2022, Erivaldo Pereira do Nascimento, MELO DA SILVA, JANAÍNA , Modalizadores discursivos e argumentatividade no gênero procuração, ISSN: 22376984
2021, Gracilene Barros de Oliveira, Erivaldo Pereira do Nascimento , Ensino de Produção do Debate de Opinião de Fundo Controverso Mediado pelas Sequências Didáticas: uma experiência no enisno fundamental, ISSN: 24484520
2020, GONÇALVES DE DEUS, KATIA REGINA, Erivaldo Pereira do Nascimento , A argumentação no gênero discursivo contrato: uma análise dos modalizadores deônticos, ISSN: 22360883
2020, CARVALHO, ALEISE GUIMARÃES, MORAIS, MARIA ELIANE GOMES, Erivaldo Pereira do Nascimento , Operadores de contraposição na introdução das redações do ENEM, ISSN: 22376984
2020, Francisca Janete da Silva Adelino, Erivaldo Pereira do Nascimento , Argumentação na entrevista de seleção de emprego: um olhar sobre a modalização, ISSN: 23161795
2019, CARVALHO, ALEISE GUIMARÃES, Erivaldo Pereira do Nascimento , Discurso relatado à luz da Semântica Argumentativa e da Gramática Normativa, ISSN: 22376321
2019, Maria Eliane Gomes Morais, Maria da Guia Santos de França, Erivaldo Pereira do Nascimento , Semânticas Argumentativa e Enunciativa: uma análise dos operadores argumentativos, ISSN: 22360883
2019, GONÇALVES DE DEUS, KATIA REGINA, Erivaldo Pereira do Nascimento , A ocorrência dos modalizadores epistêmicos, avaliativos e delimitadores no gênero discursivo contrato, ISSN: 19832435
2018, Erivaldo Pereira do Nascimento , O funcionamento semântico-argumentativo da modalização epistêmica quase-asseverativa, ISSN: 22360883
2018, Francisca Janete da Silva Adelino, Erivaldo Pereira do Nascimento , O funcionamento semântico-argumentativo da modalização epistêmica quase-asseverativa, ISSN: 22360883
2018, Erivaldo Pereira do Nascimento , A modalização discursiva como índice de argumentatividade nos gêneros acadêmicos, ISSN: 19848412
2018, Thiago Magno de Carvalho Costa, Erivaldo Pereira do Nascimento, José Wellisten Abreu de Souza , A Argumentação e a Análise linguística nas Aulas de Inglês como Língua estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa, ISSN: 22374876
2017, Erivaldo Pereira do Nascimento , A Didatização da Escrita: implicações teórico-metodológicas, ISSN: 23585860
2017, Erivaldo Pereira do Nascimento , A modalização deôntica no gênero entrevista de emprego: estratégia semântico-argumentativa, ISSN: 23161795
2017, Francisca Janete da Silva Adelino, Erivaldo Pereira do Nascimento , A orientação argumentativa dos modalizadores avaliativos, ISSN: 22376984
2017, Francisca Janete da Silva Adelino, Erivaldo Pereira do Nascimento , Gêneros discursivos: uma olhar sobre a entrevista de emprego sob a perspectiva de Bakhtin, ISSN: 21789010
2016, Maria Vanice Lacerda de Melo Barbosa, Erivaldo Pereira do Nascimento , As perspectivas do ensino de gramática no livro didático: um olhar semântico sobre as preposições, ISSN: 24484520
2016, Erivaldo Pereira do Nascimento, Yslânia Soares Gonçalves , A Modalização Discursiva no Gênero Resolução: estratégia semântico-argumentativa, ISSN: 1983828X
2015, Erivaldo Pereira do Nascimento , O ensino da argumentação nos processos de leitura e de análise linguística na educação básica, ISSN: 16793404
2015, Erivaldo Pereira do Nascimento , O ensino da argumentação na leitura, na produção textual e na análise linguística: reflexões teórico-propositivas, ISSN: 22360883
2015, Erivaldo Pereira do Nascimento, Aleise Guimarães Carvalho , O arrazoado por autoridade e a modalização discursiva no gênero projeto de pesquisa de TCC: estratégias de argumentação, ISSN: 1983828X
2015, Erivaldo Pereira do Nascimento, Adelia Luciana Rangel Botêlho de Araújo , Produção textual do gênero artigo de opinião no ensino fundamental: uma proposta de ensino e aprendizagem mediada por sequências didáticas, ISSN: 23585870
2015, Erivaldo Pereira do Nascimento , A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia, ISSN: 01013335
2013, Kátia Regina de Almeida Gonçalves, Pricila Rafaela dos Santos Oliveira, Erivaldo Pereira do Nascimento , A produção de gêneros textuais do universo empresarial e oficial mediada por sequência didática, ISSN: 16788931
2012, Erivaldo Pereira do Nascimento , A polifonia de locutores no gênero ata: estratégia semântico-argumentativa, ISSN: 1808656X
Publicação em Eventos (93)
2021, , Ensino de argumentação e significação: uma proposta para a análise linguística dos verbos dicendi, VII Encontro das Ciências Aplicadas ao Ensino,
2021, , Ensino e aprendizagem do gênero resenha: uma experiência mediada pela sequência didática, V Jornada Nacional de Línguas & Linguagens e I Jornada Internacional de Línguas e Linguagens,
2021, , Argumentação e ensino: da produção textual à análise linguística, PROFLETRAS - UFPB: Diálogos na Web 2021,
2021, , Argumentação no gênero discursivo memorial: efeitos de sentido mobilizados pela Modalização Avaliativa em textos de discentes do curso de Secretariado Executivo, XII Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado,
2021, , Percepções de Docentes de Língua Portuguesa sobre necessidades de formação continuada, Congresso Internacional Movimentos Docentes,
2021, , Formação Continuada de Docentes de Língua Portuguesa: Princípios Norteadores, Congresso Internacional Movimentos Docentes,
2020, , Polifonia e Modalização como Estratégia Argumentativa em gêneros do Universo Jurídico, XXXV Encontro Nacional da ANPOLL,
2020, , Os operadores argumentativos e a polifonia no gênero projeto político pedagógico: a argumentação nos documentos oficiais da educação, II Jornada On-line Discurso, Cultura e Ensino,
2019, , O SE-Locutor no universo jornalístico: o uso da voz coletiva na reportagem e na charge, VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,
2019, , Carta denúncia: a aprendizagem de um gênero impulsionada pela possibilidade de transformação social, IV Seminário de Pesquisa do PROFLETRAS,
2019, , A modalização deôntica e avaliativa na construção de sentidos no Manuel do Professor de Língua Portuguesa, II Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba,
2019, , Estratégias de impessoalidade na escrita acadêmica: o caso das monografias de conclusão de curso, XI SELIMEL Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Maternana e estramgeira e de Literatura,
2019, , Produção do gênero resenha no Ensino fundamental: uma experiência mediada pelas sequências didáticas, V Seminário de Pesquisas do Mestrado PROFLETRAS/Unidade UFPB,
2019, , Argumentatividade no gênero Projeto Político Pedagógico: o uso dos modalizadores, dos operadores argumentativos e da polifonia enunciativa, XI SELIMEL Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Maternana e estramgeira e de Literatura,
2019, Dyuana Maria Soares da Costa, Erivaldo Pereira do Nascimento, Produção do gênero resenha no ensino fundamental: uma experiência mediada pelas sequências didáticas, V Seminário de Pesquisas do Profletras, Resumo
2019, , O Gênero Projeto Político Pedagógico: análise dos operadores argumentativos e da polifonia, II Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba,
2019, , Argumentatividade no gênero projeto Político Pedagógico: modalizadores discursivos e polifonia, II Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba,
2018, Aleise Guimarães Carvalho, Erivaldo Pereira do Nascimento, A modalização deôntica no perfil do twitter da Prefeitura Municipal de João Pessoa: um estudo da intergenericidade, Jornada Itinerante dos 40 anos do GELNE - 2ª parada, Trabalho Completo
2018, Erivaldo Pereira do Nascimento, Francisca Janete da Silva Adelino, Estratégia argumentativa: efeitos de sentido produzidos pela modalização deôntica no gênero entrevista de seleção de emprego, Jornada Itinerante dos 40 anos do GELNE - 2ª parada, Trabalho Completo
2018, Erivaldo Pereira do Nascimento, As vozes do impeachment: a polifonia e a modalização em charges e artigos de opinião sobre o impedimento da presidente Dilma Rousseff, IV Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (IV SEDiar), Trabalho Completo
2018, , Textualidade e Argumentatividade no Manual do Professor de Livros Didáticos da Língua Portuguesa: a modalização avaliativa na construção de sentidos, ALFALITO 2018 - Congresso da Associação de Linguística e Filologia da América Latino,
2018, , Ensino de argumentação em variadas perpsectivas, XXVII Jornada d Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GELNE),
2018, , As vozes do impeachment: a polifonia e a modalização em charges e artigos de opinião sobre o impedimento da presidente Dilma Rousseff, IV SEDiar Seminário Internacional de Estudios sobre Discurso y Argumentación,
2018, , A argumentação e a didatização de gêneros: o ensino contextualizado de estratégias e fenômenos retóricos e linguísticos, Colóquio Argumentação e Polêmica,
2017, Francisca Janete da Silva Adelino, Erivaldo Pereira do Nascimento, A expressão da modalidade epistêmica asseverativa no gênero entrevista de seleção de emprego, XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Trabalho Completo
2017, Maria da Guia Santos de França, Erivaldo Pereira do Nascimento, O manual do professor de livros didáticos de língua portuguesa: uma análise dos modalizadores discursivos, I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba, Resumo
