2023, Maria Aparecida Valentim Afonso, REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA, Sem lei nem rei, me vi arremessado - por outros projetos políticos de currículo, Trabalho Completo
2023, Maria Aparecida Valentim Afonso, SILVA, ANA ROBERTA DA, BARROS, CAROLINA STELLA SANTOS DE, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA LÚDICA, Sem lei nem rei, me vi arremessado por outros projetos políticos de currículo, Trabalho Completo
2023, Maria Aparecida Valentim Afonso, REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM, VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África, Resumo
2023, Maria Aparecida Valetim Afonso e Ana Roberta da Silva, O PLANEJAMENTO DOCENTE E O PROCESSO CRIATIVO DE CONTAR HISTÓRIAS NA ALFABETIZAÇÃO, CONEDU - IX Congresso Nacional de Educação, Trabalho Completo
2023, MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO, REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM, VIII SIMPOSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, Resumo
2022, , REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA, X COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CURRICULARES,
2022, , A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA LÚDICA, X COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CURRICULARES,
2022, , REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM, SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,
2022, , REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM, SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,
2022, Maria Aparecida Valentim Afonso, Luana da Costa Santos, Lucas Gabriel Chaves Gonçalves, REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA, X COLOQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CURRICULARES, Trabalho Completo
2022, Maria Aparecida Valentim Afonso, Ana Roberta Da Silva e Carolina Stella Santos de Barros, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA LÚDICA, X COLOQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CURRICULARES, Trabalho Completo
2021, Maria Aparecida Valentim Afonso, O PNAIC E A FORMAÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES, V CONBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização - Políticas, Práticas e Resistências, Trabalho Completo
2021, Maria Aparecida Valentim Afonso, O PNAIC E A FORMAÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES, V CONBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização - Políticas, Práticas e Resistências, Trabalho Completo
2020, , Vivências lúdicas com materiais didáticos na sala de aula, CICLO DE PALESTRAS - NEALIM/LAFE,
2018, , A LITERATURA NO CURRÍCULO ESCOLAR: PRÁTICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, VIII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares , III Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas, I Simpósio da Região Nordeste sobre Currículo,
2018, , Alfabetização e letramento, níveis de escrita e consciência fonológica: uma conversa entre professores, Jornada educativa e cultural,
2018, , A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO CURRÍCULO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E HABILIDADES, VIII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares , III Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas, I Simpósio da Região Nordeste sobre Currículo,
2017, , Refletindo sobre a Leitura: Articulando Direitos de Aprendizagem e Descritores da Prova Brasil, I Seminário Estadual do PNAIC/SOMA PB,
2015, Maria Aparecida Valentim Afonso, Uma análise do gênero palestra: o discurso do escritor, IX SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA, Trabalho Completo
2015, , Contribuições da literatura infantojuvenil para a língua indígena: histórias, políticas e políticas linguísticas, Primer Congreso Latinoamericano de Glotopolítica,
