UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 24 de Abril de 2024

BARBARA CABRAL FERREIRA

CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS E MODERNAS

Ir ao Menu Principal

barbara cabral ferreira

DLEM - CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS E MODERNAS

Produção Intelectual

Artigos (3)

  • 2022, LIRA, EDVALDO SANTOS DE, Barbara Cabral Ferreira , Pragmatics, representation and minorities, ISSN: 23173475
  • 2021, Barbara Cabral Ferreira, FREUDENBERGER MARTINY, FRANCIELI, DOS SANTOS BENTO, LAURA GABRIELLY , LETRAMENTO CRÍTICO, REPRESENTATIVIDADE E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO PIBIB, ISSN: 22362592
  • 2009, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino , Por uma caracterização da linguagem jurídica, ISSN: 15173100

Publicação em Eventos (46)

  • 2023, Barbara Cabral Ferreira, Francieli Freudenberger Martiny, Jailine Mayara Sousa de Farias, Walison Paulino de Araújo COsta, Brenda de Medeiros Lima, Romualdo Alves de Sousa Filho, Samara Mota Alexandrino, Tereza Cristina Rodrigues Machado, Wilfrid Albuquerque de Souza, PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: FORMAÇÃO DOCENTE, MULTILETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, ENID, Resumo Expandido
  • 2023, , INGLÊS SOB DIFERENTES LENTES: O IMPACTO MULTIMODAL NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA, ENID 2023,
  • 2023, , FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO INSTITUTO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E CULTURAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENEX 2023,
  • 2021, , 'Ensino/Aprendizagem de Línguas Adicionais: Algumas Reflexões sobre Erro e Correção', ENID 2021,
  • 2021, Barbara Cabral Ferreira, Brenda de Medeiros Lima, Pedro Henrique Cunha de Carvalho, Raissa Vanessa Silva Ferreira, Saulo Henrique de Lima Miranda, Cristina Xavier, Francieli Freudenberger Martiny, DESENVOLVENDO EMPATIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, XXIII Encontro de Iniciação Científica - ENID, Resumo Expandido
  • 2021, Barbara Cabral Ferreira, Antonio Lucas Frutuoso Miranda, Jéssica Rebeca Santana do Nascimento, João Vitor Dantas de Oliveira, Mateus Franklin do Vale Mamani, Cristina Helena de Carvalho Xavier, Francieli Freudenberger Martiny, O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLA PÚBLICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19, XXIII Encontro de Iniciação Científica - ENID, Resumo Expandido
  • 2021, , Language Policy mechanisms in Brazil: the Brazilian National Common Core and the relaxation ideology, AAAL 2021 Virtual Conference,
  • 2020, , Análise da violações de máximas conversacionais no livro 'Simon vs the Homo Sapiens agenda' de Betty Albertalli, Semana de Letras 2020 - Letras Ativas,
  • 2018, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade, NOS BASTIDORES DO SUBPROJETO PIBID LETRAS ? INGLÊS DA UFPB: DO PLANEJAMENTO À SALA DE AULA, X SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA, Trabalho Completo
  • 2017, , O uso da fonologia da língua inglesa no aprendizado de alunos iniciantes: da teoria à prática, Encontro de Extensão 2017 - Campi I e IV,
  • 2017, , NOS BASTIDORES DO SUBPROJETO PIBID LETRAS ? INGLÊS DA UFPB: DO PLANEJAMENTO À SALA DE AULA, X SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA,
  • 2017, , A TUTORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO APRENDER A ?SER PROFESSOR?, XI CCHLA Conheimento em Debate,
  • 2017, , Oficinas Temáticas: Literatura, séries e música na monitoria de língua inglesa, Encontro de Inciação Científica 2017 - Campus I,
  • 2017, , PARA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DO USO DO WHATSAPP NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA, IV Simpósio nacional de linguagens e gêneros textuais,
  • 2017, Barbara Cabral Ferreira, Jailine Mayara Sousa de Farias, Para além dos limites da sala de aula: novas práticas de leitura e escrita através do uso do Whatsapp no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, Trabalho Completo
  • 2017, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade, A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE PELO OLHAR ENTRE OS PARES: O FEEDBACK COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM, IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, Resumo
  • 2017, , PIBID Letras-Inglês: a percepção dos alunos das escolas parceiras sobre aspectos do subprojeto, Encontro de Iniciação Científica 2017 - Campus I,
  • 2017, Barbara Cabral Ferreira, Jailine Mayara Sousa de Farias, WhatsApp e ensino-aprendizagem de LE: experiências, perspectivas e desafios, X Congresso Internacional da ABRALIN, Trabalho Completo
  • 2017, , WHATSAPP E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LE: EXPERIÊNCIAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS, X Congresso Internacional da ABRALIN,
  • 2017, , Aula de Língua inglesa: uma experiência de inclusão de alunos com deficiência visual, Encontro de Iniciação Científica 2017 - Campus I,
  • 2017, , A gamificação e o warmup como estratégias para lidar com a heterogeneidade na tutoria de língua inglesa, Encontro de Iniciação Científica 2017 - Campus I,
  • 2017, , Gamification and warm-up as equipmet strategies of different proficiency levels in the tutoring sessions, 4 Encontro Paraibano de Professores de Inglês,
  • 2017, , Contribuições do Subprojeto Letras-Inglês na formação do professor supervisor na Escola Cidadã Integral Padre Hildon Bandeira, Encontro de Iniciação Científica 2017 - Campus I,
  • 2017, Barbara Cabral Ferreira, Clara de Carvalho Alexandre, LEITURA PRAGMÁTICA DE MANCHETES: O DITO E O NÃO DITO, III ENCONTRO REGIONAL DE LINGUÍSTICA, Resumo
  • 2017, , Nos bastidores do subprojeto PIBID Letras- Inglês da UFPB: do planejamento à sala de aula, X Seminário Nacional sobre ensino de língua materna, estrangeira e de literaturas,
  • 2016, , IMPACTO DAS AÇÕES DA TUTORIA NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS TUTORANDOS DO CURSO DE LETRAS ? INGLÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), Encontro de Iniciação Científica,
  • 2016, , DEVELOPING PRAGMATIC COMPETENCE IN THE EFL CLASSROOM, III Encontro Paraibano de Professores de Língua Inglesa,
  • 2016, , COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA EM LÍNGUA INGLESA: ALCANÇANDO PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO EXECUTIVO, V Encontro de Secretariado Executivo da Paraíba,
  • 2016, , Perfil dos alunos ingressantes no curso de Letras-Inglês da UFPB: pensando estratégias de mediação, III Encontro Unificado da UFPB - Campus I e IV,
  • 2016, , o impacto do PROTUT na formação docente dos tutores, Encontro de Iniciação Científica,
  • 2015, , Presidenta ou governanta? Uma análise das metáforas conceptuais sobre a presidente-mulher Dilma Rousseff., VII Conferência Linguística e Cognição, 2015.,
  • 2015, , Projeto de Tutoria em língua inglesa: desafios e perspectivas, II Semana de Letras,
  • 2012, Barbara Cabral Ferreira, Lucienne Claudete Espíndola, 'O senhor sabe do que está sendo acusado?' Uma análise semântico-pragmática de interrogatórios realizados no Fórum Criminal da Comarca de João Pessoa- PB, XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordest, Trabalho Completo
  • 2012, Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino, Barbara Cabral Ferreira, Práticas de Leitura: Um Estudo de Caso, II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, Trabalho Completo
  • 2012, , 'O senhor sabe do que está sendo acusado?' Uma análise semântico-pragmática de interrogatórios realizados no Fórum Criminal da Comarca de João Pessoa- PB, XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste,
  • 2012, , Ser professor é ... O trabalho do professor segundo ele mesmo, Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais,
  • 2011, , Práticas de Leitura: Um Estudo de Caso., II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso,
  • 2009, , Imagens de leitor no livro didático de língua inglesa, VI SELIMEL,
  • 2009, Natália Roque F. de Souza, João Felipe S. M. de Souza, Barbara Cabral Ferreira, Graziellen Gelli Pinheiro Lima, Inglês e Espanhol: Expectativas e desafios, XI Encontro de Extensão, Resumo
  • 2008, Mônica, Barbara Cabral Ferreira, A construção do conhecimento através de jogos e atividades lúdicas em aulas de língua inglesa, VI Encontro sobre o ensino de língua e literatura, Trabalho Completo
  • 2006, , Echoes of Medieval Religiosity in the Puritan Society, I Seminário de Estudos de Língua, Literatura e Educação,
  • 2006, , O Gênero Textual na Sala de Aula, III Semana de Humanidades,
  • 2005, , Jogos e atividades no ensino de inglês como língua estrangeira, II Semana de Humanidades,
  • 2004, , Ameaça e resistência no discurso de sala de aula, XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos,
  • 2003, Barbara Cabral Ferreira, O discurso do aluno: lugar de dispersão, II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE), Resumo
  • 2003, , Pense antes de votar, VI Semana de Letras,

