UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 24 de Abril de 2024

SURYA AARONOVICH POMBO DE BARROS

CE - DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÃO PEDAGÓGICA

Ir ao Menu Principal

surya aaronovich pombo de barros

DHPE - CE - DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÃO PEDAGÓGICA

Produção Intelectual

Artigos (19)

  • 2022, Surya Aaronovich Pombo de Barros , Brasil de Fato PB, ISSN:
  • 2021, Surya Aaronovich Pombo de Barros , Brasil de Fato Paraíba, ISSN:
  • 2021, Surya Aaronovich Pombo de Barros , Intelectuais negros entre o século XIX e início do XX: novas perspectivas para a história da educação brasileira, ISSN: 19839294
  • 2021, Surya Aaronovich Pombo de Barros , Brasil de Fato Paraíba, ISSN:
  • 2021, Surya Aaronovich Pombo de Barros , Brasil de Fato Paraíba, ISSN:
  • 2021, Surya Aaronovich Pombo de Barros , Brasil de Fato Paraíba, ISSN:
  • 2021, Surya Aaronovich Pombo de Barros , Brasil de Fato Paraíba, ISSN:
  • 2021, Surya Aaronovich Pombo de Barros , Intelectuais negros entre o século XIX e início do XX: novas perspectivas para a história da educação brasileira, ISSN: ISSN1983-9294
  • 2020, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Isabelle dos Santos , 'Cora é negra e tem cabelo cacheado igual a mim': Literatura infanto-juvenil e a construção da identidade negra na escola, ISSN: 1676810X
  • 2020, Surya Aaronovich Pombo de Barros , Vicente Gomes Jardim: um artista e autor de cor no final do século XIX e início do XX, ISSN: 21783283
  • 2020, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Amália Dias , Não brancos(as) e periféricos(as): histórias da docência no Brasil, ISSN: 14132478
  • 2020, Surya Aaronovich Pombo de Barros , Vicente Gomes Jardim - um “artista” e autor “de cor” no final do século XIX e início do XX, ISSN: ISSN 2178-3284
  • 2018, Surya Aaronovich Pombo de Barros , História da educação da população negra: entre silenciamento e resistência, ISSN: 24468169
  • 2018, Surya Aaronovich Pombo de Barros , Ser negro na Parahyba do Norte: cores, condições, qualidades e universo letrado no século XIX, ISSN: 1980864X
  • 2018, Surya Aaronovich Pombo de Barros , Graciliano Fontino Lordão: um professor ?de côr? na Parahyba do Norte, ISSN: 22380094
  • 2016, Surya Aaronovich Pombo de Barros , Escravos, libertos, filhos de africanos livres, não livres, pretos, ingênuos: negros nas legislações educacionais do XIX, ISSN: 16784634
  • 2014, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Mauricéia Ananias , O processo de escolarização na Parahyba do Norte: instrução primária e constituição do Estado Nacional, ISSN: 22380094
  • 2011, Surya Aaronovich Pombo de Barros , O uso de memórias como fonte de pesquisa para a História da Educação da população negra em São Paulo, ISSN: 01048929
  • 2010, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Teresa Cristina Furtado Mattos , Entrevista com Sérgio Costa, ISSN: 01048015

Publicação em Eventos (49)