2017, Maria da Guia Santos de França, Erivaldo Pereira do Nascimento, O manual do professor de livros didáticos de língua portuguesa: uma análise dos modalizadores discursivos, I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba, Trabalho Completo
2017, , Grupos de Pesquisa do CCAE, XXV Encontro de Iniciação Científica,
2017, Rosa Severina de Souza Oliveira, Erivaldo Pereira do Nascimento, PRODUÇÃO TEXTUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO POR MEIO DA DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO, X SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA, Trabalho Completo
2017, , O subsistema de comunicação empresarial como vantagem competitiva nas organizações, Jornada Acadêmica do Curso de Secretariado Executivo da UFPE,
2017, Gracilene Barros da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento, Ensino de oralidade e estratégias de retextualização: uma experiência com a produção do gênero debate, I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba, Resumo
2017, Andressa Rayane de Brito Barbosa Costa, Erivaldo Pereira do Nascimento, A utilização dos modalizadores nos artigos de opinião sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff: um estudo semântico-argumentativo e enunciativo, I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba, Resumo
2017, , A polifonia e o ensino de leitura e de análise linguística, Jornada Itinerante 40 anos do GELNE; 2ª parada,
2017, Andressa Rayane de Brito Barbosa Costa, Erivaldo Pereira do Nascimento, A utilização dos modalizadores nos artigos de opinião sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff: um estudo semântico-argumentativo e enunciativo, I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba, Trabalho Completo
2017, , Produção do gênero abaixo-assinado no 7º ano do Ensino Fundamental através de sequências didáticas, III Seminário de Pesquisa do PROFLETRAS,
2017, Hugo Fernando da Silva Nascimento, Erivaldo Pereira do Nascimento, A polifonia em charges sobre o processo de impeachment: fenômeno semântico-argumentativo e enunciativo, I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba, Trabalho Completo
2017, Andrezza Soares Espínola de Amorim, Erivaldo Pereira do Nascimento, Cartas de Solicitação: trabalhando a argumentatividade no 9º ano do ensino fundamental, I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba, Resumo
2017, , Estratégia Argumentativa: efeitos de sentido produzis pela modalização deôntica no gênero entrevista de seleção de emprego, Jornada Itinerante 40 anos do GELNE; 2ª parada,
2017, Hugo Fernando da Silva Nascimento, Erivaldo Pereira do Nascimento, A polifonia em charges sobre o processo de impeachment: fenômeno semântico-argumentativo e enunciativo, I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba, Resumo
2017, , Produção textual de crônicas: uma proposta para o desenvolvimento da argumentatividade para além do contexto escolar, III Seminário de Pesquisa do PROFLETRAS,
2017, Gracilene Barros da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento, O processo de construção dos sentidos no debate de opinião de fundo controverso - no Ensino Fundamental, XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Trabalho Completo
2017, , Interação e avaliação em fóruns assíncronos na EAD: um estudo de caso com o curso de Licenciatura em Língua Espanhola, Jornada Itinerante do GELNE 40 anos: 1ª parada,
2017, Erivaldo Pereira do Nascimento, Os modalizadores discursivos nos gêneros acadêmicos: índices de orientação argumentativa, I seminário do CCO, Trabalho Completo
2016, Francisco André Filho, Erivaldo Pereira do Nascimento, A produção do gênero Resenha Acadêmico-Científica a partir de Sequência Didática, III CONEDU Congresso Nacional de Educação, Trabalho Completo
2016, , I Seminário do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações, I Seminário do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexões de Orações,
2016, , O ensino de produção do debate de opinião de fundo controverso mediado pelas sequências didáticas: uma experiência no ensino fundamental, Encontro Nacional de Alfabetização e Letramento,
2016, , A produção textual do gênero resumo acadêmico/escolar: um estudo mediado por sequências didáticas, III CONEDU - Congresso Nacional de Educação,
2016, , A produção do gênero resenha acadêmico-científica a partir de sequências didáticas, III CONEDU - Congresso Nacional de Educação,
2016, , A expressão da modalidade epistêmica asseverativa no gênero entrevista de seleção de emprego, XXVI Jornada do GELNE,
2016, Andresa Dantas da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento, A Produção Textual do Gênero Resumo Acadêmico/Escolar: um estudo mediado por sequências didáticas, III CONEDU Congresso Nacional de Educação, Trabalho Completo
2016, , Produção textual de anúncios publicitários: a construção de sentidos no processo de ensino/aprendizagem, II Seminário de Pesquisa do PROFLETRAS,
2015, Erivaldo Pereira do Nascimento, A argumentação e o ensino de leitura, de produção textual de de análise linguística, VI Encontro Nacional das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, Resumo
2015, Erivaldo Pereira do Nascimento, Gracilene Barros da Silva, O processo de ensino-aprendizagem do gênero debate mediado pelas sequências didáticas, VI ECLAE Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, Trabalho Completo
2015, Erivaldo Pereira do Nascimento, O processo de ensino-aprendizagem do gênero debate mediado pelas sequências didáticas, VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, Resumo
2015, , O processo de ensino-aprendizagem do gênero debate mediado pelas sequências didáticas, VI ECLAE Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino,
2015, , O processo de ensino-aprendizagem de produção textual do gênero artigo de opinião, no ensino fundamental, mediado por sequências didáticas, IX Seminário Nacional sobre Ensino de Língua materna e Estrangeira e de Literatura (SELIMEL),
2014, , La polifonía de locutores y la modalización discursiva, presencia de la voz ajena en el discurso, Conferência como professor convidado,
2014, Erivaldo Pereira do Nascimento, A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia, XXV Jornada Nacional do GELNE, Resumo
2014, Erivaldo Pereira do Nascimento, Maria Vanice Lacerda de Melo Barbosa, O estilo direto corroborando o estilo indireto no gênero resenha acadêmica: uma estratégia semântico-argumentativa, XXV Jornada Nacional do GELNE, Trabalho Completo
2014, Erivaldo Pereira do Nascimento, Luiz Henrique Santos de Andrade, A produção textual mediada por sequências didáticas: uma experiências com gêneros formulaicos, II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR, Trabalho Completo
2014, , O estilo direto corroborando o estilo indireto no gênero resenha acadêmica: uma estratégia semântico-argumentativa, XXV Jornada Nacional do GELNE,
2014, Erivaldo Pereira do Nascimento, A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia, XXV Jornada Nacional do GELNE, Trabalho Completo
2014, Erivaldo Pereira do Nascimento, Maria Vanice Lacerda de Melo Barbosa, O estilo direto corroborando o estilo indireto no gênero resenha acadêmica: uma estratégia semântico-argumentativa, XXV Jornada Nacional do GELNE, Resumo
2014, Erivaldo Pereira do Nascimento, La argumentación en los géneros de los universos empresarial y oficial: los modalizadores discursivos, II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR, Trabalho Completo
2014, , A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia, XXV Jornada Nacional do GELNE,
2013, Kátia Regina de Almeida Gonçalves de Deus, Erivaldo Pereira do Nascimento, O processo de ensino-aprendizagem de produção escrita do gênero memorando, a partir de sequências didáticas, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, Resumo
2013, , La argumentación en los géneros de los universos empresarial y oficial: los modalizadores discursivos, II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR,
2013, Vanessa Maria Chaves Evangelista, Erivaldo Pereira do Nascimento, Estratégias Argumentativas no Gênero Resenha, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, Resumo
2013, , Estratégias Argumentativas no Gênero Resolução, VII Simpósio Internacional de Gêneros Textuais,
2013, , Estratégias Argumentativas no Gênero Resenha, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo,
2013, , A modalização avaliativa no gênero textual discursivo requerimento, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo,
2013, Francisca Janete da Silva Adelino, Erivaldo Pereira do Nascimento, Gêneros Acadêmicos: um estudo dos relatórios de estágio supervisionado produzidos no curso de Secretariado Executivo da UFPB, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, Trabalho Completo
2013, Erivaldo Pereira do Nascimento, La argumentación en los géneros de los universos empresarial y oficial: los modalizadores discursivos, II CIPLOM Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR, Resumo
2013, , A produção textual mediada por sequências didáticas: uma experiência com gêneros formulaicos, II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR,
2013, Kátia Regina de Almeida Gonçalves de Deus, Erivaldo Pereira do Nascimento, O processo de ensino-aprendizagem de produção escrita do gênero memorando, a partir de sequências didáticas, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, Trabalho Completo