Capítulos de Livros (12)

  • 2021, ?SELF-ESTEEM? NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: letramento crítico na escola pública, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID NA UFPB: expressões de trajetórias, Barbara Cabral Ferreira, Francieli Freudenberger Martiny, DOS SANTOS BENTO, LAURA GABRIELLY
  • 2019, A QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS PARA EFEITO DE HUMOR NAS TIRINHAS ?AS CRÔNICAS DE WESLEY?, A QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS PARA EFEITO DE HUMOR NAS TIRINHAS ?AS CRÔNICAS DE WESLEY?, Barbara Cabral Ferreira, Massilon da Silva Moreira dos Santos Júnior
  • 2019, PARA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DO USO DO WHATSAPP NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA, Notas sobre literatura, leitura e linguagens 3, Farias, Jailine Mayara Sousa de, Barbara Cabral Ferreira
  • 2019, O CÉREBRO SURDO: particularidades e reflexões para o ensino-aprendizagem, Estudos linguísticos e literários [recurso eletrônico] : caminhos e tendências, Barbara Cabral Ferreira, Lucas Francelino de Lima, Cleiton Willian da Conceição
  • 2016, Presidenta ou governanta? Uma nálise das metáforas conceptuais sobre a presidente-mulher Dilma ROusseff, Linguística cognitiva e interfaces, Barbara Cabral Ferreira
  • 2012, Ser professor é ... O trabalho do professor segundo ele mesmo., Linguagens, Gêneros e Discursos, Barbara Cabral Ferreira
  • 2010, METÁFORA CONCEPTUAL E ENSINO/APRENDIZAGEM DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DA LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, Desenvolvendo Novas Competências, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino
  • 2010, Metáfora conceptual e ensino/aprendizagem de expressões idiomáticas da língua inglesa como língua estrangeira, Desenvolvendo novas competências, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino
  • 2010, Algumas considerações acerca do uso da linguagem na prova testemunhal no processo penal, (Lingua)gem e Literatura: Um movimento de Intersubjetividade, Barbara Cabral Ferreira
  • 2006, Echoes of Medieval religiosity in the Puritan literature, Linguagem e Discussões Culturais, Barbara Cabral Ferreira, Walison
  • 2006, Jogos e atividades lúdicas no ensino de língua inglesa, Linguagens em Perspectiva: Teoria e Aplicação, Barbara Cabral Ferreira, Mônica
  • 2006, Echoes of medieval religiosity in the puritan literature, Linguagem e discussões culturais, Barbara Cabral Ferreira, Walison

Livros (1)

  • 2006, Linguagens em Perspectiva: Teoria e Aplicação, Barbara Cabral Ferreira, Walison, Rubens, Mônica

Textos Didáticos (1)

  • 2016, Sociolinguítica, Barbara Cabral Ferreira, Danielle Barbosa Lins de Almeida, Jamylle Reboucas Ouverney King

Participações em Bancas de Concursos (13)