  • 2020, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Larissa Ramos de Lima, Padre Ricardo Rocha: ?pretinho risonho? que se tornou ?vigário de cristo? entre o fim do século XIX e o início do XX, XIX Encontro Regional da ANPUH PB, Resumo
  • 2020, , Padre Ricardo Rocha: pretinho risonho que se tornou vigário de cristo entre o fim do século XIX e o início do XX, XIX Encontro Regional de História da ANPUH PB,
  • 2019, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Homens negros letrados na Parahyba do Norte na transição do Império para a República: trajetórias de Vicente Gomes Jardim, Graciliano Fontino Lordão e Manoel Cardoso Vieira, 30o Simpósio Nacional de História, Resumo
  • 2019, , Não-brancos(as) e periféricos(as): histórias da docência no Brasil, 39a Reunião Anual da ANPED,
  • 2019, , ?Vicente Gomes Jardim e os sentidos de ser 'de cor' e 'artista' no século XIX?, X Congresso Brasileiro de História da Educação,
  • 2019, , Homens negros letrados na Parahyba do Norte na transição do Império para a República: trajetórias de Vicente Gomes Jardim, Graciliano Fontino Lordão e Manoel Cardoso Vieira, 30 Simpósio Nacional de História,
  • 2019, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Vicente Gomes Jardim e os sentidos de ser de cor e artista'no século XIX, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico 130 ANOS DE ABOLIÇÃO NO BRASIL, Resumo Expandido
  • 2019, , ?Población negra y universo letrado: otras posibilidades para la historia de la educación en el Brasil Imperial?., III Coloquio Pasado presente. Disputas por la memoria y el conocimiento histórico, siglos XIX ? XXI,
  • 2018, , A cor no magistério oitocentista na Parahyba do Norte (Brasil, Século XIX), XIII Cihela - Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación latinoamericanano,
  • 2018, , Educação da população negra na Parahyba do Norte no Século XIX: uma história possível, XIII Cihela - Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación latinoamericanano,
  • 2018, Surya Aaronovich Pombo de Barros, A ?COR? NO MAGISTÉRIO OITOCENTISTA NA PARAHYBA DO NORTE (BRASIL, SÉCULO XIX), XII CIHELA - Congresso Iberoamericano de Historia de la educación latinoamericana, Resumo
  • 2016, , A pesquisa em história da educação e a população negra no Brasil, VIII Fórum Internacional de Educação,
  • 2016, Surya Aaronovich Pombo de Barros, LETRADOS NEGROS NA PARAHYBA DO NORTE: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL IMPERIAL, XXII Congreso Iberoamericano de História de la Educacion Latinoamericana - Historia de las instituciones, prácticas y saberes pedagógicos en Iberoamerica, Trabalho Completo
  • 2016, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Letrados negros na Parahyba do Norte: outras possibilidades para a história da educação da população negra no Brasil Imperial, XII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educacional Latinoamericana, Resumo
  • 2016, , LETRADOS NEGROS NA PARAHYBA DO NORTE: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL IMPERIAL, Congresso Ibero Americano de História da Educação Latinoamericana - CIHELA,
  • 2015, , SER ESCRAVO, SER LIVRE NA PARAHYBA DO NORTE OITOCENTISTA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA, VIII Congresso Brasileiro de História da Educação,
  • 2015, Surya Aaronovich Pombo de Barros, SER ESCRAVO, SER LIVRE NA PARAHYBA DO NORTE OITOCENTISTA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA, VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, Resumo
  • 2014, Surya Aaronovich Pombo de Barros, VII Simpósio Nacional de História Cultural - Escritas, Circulação, Leituras e Rececepção.Ser escravo, ser livre: as ambiguidades em ser negro na Parahyba do Norte Oitocentista à luz dos conceitos de estratégias e táticas, VII Simpósio Nacional de História Cultural: História Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepções, Resumo
  • 2014, Surya Aaronovich Pombo de Barros, História da Educação da População Negra no Brasil: tempo de balanço, XI CIHELA - Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, Trabalho Completo
  • 2014, Surya Aaronovich Pombo de Barros, História da Educação da População Negra no Brasil: tempo de balanço, XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA, Resumo
  • 2014, , História da Educação da População Negra no Brasil: tempo de balanço, XI CIHELA - Congreso Ibero Armericano de Historia de la Educación Latinoamericana,
  • 2013, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Educação da população negra na Parahyba do Norte no Século XIX: uma história possível, VII Congresso Brasileiro de História da Educação - Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, Resumo
  • 2012, Lays Regina Batista de Macena Martins dos Santos, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Fontes para a História da Educação da População Negra na Província da Parahyba do Norte no Século XIX, III Encontro de História do Império Brasileiro, Trabalho Completo
  • 2012, Lays Regina Batista de Macena Martins dos Santos, Surya Aaronovich Pombo de Barros, ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO : O NEGRO COMO SUJEITO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, Trabalho Completo
  • 2011, Surya Aaronovich Pombo de Barros, ALGUMAS QUESTÕES ACERCA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL: ESTADO DA ARTE (1989-2010), XXVI Simpósio Nacional de História, Trabalho Completo
