2023, Jéssica Andrade de Albuquerque, Vanessa da Cruz Alexandrino, Cláudia Luciene de Melo Silva, Maria Virgínia M. Dazzani, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Demandas educacionais no período de COVID-19: uma revisão sistemática, ISSN: 18084281
2023, Glaydson Elder Freitas Santana da Silva, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Atuação de Psicólogos Escolares na Educação Básica: um levantamento nacional e internacional da literatura, ISSN: 2175795X
2022, Jéssica Andrade de Albuquerque, Vanessa Porto Alexandrino, Fabiola de Sousa Braz Aquino , ATENÇÃO CONJUNTA NAS INTERAÇÕES EDUCADOR-BEBÊ E SUAS REPERCUSSÕES NA COGNIÇÃO SOCIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, ISSN: 01035371
2022, Gabriela Marcolino Alves Machado, Laisy de Lima Nunes, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Gestação e Desenvolvimento Inicial de Gêmeos: Um Estudo a partir de Relatos Materno, ISSN: 18084281
2022, Fabiola de Sousa Braz Aquino, HENRIQUE JORGE SIMÕES BEZERRA, Bianca Fernandes de Souza, EBERTON DYÊGO GOMES, RAFAELA APARECIDA GOMES , Formação continuada de psicólogas escolares: ampliando ações promotoras de desenvolvimento humano, ISSN: 08719187
2021, Jéssica Andrade de Albuquerque, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantis, ISSN: 01036564
2021, Karen felícia de Figueiredo Maia, Fabiola de Sousa Braz Aquino , O Estado da Arte da Consciência do Bebê no Primeiro Ano de Vida, ISSN: 18084281
2021, Jéssica Andrade de Albuquerque, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Psicologia Escolar e relação família-escola: um estudo sobre concepções de profissionais, ISSN: 19821247
2021, Jéssica Andrade de Albuquerque
Fabiola de Sousa Braz Aquino , Psicologia Escolar e relação família-escola: um estudo sobre concepções de profissionais, ISSN: 1982-1247
2021, Bruno Rolim Baggio
Thalita Lays Fernandes de Alencar
Fabiola de Souza Braz Aquino , A moral na perspectiva histórico-cultural: uma revisão da literatura, ISSN: 1984-02923
2021, Bruno Rolim Baggio, Thalita Lays Fernandes de Alencar, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Moral da perspectiva histórico-cultural: Uma revisão da literatura, ISSN: 19840292
2020, Aline Rodrigues Gomes, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Formação em psicologia escolar: um estudo de levantamento em universidades públicas do nordeste, ISSN: 19838220
2020, Elisa Alves dos Santos, Nialda Sabrina da Silva, Aline Rodrigues Gomes, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Percepções de Graduandos de Psicologia Acerca do Trabalho do Psicólogo Escolar e Educacional, ISSN: 19823703
2020, Ana Cristina Ramos Costa, Vanessa Porto Alexandrino, Jéssica Andrade de Albuquerque, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Brincadeira livre como promotora da habilidade comunicativa intencional infantil: uma revisão sistemática, ISSN: 19808623
2020, Ana Cristina Ramos Costa
Vanessa Porto Alexandrino
Jéssica Andrade de Albuquerque
Fabíola de Sousa Braz Aquino , Brincadeira livre como promotora da habilidade comunicativa intencional infantil: uma revisão sistemática. , v. 51, p. 1/2-13, 2020., ISSN: 1980-8623
2020, Elisa Alves Santos
Nialda Sabrina Silva
Aline Rodrigues Gomes
Fabiola de Sousa Braz Aquino , Percepções de Graduandos de Psicologia Acerca do Trabalho do Psicólogo Escolar e Educacional. , ISSN: 1982-3703
2020, Aline Rodrigues Gomes
Fabiola de Sousa Braz Aquino , Formação em psicologia escolar: um estudo de levantamento em universidades públicas do nordeste, ISSN: 1983-8220
2019, Vanessa Porto Alexandrino, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Habilidade de comunicação intencional de bebês: Concepções de profissionais da Educação infantil, ISSN: 19821247
2019, Lorena de Almeida Cavalcante, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Práticas Favorecedoras ao Contexto Escolar: Discutindo Formação e Atuação de Psicólogos Escolares, ISSN: 21753563
2019, Ana Cristina Ramos Costa, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Brincadeira livre como promotora da habilidade comunicativa intencional de bebês, ISSN: 21454515
2018, Jéssica Albuquerque, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Estudo de Levantamento, ISSN: 14138271
2018, CAVALCANTE, LORENA DE ALMEIDA, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia, ISSN: 16771168
2018, Vanessa da Cruz Alexandrino, Fabiola de Sousa Braz Aquino , Análise das concepções de profissionais da educação sobre o desenvolvimento infantil: Um estudo em creches de uma cidade da Paraíba - Brasil, ISSN: 08719187
2018, Laisy de Lima Nunes, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Nádia Maria Ribeiro Salomão , Concepções Parentais sobre Intencionalidade Comunicativa em Bebês aos 3 e 6 Meses, ISSN: 21753563
2016, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Ingrid Raíssa Lucena Ferreira, CAVALCANTE, LORENA DE ALMEIDA , Concepções e práticas de psicólogos escolares e docentes acerca da inclusão escolar, ISSN: 14149893
2016, Emellyne Lima de A. M. D. Lemos, Nádia Maria Ribeiro Salomão, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Cibele Shírley Agripino-Ramos , Concepções de pais e professores sobre a inclusão de autistas, ISSN: 19840292