2015, , UMA ANÁLISE DO GÊNERO PALESTRA: O DISCURSO DO ESCRITOR, IX SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA,
2015, , Referencial Curricular Nacional para as Escolas indígenas: desafios para uma educação intercultural, bilíngue e diferenciadae, I SIMPÓSIO DE GLOTOPOLITICA E INTEGRAÇÃO REGIONAL,
2015, Maria Aparecida Valentim Afonso, Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas: Desafios para uma educação intercultural, bilíngue e diferenciada, I SIMPÓSIO DE GLOTOPOLÍTICA E INTEGRAÇÃO REGIONAL, Trabalho Completo
2014, Maria Aparecida Valentim Afonso, Políticas linguísticas para os povos indígenas no Brasil, XVII Congresso Internacional Associação de Linguística e Filologia da América Latina - ALFAL, Trabalho Completo
2014, , Saberes necessários à construção do currículo da educação infantil; história, política e práticas, V Encontro Regional de Pedagogia: "Docência: práticas educativas escolares",
2014, Maria Aparecida Valentim Afonso, Discurso, gestos e entonação: a interação na contação de histórias, V ENLIJE - Encontro Nacional de Literatura infanto-juvenil e ensino, Resumo
2014, Maria Aparecida Valentim Afonso, Discurso, gestos e entonação: a interação na contação de histórias, V ENLIJE - Encontro Nacional de Literatura infanto-juvenil e ensino, Trabalho Completo
2014, Maria Aparecida Valentim Afonso, Políticas linguísticas para os povos indígenas no Brasil, XVII Congresso Internacional Associação de Linguística e Filologia da América Latina - ALFAL, Resumo
2012, AFONSO, Maria Aparecida Valentim, Maria Aparecida Valentim Afonso, Formação do professor: contação de histórias e mediação da leitura, ENLIJE- Encontro de literatura infanto juvenil e ensino, Trabalho Completo
2012, Maria Aparecida Valentim Afonso, A imaginação da criança na literatura infantil, congresso de Leitura do Brasil - COLE, Resumo
2012, Maria Aparecida Valentim Afonso, Formação do professor: contação de histórias e mediação da leitura, ENLIJE- Encontro de literatura infanto juvenil e ensino, Resumo
Capítulos de Livros (23)
2023, DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO PIBID: SUBPROJETO DE PEDAGOGIA (COM ÁREA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO), EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, Maria Aparecida Valentim Afonso, Gislaine Chaves da Nóbrega
2023, REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO LEITORA DE PROFESSORES/AS QUE ATUAM NA ESCOLA DO CAMPO, EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, Maria Aparecida Valentim Afonso, Simone Ferreira da Silva
2023, DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO PIBID: SUBPROJETO DE PEDAGOGIA (COM ÁREA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO), EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, Maria Aparecida Valentim Afonso
Gislaine da Nóbrega Chaves
2023, REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO LEITORA DE PROFESSORES/AS QUE ATUAM NA ESCOLA DO CAMPO, EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, Maria Aparecida Valentim Afonso
Simone Ferreira da Silva
2023, REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA, Sem lei nem rei, me vi arremessado - por outros projetos políticos de currículo, Maria Aparecida Valentim Afonso, Luana da Costa Santos, Lucas Gabriel Chaves Gonçalves
2023, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA LÚDICA, Sem lei nem rei, me vi arremessado - por outros projetos políticos de currículo, Maria Aparecida Valentim Afonso;Ana Roberta da Silva; Carolina Stella Santos de Barros
2022, OS GÊNEROS TEXTUAIS AUTOBIOGRAFIA, RECEITA CULINÁRIA E RELATO COM CRIANÇAS BRASILEIRAS, GESTO E FALA: UM OLHAR INTERCONTINENTAL SOBRE GÊNEROS ORAIS, Maria Aparecida Valentim Afonso