  • 2010, Surya Aaronovich Pombo de Barros, NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do., ARAUJO, Camila Almeida de., Balanço Historiográfico da História da Educação da População Negra, II Encontro de História do Império Brasileiro, Trabalho Completo
  • 2010, NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do., ARAUJO, Camila Almeida de., Surya Aaronovich Pombo de Barros, ESTADO DA ARTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL, II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação, Resumo
  • 2010, Surya Aaronovich Pombo de Barros, NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do., ARAUJO, Camila Almeida de., ESTADO DA ARTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL, II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação, Trabalho Completo
  • 2010, Surya Aaronovich Pombo de Barros, NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do., ARAUJO, Camila Almeida de., Balanço Historiográfico da História da Educação da População Negra, II Encontro de História do Império Brasileiro, Resumo
  • 2009, , A Provincia da Parahyba do Norte: instrução pública primária e a constituição do Estado Nacional e da Nação, IX CIHELA - Congresso Ibero Americano de História da Educação,
  • 2009, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Mauricéia Ananias, A Provincia da Parahyba do Norte: instrução pública primária e a constituição do Estado Nacional e da Nação, IX CIHELA - Congresso Ibero Americano de História da Educação, Resumo
  • 2009, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Mauricéia Ananias, A Provincia da Parahyba do Norte: instrução pública primária e a constituição do Estado Nacional e da Nação, IX CIHELA - Congresso Ibero Americano de História da Educação, Trabalho Completo
  • 2009, Surya Aaronovich Pombo de Barros, O IMPACTO DA EDUCAÇÃO EXTRA-CLASSE NO SISTEMA EDUCACIONAL DO BAIXO SUL DA BAHIA - A BANCA, 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
  • 2009, , O IMPACTO DA EDUCAÇÃO EXTRA-CLASSE NO SISTEMA EDUCACIONAL DO BAIXO SUL DA BAHIA - A BANCA, 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
  • 2008, Surya Aaronovich Pombo de Barros, "Domínio da casa x domínio da escola: banca e possiblidades para a história da educação da Bahia", V Congresso Brasileiro de História da Educação, Trabalho Completo
  • 2008, , A linguagem cinematográfica no processo de formação de profissionais da educação: a experiência do Cinema no Campus, I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior,
  • 2008, Surya Aaronovich Pombo de Barros, BRITO, Elaine Joyce, A linguagem cinematográfica no processo de formação de profissionais da educação: a experiência do Cinema no Campus, I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior, Trabalho Completo
  • 2008, Surya Aaronovich Pombo de Barros, A BANCA E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA BAHIA, VII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, Resumo
  • 2007, Surya Aaronovich Pombo de Barros, EDUCAÇÃO ESCOLAR DA POPULAÇÃO NEGRA NO IMPÉRIO: APROXIMAÇÕES ENTRE SÃO PAULO E BAHIA, 18o Encontro de Pesquisa do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
  • 2007, Surya Aaronovich Pombo de Barros, A Banca: possibilidades de análise na longa duração da História da Educação, I Congresso de Pesquisadores do Recôncavo Baiano, Resumo
  • 2006, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Discutindo o uso de fontes primárias em pesquisas acerca da história da educação da população negra no Brasil (final do século XIX ? início do XX), Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Resumo
  • 2006, Surya Aaronovich Pombo de Barros, História Oral como fonte de pesquisa para a História da Educação da população negra em São Paulo no Século XIX: possibilidades e limites, II CIPA - Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica, Trabalho Completo
  • 2005, Surya Aaronovich Pombo de Barros, FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA EM SÃO PAULO, 28ª Reunião Anual da ANPEd, Trabalho Completo
  • 2005, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Educação escolar da população negra em São Paulo (1870-1920), XXIII Simpósio Nacional de História, Trabalho Completo
  • 2004, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Duplo significado da presença/ausência negra na escola paulistana na virada do século XIX para o XX, VI Encontro de Pesquisa em Educação na Região Sudeste, Resumo
  • 2004, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Alunos Negros em São Paulo no final do século XIX, III Congresso Brasileiro de História da Educação, Trabalho Completo
  • 2003, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Presença/ausência da população de cor na escola paulistana, na virada do século XIX para o XX: tensões e significados, XXII Simpósio Nacional de História, Trabalho Completo
  • 2002, Surya Aaronovich Pombo de Barros, O acesso de crianças negras à escola em São Paulo no final do século XIX, Seminário Educação 2002 - Relações Raciais e Educação: Cidadania e Diversidade no Século XXI, Resumo
  • 2002, Surya Aaronovich Pombo de Barros, 'Negrinhos que por ahi andão': crianças negras na escola, no final do século XIX na cidade de São Paulo, II Congresso Brasileiro de História da Educação, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (11)