2016, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Jéssica Andrade de Albuquerque , Contribuições da Teoria Histórico-cultural para a prática de estágio supervisionado em Psicologia Escolar, ISSN: 19820275
2016, Keilla Rebeka Simões de Oliveira, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Nádia Maria Ribeiro Salomão , Desenvolvimento da linguagem na primeira infância e estilos linguísticos dos educadores, ISSN: 17944724
2015, Janaina Franciele Camargo, Nádia Maria Ribeiro Salomão, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Laisy de Lima Nunes , ?Os gestos na comunicação mãe-bebê: um estudo longitudina, ISSN: 16763041
2015, Laisy de Lima Nunes, Pompéia Villachan-Lyra, Fabiola de Sousa Braz Aquino , 'Mãe acha que bebê sente tudo, né??: Concepções maternas sobre habilidades socioemocionais e comunicativas infantis, ISSN: 01035371
2015, Keilla Rebeka Simões de Oliveira, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Nádia Maria Ribeiro Salomão, Clara Raíssa Fernandes de Melo , O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de creche, ISSN: 16771168
2015, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Raphaela Priscilla Santos Lins, Lorena de Almeida Cavalcante, Aline Rodrigues Gomes , Concepcções e praticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas, ISSN: 19812566
Publicação em Eventos (80)
2019, Renã Herbert Ramos da Silva, Marina Campos Silva, Nialda Sabrina da Silva, Amanda Costa Vicente, HENRIQUE J. S. BEZERRA, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Contribuições da extensão universitária na formação em psicologia escolar educacional: aproximações à prática profissional, I ENCONTRO DE PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL DA PARAÍBA: desafios e práticas contemporâneas, Resumo
2019, , MINICURSO: Supervisão em Psicologia Escolar para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, V Encontro Maranhense de Psicologia na Educação, III Seminário Nordeste de Psicologia da Educação e II Colóquio de Psicologia Escolar do Maranhão,
2019, , Psicologia escolar e a inclusão de surdos no contexto escolar: uma revisão da literatura, 49a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia,
2019, Vanessa Porto Alexandrino, Jéssica Andrade de Albuquerque, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Relatos de profissionais da educação infantil sobre a capacidade dos bebês em interpretar os estados emocionais dos outros, 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Psicologia direito de todo@s, Resumo
2019, Vanessa Porto Alexandrino, Jéssica Andrade de Albuquerque, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Percepção de profissionais da educação sobre as emoções infantis: um estudo em contextos de creche, 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Psicologia direito de todo@s, Resumo
2019, Rebbeca Hellen Araújo Lacerda, Nialda Sabrina da Silva, Amanda Costa Vicente, Marina Campos Silva, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Expectativas de professores de educação infantil acerca do trabalho de estagiárias em Psicologia Escolar Educacional, I ENCONTRO DE PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL: desafios e práticas contemporâneas, Resumo
2019, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Angela Rayanne Gabriel de Oliveira, Elisa Alves dos Santos, CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: RELATOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR EM ESCOLAS PÚBLICAS, XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento, Resumo
2019, Vanessa Porto Alexandrino, Jéssica Andrade de Albuquerque, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Concepções de psicólogas escolares sobre as suas atuações em contextos de educação infantil: um estudo em um município da Paraíba, 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Psicologia direito de tod@s, Resumo
2019, , Formação continuada de psicólogos escolares que atuam em espaços públicos de educação: articulações teórico-metodológicas para a prática profissional, III Seminário Nordeste de Psicologia da Educação e II Colóquio de Psicologia Escolar do Maranhão,
2019, , ESTAGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA PARA A INTERVENÇÃO, 49a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e 12o. Congresso de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente,
2019, Jéssica Andrade de Albuquerque, Vanessa Porto Alexandrino, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Análise de documentos oficiais de escolas públicas sobre a relação família-escola e o trabalho do psicólogo escolar, 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Psicologia direito de tod@s, Resumo
2019, Jéssica Andrade de Albuquerque, Vanessa Porto Alexandrino, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Atuação em Psicologia Escolar com base na teoria histórico-cultural: um estudo sobre o Estado da Arte, 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Psicologia direito de todo@s, Resumo
2019, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Rebbeca Hellen Araújo Lacerda, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR, XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento, Resumo