2013, Geziel de Brito Lima, Erivaldo Pereira do Nascimento, A modalização avaliativa no gênero textual discursivo requerimento: marcas de subjetividade, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, Resumo
2013, , O processo de ensino-aprendizagem de produção escrita do gênero memorando, a partir de sequências didáticas, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo,
2013, , Gêneros Acadêmicos: um estudo dos relatórios de estágio supervisionado produzidos no curso de Secretariado Executivo da UFPB, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo,
2013, Luiz Henrique Santos de Andrade, Erivaldo Pereira do Nascimento, A produção textual mediada por sequências didáticas: uma experiência com gêneros formulaicos, II CIPLOM Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR, Resumo
2013, , O gênero do discurso resolução: características semântico-argumentatiivas, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo,
2013, Marcos Antônio da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento, A estrutura masSN na produção do texto de opinião: considerações semântico-discursivas, VIII Congresso Internacional da ABRALIN, Resumo
2013, Francisca Janete da Silva Adelino, Erivaldo Pereira do Nascimento, Gêneros Acadêmicos: um estudo dos relatórios de estágio supervisionado produzidos no curso de Secretariado Executivo da UFPB, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, Resumo
2013, , O processo de ensino-aprendizagem da escrita do gênero ata mediado por sequências didáticas, VII Simpósio Internacional de Gêneros Textuais,
2013, Yslânia Soares Gonçalves, Erivaldo Pereira do Nascimento, O gênero do discurso resolução: características semântico-argumentatiivas, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, Trabalho Completo
2013, Yslânia Soares Gonçalves, Erivaldo Pereira do Nascimento, O gênero do discurso resolução: características semântico-argumentatiivas, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, Resumo
2013, Erivaldo Pereira do Nascimento, A produção científica em evento acadêmicos de secretariado executivo, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, Trabalho Completo
2013, Geziel de Brito Lima, Erivaldo Pereira do Nascimento, A modalização avaliativa no gênero textual discursivo requerimento: marcas de subjetividade, III Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, Trabalho Completo
2012, , A modalização como estratégia semântico-discursiva nos gêneros da redação comercial e oficial, XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste,
2012, , Argumentação e Letramento em Produção de Texto, XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste,
2012, Clécida Maria Bezerra Bessa, Erivaldo Pereira do Nascimento, Argumentação e Letramento em Produção de Texto, XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Trabalho Completo
2012, , O gênero acadêmico projeto de pesquisa sob o olhar bakhtiniano, XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste,
2012, Erivaldo Pereira do Nascimento, A modalização no ensino de língua: contribuições para os processos de leitura, análise linguística e produição textual, XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Trabalho Completo
2012, , A modalização no ensino de língua: contribuições para os processos de leitura, análise linguística e produição textual, XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste,
Capítulos de Livros (33)
2022, Teoria da Argumentação na Língua ea Polifonia Enunciativa: argumentando com a voz do outro, Introdução à análise da argumentação, Erivaldo Pereira do Nascimento
2022, Polifonia enunciativa: fenômeno semântico-argumentativo, Discurso em Perspectiva, Erivaldo Pereira do Nascimento
2021, Carta de denúncia em sala de aula: o ensino da escrita como prática da cidadania, Tecendo saberes, reconstruindo práticas: proposições para o ensino de língua portuguesa, Manoel Messias Belisario Neto, Erivaldo Pereira do Nascimento
2021, Teoria da Argumentação na Língua: diálogo com Oswald Ducrot, A pesquisa na universidade necessária, Francisca Janete da Silva Adelino, Erivaldo Pereira do Nascimento
2021, O processo de aprendizagem da escrita mediada pela sequência didática: uma experiência com o gênero crônica, Práticas sociais de linguagem em gêneros discursivos/textuais em sala de aula, Vera Betânia Cavalcanti Paredes Oliveira, Erivaldo Pereira do Nascimento
2021, O ensino da argumentação na educação básica: investigando e desenvolvendo competências linguístico-discursivas, Percursos formativos e atuação docente no Profletras: saberes e práticas, Erivaldo Pereira do Nascimento, Maria Vanice Lacerda de Melo Barbosa
2021, O fenômeno do SE-Locutor: marca de impessoalidade e de polifonia enunciativa, pesquisas em linguística: abordagens teóricas e aplicadas, Ana Carolina Vieira Bastos, Erivaldo Pereira do Nascimento
2020, Produção do gênero abaixo-assinado como exercício de cidadania, Formação de Professores em Língua e Literatuira: compartilhando experiências, Edna Nascimento Calixto, Erivaldo Pereira do Nascimento
2020, Gênero Regulamento de Estágio Supervisionado: efeitos de sentido provocados pelos modalizadores, Secretariado executivo na UFPB: Da formação à atuação profissional, Kátia Regina de Almeida Gonçalves de Deus, Raniery Fernandes Pessoa de Farias, Francisca Janete da Silva Adelino, Erivaldo Pereira do Nascimento
2020, Da Retórica Moderna à Semântica Argumentativa: um estudo bibliográfico sobre a argumentação por autoridade, Pesquisas em Linguística, Literatura e Ensino, Aleise Guimarães Carvalho, Erivaldo Pereira do Nascimento
2020, modalização na Ata Administrativo-Acadêmica: marcas de subjetividade e de evocação da voz alheia, A argumentação nos gêneros científicos e acadêmicos: a construção de sentidos e o uso da palavra alheia, Erivaldo Pereira do Nascimento
2020, O desenvolvimento da argumentatividade na produção textual de crônicas, Aulas de língua portuguesa em cena: entre reflexões e propostas, Vera Betânia Cavalcanti Paredes Oliveira, Erivaldo Pereira do Nascimento
2020, O fenômeno do SE-Locutor: índice de polifonia e de argumentatividade na língua e no discurso, Estudos sobre argumentação no Brasil hoje: modelos teóricos e analíticos, Erivaldo Pereira do Nascimento
2019, Linguagem e argumentação: os modalizadores avaliativos no anúncio publicitário e relação mercado-consumo, Língua, Literatura e Ensino: linguagens e diálogos, Marcos Antônio da Silva, Luiz Henrique Santos de Andrade, Erivaldo Pereira do Nascimento
2019, Produção de Anúncios Publicitários: Uma experiência de ensino-aprendizagem do texto multimodal na Educação Básica, Práticas de Linguagens em Língua Portuguesa: Vivências do PROFLETRAS, Erivaldo Pereira do Nascimento, Rosa Severina de Souza Oliveira
2018, Sequência didática para a produção escrita: uma experiência com o gênero carta de solicitação, Ensino de língua e literatura: da teoria à prática, Andrezza Soares Espínola de Amorim, Erivaldo Pereira do Nascimento
2018, A didatização dos gêneros acadêmicos: o processo de produção escrita dos gêneros resumo e resenha científica, Percursos Literários e Linguísticos: pesquisa e processos linguísticos, literários e educativos, Andresa Dantas da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento, Francisco André Filho
2018, Polifonia e argumentatividade no discurso: uma proposta para o ensino de leitura e de análise linguística, Teorias Linguísticas em Contextos de Ensino: diversas abordagens, múltiplos objetos, Erivaldo Pereira do Nascimento
2017, Ensino de escrita e didatização de gêneros: reflexões teórico-metodológicas, Formação de professores: compartilhando experiências, Erivaldo Pereira do Nascimento, Adelia Luciana Rangel Botêlho de Araújo
2017, Carta-Convite de Licitação: uma análise linguística e semântico-argumentativa do gênero, Secretariado Executivo na UFPB: 10 anos construindo identidade intelectual, Raquel Ferreira da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento
2017, La expresión de la subjetividad en el género "acta administrativo académica", Universo hispánico en movimiento: estudios de lengua y literatura, Erivaldo Pereira do Nascimento
2017, A produção científica em eventos acadêmicos de Secretariado Executivo, O Conhecimento Científico em Secretariado: reflexões sobre a produção acadêmica da área secretarial, Erivaldo Pereira do Nascimento
2017, O processo de construção dos sentidos no debate de opinião de fundo controverso - uma experiência no ensino fundamental, (Re)construindo práticas docentes: o ensino de língua portuguesa e literatura na educação básica, Gracilene Barros de Oliveira, Erivaldo Pereira do Nascimento
2017, O ensino de produção do debate de opinião de fundo controverso, Letramentos em cena, Gracilene Barros da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, A modalização e o ensino de leitura e de escrita dos gêneros formulaicos, Semântica & Ensino, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, Teoria da Linguística II, Español: Cursp de Licenciatura em Letras Língua Espanhola a Distancia, Erivaldo Pereira do Nascimento, Ana Berenice Peres Martorelli
2014, A sequência didática para o ensino de produção textual em línguas materna e estrangeira: uma experiência no contexto universitário, Diálogos Interdisciplinares: Linguística, Literatura e Ensuno, Erivaldo Pereira do Nascimento, Luiz Henrique Santos de Andrade