  • 2021, PARA ALÉM DAS AULAS DE PRIMEIRAS LETRAS: ESCOLAS NOTURNAS E AULAS DA CADEIA COMO POSSIBILIDADES PARA A POPULAÇÃO NEGRA (PB), Um mar de escolas: mergulhos na história da educação (1850- 1980), Surya Aaronovich Pombo de Barros
  • 2021, Escrita acadêmica em tempos de pandemia: discutindo as ações do projeto de escrita da UFPB em 2020, Ensino, pesquisa e extensão em tempos de pandemia: intervivências do DHP/CE/UFPB [, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Edvaldo Santos Lira
  • 2021, Escrita acadêmica em tempos de pandemia: discutindo as ações do projeto de escrita da UFPB em 2020, Ensino, pesquisa e extensão em tempos de pandemia: intervivências do DHP/CE/UFPB, Surya Aaronovich Pombo de Barros Edvaldo Santos Lira
  • 2021, PARA ALÉM DAS AULAS DE PRIMEIRAS LETRAS: ESCOLAS NOTURNAS E AULAS DA CADEIA COMO POSSIBILIDADES PARA A POPULAÇÃO NEGRA (PB), Um mar de escolas: mergulhos na história da educação (1850- 1980), Surya Aaronovich Pombo de Barros
  • 2020, Sobre escrever e catar feijão: o curso Estimulando a Escrita Acadêmica/UFPB, Ciência e Experiência no Centro de Educação: a extensão universitária em sua relação com a sociedade, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Edvaldo Santos Lira
  • 2018, Escravidão e Educação: Obrigatoriedade Escolar e a Construção do Sujeito Aluno no Brasil Oitocentista, Emancipação, Inclusão e Exclusão: Desafios do Passado e do Presente, Diana Gonçalves Vidal, Surya Aaronovich Pombo de Barros
  • 2018, Professor, deputado, coronel: Graciliano Fontino Lordão, um homem letrado ?de côr? na Parahyba do Norte (Século XIX), TRAVESSIAS ATLÂNTICAS e A PARAÍBA AFRO-DIASPÓRICA Experiências históricas da gente negra na diáspora africana: Paraíba colonial e imperial Volume 1, Surya Aaronovich Pombo de Barros
  • 2017, A presença negra e escrava em escolas públicas de São Paulo (segunda metade do XIX), Rascunhos cativos educação,escolas e ensino no Brasil escravista, Carlos Eduardo Moreira de Araújo, Flávio Gomes, Marcelo Mac Cord, Surya Aaronovich Pombo de Barros
  • 2016, Um balanço sobre a produção da história da educação dos negros no Brasil, A História da Educação dos Negros no Brasil, Marcus Vinicius da Fonseca, Cynthia Greive Veiga, Willian Robson Soares Lucindo, Petrônio Domingues, Adlene Silva Arantes, Maria Lúcia Muller, Sabrina Moehlecke, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Fabio Eduardo Cressoni, Christianni Cardoso Morais, Itacir Marques da Luz, Adriana Maria Paulo da Silva, Mariléia dos Santos Cruz, Alessandra Frota Martinez de Schueler, Ione Celeste de Sousa, Juarez José Tuchinski dos Anjos
  • 2012, História da Educação da População Negra no Brasil: estado da arte (1989-2010), Histórias da Educação da Paraíba: rememorar e comemorar, Surya Aaronovich Pombo de Barros
  • 2005, Discutindo a escolarização da população negra em São Paulo entre o final do século XIX e o início do século XX, História da Educação do Negro e outras histórias, Surya Aaronovich Pombo de Barros