2022, O ENSINO REMOTO DE ALFABETIZAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA:VOZES DE ALFABETIZADORAS, Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19 [recurso eletrônico] : resultados de uma pesquisa em rede, Maria Aparecida Valentim Afonso, Evangelina Maria Brito de Faria, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Soraya Maria Barros de Almeida Brandão, Gloria Maria Leitão de souza Melo, Zuleide Abrantes
2022, IMPLICAÇÕES DO PNAIC PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM DADOS DE PESQUISAS, PNAIC nas trilhas das pesquisas: teses e dissertações no Brasil, Evangelina Maria Brito de Faria, Maria Aparecida Valentim Afonso, Gloria Maria Leitão de souza Melo
2022, OS GÊNEROS TEXTUAIS AUTOBIOGRAFIA, RECEITA CULINÁRIA E RELATO COM CRIANÇAS BRASILEIRAS, GESTO E FALA: UM OLHAR INTERCONTINENTAL SOBRE GÊNEROS ORAIS, Maria Aparecida Valentim Afonso
2020, Mediando a leitura em sala de aula: intervenções e diálogos, Formação e prática docente estudos e proposições, Maria Aparecida Valentim Afonso, Maria Claurênia de Abreu de Andrade Silveira
2017, Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas: desafios para uma educação intercultural, bilíngue e diferenciada, Anais do I Simpósio de Glotopolítica e Integração Regional, Maria Aparecida Valentim Afonso
2016, Reflexões sobre relatórios da prática: a escrita do orientador de estudo, Reflexões sobre letramentos no Pnaic da Paraíba, Maria Aparecida Valentim Afonso
2015, Didática, Cadernos de Licenciatura em Ciências Agrárias Vol 4, Maria Aparecida Valentim Afonso
2015, Políticas linguísticas para os povos indígenas no Brasil, ALFAL 50 ANOS: Contribuições para os estudos linguísticos e filológicos, Maria Aparecida Valentim Afonso
2015, Políticas linguísticas oficiais para as línguas indígenas brasileiras, Políticas linguísticas: declaradas, praticadas e percebidas, Socorro Cláudia T. de Sousa, Maria Aparecida Valentim Afonso
2014, Reflexões sobre letramento literário na escola, Letramentos em linguagem, Maria Aparecida Valentim Afonso
2013, Experiências e reflexões didático-pedagógicas na educação infantil, As dimensões da atuação profissional do pedagogo: reflexões teórico-práticas sobre processos educativos a partir dos estágios supervisionados do curso de Pedagogia, Heriberto Francisco Xavier, Jandimara Cristina Paulino da Silva, Maria Aparecida Valentim Afonso
2013, Educação não escolar como elemento necessário ao desenvolvimento social, Educação não escolar como elemento necessário ao desenvolvimento social, Heriberto Francisco Xavier, Elikênia Silva Martins Borges, Maria Aparecida Valentim Afonso
2013, O processo de letramento na educação de jovens e adultos, Olhares sobre as práticas escolares na contemporaneidade: produções da especialização PROEJA-PB, Rejane Galdino, Maria Aparecida Valentim Afonso
2013, Leitura e escrita no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA, Olhares sobre as práticas escolares na contemporaneidade: produções da especialização PROEJA-PB, Sônia Aparecida Dantas, Maria Aparecida Valentim Afonso
2013, Os gêneros textuais no processo de construção do leitor na educação de jovens e adultos, As Diversidades no Contexto Escolar: produções da especialização PROEJA-PB, Teoniza Leite Amorim, Maria Aparecida Valentim Afonso
2012, Contar histórias: uma abordagem do currículo da educação infantil, Currículo e educação infantil, Maria Claurênia de Abreu de Andrade Silveira, Maria Aparecida Valentim Afonso
Livros (8)
2022, GESTO E FALA: UM OLHAR INTERCONTINENTAL SOBRE GÊNEROS ORAIS, Evangelina Maria Brito de Faria, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Maria Aparecida Valentim Afonso
2022, GESTO E FALA: UM OLHAR INTERCONTINENTAL SOBRE GÊNEROS ORAIS, Maria Aparecida Valentim Afonso, Evangelina M.Brito Faria, Marianne C. Bezerra Cavalcante, Paula Michely Soares, Helena Rebelo, Francisco Vicente, Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra, Fabrício Alexandre da Silva.