2012, Modalização, Teorias Pragmáticas e Ensino, Joseli Maria da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento
2012, A ata, A Argumentação na Redação Comercial e Oficial: estratégias semântico-discursivas em gêneros formulaicos, Pricila Rafaela dos Santos Oliveira, Erivaldo Pereira do Nascimento
2012, Gêneros textuais, argumentação e ensino, A didatização de gêneros no contexto da formação continuada em EAD, Erivaldo Pereira do Nascimento
2012, O fenômeno da modalização: estratégia semântico-argumentativa e pragmática, A Argumentação na Redação Comercial e Oficial: estratégias semântico-discursivas em gêneros formulaicos, Joseli Maria da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento
2012, Os gêneros do discurso e os manuais de redação comercial e oficial, A Argumentação na Redação Comercial e Oficial: estratégias semântico-discursivas em gêneros formulaicos, Erivaldo Pereira do Nascimento
2012, Pesquisa aplicada e interdisciplinaridade: da linguística ao secretariado, Pesquisa em Secretariado: cenários, perspectivas e desafios, Erivaldo Pereira do Nascimento
Livros (10)
2021, Tecendo saberes, reconstruindo práticas: proposições para o ensino de língua portuguesa, Erivaldo Pereira do Nascimento, Joseval dos Reis Miranda, Laurênia Souto Sales
2021, A pesquisa na universidade necessária, Edilane do Amaral Heleno, Erivaldo Pereira do Nascimento, José Jassuipe da Silva Morais, Maria Angeluce Soares Peronico Barbotin
2020, A argumentação nos gêneros científicos e acadêmicos: a construção de sentidos e o uso da palavra alheia, Erivaldo Pereira do Nascimento, Clécida Maria Bezerra Bessa
2017, (Re)construindo práticas docentes: o ensino de língua portuguesa e literatura na educação básica, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales
2017, Anais do I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba - Língua, literatura e ensino: diálogos necessários, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Luciane Alves Santos
2017, O Conhecimento Científico em Secretariado: reflexões sobre a produção acadêmica da área secretarial, Erivaldo Pereira do Nascimento, Chussy Karla Souza Antunes
2016, Linguística Cognitiva e Interfaces, Lucienne Claudete Espíndola, Erivaldo Pereira do Nascimento, Mônica Nóbrega, Leonardo Wanderley Lopes, Jan Edson Rodrigues Leite
2016, Prolíngua - V. 11, n. 1, Erivaldo Pereira do Nascimento, Jan Edson Rodrigues Leite, Lucienne Claudete Espíndola
2015, Semântica & Ensino, Mônica Mano Trindade Ferraz, Erivaldo Pereira do Nascimento
2012, A Argumentação na Redação Comercial e Oficial: estratégias semântico-discursivas em gêneros formulaicos, Erivaldo Pereira do Nascimento
Participações em Bancas de Concursos (1)
2014, Processo de Seleção de Mestrado e Doutorado 2015 - Suficiência em Língua Espanhola, Erivaldo Pereira do Nascimento
Participações em Bancas de Cursos (219)
2023, Qualificação de Mestrado AS RELACOES ETNICO-RACIAIS EM FOCO:
A LEITURA DO ARTIGO DE OPINIAO COMO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO DISCURSIVO PARA TRANSFORMACAO SOCIAL
, QUEITE DINIZ DOS SANTOS DA SILVA
2023, Qualificação de Mestrado PRATICAS DE LETRAMENTO NO PROCESSO DE SELECAO DE EMPREGO: UMA EXPERIENCIA COM DISCENTES DA EDUCACAO BASICA , PAULA ROBERTA QUEIROZ VELOSO
2022, Dissertação de Mestrado O TRATAMENTO DADO AO HIPERGENERO HISTORIAS EM QUADRINHOS NAS PROVAS DO ENEM: ANALISANDO E REELABORANDO QUESTOES PARA AMPLIAR AS COMPETENCIAS E HABILIDADES DE LEITURA. , POLLYANNA CRISTINA QUADROS DO NASCIMENTO
2022, Qualificação de Mestrado O PROCESSO DE ESCRITA E REESCRITA: APLICACAO DE SEQUENCIA DIDATICA COM O GENERO ARTIGO DE OPINIAO, JOCELIO DE BARROS LIMA
2022, Tese de Doutorado A constituicao de sentidos nas provas de redacao do ENEM: uma analise enunciativa de designacoes, Ana Cecylia de Assis e Sá
2022, Tese de Doutorado AS VOZES QUE FUNDAMENTAM O DIZER: ANALISE DA POLIFONIA E DA MODALIZACAO NO PRIMEIRO DEPOIMENTO DE LULA A SERGIO MORO NO AMBITO DA LAVA JATO, MARIA ELIANE GOMES MORAIS
2021, Qualificação de Doutorado AS VOZES QUE COMPROMETEM OU SUSTENTAM O DIZER: ANALISE DA POLIFONIA E DA MODALIZACAO NO PRIMEIRO DEPOIMENTO DE LULA A SERGIO MORO NO AMBITO DA LAVA JATO, MARIA ELIANE GOMES MORAIS
2021, Dissertação de Mestrado GESTAO DA CARREIRA DOCENTE E AUTONOMIA UNIVERSITARIA: estudo acerca da colaboracao esporadica do Professor do Magisterio Superior na Universidade
Federal da Paraiba, ISAIAS ARAUJO DE SOUZA
2021, Dissertação de Mestrado O QUE ESTA ACONTECENDO? UM ESTUDO DESIGNATIVO DAS HASHTAGS A LUZ DA SEMANTICA DO ACONTECIMENTO, VALTER CORREIA DA SILVA
2021, Tese de Doutorado A CONTRA-ARGUMENTACAO EM DISCURSOS DOS DEPUTADOS FEDERAIS NO PROCESSO DE IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF: UM ESTUDO SEMANTICO ARGUMENTATIVO, ALEISE GUIMARÃES CARVALHO
2021, Qualificação de Doutorado A CONSTITUICAO DE SENTIDOS NOS TEMAS DA REDACAO DO ENEM: uma analise enunciativa de designacoes, ANA CECYLIA DE ASSIS E SÁ
2021, Tese de Doutorado O conhecimento linguistico em materiais de espanhol publicados na decada de 1940: analise historiografica da primeira gramatizacao massiva dessa lingua estrangeira no Brasil, DIÊGO JOSÉ ALVES ALEXANDRE
2021, Qualificação de Doutorado A contra-argumentacao em discursos dos Deputados Federais no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff: um estudo semantico-argumentativo, ALEISE GUIMARÃES CARVALHO
2021, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO DA ARGUMENTACAO EM CHARGES POLITICAS: A (CO)OCORRENCIA DA POLIFONIA E DA MODALIZACAO DISCURSIVA, HUGO FERNANDO DA SILVA NASCIMENTO
2020, Monografia de Graduação O funcionamento semântico-pragmático de elementos dêiticos em charges sobre a Reforma da Previdência, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Antonieta Buriti de Souza Hosowava
2020, Dissertação de Mestrado A gramática como pretexto para etsudar o texto: o meme na sala de aula do ensino fundamental - anos finais, Erivaldo Pereira do Nascimento, Eliane Ferraz Alves, Sonia Maria Candido da Silva
2020, Dissertação de Mestrado Variação e diversidade linguística: ampliando a consciência linguística dos alunos da zona rural por meio das tiras da "Turma do Xaxado", Erivaldo Pereira do Nascimento, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Laurênia Souto Sales, Fernanda Barboza de Lima
2020, Dissertação de Mestrado O fenômeno da modalização como índice de argumentatividade no manual do professor de livros didáticos de língua portuguesa, Erivaldo Pereira do Nascimento, Ana Carolina Vieira Bastos, Mônica Mano Trindade Ferraz
2020, Dissertação de Mestrado Carta de denúncia: o ensino de escrita como instrumento de transformação social, Erivaldo Pereira do Nascimento, Francisca Janete da Silva Adelino, Laurênia Souto Sales
2020, Qualificação de Mestrado O que esta acontecendo? Um estudo designativo das hashtags a luz da Semantica do Acontecimento, VALTER CORREIA DA SILVA
2020, Qualificação de Mestrado A CONSTRUCAO DA ARGUMENTACAO EM CHARGES POLITICAS SOBRE AS ELEICOES BRASILEIRAS DE 2018: A (CO)OCORRENCIA DA POLIFONIA E DA MODALIZACAO DISCURSIVA, HUGO FERNANDO DA SILVA NASCIMENTO
2020, Dissertação de Mestrado Estrategias de Leitura no Ensino Fundamental: caminhos para a compreensao leitora, JANAÍNE FREITAS DE MEDEIROS
2020, Monografia de Graduação DIRECIONAMENTO ARGUMENTATIVO: OS MODALIZADORES ORIENTANDO O ENUNCIADO DE DISCENTES DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO NO GENERO MEMORIAL, JAYNNE SILVA DE OLIVEIRA NELO
2020, Dissertação de Mestrado O fenomeno da modalizacao como indice de argumentatividade no manual do professor de livros didaticos de lingua portuguesa, MARIA DA GUIA SANTOS DE FRANÇA
2020, Dissertação de Mestrado CARTA DE DENUNCIA: O ENSINO DE ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMACAO SOCIAL, MANOEL MESSIAS BELISARIO NETO
2019, Dissertação de Mestrado Fenômenos semânticos no ENEM: um percurso analítico sobre o exame de língua portuguesa, Erivaldo Pereira do Nascimento, Mônica Mano Trindade Ferraz, Camilo Rosa da Silva, Laura Dourado Loula Régis
2019, A Hora e a Vez da Leitura: práticas de compreensão leitora à luz da metacognição nos anos finais do ensino fundamental, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Joseval dos Reis Miranda
2019, Dissertação de Mestrado Leituras de uma vida: o bilhete textual-interativo no processo de ensino-aprendizagem do gênero biografia, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Maria de Fátima de Souza Aquino
2019, Variação e Diversidade Linguística: ampliando a consciência linguística dos alunos da Zona Rural por meio das tiras da "Turma do Xaxado", Erivaldo Pereira do Nascimento, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Laurênia Souto Sales
2019, Monografia de Graduação O livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Médio: uma análise das atividades de leitura, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Antonieta Buriti de Souza Hosowava
2019, Tese de Doutorado É golpe? Metáforas Conceptuais do Impeachment da Presidente Dilma, Erivaldo Pereira do Nascimento, Lucienne Claudete Espíndola, Eliane Ferraz Alves, Bárbara Cabral Ferreira, Mônica Mano Trindade Ferraz, Magdiel Medeiros Aragão Neto, Josilane Márcia Justiniano da Silva
2019, Dissertação de Mestrado Produção Textual de Crônicas: uma proposta para o desenvolvimento da argumentatividade de alunos do 9º ano do ensino fundamental, Erivaldo Pereira do Nascimento, Simone Dália de Gusmão Aranha, Laurênia Souto Sales