2019, Rebbeca Hellen Araújo Lacerda, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Estágio supervisionado em psicologia escolar: experiência com crianças na transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, I ENCONTRO DE PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL DA PARAÍBA: desafios e práticas contemporâneas, Resumo
2019, RAFAELA RAÍSSA ARAUJO DOS SANTOS, Eder Oliveira Teixeira, Letícia Thereza Brito Loureiro, Sayonara Pereira da Silva, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Concepções de pais de escolares matriculados no ensino fundamental I sobre a atuação da(o) psicóloga(o) escolar, I ENCONTRO DE PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL DA PARAÍBA: desafios e práticas contemporâneas, Resumo
2019, , Relato de experiência em uma disciplina da ênfase Psicologia Educacional: desdobramentos para a pesquisa e estágio supervisionado curricular, V Encontro Maranhense de Psicologia na Educação, III Seminário Nordeste de Psicologia da Educação e II Colóquio de Psicologia Escolar do Maranhão,
2019, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Nialda Sabrina da Silva, Marina Campos Silva, INDIRA CALDAS, Pollianna Galvão Soares de Matos, PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL, I ENCONTRO DE PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL DA PARAÍBA: desafios e práticas contemporâneas, Resumo
2019, Jéssica Andrade de Albuquerque, Vanessa Porto Alexandrino, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Relação família-escola nas instituições de ensino: uma proposta de intervenção no âmbito da Psicologia Escolar, 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia: Psicologia direito de todo@s, Resumo
2019, Angela Rayanne Gabriel Oliveira, Elisa Alves dos Santos, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Concepções de professores de escolas públicas acerca do trabalho de estagiárias em psicologia escolar, I ENCONTRO DE PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL DA PARAÍBA: desafios e práticas contemporâneas, Resumo
2019, Natália de Lourdes Ferreira dos Santos, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Organização dos espaços em instituições de educação infantil: um estudo de levantamento, I ENCONTRO DE PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL: desafios e práticas contemporâneas, Resumo
2019, , Perfil sociodemográfico e formas de inserção de psicólogas(os) na Educação: um estudo em municípios do Estado da Paraíba, V Encontro Maranhense de Psicologia na Educação, III Seminário Nordeste de Psicologia da Educação e II Colóquio de Psicologia Escolar do Maranhão,
2017, Nialda Sabrina da Silva, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Interfaces da Psicologia com a Educação: Um estudo de levantamento em cursos de graduação em Psicologia, XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Resumo
2017, Ana Cristina Ramos Costa, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Estudo do Estado da Arte acerca da comunicação intencional infantil em episódios de brincadeira estabelecidas entre díades mãe-bebê, XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Resumo
2017, Marina Campos Silva, Amanda Bezerra de Barros, Amanda Costa Vicente, Nialda Sabrina da Silva, Leukênio de Caldas Alves, Moisés de Sousa Araújo, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Psicologia escolar e educação infantil: relatos de experiência de graduando de Psicologia, XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Resumo
2017, Marcela Marques de Queiroz, Bianca Fernandes de Souza, João Vinícius de Araújo Lima, João Victor Cabral da Silva, Vanessa Soares Dias, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Percepções de psicólogos escolares sobre suas funções em contextos públicos e privados, XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Resumo
2017, , Percepções maternas acerca do desenvolvimento infantil e dos tipos de brinquedos e brincadeiras utilizados por bebês aos 9, 12 e 15 meses, XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento,
2017, , Desenvolvimento e educação infantil: pesquisa e intervenção a partir da perspectiva ecológica e histórico cultural (Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil: fundamentos para a prática do psicólogo escolar), XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento,
2017, Amanda Costa Vicente, Nialda Sabrina da Silva, Fernanda Ferreira Lustosa, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Produção científica acerca da Atuação do Psicólogo Escolar na Educação Infantil: um estudo de levantamento da literatura, XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Resumo
2017, , Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para o campo da Educação Infantil (Psicologia do desenvolvimento, educação infantil e transição escolar: pesquisa e intervenção), ,
2017, Ana Luíza Alves Dias, Giselle Silvestre de Jesus, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Taciana Silva Negreiros, Suiane Magalhães Tavares, Iago Freitas Dantas de Souza, Jesaias Leite Ferreira Junior, Percepção de Professores de instituições de ensino pública e privada sobre o trabalho do psicólogo escolar, XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Resumo
2017, , Uso clínico da teoria histórico-cultural: um ensaio teórico, XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento,