2017, Leitura e produção de textos escritos: aprofundando - 2° ano - Caderno 1, Maria Aparecida Valentim Afonso, Maria Claurênia de Abreu de Andrade Silveira, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Evangelina Maria Brito de Faria, Terezinha Alves Fernandes, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa
2017, Leitura, produção de textos escritos e análise linguística:aprofundando: 2° ano: Caderno 2, Maria Aparecida Valentim Afonso, Evangelina Maria Brito de Faria, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Maria Claurênia de Abreu de Andrade Silveira, Terezinha Alves Fernandes, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa
2017, Leitura, produção de textos escritos e análise linguística: consolidando -3º ano - Caderno 2, Maria Aparecida Valentim Afonso, Evangelina Maria Brito de Faria, Maria Claurênia de Abreu de Andrade Silveira, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Terezinha Alves Fernandes, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa
2017, Leitura, produção de textos escritos e análise linguística: consolidando - 3º Ano - Caderno 1, Maria Aparecida Valentim Afonso, Maria Claurênia de Abreu de Andrade Silveira, Evangelina Maria Brito de Faria, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Terezinha Alves Fernandes
2017, Aquisição do sistema de escrita alfabética: inciando - 1º ano - Caderno 1, Maria Aparecida Valentim Afonso, Maria Claurênia de Abreu de Andrade Silveira, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa, Terezinha Alves Fernandes, Evangelina Maria Brito de Faria
2017, Leitura e produção de textos escritos: iniciando: 1° ano - Caderno 2, Maria Aparecida Valentim Afonso, Evangelina Maria Brito de Faria, Maria Claurênia de Abreu de Andrade Silveira, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Terezinha Alves Fernandes, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa
Participações em Bancas de Concursos (1)
2019, Comissão de Seleção do Curso de Especialização em Educação do Campo, Francisca Alexandre de Lima, Maria do Socorro Xavier Batista, MarianoCastro Neto, Gislaine da Nóbrega Chaves, Cristiane Borges Angelo, Eunice SimõesLins, Luciélio Marinho da Costa, Hamilton Matos Cardoso Júnior, Ricardo de Carvalho Costa, Maria Aparecida Valentim Afonso
Participações em Bancas de Cursos (54)
2024, Tese de Doutorado RECONTOS ORAIS, MATRIZ GESTO-FALA E DEFICIENCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASOS, DANNIELE SILVA DO NASCIMENTO
2023, Qualificação de Doutorado RECONTOS ORAIS, MATRIZ GESTO-FALA E DEFICIENCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO , DANNIELE SILVA DO NASCIMENTO
2023, Tese de Doutorado Como e que tu diz juron?: Heterodiscurso nas interacoes entre adultos e criancas Calon, no percurso da aquisicao de linguagem, MARILENE GOMES DE SOUSA LIMA
2023, Tese de Doutorado MULTIMODALIDADE E LIVRO-BRINQUEDO: ENTRE PRATICAS DE LEITURA, BRINCADEIRAS E CONSTRUCAO DE SENTIDOS, KEILA GABRYELLE LEAL ARAGÃO
2022, Dissertação de Mestrado UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA EDUCAR PRA VALER SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS, SIONEIDE DA PAIXÃO NORBERTO
2022, Tese de Doutorado A MATRIZ GESTO-FALA EM RECONTOS DE HISTORIAS POR CRIANCAS EM AQUISICAO: PERSPECTIVA NARRATIVA EM FOCO, FABRICIO ALEXANDRE DA SILVA
2022, Qualificação de Doutorado MULTIMODALIDADE E LIVRO-BRINQUEDO: ENTRE PRATICAS DE LEITURA, BRINCADEIRAS E CONSTRUCAO DE SENTIDOS, KEILA GABRYELLE LEAL ARAGÃO
