ SANTANA , 05/2025
  • Microtomografia computadorizada do complexo dentoalveolar como ferramenta para avaliar a saúde bucal em uma amostra arqueológica da região do estado da Paraíba, Brasil, RICARDO DIAS DE CASTRO , 05/2024
  • SILENCIAMENTO HISTÓRICO E JOGOS DE SIMULAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE EMPIRE: TOTAL WAR, BRUNO RAMALHO DE FIGUEIREDO , 10/2024
  • O CACICADO DE DANIEL SANTANA DOS SANTOS, ANTONY MARCOS CRUZ SANTANA , 10/2024
  • Microtomografia computadorizada do complexo dentoalveolar como ferramenta para avaliar a saúde bucal em uma amostra arqueológica da região do estado da Paraíba, Brasil., RICARDO DIAS DE CASTRO , 11/2024
  • RAÍZES DE UM POVO, HISTÓRIAS PROFUNDAS: O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA ETNOHISTÓRIA E HISTÓRIA NAS ESCOLAS POTIGUARA, LUIGI CARLOS ANDRADE DO NASCIMENTO , 11/2024
  • “O ENIGMA DE TAPISSERICA: DESBRAVANDO A ALDEIA PERDIDA NA GOYANA NEERLANDESA (1630-1654)”, THAYNARA RAIZA DA SILVA , 05/2025
  • EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB): A TEMÁTICA INDÍGENA NOS CURRÍCULOS, CINTHYA KAROLYNE NUNES GOMES , 05/2025
  • Dentes como fontes históricas: uma abordagem histórico-arqueológica para compreensão do passado, RICARDO DIAS DE CASTRO , 04/2025
  • “O ENIGMA DE TAPISSERICA: DESBRAVANDO A ALDEIA PERDIDA NA GOYANA NEERLANDESA (1630-1654)”, THAYNARA RAIZA DA SILVA , 05/2025

Orientações de Pós-Graduação (16)

  • Mestrado Profissional, ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA, 03/2020 - 06/2022 , Concluída em
  • Mestrado Profissional, ANDERSON BASTOS DA SILVA, 05/2023 - , Concluída em 02/2025
  • Mestrado Profissional, LARISSA DE ALMEIDA NOBREGA, 06/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, ANDERSON BASTOS DA SILVA, 05/2023 - , Concluída em 02/2025
  • Doutorado, LÍCIO ROMERO COSTA, 05/2025 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MIRIAN GOMES DO NASCIMENTO, 05/2025 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA LUISA SOARES MARCOLINO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, YRIS CAMPOS OLIVEIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ISABELA DA SILVA DIAS, 04/2020 - 07/2022 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANA PAULA ESTRELA, 05/2021 - 06/2022 , Concluída em
  • Mestrado, JOSÉ RIVALDO MACHADO LEITE, 08/2023 - , Concluída em 07/2024
  • Mestrado, ISABELA DA SILVA DIAS, 04/2020 - 03/2022 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JOSÉ RIVALDO MACHADO LEITE, 08/2023 - , Concluída em 07/2024
  • Mestrado, ALINE VIEIRA FERNANDES, 08/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ALINE VIEIRA FERNANDES, 08/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JOSÉ MARCOS NASCIMENTO PONTES, 05/2025 - , Orientação em Andamento

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2025 | producao_sigaa-4.sigaa-4 | v25.7.2