2016, , Percepção de psicólogos educacionais e professoras sobre desenvolvimento de crianças na educação infantil, 46a. Reunião Anual de Psicologia - SPB,
2016, , O papel da educação infantil no desenvolvimento das crianças: concepções de psicólogas educacionais da cidade de João Pessoa - PB, 46a. Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia,
2016, Vanessa da Cruz Alexandrino, Jéssica Andrade de Albuquerque, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Psicologia Escolar e teoria histórico-cultural: um estudo de levantamento em periódicos internacionais, VIII Colóquio de Psicologia Escolar, Resumo
2016, , Concepção de estudantes de Psicologia da UFPB sobre o psicólogo escolar, 46a. Reunião Anual da SBP,
2016, , Psicologia escolar e relação família-escola: um estudo em contexto de escolas, 46a. Reunião Anual de Psicologia,
2016, Jéssica Andrade de Albuquerque, Vanessa da Cruz Alexandrino, Fabiola de Sousa Braz Aquino, O psicólogo escolar e a relação família-escola, VIII Colóquio de Psicologia Escolar, Resumo
2016, Vanessa da Cruz Alexandrino, Jéssica Andrade de Albuquerque, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Concepções de educadores infantis e psicólogos educacionais sobre a habilidade de comunicação intencional de crianças em contextos de creche, VIII Colóquio de Psicologia Escolar, Resumo
2016, Jéssica Andrade de Albuquerque, Vanessa da Cruz Alexandrino, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Atuação em Psicologia Escolar e Teoria Histórico-cultural: um estudo de levantamento em periódicos nacionais, VIII Colóquio de Psicologia Escolar, Resumo
2016, , Estágio em psicologia escolar: articulação entre formação, pesquisa e intervenção, 46a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia,
2016, , Concepções de equipes escolares sobre a função da família e da escola no processo de ensino-aprendizagem, 46a. Reunião Anual de Psicologia - SBP,
2015, Albert Silas Freitas de Moraes, Anderson Barbosa de Queiroz, Charbeu Shoiti Salvador Uchida, Ana Clara Barros Souza, Raquel Lauritzen de Lucena Melo, Daniel de Freitas Pereira, Hammina Rebecca Siqueira Nunes, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Concepções de gestores acerca da atuação do psicólogo escolar: um estudo exploratório, X CBPD, Resumo
2015, Lorena de Almeida Cavalcante, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Perfil profissional de psicólogos escolares e educacionais de João Pessoa, 9O. CONPSI, Resumo
2015, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Vanessa da Cruz Alexandrino, Hianne Oliveira Almeida, Gabriela Oliveira do Nascimento, Levantamento da produção científica acerca da atuação do psicólogo escolar no campo da Educação Infantil: Um estudo exploratório, X CBPD, Resumo
2015, , Perfil profissional de psicólogos escolares e educacionais de João Pessoa, 9o. Congresso Norte-Nordeste de Psicologia,
2015, , Discalculia: o que diz o Psicólogo escolar- educacional?, 9o. Congresso Norte-nordeste de Psicologia,
2015, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Claisy Maria Marinho-Araújo, Maria Virgínia M. Dazzani, Formação e atuação do psicólogo escolar: articulações com políticas de inclusão social e educacional, 9o. CONPSI, Resumo Expandido
2015, Soraya Sousa Gomes Teles da Silva, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Jéssica Andrade de Albuquerque, Lorena Fernandes Rodrigues, Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar: relato de práticas, 9O. CONPSI, Resumo
2015, Laisy de Lima Nunes, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Percepções maternas acerca da consciência dos bebês sobre seus sentimentos e emoções, 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, Resumo
2015, , Percepções maternas acerca da consciência dos bebês sobre seus sentimentos e emoções, 9o. Congresso Norte-nordeste de Psicologia,
2015, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Raquel Souza Lobo Guzzo, Ana Paula Soares da Silva, Corte Etário Para Ingresso na Escola & Teorias de Desenvolvimento: O Que a Psicologia Tem a Dizer Sobre Isso?, 9O. CONPSI, Resumo Expandido
2015, Vanessa da Cruz Alexandrino, Jéssica Andrade de Albuquerque, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Percepção infantil acerca do contexto escolar: o que as crianças pensam sobre a aprendizagem infantil, II Simpósio internacional de Educação Infantil, Resumo
2015, , Panorama das políticas de proteção para crianças e adolescentes: contribuições da psicologia do desenvolvimento e da psicologia escolar educacional para o debate, X CBPD,
2015, Vanessa da Cruz Alexandrino, Jéssica Andrade de Albuquerque, Gabriela Oliveira Nascimento, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Lorena Fernandes Rodrigues, Discalculia: o que diz o Psicólogo escolar- educacional?, 9o. CONPSI, Resumo
2015, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Vanessa da Cruz Alexandrino, Gabriela Oliveira do Nascimento, Hianne Oliveira Almeida, Levantamento da produção científica acerca da atuação do psicólogo escolar no campo da educação infantil: um estudo exploratório, Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Resumo
2015, , Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar: relato de práticas, 9o. Congresso Norte-nordeste de Psicologia,