2022, Qualificação de Mestrado UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA EDUCAR PRA VALER SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS, SIONEIDE DA PAIXÃO NORBERTO
2022, Monografia de Graduação Praticas orais na alfabetizacao e suas reflexoes para o ensino, SARAH NARRANNA DOS SANTOS SILVA
2022, Qualificação de Doutorado Alem da fala: os gestos em recontos de historias por criancas em aquisicao, FABRICIO ALEXANDRE DA SILVA
2022, Qualificação de Mestrado Reflexos do ensino remoto no letramento inicial de alunos do 1º ano sob a perspectiva do profesor alfabetizador em Nova Morada- CE, MARLEIDE MARIA ARRUDA LINHARES ISAIAS
2022, Tese de Doutorado A ESCRITA DE UMA CRIANCA AUTISTA EM AMBIENTE DIGITAL: UMA DISCUSSAO SOBRE OS PRECURSORES DA ESCRITA, SORAYA GONÇALVES CELESTINO DA SILVA
2021, Qualificação de Doutorado p, SORAYA GONÇALVES CELESTINO DA SILVA
2021, Qualificação de Mestrado UM OLHAR LINGUISTICO-DISCURSIVO SOBRE O EDITAL PRG/SISU 1ª EDICAO DE 2019 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA UFPB, ANGELA BRASIL CLAUDINO VARELA
2021, Dissertação de Mestrado REFLEXOES DA CRIANCA SOBRE SUA ESCRITA EM AMBIENTES TECNOLOGICOS, JOCIELLE SOUSA DE ALFREDO
2021, Tese de Doutorado PNAIC e o ensino de leitura nas escolas do campo: eco de vozes de docentes e alunos de um municipio da Paraiba, ANGELICA TORRES VILAR DE FARIAS
2021, Tese de Doutorado A EDUCACAO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: DISCIPLINA LIBRAS E A PREPARACAO PARA O ENSINO DO PORTUGUES COMO L2, NAYARA ARAUJO DUARTE
2021, Tese de Doutorado LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DA LINGUA: REPRESENTACOES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE OS SEUS SABERES E PRATICAS NA ESCOLA PUBLICA, GERMANA CORREIA DE OLIVEIRA
2020, Qualificação de Doutorado PRATICAS DE LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DA LINGUA: REPRESENTACOES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE OS SEUS SABERES E PRATICAS NA ESCOLA PUBLICA, GERMANA CORREIA DE OLIVEIRA
2020, Qualificação de Mestrado REFLEXOES DA CRIANCA SOBRE SUA ESCRITA EM AMBIENTES TECNOLOGICOS, JOCIELLE SOUSA DE ALFRÊDO
2020, Tese de Doutorado Entre o relato e o ato: concepcoes de oralidade em relatos de professores do 1º ano do Ensino Fundamental participantes do PNAIC, MARIA SONALY MACHADO DE LIMA
2020, Qualificação de Doutorado Educacao inclusiva no ensino superior: disciplina libras e a preparacao para o ensino do portugues como L2, NAYARA ARAUJO DUARTE
2020, Monografia de Graduação PROCESSO DE CRIACAO DE HISTORIA: UMA EXPERIENCIA EM SALA DA ALFABETIZACAO, SUZANA DE SOUZA BRASIL
2019, BLOGS DE RECEITAS CULINÁRIAS: DOMANUSCRITO AO MUNDO VIRTUAL, Maria Claurênia de Abreu de Andrade Silveira, Danielle Barbosa Lins de Almeida, Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti, Linduarte Pereira Rodrigues, Lucrécio Araújo de SáJúnior, Maria Aparecida Valentim Afonso
2019, Dissertação de Mestrado OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DO EIXO ESCRITA NA PRÁTICA DO PROFESSOR PARTICIPANTE DO PNAIC, Evangelina Maria Brito de Faria, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Isabelle Cahino, Maria Aparecida Valentim Afonso
2019, Dissertação de Mestrado ORALIDADE EM PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Evangelina Maria Brito de Faria, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Isabelle Cahino, Maria Aparecida Valentim Afonso
2019, Monografia de Graduação O Programa "Educar pra Valer": impactos do processo de avaliação de Conde /PB, Francisca Alexandre de Lima, MarianoCastro Neto, Maria Aparecida Valentim Afonso