  • 2019, Exame de Aproveitamento de Estudos - EXAE - 2019.1, Barbara Cabral Ferreira, Anderson Alves de Souza, Elaine Espíndola Baldissera
  • 2018, Banca de elaboração, aplicação e correção dos exames de nivelamento do PRODELE 2017.2, Barbara Cabral Ferreira, Rafaela Carla Santos de Sousa, Danielle de Luna e Silva, Angelica Araújo de Melo Maia, Barthyra Cabral Vieira de Andrade, José Ribamar de Castro, Juliana Henriques de Luna Freire
  • 2018, Banca de elaboração, aplicação e correção do Exame de Aproveitamento de Estudos 2018.1, Barbara Cabral Ferreira, Rubens, Walison Paulino de Araújo COsta
  • 2018, Banca de elaboração, aplicação e correção do Exame de Suficiência em Língua Estrangeira 2018.1, Barbara Cabral Ferreira, Ana Berenice Peres Martorelli
  • 2018, Banca para seleção de alunos bolsistas do Programa de EXtensão - PRODELE 2018.1, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade, Walison Paulino de Araújo COsta
  • 2017, Banca para seleção de alunos bolsistas do Programa de EXtensão - PRODELE, Barbara Cabral Ferreira, Walison, Barthyra Cabral Vieira de Andrade
  • 2016, Banca de elaboração, aplicação e correção do Exame de Aproveitamento de Estudos em Língua Inglesa (EXAE) 2016.1, Barbara Cabral Ferreira, Rafaela Carla Santos de Sousa, Anderson Alves de Souza
  • 2016, Banca de elaboração, aplicação e correção do Exame de Aproveitamento de Estudos 2015.2, Barbara Cabral Ferreira, Anderson Alves de Souza, Fábio Alexandre Silva Bezerra
  • 2015, Banca de elaboração, aplicação e correção do Exame de Aproveitamento de Estudos 2015.1, Barbara Cabral Ferreira, Rubens, Rafaela Carla Santos de Sousa
  • 2013, Banca de elaboração, aplicação e correção do Exame de Aproveitamento de Estudos 2012.1 do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, Barbara Cabral Ferreira, Claudia Caminha Lopes Rodrigues, Mariana Pérez da Silva
  • 2013, Banca de elaboração, aplicação e correção do Exame de Aproveitamento de Estudos 2013.1, Barbara Cabral Ferreira, Claudia Caminha Lopes Rodrigues, Gloria Maria Oliveira Gama
  • 2012, Comissão do Processo de seleção para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades Edição 2012, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino, Felix Augusto Rodrigues da Silva
  • 2009, Banca de elaboração, aplicação e correção da seleção para o cruso de extensão em línguas estrangeiras, Barbara Cabral Ferreira, Graziellen Gelli Pinheiro Lima, Erivaldo Pereira do Nascimento, Danielle de Luna e Silva

Participações em Bancas de Cursos (86)