2013, , Percepções e sentimentos das crianças acerca da escola: Um estudo sobre o universo infantil, I Congresso Internacional Envolvimeto dos alunos na escola: perspectivas da psicologia e educação,
2013, Lorena Cavalcante, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Survey of school complaints referred to a psychology school-clinic, 35th INTERNATIONAL SCHOOL PSYCHOLOGY ASSOCIATION CONFERENCE, Resumo
2012, , Ações de psicólogos escolares de João Pessoa frente às dificuldades no processo de escolarização, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia,
2012, , Análise do brincar e usos de brinquedos em crianças na idade pré-escolar em contexto de creches, XX Encontro de Iniciação Científica,
2012, Keilla Rebeka Simões Oliveira, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Análise do brincar e usos de brinquedos em crianças na idade pré-escolar em contexto de creches, XX Encontro de Iniciação Científica da UFPB, Resumo
2012, Keilla Rebeka Simões Oliveira, Clara Raíssa Fernandes de Melo, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Concepções de educadores acerca do brincar e sua participação em situação de brincadeira livre, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia, Resumo
2012, Keilla Rebeka Simões Oliveira, Clara Raíssa Fernandes de Melo, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Levantamento da participação do educador em interação com a criança em contexto de educação infantil, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia, Resumo
2012, , Concepções de educadores sobre o brinquedo e o brincar em crianças nos três primeiros anos de vida, XX Encontro de Iniciação Científica,
2012, Clara Raíssa Fernandes de Melo, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Concepções de educadores sobre o brinquedo e o brincar em crianças nos três primeiros anos de vida, XX Encontro de Iniciação Científica da UFPB, Resumo
2012, Lorena de Almeida Cavalcante, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Procedimentos de intervenção de psicólogos educacionais frente às queixas escolares, XX Encontro de Iniciação Científica da UFPB, Resumo
2012, , Percepção de psicólogos escolares de João Pessoa acerca de suas atribuições e ações, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia,
2012, Lorena de Almeida Cavalcante, Aline Rodrigues Gomes, Raphaela Priscila dos Santos Lins, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Perfil sociodemográfico de psicólogos escolares de João Pessoa e referenciais teóricos utilizados por estes profissionais, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia, Resumo
2012, , Concepções de educadores acerca do brincar e sua participação em situação de brincadeira livre, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia,
2012, , Perfil sociodemográfico de psicólogos escolares de João Pessoa e referenciais teóricos utilizados por estes profissionais, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia,
2012, Lorena de Almeida Cavalcante, Ingrid Raíssa Lucena Ferreira, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Ações de psicólogos escolares de João Pessoa frente às dificuldades no processo de escolarização, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia, Resumo
2012, Lorena de Almeida Cavalcante, Aline Rodrigues Gomes, Raphaela Priscila dos Santos Lins, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Percepção de psicólogos escolares de João Pessoa acerca de suas atribuições e ações, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia, Resumo
2012, , Procedimentos de intervenção de psicólogos educacionais frente às queixas escolares, XX Encontro de Iniciação Científica,
2012, Clara Raíssa Fernandes de Melo, Keilla Rebeka Simões Oliveira, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Concepções de educadores sobre o brinquedo e o brincar em crianças nos três primeiros anos de vida, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia, Resumo
2012, Keilla Rebeka Simões Oliveira, Clara Raíssa Fernandes de Melo, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Usos de brinquedos e modalidades do brincar de crianças na faixa etária de 1 a 3 anos em contexto de creche, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia, Resumo
2012, , Levantamento das ações de psicólogos escolares frente à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, num contexto de escolas públicas e privadas, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia,
2012, , Levantamento da participação do educador em interação com a criança em contexto de educação infantil, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia,
2012, , Usos de brinquedos e modalidades do brincar de crianças na faixa etária de 1 a 3 anos em contexto de creche, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia,
2012, Ingrid Raíssa Lucena Ferreira, Lorena de Almeida Cavalcante, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Levantamento das ações de psicólogos escolares frente à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, num contexto de escolas públicas e privadas, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia, Resumo
2012, , Concepções de educadores sobre o brinquedo e o brincar em crianças nos três primeiros anos de vida, 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso iberoamericano de Psicologia,