2019, Tese de Doutorado BLOGS DE RECEITAS CULINÁRIAS: DO MANUSCRITO AO MUNDO VIRTUAL, Maria Claurênia de Abreu de Andrade Silveira, Danielle Barbosa Lins de Almeida, Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti, Linduarte Pereira Rodrigues, Edilma de Lucena Catanduba, Maria Aparecida Valentim Afonso
2019, Tese de Doutorado O uso de tecnologias na alfabetização: concepções de professores da escola pública, Evangelina Maria Brito de Faria, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Isabelle Cahino, Maria Aparecida Valentim Afonso
2019, Monografia de Graduação Práticas de leitura na alfabetização: uma experiência didática, Evangelina Maria Brito de Faria, Soraya Gonçalves Celestino da Silva, Maria Aparecida Valentim Afonso
2019, O uso de tecnologias na alfabetização:concepções de professores da escola pública, Evangelina Maria Brito de Faria, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Maria Aparecida Valentim Afonso
2019, Entre o relato e o ato: concepções em relatos de professores do 1º ano,participantes do PNAIC., Maria Claurênia de Abreu de Andrade Silveira, Evangelina Maria Brito de Faria, Isabelle Cahino, Maria Aparecida Valentim Afonso
2019, PNAIC e a leitura nas escolas de campo: eco de vozes de docentes na Paraíba., Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Evangelina Maria Brito de Faria, Neilson Alves de Medeiros, Maria Aparecida Valentim Afonso
2019, Dissertação de Mestrado O uso de tecnologias digitais na alfabetizacao: concepcoes de professores da escola publica, JONH HERBERT DE ALMEIDA FALCÃO TRAJANO
2019, Qualificação de Doutorado PNAIC e o ensino de leitura nas escolas do campo: eco de vozes de docentes na Paraiba, ANGELICA TORRES VILAR DE FARIAS
2019, Qualificação de Doutorado Entre o relato e ato: concepcao de oralidade que emerge dos relatos de professores do 1º Ano, participantes do PNAIC, MARIA SONALY MACHADO DE LIMA
2019, Qualificação de Mestrado O uso de tecnologias na alfabetizacao: concepcoes de professores da escola publica, JONH HERBERT DE ALMEIDA FALCÃO TRAJANO
2019, Tese de Doutorado Blogs de receitas culinarias: do manuscrito ao mundo virtual, LUANNA VAZ AMARO
2019, Qualificação de Doutorado Blogs de receitas culinarias: do manuscrito ao mundo virtual, LUANNA VAZ AMARO
2019, Dissertação de Mestrado Os direitos de aprendizagem do eixo escrita na pratica do professor participante do PNAIC, JACIARA DE LIRA ALMEIDA DANTAS
2019, Dissertação de Mestrado Oralidade em praticas na educacao infantil, ARINEYDE MARIA D'ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA
2018, Tese de Doutorado A concepção do processo de reescrita do aluno a partir de práticas de sala de aula em uma turma do 3ºano do ciclo de alfabetização, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Evangelina Maria Brito de Faria, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa, Lourenço Chacon Jurado Filho, Maria Aparecida Valentim Afonso
2018, Monografia de Graduação Literatura para crianças: contação de histórias no infantil 3, Maria Claurênia de Abreu de Andrade Silveira, Nádia Jane de Sousa, Maria Aparecida Valentim Afonso
2018, Os direitos de aprendizagem do eixo oralidade na Educação Infantil, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Evangelina Maria Brito de Faria, Maria Aparecida Valentim Afonso
2018, O processo da escrita no ciclo de alfabetização, Mariane Carvalho Bezerra Cavalcante, Evangelina Maria Brito de Faria, Maria Aparecida Valentim Afonso
2018, Dissertação de Mestrado Tradicao Discursiva nos Folhetos de Leandro Gomes de Barros e Jose Costa Leite, FABIANNE RAMOS DE SOUZA VIEIRA