  • 2023, Qualificação de Doutorado O que o dizer quer dizer?: A funcao do dizer em artigos cientificos de Linguistica A1 no contexto brasileiro, CLARA REGINA RODRIGUES DE SOUZA
  • 2023, Monografia de Graduação A INFLUENCIA DA CULTURA DE FANDOM NA MOTIVACAO PARA APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA, HELADE GABRIELA SILVA MAGALHÃES
  • 2023, Monografia de Graduação Analise entonacional de atos de fala diretivos produzidos em portugues e em espanhol por falantes da Zona da Mata paraibana, SAFYRA DY CARLY RAMOS BRANDAO
  • 2023, Dissertação de Mestrado A SYSTEMIC FUNCTIONAL ANALYSIS OF ONLINE NEWS: THE UNFOLDING OF THEMATIC STRUCTURE, TAMMARA THAÍS DE SOUSA OLIVEIRA
  • 2023, Qualificação de Mestrado TWO LANGUAGES ONE CONFLICT: THEME CHOICES IN ONLINE NEWS, TAMMARA THAÍS DE SOUSA OLIVEIRA
  • 2022, Monografia de Graduação Deus, patria e familia: modelos conceptuais de moral politica na fala de Jair Bolsonaro, DARLUZI TROJAHN EHLE
  • 2022, Monografia de Graduação A importancia da socio interacao na aquisicao da aprendizagem e das palavras na primeira infancia, MARIA DAS GRACAS CRUZ DA SILVA
  • 2022, Monografia de Graduação Speech functions in online therapeutic discourse, MARCELLE DE SOUSA PONTES ALVES
  • 2021, Monografia de Graduação Crencas em torno do ensino de oralidade em E/LE, EDUARDO FERREIRA SILVA
  • 2021, Monografia de Graduação O genero tirinha e o livro didatico de lingua inglesa: uma proposta de analise das atividades baseadas em comic strips, TIAGO SOARES BARBOSA
  • 2020, Monografia de Graduação O papel das TDIC no desenvolvimento da autonomia no processo de ensino e aprendizagem de linguas estrangeiras: uma analise bibliografica  , ANNA MARIA DE SOUSA BENTO
  • 2020, Monografia de Graduação Relativismo linguistico: a relacao entre lingua e pensamento na conceitualizacao do tempo, LUCAS FRANCELINO DE LIMA
  • 2020, Monografia de Graduação Affective domain and beliefs: Teacher's role in changing students' attitudes and behavior in classroom in the pedagogical residence program, NAYARA ALVES CABRAL FONSECA
  • 2020, Monografia de Graduação Motivacao e ensino-aprendizagem de lingua inglesa , ALDENISE FRANCISCA DA SILVA SOUSA
  • 2020, Monografia de Graduação Politeness and minorities: a linguistic-pragmatic reading of the american TV show Glee, EDVALDO SANTOS DE LIRA
  • 2020, Monografia de Graduação As contribuicoes do estagio supervisionado na formacao inicial de professores de LE, FRANCIELE SILVA DE SANTANA
  • 2020, Dissertação de Mestrado Multimodalidade e representacoes de amor e genero no brincar de roda: a performance em Alecrim - Brincadeiras Cantadas, MASSILON DA SILVA MOREIRA DOS SANTOS JUNIOR
  • 2019, Monografia de Graduação Pressupostos e subentendidos no gênero debate político: Análise do debate entre Dilma ROusseff e Aécio Neves em 2014, Barbara Cabral Ferreira, Jailine Mayara Sousa de Farias, Walison Paulino de Araújo COsta
  • 2019, Monografia de Graduação Análise da variação linguística em Oliver Twist, Barbara Cabral Ferreira, Rubens, Danielle de Luna e Silva
  • 2019, Tese de Doutorado Aquisisção variável de sequências triconsonontais Ct/d]?C por falantes campinenses de inglês como L2, Barbara Cabral Ferreira, Rubens, Francisco Eduardo Vieira da Silva, Marcio Martins Leitão, Andre Pedro da Silva, Leônidas José da SIlva Júnior
  • 2019, Monografia de Graduação O PNLD e o professor de inglê: aspectos relacionados a escolha, importância e utilização do livro didático em escolas públicas, Barbara Cabral Ferreira, Jailine Mayara Sousa de Farias, Renata Gonçalves Gomes
  • 2019, Monografia de Graduação A importância do contato prévio com alunos cegos e com baixa visão na formação docente dos alunos do curso de Letras Inglês da Universidade Federal da Paraíba, Barbara Cabral Ferreira, Anderson Alves de Souza, Rosyclea Dantas Silva
  • 2019, Monografia de Graduação Critical Period Hypothesis in second language acquisition: a literature review, Barbara Cabral Ferreira, Rubens, Elaine Espíndola Baldissera