Capítulos de Livros (10)
2020, Psicologia Escolar no contexto da Educação Infantil: contribuições da teoria histórico-cultural para o trabalho com professoras de berçários, PRÁTICAS EXITOSAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR CRÍTICA, Amanda Costa Vicente, Nialda Sabrina da Silva, Fabiola de Sousa Braz Aquino
2020, Psicologia Escolar no contexto da Educação Infantil: contribuições da teoria histórico-cultural para o trabalho com professoras de berçários, PRÁTICAS EXITOSAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR CRÍTICA, Amanda Costa Vicente
Nialda Sabrina Silva
Fabiola de Sousa Braz Aquino
2019, Concepções parentais sobre desenvolvimento infantil, Psicologia social: vertentes e perspectivas, Laisy de Lima Nunes, FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO, Nádia Maria Ribeiro Salomão, Fabiola de Sousa Braz Aquino
2018, Formação Continuada de Psicólogas Escolares da Rede Pública de Ensino: Compromisso com práticas transformadoras, Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas, Fabiola de Sousa Braz Aquino, HENRIQUE JORGE SIMÕES BEZERRA, Amanda Costa Vicente, Gabriela Oliveira do Nacimento, Marina Campos Silva
2018, Psicologia Escolar na Educação Infantil: Proposições teóricas e metodológicas para a atuação profissional, Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Gabriela Oliveira do Nacimento, Hianne Oliveira Almeida, Vanessa da Cruz Alexandrino
2016, Transtorno do espectro autista e inclusão escolar: concepções de pais e professores, Interface: Psicologia do desenvolvimento e questões educacionais contemporâneas, Emellyne Lima de A. M. D. Lemos, Nádia Maria Ribeiro Salomão, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Cibele Shírley Agripino-Ramos
2016, Estágio em Psicologia Escolar: Apontamentos sobre a formação e atuação profissional, Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Aline Rodrigues Gomes
2016, Estágio supervisionado em Psicologia Escolar: Intervenções com segmentos da comunidade escolar, Psicologia escolar: que fazer é esse?, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Lorena Fernandes Rodrigues
2016, O lúdico nas concepções e práticas de educadoras da educação infantil, Interface: Psicologia do desenvolvimento e questões educacionais contemporâneas, Clara Raíssa Fernandes de Melo, Keilla Rebeka Simões de Oliveira, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Fernando Cézar Bezerra de Andrade
2016, Configurações do brincar e do uso de brinquedos em contextos interativos mãe-bebê, Interfaces: psicologia do desenvolvimento e questões educacionais contemporâneas, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Nádia Maria Ribeiro Salomão
Livros (2)
2018, Psicologia Escolar Crítica: Atuações emancipatórias nas escolas públicas, Vera Lucia Trevisan de SOUZA, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Raquel de Souza Lobo GUZZO, Claisy Maria MARINHO ARAUJO
2016, Interface: Psicologia do desenvolvimento e questões educacionais contemporâneas, Nádia Maria Ribeiro Salomão, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Monica F. B Correa
Participações em Bancas de Cursos (51)
2022, Monografia de Graduação Atuacao de professoras de bercario e suas concepcoes sobre o desenvolvimento infantil inicial, KAREN FELICIA DE FIGUEIREDO MAIA
2021, Monografia de Graduação Luz, Camera, Acao!: uma revisao sistematica sobre o cinema enquanto ferramenta de intervencao do psicologo escolar educacional, OZIEL ZACARIAS SILVA DE LIMA
2021, Monografia de Graduação Analise comparativa das taxas de evasao e motivacao universitaria antes e durante a pandemia da COVID-19, GIOVANA GUILHERME GUTIERRE
2021, Monografia de Graduação Era uma vez? Os contos e seu papel no desenvolvimento de criancas na educacao infantil, RAFAELA APARECIDA GOMES
2021, Monografia de Graduação Atuacao de psicologos escolares no contexto de pandemia: concepcoes e demandas acerca do trabalho no ensino remoto, GLAYDSON ELDER FREITAS SANTANA DA SILVA
2021, Qualificação de Doutorado ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E O ENFRENTAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIAL , FERNANDA MOREIRA LEITE
2021, Tese de Doutorado Analise da habilidade de atencao conjunta em interacoes educadora-bebe: um estudo em contexto de creches, JESSICA ANDRADE DE ALBUQUERQUE
2021, Tese de Doutorado PSICOLOGIA HISTORICO-CULTURAL, ARTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUICOES PARA PRATICA DE PROFISSIONAIS DA EDUCACAO INFANTIL, VANESSA PORTO ALEXANDRINO
2021, Dissertação de Mestrado CONCEPCOES DE PROFISSIONAIS DA EDUCACAO INFANTIL ACERCA DA INCLUSAO DE CRIANCAS COM MICROCEFALIA DECORRENTE DO VIRUS ZIKA, INGRID RAYSSA LUCENA FERREIRA
2020, Monografia de Graduação Colorismo e Juventude Negra: a influencia dos sentidos atribuidos pela producao midiatica na construcao das identidades, MARINA TAVARES SA
2020, Monografia de Graduação Psicologia Escolar e transicao para o Ensino Medio: apontamentos para reflexao, BIANCA FERNANDES DE SOUZA
2020, Qualificação de Doutorado Transtorno do Espectro Autista: um estudo sobre concepcoes familiares e interacoes entre irmaos, EMELLYNE LIMA DE MEDEIROS DIAS LEMOS