2018, Dissertação de Mestrado Genero relato de experiencia: aquisicao de processos fonologicos, LETICIA OHANNA FELIPE DOS SANTOS ANTAS
2018, Tese de Doutorado A concepcao do processo de reescrita do aluno a partir de praticas de sala de aula em uma turma do 3 ano do ciclo de alfabetizacao, CICERO GABRIEL DOS SANTOS
2018, Monografia de Graduação Titulo do TCC: LITERATURA PARA CRIANCAS: CONTACAO DE HISTORIAS NO INFANTIL 3, MIRIAN LAIS REGIS GOMES
2018, Qualificação de Mestrado , ARINEYDE MARIA D'ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA
2018, Qualificação de Mestrado O processo da reescrita no ciclo de alfabetizacao, JACIARA DE LIRA ALMEIDA DANTAS
2012, Monografia de Graduação Dificuldades em aprendizagem de leitura e escrita de educandos no campo, Rita Cristiana Barbosa, Lucicléia Teixeira Lins, Maria Aparecida Valentim Afonso
2012, Trabalho Final de Especialização Classes multisseriadas no semiárido; reflexões sobre conteúdos e metodologias, Aiene Rebouças, Francisca Alexandre de Lima, Maria Aparecida Valentim Afonso
2012, Monografia de Graduação A escrita de crianças em processo de alfabetização, Eduardo Jorge Lopes da Silva, NILVÂNIA DOS SANTOS SILVA, Maria Aparecida Valentim Afonso
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (2)
2022,, CENTRO DE EDUCAÇÃO, Nacional,
2022,, CENTRO DE EDUCAÇÃO, Nacional,
Trabalho de Fim de Curso(14)
A LITERATURA INFANTIL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA DO CAMPO, ALINE CARLA DE AMORIM SILVA ,
09/2019
LEITURA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, MARIA IVA PEREIRA SULA ,
05/2019
O ensino da Educação Física em classes multisseriadas do Campo: possibilidades de uma proposta de ensino significativa., CARLOS ALBERTO DA SILVA ,
12/2020
CONCEPÇÕES DE LEITURA EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO CAMPO - UFPB, ELIDIANE DE MELO SANTOS ,
09/2019
Desenvolvimento do Gosto pela leitura através aa contação de histórias em uma turma do 1° Ano na educação do/no campo, PATRÍCIA SANTOS DE LIMA ,
04/2020
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DIDÁTICAS DE MULTIMODALIDADE DE PROFESSORES DA ESCOLA DO CAMPO: VIVÊNCIAS COM A LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS., CAMILA SOARES FLORÊNCIO DA SILVA ,
12/2021
O CENÁRIO DAS PRÁTICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: VIVÊNCIAS NA ESCOLA JOSÉ ALBINO PIMENTEL, ANA ROBERTA DA SILVA ,
12/2022
A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS MARAVILHOSOS DE ANDERSEN PARA A IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA, CINTHIA RAFAELA FARIAS DA SILVEIRA FÉLIX ,
12/2020
A formação do professor como leitor e a mediação da leitura na escola do campo em turmas do ensino fundamental, SIMONE FERREIRA DA SILVA ,
10/2020
PERCEPÇÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA BEATRIZ LOPES DE SÃO MIGUEL DE TAIPU/PB
, MIKAELLE DE OLIVEIRA SILVA ,
12/2022
CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO NOS CADERNOS DO PACTO NACIONAL PARA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO NAS ESCOLAS DO CAMPO., CLAUDINETE DO NACIMENTO PEREIRA ,
07/2021
Um estudo sobre a arquitetura escolar campesina: a importância da infraestrutura para o
ensino e a aprendizagem, MARIA JOSE BEZERRA ,
12/2021
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TURMAS DO
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA DO CAMPO, LIGIA CARLA MENDONÇA DA SILVA ,
12/2021
Percepções de bolsistas e professora sobre o Pibid e o processo de alfabetização e letramento em uma escola Quilombola, URIEL MENDES CARNEIRO DE OLIVEIRA ,
10/2020