  • 2019, Monografia de Graduação Uma análise dos procedimentos metodológicos no ensino explícito de vocabulário em escola de idiomas, Barbara Cabral Ferreira, Maura Regina da Silva Dourado, Ana Carolina Vieira Bastos
  • 2019, Tese de Doutorado É golpe? Metáforas conceptuais do Impeachment da Presidente Dilma, Barbara Cabral Ferreira, Lucienne Claudete Espíndola, Erivaldo Pereira do Nascimento, Josilane Márcia Justiniano de Lima, Monica Mano Trindade Ferraz, Eliane Ferraz Alves, Magdiel Medeiros Aragão Neto
  • 2019, A relevância do Pibid na formação inicial de professores de língua inglesa: uma compreensão do trabalho docente à luz do Interacionismo Sócio-discursivo, Barbara Cabral Ferreira, Betânia Passos Medrado, Walison Paulino de Araújo COsta, Regina Celi Mendes Pereira da Silva
  • 2019, Monografia de Graduação Problemas e desafios no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Brasil, Barbara Cabral Ferreira, Juliene Paiva de Araújo Osias, Barthyra Cabral Vieira de Andrade
  • 2019, Dissertação de Mestrado Dimensões do agir docente em relatos reflexivos de bolsistas do Pibid, Barbara Cabral Ferreira, Betânia Passos Medrado, Walison Paulino de Araújo COsta, Carla Lynn Reichmann, Regina Celi Mendes Pereira da Silva
  • 2019, Tese de Doutorado Metáforas conceptuais que categorizam a reforma trabalhista no gênero charge: uma análise semântico-cognitiva, Barbara Cabral Ferreira, Lucienne Claudete Espíndola, Monica Mano Trindade Ferraz, Eliane Ferraz Alves, Jan Edson Rodrigues Leite, Joseli Maria da Silva, Magdiel Medeiros Aragão Neto
  • 2019, Monografia de Graduação The benefits of a bilingual brain: a study from the perspective of bilinguals, Barbara Cabral Ferreira, Elaine Espíndola Baldissera, Gustavo Lopez Estivalet
  • 2019, Monografia de Graduação Unveiling the layers of L.O.L Surprise: an analysis through the Grammar of Visual Design, Barbara Cabral Ferreira, Fábio Alexandre Silva Bezerra, Danielle Barbosa Lins de Almeida
  • 2019, Monografia de Graduação Hello, teacher! O ensino de inglês na Educação Infantil sob a luz da BNCC, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade, Francieli Freudenberger Martiny
  • 2019, Tese de Doutorado Metaforas conceptuais que categorizam a reforma trabalhista no genero charge: uma analise semantico–cognitiva, LUIZ HENRIQUE SANTOS DE ANDRADE
  • 2019, Dissertação de Mestrado Dimensoes do agir docente em relatos reflexivos de bolsistas Pibid, GIUSEPPE ANDREW FERREIRA DANTAS
  • 2019, Qualificação de Mestrado A relevancia do Pibid na formacao inicial de professores de lingua inglesa: uma compreensao do trabalho docente a luz do Interacionismo Sociodiscursivo, GIUSEPPE ANDREW FERREIRA DANTAS
  • 2019, Tese de Doutorado E golpe? Metaforas Conceptuais do Impeachment da Presidente Dilma, CYNTHIA GOMES PINHEIRO
  • 2019, Tese de Doutorado Aquisicao variavel de sequencias triconsonontais Ct/d]?C por falantes campinenses de ingles como L2, FELIPE SANTOS DOS REIS
  • 2018, Monografia de Graduação A utilização de novas tecnologias da informação e comunicação e recursos multimodais no subprojeto pibid letras-inglês da ufpb: constribuições para uma (re)configuração no agir docente, Barbara Cabral Ferreira, Jailine Mayara Sousa de Farias, Barthyra Cabral Vieira de Andrade
  • 2018, Categorização das Reformas Trabalhista e da Previdência Social: um estudo semântico-cognitivo no gênero charge, Barbara Cabral Ferreira, Lucienne Claudete Espíndola, Erivaldo Pereira do Nascimento, Monica Mano Trindade Ferraz
  • 2018, Monografia de Graduação Professora, que legal, hoje eu falei inglês na sua aula: estratégias didático-pedagógicas para dinamizar o ensino/aprendizagem de língua inglesa na EJA, Barbara Cabral Ferreira, Betânia Passos Medrado, Angelica Araújo de Melo Maia
  • 2018, Monografia de Graduação Abordagens de gêneros textuais no ensino de língua ingesa no âmbito do subprojeto PIBID Letras- Inglês da Universidade Federal da Paraíba, Barbara Cabral Ferreira, Jailine Mayara Sousa de Farias, Barthyra Cabral Vieira de Andrade