2020, Monografia de Graduação PARTICIPACAO DE INSTRUMENTOS MATERIAIS NA CONFIGURACAO DE ACOES CONJUNTAS EM ATIVIDADES DE EDUCACAO INCLUSIVA, GISELLE SILVESTRE DE JESUS
2020, Monografia de Graduação Maes e irmaos de individuos com Transtorno do Espectro Autista: concepcoes sobre familia, GERMANA ALVES DE AGUIAR DANTAS
2019, Tese de Doutorado CONCEPCOES SOBRE O PRIMEIRO ANO DE VIDA DO BEBE: REDES DE APOIO E FONTES DE INFORMACOES PARENTAIS, GABRIELA MARCOLINO MACHADO
2019, Tese de Doutorado INCLUSAO ESCOLAR DE CRIANCAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO LONGITUDINAL, CIBELE SHIRLEY AGRIPINO RAMOS
2019, Monografia de Graduação O processo de insercao e adaptacao a Educacao Infantil: as transicoes de desenvolvimento e as possibilidades de atuacao da Psicologia Escolar, REBBECA HELLEN ARAUJO LACERDA
2019, Dissertação de Mestrado DOCUMENTOS OFICIAIS QUE ORIENTAM A PRATICA DE PSICOLOGAS/OS EM CONTEXTOS ESCOLARES: DISCUTINDO FORMACAO E ATUACAO PROFISSIONAL., ALINE RODRIGUES GOMES
2018, Tese de Doutorado Concepções parentais sobre o desenvolvimento e a habilidade de comunicação intencional no primeiro ano de vida do bebê, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Nádia Maria Ribeiro Salomão, Maria Ligia de Aquino Gouveia, Cleonice Pereira dos Santos Camino, DEISE MARIA LEAL FERNANDES MENDES
2018, Dissertação de Mestrado Concepções e práticas de professores, educadores e psicólogos escolares frente ao processo de transição escolar, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Maria Ligia de Aquino Gouveia, Patricia Nunes da Fonseca
2018, Monografia de Graduação As categorias jogo, brinquedo e brincadeira na educação infantil sob a perspectiva da atuação do psicólogo ecolar, Fabiola de Sousa Braz Aquino, MONICA DE F B CORREIA, HENRIQUE J. S. BEZERRA
2018, Monografia de Graduação Avaliação assistida com pré-escolares e seu potencial de uso pela psicologia escolae, Fabiola de Sousa Braz Aquino, HENRIQUE JORGE SIMÕES BEZERRA, MONICA DE F B CORREIA
2018, Dissertação de Mestrado INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ EM CONTEXTO DE BRINCADEIRA: LEVANTANDO INDICADORES DO USO INTENCIONAL DE BRINQUEDO, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Nádia Maria Ribeiro Salomão, LUCIVANDA CAVALCANTE BORGES DE SOUSA
2018, Monografia de Graduação A relação mente-cérebro na psicologia histórico-cultural da Vigotski, Fabiola de Sousa Braz Aquino, HENRIQUE JORGE SIMÕES BEZERRA, MIRIANE DA SILVA SANTOS BARBOZA
2018, Monografia de Graduação A mediacao estetica como ferramenta para atuacao da(o) psicologa (o) na educacao infantil: um estudo de levantamento, AMANDA COSTA VICENTE
2018, Tese de Doutorado INTERACAO EDUCADOR-CRIANCAS NA HORA DA LEITURA: UM ESTUDO EM CRECHES PUBLICAS NA CIDADE DE JOAO PESSOA-PB, RONALDO MATOS ALBANO
2018, Monografia de Graduação Avaliacao assistida com pre-escolares e seu potencial de uso pela psicologia escolar, MARINA CAMPOS DA SILVA
2018, Monografia de Graduação As categorias jogo, brinquedo e brincadeira na educacao infantil sob a perspectiva da atuacao do psicologo escolar, NIALDA SABRINA DA SILVA
2018, Monografia de Graduação A Relacao Mente-Cerebro na Psicologia Historico-Cultural de Vigotski, ISAAC OLIVEIRA MARQUES
2017, Monografia de Graduação A PSICOLOGIA ESCOLAR VAI À EDUCAÇÃO INFANTIL: CONVERGÊNCIAS DOCUMENTAIS, Fabiola de Sousa Braz Aquino, HENRIQUE J. S. BEZERRA, MIRIANE DA S. S. BARBOZA
2017, Monografia de Graduação Educação infantil numa perspectiva inclusiva: reflexões a partir da Psicologia escolar, Fabiola de Sousa Braz Aquino, HENRIQUE JORGE SIMÕES BEZERRA, MONICA DE F B CORREIA
2017, Monografia de Graduação Contribuicoes da psicologia escolar frente a politica de atendimento educacional especializado em contexto de escolas: um estudo exploratorio, DIULIA DANTAS DE ANDRADE
2017, Monografia de Graduação A Psicologia Escolar vai a Educacao Infantil: convergencias documentais, HIANNE OLIVEIRA ALMEIDA
2017, Monografia de Graduação Educacao Infantil numa perspectiva inclusiva: reflexoes a partir da Psicologia Escolar, GABRIELA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
2016, Tese de Doutorado Nichos de desenvolvimento infantil: um estudo com mães e educadores de creches em contexto não-urbano, Nádia Maria Ribeiro Salomão, Ana Alayde W. S. Pichelli, Angela Elizabeth Lapa Coelho, Maria Ligia de Aquino Gouveia, Fabiola de Sousa Braz Aquino
2016, Tese de Doutorado Nichos de desenvolvimento infantil: um estudo com maes e educadoras de creches em contexto nao urbano, LUCIVANDA CAVALCANTE BORGES DE SOUSA
2015, Dissertação de Mestrado Práticas exitosas em Psicologia Escolar: Indicadores de atuação na cultura do sucesso, Denise Fleith, Fabiola de Sousa Braz Aquino
2015, Dissertação de Mestrado Explicando a civilidade: contribuições das prioridades valorativas e do priming valorativo, Valdiney Veloso Gouveia, Emerson Diógenes de Medeiros, Fabiola de Sousa Braz Aquino
2015, Dissertação de Mestrado EXPLICANDO A CIVILIDADE: CONTRIBUICOES DAS PRIORIDADES VALORATIVAS E DO PRIMING VALORATIVO, ROOSEVELT VILAR LOBO DE SOUZA
2014, Dissertação de Mestrado AUTOGESTAO DOCENTE DE EMOCOES NEGATIVAS EM SITUACOES DE CONFLITOS RELACIONAIS NA SALA DE AULA, ANA PAULA DOS SANTOS SILVA
2014, Dissertação de Mestrado A relacao entre os estilos de socializacao materna e as concepcoes de perdao em adolescentes.