2019, Dissertação de Mestrado Produção do gênero abaixo-assinado no 8º ano do Ensino Fundamental: um exercício da cidadania, Erivaldo Pereira do Nascimento, Francisca Janete da Silva Adelino, Antonieta Buriti de Souza Hosowava
2019, Carta Denúncia: o processo de ensino-aprendizagem de produção textual como instrumento de transformação social, Erivaldo Pereira do Nascimento, Francisca Janete da Silva Adelino, Laurênia Souto Sales
2019, O fenômeno da modalização como índice de argumentatividade no manual do professor de livros didáticos de língua portuguesa, Erivaldo Pereira do Nascimento, Ana Carolina Vieira Bastos, Mônica Mano Trindade Ferraz, Magdiel Medeiros Aragão Neto
2019, Uma proposta para o Ensino Fundamental - anos finais: estudando as classes de palavras de olho no substantivo nas estruturas linguísticas dos memes, Erivaldo Pereira do Nascimento, Sonia Maria Candido da Silva, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa
2019, Monografia de Graduação A modalização discursiva no gênero regulamento de estágio, Erivaldo Pereira do Nascimento, Francisca Janete da Silva Adelino, Kátia Regina de Almeida Gonçalves de Deus, Luana Francisleyde Pessoa de Farias
2019, Monografia de Graduação O fenômeno da modalização no gênero e-mail, Erivaldo Pereira do Nascimento, Francisca Janete da Silva Adelino, Kátia Regina de Almeida Gonçalves de Deus, Edivânia Luiz de Almeida Barreto
2019, Monografia de Graduação O FENOMENO DA MODALIZACAO NO GENERO E-MAIL , THAIS MADEIRO BESSA DOS SANTOS
2019, Qualificação de Mestrado O fenomeno da modalizacao como indice de argumentatividade no manual do professor de livros didaticos de lingua portuguesa, MARIA DA GUIA SANTOS DE FRANÇA
2019, Dissertação de Mestrado O comportamento do adjetivo easy na perspectiva da Teoria do Lexico Gerativo: um olhar semantico, SERGIANE DAVID RODRIGUES
2019, Monografia de Graduação A MODALIZACAO DISCURSIVA NO GENERO REGULAMENTO DE ESTAGIO, RANIERY FERNANDES PESSOA DE FARIAS
2019, Tese de Doutorado E golpe? Metaforas Conceptuais do Impeachment da Presidente Dilma, CYNTHIA GOMES PINHEIRO
2019, Dissertação de Mestrado LEITURAS DE UMA VIDA: O BILHETE TEXTUAL-INTERATIVO NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DO GENERO BIOGRAFIA, RAISSA EMANUELLE DOS SANTOS
2019, Qualificação de Mestrado UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: ESTUDANDO AS CLASSES DE PALAVRAS DE OLHO NO SUBSTANTIVO NAS ESTRUTURAS LINGUISTICAS DOS MEMES, MANOEL FERNANDES DA SILVA
2019, Dissertação de Mestrado A Analise do discurso nas relacoes de poder e os possiveis impasses na implantacao do Sistema Integrado de Gestao: um estudo de caso na Universidade Federal da Paraiba, Dâmaris Queila Paredes Oliveira
2019, Dissertação de Mestrado Fenomenos semanticos no ENEM: um percurso analitico sobre o exame de lingua portuguesa., ALINE GUEDES DE LIMA
2018, A correção textual-interativa em produções escritas no Ensino Fundamental: uma experiência com o gênero biografia, Erivaldo Pereira do Nascimento, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Laurênia Souto Sales
2018, Tese de Doutorado Relações lexicais em propagandas: uma prática de leitura rumo à construção de habilidades metacompreensivas, Erivaldo Pereira do Nascimento, Maria Leonor Maia Santos, Laurênia Souto Sales, Mônica Mano Trindade Ferraz, Iara Ferreira de Melo Martins, Magdiel Medeiros Aragão Neto, Neilson Alves de Medeiros
2018, Relações lexicais em propagandas: uma prática de leitura rumo à construção de habilidades metacognitivas, Erivaldo Pereira do Nascimento, Maria Leonor Maia Santos, Mônica Mano Trindade Ferraz, Magdiel Medeiros Aragão Neto
2018, Produção do gênero abaixo-assinado no 7º ano do Ensino Fundamental através de Sequências Didáticas, Erivaldo Pereira do Nascimento, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Ana Carolina Vieira Bastos, Laurênia Souto Sales
2018, Dissertação de Mestrado Produção textual de anúncios publicitários: a construção de sentidos no processo de ensino-aprendizagem, Erivaldo Pereira do Nascimento, Francisca Janete da Silva Adelino, Roseane Batista Feitosa Nicolau
2018, É golpe? Metáforas Conceptuais do Impeachment da Presidente Dilma, Erivaldo Pereira do Nascimento, Lucienne Claudete Espíndola, Bárbara Cabral Ferreira, Mônica Mano Trindade Ferraz
2018, Os fenômenos semânticos no ENEM: um percurso analítico sobre a avaliação de língua portuguesa, Erivaldo Pereira do Nascimento, Mônica Mano Trindade Ferraz, Magdiel Medeiros Aragão Neto, Alexandre Macedo Pereira
2018, Livro Didático e aspectos da Semântica Lexical no Ensino Fundamental I: por uma abordagem léxico-cultural, Erivaldo Pereira do Nascimento, Maria Leonor Maia Santos, Laurênia Souto Sales, Mônica Mano Trindade Ferraz, Magdiel Medeiros Aragão Neto
2018, Produção textual de crônicas: uma proposta para o desenvolvimento da argumentatividade de alunos do 9º ano do ensino fundamental, Erivaldo Pereira do Nascimento, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Ana Carolina Vieira Bastos, Laurênia Souto Sales
2018, Estratégias Discursivas e Semântico-Argumentativas utilizadas nas relações de poder e os impasses na implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas: um estudo de caso na Universidade Federal da Paraíba, Erivaldo Pereira do Nascimento, Paulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filho, Swamy de Paula Lima Soares
2018, Tese de Doutorado Livro Didático e aspectos da Semântica Lexical no Ensino Fundamental I: por uma abordagem léxico-cultural, Erivaldo Pereira do Nascimento, Mônica Mano Trindade, Laurênia Souto Sales, Iara Ferreira de Melo Martins, Francisco Eduardo Vieira da Silva
2018, Monografia de Graduação A CONSTRUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO NOTÍCIA: Uma proposta de ensino de produção escrita, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Maria do Carmo Melo Aguiar Neta
2018, Dissertação de Mestrado O ensino de estratégias de leitura a partir de gêneros multimodais, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Marluce Pereira da Silva, Fernanda Barboza de Lima
2018, Qualificação de Mestrado O comportamento do adjetivo easy na perspectiva da teoria do lexico gerativo: um olhar semantico, SERGIANE DAVID RODRIGUES
2018, Qualificação de Doutorado E golpe? Metaforas Conceptuais do Impeachment da Presidente Dilma, CYNTHIA GOMES PINHEIRO
2018, Qualificação de Mestrado Os fenomenos semanticos no ENEM: um percurso analitico sobre a avaliacao de lingua portuguesa., ALINE GUEDES DE LIMA
2018, Qualificação de Doutorado Categorizacao das Reformas Trabalhista e da Previdencia Social: um estudo semantico - cognitivo no genero charge, LUIZ HENRIQUE SANTOS DE ANDRADE
2018, Qualificação de Mestrado ESTRATEGIAS DISCURSIVAS E SEMANTICO-ARGUMENTATIVAS UTILIZADAS NAS RELACOES DE PODER E OS IMPASSES NA IMPLANTACAO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTAO DE ATIVIDADES ACADEMICAS: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA, Dâmaris Queila Paredes Oliveira
2018, Tese de Doutorado Livro Didatico e aspectos da Semantica Lexical no Ensino Fundamental I: por uma abordagem lexico-cultural, MARIANA LINS ESCARPINETE
2018, Tese de Doutorado Relacoes lexicais em propagandas: uma pratica de leitura rumo a construcao de habilidades metacompreensivas, SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA
2018, Qualificação de Doutorado Relacoes lexicais em propagandas: uma pratica de leitura rumo a construcao de habilidades metacompreensivas, SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA
2018, Qualificação de Doutorado Livro Didatico e aspectos da Semantica Lexical no Ensino Fundamental I: por uma abordagem lexico-cultural, MARIANA LINS ESCARPINETE
2018, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE ESTRATEGIAS DE LEITURA A PARTIR DE GENEROS MULTIMODAIS
, MARIA GENILDA SANTOS DE SOUZA
2018, Dissertação de Mestrado PRODUCAO TEXTUAL DE ANUNCIOS PUBLICITARIOS: a construcao de sentidos no processo de ensino-aprendizagem, ROSA SEVERINA DE SOUZA OLIVEIRA
2018, Dissertação de Mestrado PRODUCAO TEXTUAL DE ANUNCIOS PUBLICITARIOS: a construcao de sentidos no processo de ensino-aprendizagem, ROSA SEVERINA DE SOUZA OLIVEIRA
2018, Dissertação de Mestrado AVALIACAO E MEDIACAO DO ENSINO DE LEITURA: um estudo sobre a consciencia leitora no 5o ano do Ensino Fundamental, JANICLEIDE SILVA GOMES
2017, Tese de Doutorado De quem é essa voz? Um estudo sobre as marcas de subjetividade em monografias de conclusão de curso, Erivaldo Pereira do Nascimento, Maria Vanice Lacerda de Melo Barbosa, Joseli Maria da Silva, Maria Ester Vieira de Sousa, Mônica Mano Trindade Ferraz, Rubens Marques de Lucena, Adilson Ventura da Silva
2017, Monografia de Graduação Competências do Secretariado Executivo: reflexõpes entre formação e atuação profissional do egresso da Universidade Federal da Paraíba, Erivaldo Pereira do Nascimento, Francisca Janete da Silva Adelino, Thales Batista de Lima
2017, Dissertação de Mestrado Donnez pas votre langue au chat? Expressões idiomáticas francesas e ensino de LE, Erivaldo Pereira do Nascimento, Mônica Mano Trindade Ferraz, Magdiel Medeiros Aragão Neto, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa
2017, Tese de Doutorado Narrativa, tradição, interculturalidade: a influência da formação acadêmica na identidade dos jovens Potiguara, Erivaldo Pereira do Nascimento, Lusival Antonio Barcellos, Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Ercília Maria Braga de Olinda, Jeane Félix da Silva
2017, O curta-metragem como objeto de ensino e aprendizagem, Erivaldo Pereira do Nascimento, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti
2017, Monografia de Graduação A Comunicação não-verbal na prática do Secretariado no Campus IV da UFPB, Erivaldo Pereira do Nascimento, Kelly Oliveira, Marineide Maria da Silva
2017, Tirinha na sala de aula: uma proposta de leitura crítico-reflexiva para uma produção escrita com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental anos finais, Erivaldo Pereira do Nascimento, Sonia Maria Candido da Silva, Joseval dos Reis Miranda
2017, Tese de Doutorado Os usos dos dêiticos discursivos nas sentenças judiciais cíveis, Erivaldo Pereira do Nascimento, Lucienne Claudete Espíndola, Bárbara Cabral Ferreira, Mônica Mano Trindade Ferraz, Magdiel Medeiros Aragão Neto
2017, Dissertação de Mestrado As metáforas conceptuais nas homilias do Papa Francisco, Erivaldo Pereira do Nascimento, Lucienne Claudete Espíndola, Bárbara Cabral Ferreira, Mônica Mano Trindade Ferraz, Josilane Márcia Justiniano da Silva
2017, As metáforas conceptuais nas homilias do Papa Francisco, Erivaldo Pereira do Nascimento, Lucienne Claudete Espíndola, Bárbara Cabral Ferreira, Mônica Mano Trindade Ferraz
2017, De quem é essa voz? Um estudo sobre as marcas de subjetividade em monografias de conclusão de curso, Erivaldo Pereira do Nascimento, Lucienne Claudete Espíndola, Joseli Maria da Silva, Mônica Mano Trindade Ferraz
2017, Produção textual de anúncios publicitários: a construção de sentidos no processo de ensino-aprendizagem, Erivaldo Pereira do Nascimento, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Laurênia Souto Sales, Marluce Pereira da Silva
2017, Avaliação e mediação do ensino de leitura: um estudo sobre a consciência leitora no 5º ano do Ensino Fundamental, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti
2017, Tese de Doutorado Por uma semântica didática: estudos semânticos voltados ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Mônica Mano Trindade Ferraz, Iara Ferreira de Melo Martins, Magdiel Medeiros Aragão Neto
2017, Tese de Doutorado NARRATIVA, TRADICAO, INTERCULTURALIDADE: OS SIGNIFICADOS DA FORMACAO ACADEMICA NA IDENTIDADE DOS JOVENS POTIGUARA, ELAINE FREITAS DE SOUSA
2017, Tese de Doutorado De quem e essa voz? Um estudo sobre as marcas de subjetividade em monografias de conclusao de curso, ANA CAROLINA VIEIRA BASTOS
2017, Dissertação de Mestrado As metaforas conceptuais nas homilias do Papa Francisco, SERGIO RICARDO PEREIRA DE CARVALHO
2017, Qualificação de Doutorado De quem e essa voz? Um estudo sobre as marcas de subjetividade em monografias de conclusao de curso, ANA CAROLINA VIEIRA BASTOS
2017, Tese de Doutorado Os usos dos deiticos discursivos nas sentencas judiciais civeis, DANIEL CESAR FRANKLIN CHACON
2017, Qualificação de Mestrado As metaforas conceptuais nas homilias do Papa Francisco, SERGIO RICARDO PEREIRA DE CARVALHO
2017, Dissertação de Mestrado "Donnez pas votre langue au chat": Expressoes idiomaticas francesas e ensino de LE, MARIA PATRÍCIA DE BARROS
2017, Qualificação de Mestrado TIRINHA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA CRITICO-REFLEXIVA PARA UMA PRODUCAO ESCRITA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS, MARIA DAS GRAÇAS MARTINS DE MACÊDO
2017, Qualificação de Mestrado PRODUCAO TEXTUAL DE ANUNCIOS PUBLICITARIOS: a construcao de sentidos no processo de ensino-aprendizagem, ROSA SEVERINA DE SOUZA OLIVEIRA
2017, Qualificação de Mestrado O CURTA-METRAGEM: da leitura e da producao textual no Ensino Fundamental, JEANE DOS SANTOS
2017, Tese de Doutorado Por uma semantica didatica: estudos semanticos voltados ao ensino de Lingua Portuguesa no Ensino Medio, JOSE WELLISTEN ABREU DE SOUZA
2016, Por uma semântica voltada para o ensino, Erivaldo Pereira do Nascimento, Maria Leonor Maia Santos, Mônica Mano Trindade Ferraz, Magdiel Medeiros Aragão Neto
2016, Estudo da gramática do texto argumentativo no ensino fundamental na perspectiva do uso-reflexão-uso, Erivaldo Pereira do Nascimento, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Laurênia Souto Sales
2016, O uso dos elementos dêiticos no gênero textual/discursivo "sentença judicial cível", Erivaldo Pereira do Nascimento, Lucienne Claudete Espíndola, Maria Ester Vieira de Sousa, Mônica Mano Trindade Ferraz
2016, Tese de Doutorado Na trilha dos modalizadores: perscrutando os jogos argumentativos no gênero entrevista de seleção de emprego, Erivaldo Pereira do Nascimento, Lucienne Claudete Espíndola, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Joseli Maria da Silva, Mônica Mano Trindade Ferraz
2016, Cartas de solicitação na educação básica: a escrita como prática social, Erivaldo Pereira do Nascimento, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Laurênia Souto Sales
2016, Tese de Doutorado A construção metafórica do conceito relacionamento: uma perspectiva cognitiva, Erivaldo Pereira do Nascimento, Lucienne Claudete Espíndola, Eliane Ferraz Alves, Edmilson de Albuquerque Borborema Filho, Mônica Mano Trindade, Bárbara Cabral Ferreira, Joseli Maria da Silva
2016, Dissertação de Mestrado A Argumentação no Gênero Discursivo Contrato: uma análise dos modalizadores discursivos, Joseli Maria da Silva, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Maria Leonor Maia Santos, Mônica Mano Trindade Ferraz, Erivaldo Pereira do Nascimento
2016, Monografia de Graduação Os modalizadores discursivos no gênero manual do professor de livros didáticos de Língua Portuguesa, Erivaldo Pereira do Nascimento, Francisca Janete da Silva Adelino, Antonieta Buriti de Souza Hosowava
2016, Prática de análise linguística e uso de software pedagógico em aulas de língua portuguesa no ensino médio, Mônica Mano Trindade Ferraz, Maria Auxiliadora Bezerra, Erivaldo Pereira do Nascimento
2016, A Escrita do Gênero Memórias: das práticas sociais ao contexto de sala de aula, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Marluce Pereira da Silva
2016, Tese de Doutorado Uso de software educativo para análise linguística no Ensino Médio, Erivaldo Pereira do Nascimento, Maria Leonor Maia Santos, Mônica Mano Trindade Ferraz, Iara Ferreira de Melo Martins, Magdiel Medeiros Aragão Neto, Maria Auxiliadora Bezerra, Socorro Claudia Tavares de Sousa
2016, Monografia de Graduação A redação comercial/oficial e o secretariado executivo: a argumentatividade no gênero ordem de serviço, Erivaldo Pereira do Nascimento, Francisca Janete da Silva Adelino, Laurênia Souto Sales
2016, Dissertação de Mestrado O gênero discursivo notícia: prática de escrita e leitura mediada por sequências didáticas em turma do 3º ano do Ensino Fundamental, Erivaldo Pereira do Nascimento, Carla Alecsandra de Melo Bonifácio, Iara Ferreira de Melo Martins
2016, Dissertação de Mestrado A Escrita do Gênero Memórias: das práticas sociais ao contexto de sala de aula, Erivaldo Pereira do Nascimento, Mônica Mano Trindade, Laurênia Souto Sales
2016, Dissertação de Mestrado Análise Linguística e Construções de Sentido: uma proposta de intervenção para o Ensino Médio EJA, Erivaldo Pereira do Nascimento, Linduarte Pereira Rodrigues, Tânia Maria Augusto Pereira
2016, Metáforas conceptuais na relação mão-bebê nos primeiros anos de vida, Erivaldo Pereira do Nascimento, Lucienne Claudete Espíndola, Bárbara Cabral Ferreira, Mônica Mano Trindade Ferraz
2016, Monografia de Graduação A produção textual do gênero artigo de opinião no 3º ano do ensino médio: um estudo mediado por sequências didáticas, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Fábio Pessoa da Silva
2016, Monografia de Graduação O processo de ensino-aprendizagem do gênero carta de solicitação a partir de sequências didáticas, Erivaldo Pereira do Nascimento, Fábio Pessoa da Silva, Fernanda Barboza de Lima
2016, Análise Linguística e Construções de Sentido: A Semântica no Ensino Médio, Erivaldo Pereira do Nascimento, Linduarte Pereira Rodrigues, Tânia Maria Augusto Pereira
2016, Narrativa, Tradição, Interculturalidade: A influência da formação acadêmica na identidade dos jovens potiguaras, Erivaldo Pereira do Nascimento, Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Ercília Maria Braga de Olinda, Ricardo de Figueiredo de Lucena
2016, O Gênero Discursivo Crônica: o uso de sequências didáticas voltadas ao processo da leitura e da escrita no Ensino Fundamental II, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Carla Alecsandra de Melo Bonifácio
2016, O Gênero Discursivo Notícia: intervenção pedagógica no processo de leitura e escrita um turma do 3º ano do ensino fundamental, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Carla Alecsandra de Melo Bonifácio
2016, As expressões idiomáticas no ensino de francês língua estrangeira, Erivaldo Pereira do Nascimento, Mônica Mano Trindade Ferraz, Josete Marinho de Lucena, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa
2016, Na trilha dos modalizadores: perscrutando os jogos argumentativos no gênero entrevista de seleção de emprego, Joseli Maria da Silva, Mônica Mano Trindade Ferraz, Erivaldo Pereira do Nascimento
2016, Monografia de Graduação Da leitura para a escrita: uma proposta metodológica para o 6º ano do ensino fundamental, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Fernanda Barboza de Lima