  • 2018, Monografia de Graduação Surdez e educação: Aspectos históricos e práticas inclusivas no ensino de língua inglesa, Barbara Cabral Ferreira, Jailine Mayara Sousa de Farias, Walison Paulino de Araújo COsta
  • 2018, Monografia de Graduação Livro didático: Papel construtivo no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas, Barbara Cabral Ferreira, Jailine Mayara Sousa de Farias, Barthyra Cabral Vieira de Andrade
  • 2018, Monografia de Graduação Observação e regência em turmas de Ensino Médio da Rede Pública de Ensino: experiência e desafios, Barbara Cabral Ferreira, Juliene Paiva de Araújo Osias, Barthyra Cabral Vieira de Andrade
  • 2018, Qualificação de Doutorado E golpe? Metaforas Conceptuais do Impeachment da Presidente Dilma, CYNTHIA GOMES PINHEIRO
  • 2018, Qualificação de Doutorado Categorizacao das Reformas Trabalhista e da Previdencia Social: um estudo semantico - cognitivo no genero charge, LUIZ HENRIQUE SANTOS DE ANDRADE
  • 2017, Monografia de Graduação Leitura no mundo e na escola: uma experiência de aproximação, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino, Maura Regina da Silva Dourado
  • 2017, Monografia de Graduação Analisando o dscurso cantado: o papel do homem e da mulher em músicas de Luiz Gonzaga e Jakcson do Pandeiro, Barbara Cabral Ferreira, Rubens, Barthyra Cabral Vieira de Andrade
  • 2017, Monografia de Graduação Letramento crítico e ensino de inglês na escola pública: análise de uma experiência, Barbara Cabral Ferreira, Andréa Burity Dialectaquiz, Maura Regina da Silva Dourado
  • 2017, Monografia de Graduação Classroom managment: reflexões sobre a importância do gerenciamento da sala de aula de língua inglesa, Barbara Cabral Ferreira, Jailine Mayara Sousa de Farias, Andréa Burity Dialectaquiz
  • 2017, Tese de Doutorado Os usos dos dêiticos nas sentenças judiciais cíveis, Barbara Cabral Ferreira, Lucienne Claudete Espíndola, Erivaldo Pereira do Nascimento, Josilane Márcia Justiniano de Lima, Monica Mano Trindade Ferraz, Jan Edson Rodrigues Leite, Magdiel Medeiros Aragão Neto
  • 2017, Monografia de Graduação Teoria da polidez e estratégias de preservação de faces: uma análise em Orgulho e Preconceito de Jane Austen, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino, Jailine Mayara Sousa de Farias
  • 2017, Dissertação de Mestrado Metáforas conceptuais na relação mãe-bebê nos primeiros anos de vida, Barbara Cabral Ferreira, Lucienne Claudete Espíndola, Monica Mano Trindade Ferraz, Jan Edson Rodrigues Leite
  • 2017, Dissertação de Mestrado As metáforas conceptuais nas homilias do Papa Francisco, Barbara Cabral Ferreira, Lucienne Claudete Espíndola, Erivaldo Pereira do Nascimento, Josilane Márcia Justiniano de Lima, Monica Mano Trindade Ferraz
  • 2017, Monografia de Graduação ´Construção identitária na e pela prática reflexiva no contexto do PIBID Letras-Inglês, Barbara Cabral Ferreira, Maura Regina da Silva Dourado, Barthyra Cabral Vieira de Andrade
  • 2017, As metáforas conceptuais na homilias do Papa Francisco, Barbara Cabral Ferreira, Lucienne Claudete Espíndola, Erivaldo Pereira do Nascimento, Monica Mano Trindade Ferraz
  • 2017, Monografia de Graduação A prática docente de língua inglesa no curso de Secretariado Executivo bilíngue: uma análise à luz do interacionismo Sociodiscursivo, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino, Juliene Paiva de Araújo Osias
  • 2017, Monografia de Graduação Transposição didática: a relação entre a prática pedagógica do professor e o livro didático, Barbara Cabral Ferreira, Jailine Mayara Sousa de Farias, Barthyra Cabral Vieira de Andrade
  • 2017, Monografia de Graduação Construindo pontes: relato de experiência com o gêner fábula sob a perspectiva multimodal na aula de língua inglesa, Barbara Cabral Ferreira, Gloria Maria Oliveira Gama, Jailine Mayara Sousa de Farias
  • 2017, Tese de Doutorado Os usos dos deiticos discursivos nas sentencas judiciais civeis, DANIEL CESAR FRANKLIN CHACON
  • 2017, Qualificação de Mestrado As metaforas conceptuais nas homilias do Papa Francisco, SERGIO RICARDO PEREIRA DE CARVALHO
  • 2017, Dissertação de Mestrado Metaforas conceptuais na relacao mae -bebe nos primeiros anos de vida, JANAINA AIRES DA SILVA QUEIROZ