Livros (2)

  • 2016, A História da Educação dos Negros no Brasil, Marcus Vinicius da Fonseca, Surya Aaronovich Pombo de Barros
  • 2015, O Estado da Arte da Pesquisa em História da Educação da População Negra no Brasil, Surya Aaronovich Pombo de Barros

Participações em Bancas de Concursos (1)

  • 2007, Banca Examinadora para Seleção de Professor Substituto do CEFET-BA, Surya Aaronovich Pombo de Barros

Participações em Bancas de Cursos (25)

  • 2021, Qualificação de Mestrado CABELO VEM LA DE DENTRO, CABELO E COMO PENSAMENTO: Um estudo sobre a perspectiva da mulher negra sobre a negritude e transicao capilar em diferentes contextos de sociabilidade, GEISIANE CRISTINA DE SOUZA FREITAS
  • 2020, Qualificação de Mestrado FRAGMENTOS DE UMA HISTORIA DE VIDA: o afro-paraibano Tomas Santa Rosa Jr. (1909-1956) entre vivencias, intelectualidades e feitos artisticos, THIAGO BRANDAO DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado Estou pensando sempre em fazer a vontade dos outros, mas os outros nao pensam nunca em fazer a minha vontade’: a trabalhadora domestica negra em Lygia Fagundes Telles (1965-1989), DIEGO AMORIM NOVAES
  • 2020, Tese de Doutorado HISTORIAS DA PROFISSAO DOCENTE NO BRASIL: “PORQUE NO ENSINO OS PROFESSORES SAO TUDO!” PARAHYBA DO NORTE. 1835-1885 , LAYS REGINA BATISTA DE MACENA MARTINS
  • 2020, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA REPRESENTATIVIDADE PARA OS GRUPOS MINORITARIOS: UMA REVOLUCAO NA CONSTRUCAO DE IDENTIDADES , BARBARA LEIA LOPES DE SOUSA
  • 2020, Monografia de Graduação CONSTRUCAO DA IDENTIDADE NEGRA POSITIVA NA EDUCACAO INFANTIL , LUCIENE INACIO
  • 2020, Monografia de Graduação "CORA E NEGRA E TEM O CABELO IGUAL A MIM": LITERATURA INFANTO-JUVENIL E A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA, ISABELLE DOS SANTOS
  • 2019, Produção Científica sobre as temáticas afro-brasileira e indígena nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Leilah Santiago Bufren, Eliane Bezerra Paiva
  • 2019, Dissertação de Mestrado Caminhos para liberdade: Lei Rio Branco e a desarticulação do sistema escravista na Paraíba (1871-1888), Surya Aaronovich Pombo de Barros, Solange Pereira da Rocha, Jean Carlo de Carvalho Costa
  • 2019, Dissertação de Mestrado PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: INTERFACE DIDÁTICO-CURRICULAR, Surya Aaronovich Pombo de Barros, José Leonardo Rolim de Lima Severo, Maria Alves Azeredo
  • 2019, Monografia de Graduação PRECISAMOS FALAR SOBRE RACISMO: RELACOES RACIAIS EM ESPACOS DE EDUCACAO INFANTIL EM JOAO PESSOA-PB, ROSILENE DA SILVA SANTANA
  • 2019, Monografia de Graduação A CAPOEIRA ANGOLA NO ESPACO DA ESCOLA: UMA EXPERIENCIA DA PRATICA DA CAPOEIRA NA EEEF ANA HIGINA, DARIO PEREIRA JOAO
  • 2019, Qualificação de Mestrado Caminhos para liberdade: Lei Rio Branco e a desarticulacao do sistema escravista na Paraiba (1871-1888), GIUSEPPE EMMANUEL LYRA FILHO
  • 2019, Qualificação de Mestrado Populacao negra, livres, forros e pobres no cotidiano da Cidade da Parahyba do norte (1848-1864), GEORGE HENRIQUE DE VASCONCELOS GOMES
  • 2019, Dissertação de Mestrado null, FABIO TARGINO
  • 2019, Dissertação de Mestrado PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: INTERFACE DIDÁTICO-CURRICULAR, Fábio Targino