, LYDIA MARIA SENA E SANTOS
2014, Dissertação de Mestrado HABILIDADES DE COMUNICACAO INTENCIONAL DE BEBES NO PRIMEIRO ANO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DAS PERCEPCOES MATERNAS, LAISY DE LIMA NUNES
2013, Qualificação de Mestrado Autogestao docente de emocoes negativas em situacoes de conflito relacionais na sala de aula, ANA PAULA DOS SANTOS SILVA
2013, Dissertação de Mestrado AUTISMO E SINDROME DE DOWN: CONCEPCOES DE PROFISSIONAIS DE DIFERENTES AREAS, CIBELE SHIRLEY AGRIPINO RAMOS
2013, Dissertação de Mestrado OS GESTOS NA COMUNICACAO MAE-BEBE: UM ESTUDO LONGITUDINAL, JANAINA FRANCIELE CAMARGO
2013, Processo Seletivo 2013 para o Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fabiola de Sousa Braz Aquino
2013, Tese de Doutorado Espaços de creches: Interação e desenvolvimento de crianças de 2 anos, Nádia Maria Ribeiro Salomão, Maria da Penha de Lima Coutinho, Fabiola de Sousa Braz Aquino
2013, Dissertação de Mestrado Autismo e Síndrome de Down: Concepções de profissionais de diferentes área, Nádia Maria Ribeiro Salomão, Symone Fernandes de Melo, Fabiola de Sousa Braz Aquino
2013, Dissertação de Mestrado Os gestos na comunicação mãe-bebê: um estudo longitudinal, Nádia Maria Ribeiro Salomão, Symone Fernandes de Melo, Fabiola de Sousa Braz Aquino
2012, Dissertação de Mestrado PRIORIDADES VALORATIVAS MUDAM COM A IDADE? TESTANDO AS HPOTESES DE RIGIDEZ E PLASTICIDADE, KATIA CORREA VIONE
2012, Dissertação de Mestrado Prioridades valorativas mudam com a idade? Testando as hipóteses de rigidez e plasticidade, Valdiney Veloso Gouveia, Rildésia Silva Veloso Gouveia, Walberto Silva dos Santos, Fabiola de Sousa Braz Aquino
Prêmios Recebidos (1)
2017, Menção Honrosa ao trabalho intitulado: Psicologia escolar e educação infantil: relatos de experiência de graduando de Psicologia, Nacional
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (3)
2020,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Educar em Revista
2019,, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/CCHLA, Nacional,
2015,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, , Não Informado, Psicologia em Revista (Impressa)
Trabalho de Fim de Curso(13)
Ações de psicólogos clínicos acerca das queixas escolares, MISAEL DE SOUSA CONSERVA JÚNIOR ,
12/2016
TCC em Psicologia Educacional e Escolar, DIULIA DANTAS DE ANDRADE ,
11/2016
Contribuições da psicologia escolar frente à política de atendimento educacional especializado em contexto de escolar: um estudo exploratório, DIULIA DANTAS DE ANDRADE ,
05/2017
A mediação estética como ferramenta para a atuação da(o) psicólogo(a) na educação infantil: um estudo de levantamento, AMANDA COSTA VICENTE ,
06/2018
Trabalho de Conclusão de Curso I, REBBECA HELLEN ARAÚJO LACERDA ,
11/2018
A mediação estética como ferramenta para atuação da(o) psicóloga (o) na educação infantil: um estudo de levantamento, AMANDA COSTA VICENTE ,
11/2018
O processo de inserção e adaptação à Educação Infantil: as transições de desenvolvimento e as possibilidades de atuação da Psicologia Escolar, REBBECA HELLEN ARAÚJO LACERDA ,
05/2019
A DEFINIR, GLAYDSON ÉLDER FREITAS SANTANA DA SILVA ,
07/2021
A DEFINIR, RAFAELA APARECIDA GOMES ,
07/2021
Atuação de psicólogos escolares no contexto de pandemia: concepções e demandas acerca do trabalho no ensino remoto, GLAYDSON ÉLDER FREITAS SANTANA DA SILVA ,
12/2021
Era uma vez Os contos e seu papel no desenvolvimento de crianças na educação infantil, RAFAELA APARECIDA GOMES ,
12/2021
Atuação de professoras de berçário e suas concepções sobre o desenvolvimento infantil inicial, KAREN FELÍCIA DE FIGUEIREDO MAIA ,
12/2022
A definir, KAREN FELÍCIA DE FIGUEIREDO MAIA ,
06/2022
Orientações de Pós-Graduação (33)
Doutorado, CLAUDIA LUCIENE DE MELO SILVA, 04/2019
- ,
Concluída em 05/2023