  • 2016, Metáforas conceptuais na relação mãe-bebê nos primeiros anos de vida, Barbara Cabral Ferreira, Lucienne Claudete Espíndola, Erivaldo Pereira do Nascimento, Monica Mano Trindade Ferraz
  • 2016, Tese de Doutorado A construção metafórica do conceito relacionamento: uma perspectiva cognitiva, Barbara Cabral Ferreira, Lucienne Claudete Espíndola, Erivaldo Pereira do Nascimento, Monica Mano Trindade Ferraz, Eliane Ferraz Alves, Edmilson de Albuquerque Borborema Filho
  • 2016, Monografia de Graduação Teaching English to young learners using stories, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino, Maura Regina da Silva Dourado
  • 2016, Monografia de Graduação O profissional de Secretariado e as relações interpessoais: a relação eu-outro como uma das determinantes para o sucesso profissional, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino, Juliene Paiva de Araújo Osias
  • 2016, Qualificação de Mestrado Metaforas conceptuais na relacao mae -bebe nos primeiros anos de vida, JANAINA AIRES DA SILVA
  • 2016, Tese de Doutorado A construcao metaforica do conceito relacionamento: uma perspectiva cognitiva, JOSILANE MARCIA JUSTINIANO DA SILVA
  • 2015, Qualificação de Doutorado A construcao metaforica do conceito relacionamento: uma perspectiva cognitiva, JOSILANE MARCIA JUSTINIANO DA SILVA
  • 2013, Monografia de Graduação Do you speak English? Um estudo sobre a relevância do conhecimento da língua inglesa nos meios de hospedagem, Barbara Cabral Ferreira
  • 2012, Monografia de Graduação "Be Funny": analuzing a comedian's speech in the light of Grice's, Barbara Cabral Ferreira, Clélia Barqueta, Betânia Passos Medrado
  • 2011, Monografia de Graduação O Discurso do Manual de Secretariado e a formação profissional no Curso de Secretariado da UFPB, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino, Erivaldo Pereira do Nascimento
  • 2011, Monografia de Graduação Transferência fonológica do falar paraibano no aprendizado da língua inglesa, Barbara Cabral Ferreira, Rubens, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa
  • 2011, Monografia de Graduação O discurso do Manual de Secretariado e a formação profissional no Curso de Secretariado da UFPB, Barbara Cabral Ferreira, Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino, Erivaldo Pereira do Nascimento
  • 2007, Monografia de Graduação A variação linguística no filme, Barbara Cabral Ferreira, Rubens, Walison
  • 2007, Monografia de Graduação O uso de recursos didáticos para o ensino de língua: o estudo do município de Mari, Barbara Cabral Ferreira, Jorge, Cavalcanti
  • 2007, Monografia de Graduação O apagamento da oclusiva dental /d/ no grupo, Barbara Cabral Ferreira, Rubens, Walison
  • 2007, Monografia de Graduação A visão sobrenatural da morte na poética de Emily Dickinson, Barbara Cabral Ferreira, Rubens, Suênio
  • 2007, Monografia de Graduação A língua materna no ensino de línguas estrangeiras para iniciantes: novos olhares, Barbara Cabral Ferreira, Rubens, Walison
  • 2006, Monografia de Graduação Anglicismos na língua portuguesa, Barbara Cabral Ferreira, Rubens, Rosângela
  • 2006, Monografia de Graduação Confronto cultural em Daisy Miller de Henry James, Barbara Cabral Ferreira, Rubens, ELiane
  • 2006, Monografia de Graduação A aquisição da linguagem: entendendo o processo de aquisição de segunda língua, Barbara Cabral Ferreira, Mônica, Rubens
  • 2006, Monografia de Graduação Escrita e interação nas aulas de língua estrangeira, Barbara Cabral Ferreira, Walison, Rose Anne
  • 2006, Monografia de Graduação Leitura no livro diático de língua inglesa: decodificação e/ou produção de sentido, Barbara Cabral Ferreira, Walison, Rose Anne
  • 2006, Monografia de Graduação A importância da aprendizagem da leitura em língua inglesa na escola pública, Barbara Cabral Ferreira, Mônica, Rubens
  • 2005, Monografia de Graduação Análise das aulas de writing na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rodrigues de Carvalho, Barbara Cabral Ferreira, Mônica