  • 2019, Qualificação de Mestrado null, FABIO TARGINO
  • 2019, Qualificação de Mestrado PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: INTERFACE DIDÁTICO-CURRICULAR, Fábio Targino
  • 2018, HISTÓRIA DA ESCOLA PRIMÁRIA NO BRASIL: A PRODUÇÃO DA DOCÊNCIA. PROVÍNCIA DA PARAHYBA DO NORTE. 1837-1885, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Mauricéia Ananias, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Antonio Carlos Pinheiro, Anamaria Gonçalves Bueno
  • 2018, Intelectuais negros e educação: a trajetória do professor abolicionista Cincinato Fraca, Bahia 1870-1920, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Marcelo Mac Cord, Alessandra Frota Martinez Schueler, Wlamyra Albuquerque, Alexandra Lima da Silva
  • 2017, Dissertação de Mestrado Educação gerencial e avaliação de desempenho: um estudo sobre a política educacional do modelo de gestão Todos por Pernambuco (2007-2016), Surya Aaronovich Pombo de Barros, Angela Maria Dias Fernandes, Luiz de Souza Júnior, Roberto Rondon
  • 2017, Trabalho Final de Especialização No tracejado do embranquecer: a educação a serviço do branqueamento cultural na Paraíba (1930-1940), Surya Aaronovich Pombo de Barros, Solange Pereira da Rocha, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Ivonildes Fonseca
  • 2017, Dissertação de Mestrado Os programas de descentralização e transferência de responsabilidade na escola pública: autonomia ou centralização?, Surya Aaronovich Pombo de Barros, Angela Maria Dias Fernandes, Rita de Cássia Cavalcante Porto, Fábio do Nascimento Fonseca
  • 2017, Dissertação de Mestrado EDUCACAO GERENCIAL E AVALIACAO DE DESEMPENHO: UM ESTUDO SOBRE A POLITICA EDUCACIONAL DO MODELO DE GESTAO TODOS POR PERNAMBUCO (2007-2016), SERGIO ANDRADE DE MOURA
  • 2017, Dissertação de Mestrado OS PROGRAMAS DE DESCENTRALIZACAO E TRANSFERENCIA DE RESPONSABILIDADE NA ESCOLA PUBLICA: autonomia ou centralizacao?, EDIVANIA DE CASTRO PIRES

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (13)

  • 2020,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, MOSAICO (RIO DE JANEIRO)
  • 2020,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE)
  • 2019,, Universidade Federal da Paraíba, Nacional,
  • 2019,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Revista ABPN
  • 2019,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, ESTUDOS IBERO-AMERICANOS
  • 2019,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Saeculum (UFPB)
  • 2018,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE)
  • 2017,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, HISTÓRIA, HISTÓRIAS
  • 2017,, Universidade Federal da Paraíba, Nacional,
  • 2012,, Universidade Federal da Paraíba, Nacional,
  • 2010,, , Nacional,
  • 2010,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Revista Brasileira de História da Educação
  • 2009,, Universidade Federal da Paraíba, Nacional,

Participação em Colegiados e Comissões (3)

  • PPGH, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • PPGH, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • PPGE, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Trabalho de Fim de Curso(8)