2016, Dissertação de Mestrado Produção do gênero carta de solicitação no 9º ano do ensino fundamental: a escrita como prática social, Erivaldo Pereira do Nascimento, Laurênia Souto Sales, Mônica Mano Trindade Ferraz, Fábio Pessoa da Silva
2016, Dissertação de Mestrado A produção de artigos de opinião por alunos do ensino fundamental: a construção da contra-argumentação mediada por operadores de conformidade e de contraposição, Erivaldo Pereira do Nascimento, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Laurênia Souto Sales, Eneida Oliveira Dornellas de Carvalho
2016, Qualificação de Mestrado As expressoes idiomaticas no ensino de frances lingua estrangeira, MARIA PATRÍCIA DE BARROS
2016, Qualificação de Doutorado O uso dos elementos deiticos no genero textual/discursivo "sentenca judicial civel", DANIEL CESAR FRANKLIN CHACON
2016, Tese de Doutorado Uso de software educativo para analise linguistica no Ensino Medio, LAURA DOURADO LOULA
2016, Qualificação de Doutorado Narrativa, tradicao, interculturalidade: a influencia da formacao academica na identidade dos jovens potiguaras., ELAINE FREITAS DE SOUSA
2016, Qualificação de Mestrado Metaforas conceptuais na relacao mae -bebe nos primeiros anos de vida, JANAINA AIRES DA SILVA
2016, Tese de Doutorado A construcao metaforica do conceito relacionamento: uma perspectiva cognitiva, JOSILANE MARCIA JUSTINIANO DA SILVA
2016, Tese de Doutorado Na trilha dos modalizadores: perscrutando os jogos argumentativos no genero entrevista de selecao de emprego, FRANCISCA JANETE DA SILVA ADELINO
2016, Qualificação de Doutorado Por uma semantica voltada para o ensino, JOSE WELLISTEN ABREU DE SOUZA
2016, Qualificação de Mestrado O GENERO DISCURSIVO NOTICIA: INTERVENCAO PEDAGOGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA EM TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL., CRISTIANE MARIA DA SILVA SANTANA
2016, Qualificação de Doutorado Na trilha dos modalizadores: perscrutando os jogos argumentativos no genero entrevista de selecao de emprego, FRANCISCA JANETE DA SILVA ADELINO
2016, Qualificação de Doutorado Pratica de analise linguistica e uso de software pedagogico em aulas de lingua portuguesa no ensino medio, LAURA DOURADO LOULA
2016, Dissertação de Mestrado A argumentacao no Genero Discursivo Contrato: uma analise dos modalizadores discursivos
, KATIA REGINA GONCALVES DE DEUS
2015, Modalização e Polifonia no gênero resenha acadêmica: um olhar apreciativo sobre a voz da ciência, Laurênia Souto Sales, Mônica Mano Trindade Ferraz, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, O gênero textual tiras em quadrinhos: um objeto de ensino e aprendizagem da oralidade, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Francisca Terezinha Alves, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, Dissertação de Mestrado Oralidade em sala de aula para além dos gêneros informais: um estudo do debate regrado, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Iara Ferreira de Melo Martins, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, Tese de Doutorado Dilma: mãe ou madrasta? Metáforas conceptuais que categorizam a presidente em charges, Lucienne Claudete Espíndola, Eliane Ferraz Alves, Mônica Mano Trindade Ferraz, Solange Coelho Vereza, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, Dissertação de Mestrado A argumentação nos livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio: uma concepção retórica ou linguística?, Mônica Mano Trindade Ferraz, Magdiel Medeiros Aragão Neto, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, Dissertação de Mestrado A Reescritura do texto nas aulas de língua portuguesa: implicações para o processo de aprendizado da escrita, Pedro Farias Francelino, Laurênia Souto Sales, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, Dissertação de Mestrado O gênero relato na valorização da escrita do aluno da EJA, Regina Celi Mendes Pereira, Mônica Mano Trindade Ferraz, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, Que autoridades sustentam a autoridade? Fenômenos de argumentação no gênero acadêmico resumo artigo científico por meio do arrazoado por autoridade e da modalização discursiva, Maria Leonor Maia Santos, Joseli Maria da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, Dissertação de Mestrado Produção do gênero artigo de opinião no ensino fundamental através de sequências didáticas, Carla Alecsandra de Melo Bonifácio, Iara Ferreira de Melo Martins, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, A argumentação no gênero textual/discursivo contrato: uma análise dos modalizadores discursivos, Maria Leonor Maia Santos, Joseli Maria da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, Tese de Doutorado Modalização e Polifonia no gênero resenha acadêmica: um olhar apreciativo sobre a voz da ciência, Maria Leonor Maia Santos, Laurênia Souto Sales, Mônica Mano Trindade Ferraz, Onireves Monteiro de Castro, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, Tese de Doutorado Os operadores de contraposição no gênero resumo acadêmico: perspectiva linguístico-discursiva, Lucienne Claudete Espíndola, Joseli Maria da Silva, Mônica Mano Trindade Ferraz, Iara Ferreira de Melo Martins, Erivaldo Pereira do Nascimento
2015, Dissertação de Mestrado O genero debate no ensino fundamental: uma vivencia (ou experiencia) de ensino-aprendizagem mediada pelas sequencias didaticas, GRACILENE BARROS DA SILVA
2015, Qualificação de Doutorado Artigo referente a 1ª qualificacao de Doutorado., PRISCILA EVANGELISTA MORAIS
2015, Dissertação de Mestrado O genero relato na valorizacao da escrita do aluno da EJA, MARCIA CARDOSO DE SOUZA
2015, Qualificação de Doutorado Artigo referente a 1a Qualificacao de Doutorado, PAULA MICHELY SOARES DA SILVA
2015, Dissertação de Mestrado Sistema de nocoes morais e a conceptualizacao mataforica em sermoes de Padre Antonio Vieira, ESDRAS SOARES DA SILVA
2015, Dissertação de Mestrado A (RE)ESCRITURA DO TEXTO NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA: IMPLICACOES PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO DA ESCRITA, MARIA DO CARMO MELO AGUIAR NETA
2015, Tese de Doutorado Modalizacao e Polifonia no genero resenha academica: um olhar apreciativo sobre a voz da ciencia, MARIA VANICE LACERDA DE MELO BARBOSA
2015, Qualificação de Mestrado A argumentacao no genero textual/discursivo contrato: uma analise dos modalizadores discursivos , KATIA REGINA GONCALVES DE DEUS
2015, Dissertação de Mestrado ORALIDADE EM SALA DE AULA PARA ALEM DOS GENEROS INFORMAIS: UM ESTUDO DO DEBATE REGRADO, FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA
2015, Dissertação de Mestrado PRODUCAO DO GENERO ARTIGO DE OPINIAO NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVES DE SEQUENCIAS DIDATICAS, ADELIA LUCIANA RANGEL BOTELHO DE ARAUJO
2015, Tese de Doutorado Dilma: mae ou madrasta? Metaforas conceptuais que categorizam a presidente em charges, BARBARA CABRAL FERREIRA
2015, Tese de Doutorado Que autoridades sustentam a autoridade? A argumentatividade no genero academico artigo cientifico atraves do arrezoado por autoridade e da modalizacao discursiva., CLECIDA MARIA BEZERRA BESSA
2015, Qualificação de Doutorado , CLECIDA MARIA BEZERRA BESSA
2015, Qualificação de Mestrado O genero textual tiras em quadrinhos: um objeto de ensino e aprendizagem da oralidade, ALESSANDRA GOMES DA SILVA
2015, Qualificação de Doutorado , MARIA VANICE LACERDA DE MELO BARBOSA
2015, Tese de Doutorado Os operadores de contraposicao no genero resumo academico: perspectiva linguistico-discursiva, MARCOS ANTONIO DA SILVA
2015, Dissertação de Mestrado A argumentacao nos livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino medio: uma concepcao retorica ou linguistica?, THIAGO MAGNO DE CARVALHO COSTA
2014, A aplicação de Estratégias de Leitura no Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção, Laurênia Souto Sales, Maria Ester Vieira de Sousa, Erivaldo Pereira do Nascimento
2014, A argumentação nos livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio: uma concepção retórica ou linguística?, Lucienne Claudete Espíndola, Mônica Mano Trindade Ferraz, Erivaldo Pereira do Nascimento
2014, Produção do gênero artigo de opinião no ensino fundamental através de sequências didáticas, Alvanira Lúcia de Barros, Carla Alecsandra de Melo Bonifácio, Erivaldo Pereira do Nascimento
2014, Dissertação de Mestrado Estratégias de leitura no Ensino Fundamental I: uma intervenção a partir do gênero Histórias em Quadrinhos, Laurênia Souto Sales, Mônica Mano Trindade Ferraz, Erivaldo Pereira do Nascimento
2014, O ensino do gênero debate mediado pelas sequências didáticas, Laurênia Souto Sales, Carla Alecsandra de Melo Bonifácio, Erivaldo Pereira do Nascimento
2014, Dissertação de Mestrado O gênero requerimento: uma análise dos modalizadores discursivos, Maria Leonor Maia Santos, Laurênia Souto Sales, Erivaldo Pereira do Nascimento
2014, Dissertação de Mestrado Metáforas e metonímias conceptuais em crônicas de Luis Fernando Veríssimo, Lucienne Claudete Espíndola, Eliane Ferraz Alves, Erivaldo Pereira do Nascimento
2014, Dissertação de Mestrado As entrelinhas do contrato: uma análise sociosubjetiva dos parâmetros de produção e recepção do gênero, Regina Celi Mendes Pereira, Raquel Basílio da Cunha Dias de Melo, Erivaldo Pereira do Nascimento