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (8)

  • 2023,Membro do Conselho Editorial, , Não Informado, Languages in Global Contexts
  • 2023,, evento online, Nacional,
  • 2023,, Universidade Federal da Paraíba, Nacional,
  • 2022,, Universidade Federal da Paraíba, Nacional,
  • 2019,, Universidade Federal da Paraíba, Nacional,
  • 2017,, Universidade Federal da Paraíba, Nacional,
  • 2015,, Universidade Federal da Paraíba, Nacional,
  • 2006,, Universidade Estadual da Paraíba, Nacional,

Trabalho de Fim de Curso(7)

  • Motivação e ensino-aprendizagem de língua inglesa, ALDENISE FRANCISCA DA SILVA SOUSA , 03/2020
  • Politeness and minorities: a linguistic-pragmatic reading of the american TV show Glee, EDVALDO SANTOS DE LIRA , 03/2020
  • Affective domain and beliefs: Teacher's role in changing students' attitudes and behavior in classroom in the pedagogical residence program, NAYARA ALVES CABRAL FONSECA , 03/2020
  • Relativismo linguístico: a relação entre língua e pensamento na conceitualização do tempo, LUCAS FRANCELINO DE LIMA , 08/2020
  • O uso da música no ensino de Língua Inglesa, NATÂNIA BARBOZA DA SILVA , 08/2020
  • O gênero tirinha e o livro didático de língua inglesa: uma proposta de análise das atividades baseadas em comic strips, TIAGO SOARES BARBOSA , 07/2021
  • A imagem no livro didático de língua inglesa: refletindo sobre multimodalidade no ensino bilíngue , SÂMARA CELYNE DA CUNHA PEREIRA , 06/2023

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v24.4.6