  • PRECISAMOS FALAR SOBRE RACISMO: RELAÇÕES RACIAIS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM JOÃO PESSOA-PB, ROSILENE DA SILVA SANTANA , 10/2019
  • "CORA É NEGRA E TEM O CABELO IGUAL A MIM": LITERATURA INFANTO-JUVENIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA, ISABELLE DOS SANTOS , 04/2020
  • CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA POSITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LUCIENE INÁCIO , 04/2020
  • A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE PARA OS GRUPOS MINORITÁRIOS: UMA REVOLUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES, BÁRBARA LÉIA LOPES DE SOUSA , 04/2020
  • Gênero, representatividade e memória em um conto togolês no ensino de Língua Francesa (FLE): do silêncio à voz., MARIANA GOMES ALVES FERREIRA , 11/2021
  • Práticas pedagógicas para a construção de uma educação antirracista: a potência da afrocentricidade., BÁRBARA LÉIA LOPES DE SOUSA , 11/2021
  • Enfrentando o perigo da história única: literatura infanto-juvenil sobre mulheres afro-brasileiras e indígenas e educação., JULIANA RACHEL TRIGO FERREIRA , 11/2021
  • 'PRETAGOGIA' PARA UMA EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA: O DISCURSO DE UMA PEDAGOGIA EUROCÊNTRICA , LUCIBELE EDUARDA BENTO DA SILVA , 06/2022

Orientações de Pós-Graduação (27)

  • Mestrado, THIAGO BRANDAO DA SILVA, 04/2019 - , Concluída em 12/2021
  • Mestrado, THIAGO BRANDAO DA SILVA, 04/2019 - , Concluída em 12/2021
  • Mestrado, THIAGO BRANDAO DA SILVA, 04/2019 - , Concluída em 12/2021
  • Mestrado, THIAGO BRANDAO DA SILVA, 04/2019 - , Concluída em 12/2021
  • Mestrado, GEORGE HENRIQUE DE VASCONCELOS GOMES, 05/2019 - , Concluída em 08/2020
  • Mestrado, GEORGE HENRIQUE DE VASCONCELOS GOMES, 05/2019 - , Concluída em 08/2020
  • Mestrado, GEORGE HENRIQUE DE VASCONCELOS GOMES, 05/2019 - , Concluída em 08/2020
  • Mestrado, DÁRCYA JEANNE SILVA DE ARAÚJO, 04/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DÁRCYA JEANNE SILVA DE ARAÚJO, 04/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANA MARIA BARBOSA DA SILVA, 05/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANA MARIA BARBOSA DA SILVA, 05/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FRANCISCO DIOGO DA SILVA, 12/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FRANCISCO DIOGO DA SILVA, 12/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LIVIA DE MELLO SILVA LEMOS, 05/2021 - , Concluída em 09/2023
  • Mestrado, LIVIA DE MELLO SILVA LEMOS, 05/2021 - , Concluída em 09/2023
  • Mestrado, ANA PAULA ESTRELA, 06/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANA PAULA ESTRELA, 06/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EDUARDO HUDSON ARAUJO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LUCIBELE EDUARDA BENTO DA SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, VANESSA GONCALVES LIRA, 09/2021 - 05/2023 , Concluída em
  • Mestrado, DEMETRIUS ANTONIO PRYSTHON CHESMAN, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, KÁSSIA REJANE PEREIRA DE SOUSA, 03/2022 - 08/2022 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, PIÊTRA GERMANA CARVALHO DE ANDRADE PORPINO, 03/2022 - 08/2022 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LAÍS DE OLIVEIRA NEVES, 04/2020 - 07/2020 , Concluída em
  • Mestrado, GIUSEPPE EMMANUEL LYRA FILHO, 05/2019 - 05/2020 , Concluída em
  • Mestrado, DÁRCYA JEANNE SILVA DE ARAÚJO, 04/2020 - 03/2022 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, VANESSA GONCALVES LIRA, 02/2020 - 01/2021 , Concluída em

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v24.4.6