2014, Oralidade em sala de aula: uma proposta reflexiva e interventiva para além dos gêneros informais, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Laurênia Souto Sales, Erivaldo Pereira do Nascimento
2014, Os operadores de contraposição no gênero resumo de artigo científico: perspectiva linguístico-discursiva., Lucienne Claudete Espíndola, Mônica Mano Trindade, Joseli Maria da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento
2014, A relação entre a consciência fonológica e a aquisição da ecsrita: ressignificando o processo de alfabetização, Laurênia Souto Sales, Alvanira Lúcia de Barros, Erivaldo Pereira do Nascimento
2014, Dissertação de Mestrado O arrazoado por autoridade e a modalização discursiva: estratégias de argumentação no gênero projeto de pesquisa de TCC, Mônica Mano Trindade, Joseli Maria da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento
2014, Dissertação de Mestrado METAFORAS E METONIMIAS CONCEPTUAIS EM CRONICAS DE
LUIS FERNANDO VERISSIMO, CYNTHIA GOMES PINHEIRO
2014, Dissertação de Mestrado As entrelinhas do contrato: uma analise sociossubjetiva das condicoes de producao e recepcao do genero, MONIQUE GALDINO QUEIROZ
2014, Qualificação de Doutorado Artigo referente a 1ª qualificacao de doutorado., FRANCISCA JANETE DA SILVA ADELINO
2014, Qualificação de Doutorado Artigo referente a 1ª qualificacao de doutorado., ANA CAROLINA VIEIRA BASTOS
2014, Qualificação de Mestrado , THIAGO MAGNO DE CARVALHO COSTA
2014, Dissertação de Mestrado ESTRATEGIAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1: UMA INTERVENCAO A PARTIR DO GENERO HISTORIA EM QUADRINHO, ANGELA MARIA LINHARES ALVES
2014, Dissertação de Mestrado O PROCESSO DE PRODUCAO TEXTUAL DO GENERO NOTICIA MEDIADO POR SEQUENCIAS DIDATICAS, ADNILDA SUELY D`ALMEIDA
2014, Dissertação de Mestrado O arrazoado por autoridade e a modalizacao discursiva: estrategias de argumentacao no genero projeto de pesquisa de TCC, ALEISE GUIMARÃES CARVALHO
2014, Qualificação de Doutorado , MARCOS ANTONIO DA SILVA
2014, Dissertação de Mestrado O genero requerimento: uma analise dos modalizadores discursivos, GEZIEL DE BRITO LIMA
2013, Qualificação de Mestrado Genero proverbio popular na Educacao de Jovens e Adultos, sob a otica do ISD
, ANA LIDIA FREIRE MATIAS
2013, Qualificação de Mestrado , ALEISE GUIMARÃES CARVALHO
2013, Qualificação de Mestrado , LEANDRO FERREIRA DOS SANTOS
2013, Qualificação de Mestrado , MONIQUE CEZAR MERÊNCIO GALDINO
2013, Dissertação de Mestrado Entre processos de significacao e gatilhos do humor: aprender a ler na interacao com o genero tirinha, SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA
2013, Qualificação de Doutorado Artigo Referente a 1ª qualificacao de Doutorado., JOSEFA JACINTO DE FRANCA
2013, Qualificação de Mestrado , GEZIEL DE BRITO LIMA
2013, Qualificação de Mestrado , SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA
2013, Qualificação de Doutorado Artigo referente a 1a Qualificacao de Doutorado., MARIA VANICE LACERDA DE MELO BARBOSA
2013, Monografia de Graduação Atuação Profissional do Secretário Executivo Egresso da UFPB no Mercado de Trabalho Paraibano, Roseane Batista Feitosa Nicolau, Elaine Freitas de Sousa, Chussy Karla Souza Antunes, Erivaldo Pereira do Nascimento
2013, O arrazoado por autoridade e a modalização discursiva: estratégias de argumentação no gênero projeto de pesquisa de TCC, Mônica Mano Trindade, Joseli Maria da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento
2013, Gênero provérbio popular na Educação de Jovens e Adultos, sob a ótica do ISD, Regina Celi Mendes Pereira, Mônica Mano Trindade, Erivaldo Pereira do Nascimento
2013, O gênero requerimento e suas características semântico-argumentativas: um estudo dos modalizadores discursivos, Lucienne Claudete Espíndola, Laurênia Souto Sales, Erivaldo Pereira do Nascimento
2013, Análise dos operadores argumentativos na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental, Regina Celi Mendes Pereira, Mônica Mano Trindade, Erivaldo Pereira do Nascimento
2013, Tirinhas Humorísticas na sala de aula: interagindo com textos para aprender a ler, Mônica Mano Trindade, Pedro Farias Francelino, Erivaldo Pereira do Nascimento
2013, Dissertação de Mestrado Entre processos de significação e gatilhos do humor: aprender a ler na interação com o gênero tirinha, Mônica Mano Trindade, Laurênia Souto Sales, Erivaldo Pereira do Nascimento
2013, As entrelinhas do contrato: uma análise sociosubjetiva dos parâmetros de produção e recepção do gênero, Regina Celi Mendes Pereira, Carla Lynn Reichmann, Erivaldo Pereira do Nascimento
2013, Avaliação da aprendizagem e sequência didática no Ensino de Produção Escrita, Regina Celi Mendes Pereira, Mônica Mano Trindade, Erivaldo Pereira do Nascimento
2012, Qualificação de Doutorado , KARINA CORREA LELLES
2012, Qualificação de Doutorado Artigo ref. ao Trabalho de 1a Qualificacao, CLECIDA MARIA BEZERRA BESSA
2012, Qualificação de Doutorado Artigo referente a 1a Qualificacao de Doutorado, MARCOS ANTONIO DA SILVA
2012, Qualificação de Doutorado Artigo ref. ao Trabalho de 1a Qualificacao, DANIELLY VIEIRA INO ESPINDULA
2012, Dissertação de Mestrado Os modalizadores como estrategia semantico-argumentativa no genero edital, SANDRA MARIA DE CARVALHO SANTOS
2012, Dissertação de Mestrado Subjetividade nas sentencas judiciais: uma analise semantico-pragmatica dos modalizadores, ADINIZ MENDES DA SILVA JUNIOR
2012, Qualificação de Mestrado Os modalizadores como estrategia semantico-argumentativa no genero edital, SANDRA MARIA DE CARVALHO SANTOS
2012, Dissertação de Mestrado Qualificação do trabalho "Os modalizadores como estratégia semântico-argumentativa no edital", Joseli Maria da Silva, Lucienne Claudete Espíndola, Erivaldo Pereira do Nascimento
2012, Dissertação de Mestrado Subjetividade nas sentenças judiciais: uma análise semântico-pragmática dos modalizadores, Lucienne Claudete Espíndola, Joseli Maria da Silva, Erivaldo Pereira do Nascimento
2012, Monografia de Graduação Mercado de Trabalho no Estado da Paraíba para o Bacharel em Secretariado Executivo: Um estudo com os egressos da UFPB, Chussy Karla Souza Antunes, Erivaldo Pereira do Nascimento
2011, Qualificação de Doutorado artigo referente a 1a qualificacao de Doutorado, TATIANA MARANHAO DE CASTEDO
2010, Qualificação de Doutorado Artigo referente a 1a. Qualificacao de Doutorado, JOAO IRINEU DE FRANCA NETO
2010, Qualificação de Doutorado UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA TEORICA DE TRADICAO DISCURSIVA DA NOTICIA., CLEBER ALVES DE ATAIDE
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (16)
2021,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Revista de Estudos da Linguagem
2021,, UFPB - evento remoto, Nacional,
2020,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Revista Diálogo das Letras
2020,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Revista Expectativa (Impresso)
2019,, UFPB, Nacional,
2019,, UFPB - Campus IV, Nacional,
2019,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
2018,Membro do Conselho Editorial, , Não Informado, EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
2018,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, REVISTA DO GELNE
2018,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Letras em Revista (2318-1788)
2018,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Revista Expectativa (Impresso)
2017,, Universidade Federal da Paraíba, Nacional,
2017,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Letras em Revista
2016,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Prolíngua (João Pessoa)
2016,, Campus IV da UFPB, Nacional,
2013,, UFPB - Campus I, Nacional,
Trabalho de Fim de Curso(10)
Redação Comercial em Secretariado Executivo: um estudo da argumentação nas cartas de cobrança em língua espanhola, ROSEMERY LIMA DA SILVA ,
12/2015
A PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO: Um estudo mediado por Sequências Didáticas, ANDRESA DANTAS DA SILVA ,
11/2016
Os modalizadores discursivos no Manual do Professor de Livros Didáticos de Língua Portuguesa, MARIA DA GUIA SANTOS DE FRANÇA ,
11/2016
O processo de ensino-aprendizagem do gênero carta de solicitação a partir de sequências didáticas, FRANCISCO ANDRÉ FILHO ,
11/2016
O fenômeno semântico-argumentativo da polifonia de locutores em reportagens sobre política, HUGO FERNANDO DA SILVA NASCIMENTO ,
10/2018
A CONSTRUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO NOTÍCIA: Uma proposta de ensino de produção escrita, JOICE RAFAELA DE ARAUJO SILVA ,
05/2018
A argumentação retórica na série How to get way with a murder, LAURA MARIA DE ARAÚJO OLIVEIRA ,
09/2019
O funcionamento semântico-pragmático de elementos dêiticos em charges sobre a Reforma da Previdência, JACIANE LIMA DOS SANTOS ,
03/2020
Argumentação no gênero Projeto Político Pedagógico: o uso dos modalizadores discursivos, VANESSA SANTOS DA SILVA ,
06/2021
A argumentação no gênero petição: um estudo sobre a polifonia enunciativa, MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA ALVES ,
06/2021
Orientações de Pós-Graduação (35)
Mestrado Profissional, GRACILENE BARROS DE OLIVEIRA, 01/2014
- 12/2015
,
Concluída em 12/2015
Mestrado Profissional, DYUANA MARIA SOARES DA COSTA, 04/2019
- 04/2021
,
Concluída em 04/2021
Mestrado Profissional, ELIZABETE BEZERRA DA SILVA, 02/2019
- 02/2020
,
Concluída em 02/2020