UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 14 de Julho de 2024
Introdução e Estatísticas descritivas (06/03/2017 - 06/03/2017)
Parte 1: Cap.1 - Brooks (2014), Intro - Gujarati e Porter (2012). Parte 2: Cap.2 - Fávero et al (2014); Cap.5 Milone (2004); Cap.4 - Field (2009). Cap.2 Brooks (2014). Cap 1 Huff
  Escolha das duplas  
  Exercício de aquecimento  
Inicia em 02/03/2017 às 0h 0 e finaliza em 13/03/2017 às 7h 59
  Estatísticas descritivas  
Inicia em 02/03/2017 às 0h 0 e finaliza em 13/03/2017 às 7h 59
  Análise de estatísticas descritivas usando o Stata  
Inicia em 02/03/2017 às 0h 0 e finaliza em 13/03/2017 às 7h 59
Probabilidade (foco: contínuas) (13/03/2017 - 13/03/2017)
Cap.5 e 6 LFF (2012), Cap.8 e 9 - Milone (2004) e Cap.3 Salvatore e Rigle (2002). Cap.2 Brooks (2014).
  Distribuições de probabilidade 1  
Inicia em 09/03/2017 às 0h 0 e finaliza em 27/03/2017 às 7h 59
  Distribuições de probabilidade 2  
Inicia em 09/03/2017 às 0h 0 e finaliza em 27/03/2017 às 7h 59
   Materiais da aula   
Inferência (27/03/2017 - 27/03/2017)

Testes paramétricos e não paramétricos.

Cap.3 - Fávero et al (2014), Cap.4 e 5 de Salvatore e Rigle (2002), Cap.2 e 5 - Field (2009) e Cap.7, 8 e 9 - LFF (2012).

 

Os alunos devem entregar um resumo de 1 página para cada uma das referências: WASSERSTEIN, R.L.; LAZAR, N.A. The ASA’s statement on p-values: context, process, and purpose. The American Statistician, 2016.

 e

IOANNIDIS, J.P.A. Fit-for-purpose inferential methods: abandoning/changing P-values versus abandoning/changing research. The American Statistician, 2016.

 
  Resumo 1 - Aula de inferência  
Inicia em 25/03/2017 às 0h 0 e finaliza em 27/03/2017 às 7h 59
  Resumo 2 - Aula de inferência  
Inicia em 25/03/2017 às 0h 0 e finaliza em 27/03/2017 às 7h 59
  Exercício prático - inferência  
Inicia em 26/03/2017 às 0h 0 e finaliza em 03/04/2017 às 7h 59
  Exercício teórico - inferência  
Inicia em 26/03/2017 às 0h 0 e finaliza em 03/04/2017 às 7h 59
Prova 1 (03/04/2017 - 03/04/2017)

Primeira parte com questões teóricas e de cálculo. Sem pesquisa. 

Segunda parte feita no computador, com análise de dados.

Todo o assunto visto até aqui.

Revisão de matrizes e Modelo Clássico de Regressão Linear (MCRL) (10/04/2017 - 10/04/2017)

Na primeira parte da aula os alunos resolverão alguns exercícios de matrizes para revisar. Na segunda parte o professor revisará o MCRL.

Cap.2 e 3 - Brooks.

  Exercícios de revisão - Matrizes  
Inicia em 27/03/2017 às 0h 0 e finaliza em 10/04/2017 às 7h 59
  Questões teóricas sobre o MCRL  
Inicia em 13/04/2017 às 0h 0 e finaliza em 17/04/2017 às 7h 59
  Resumo do cap 4 do livro de Brooks.  
Inicia em 13/04/2017 às 0h 0 e finaliza em 17/04/2017 às 7h 59
  Exercícios feitos durante a aula do MCRL  
Inicia em 13/04/2017 às 0h 0 e finaliza em 17/04/2017 às 7h 59
  Estimando um CAPM e Expectativa de vida  
Inicia em 13/04/2017 às 0h 0 e finaliza em 17/04/2017 às 7h 59
Análise do MCRL (17/04/2017 - 17/04/2017)

Continuação do desenvolvimento do MCRL, utilizando regressões múltiplas.

 

Cap.4 - Brooks.
  Exercício STATA - Analisando um APT  
Inicia em 29/04/2017 às 0h 0 e finaliza em 04/05/2017 às 7h 59
  Questões teóricas do slide  
Inicia em 29/04/2017 às 0h 0 e finaliza em 04/05/2017 às 7h 59
  Exercícios feitos durante a aula de regressão múltipla  
Inicia em 29/04/2017 às 0h 0 e finaliza em 04/05/2017 às 7h 59
Pressupostos e testes de diagnóstico (04/05/2017 - 04/05/2017)

Explora os testes de diagnóstico, as consequências da violação dos pressupostos e os remédios para os problemas encontrados

 

Cap.5 - Brooks. Cap.13 - Gujarati e Porter (2012)
  Resumo Cap 5 (Brooks) e Cap 13(Gujarati)  
Inicia em 29/04/2017 às 0h 0 e finaliza em 04/05/2017 às 7h 59
  Estudo de caso: multicolinearidade  
Inicia em 09/05/2017 às 0h 0 e finaliza em 15/05/2017 às 7h 59
  Questões Teóricas dos pressupostos  
Inicia em 09/05/2017 às 0h 0 e finaliza em 15/05/2017 às 7h 59
Prova 2 (08/05/2017 - 08/05/2017)

Cada aluno poderá levar uma folha de papel A4 com anotações de apenas um lado, escrita de seu próprio punho e uma calculadora. O aluno deverá entregar a folha com as anotações junto com a prova.

 

Assunto das aulas 7, 8 e 9 (mas é preciso uma base de todo o curso).
Laboratório I e seminário I (foco na metodologia e resultados) (15/05/2017 - 15/05/2017)
Os alunos receberão algumas bases de dados para praticar com todas as ferramentas apresentadas até o momento. Deverão entregar um relatório com os resultados obtidos (2 horas). As duplas terão até 15 minutos para apresentar um artigo empírico publicado em um top journal.
Seminário II (foco no objetivo e metodologia) (29/05/2017 - 29/05/2017)
Devem entregar o problema de pesquisa, justificativa, referencial teórico e proposta de metodologia do artigo que será desenvolvido para a disciplina. Apresentação.
Dados em painel (uma breve introdução) (12/06/2017 - 12/06/2017)

Essa aula fica como extra, caso haja tempo suficiente. Como lidar com conjuntos de dados que tem as dimensões de série temporal e cross-section, explorando os modelos de efeitos fixos e aleatórios.

 

Cap.11 - Brooks (2013)
  Andamento do artigo  
Inicia em 09/06/2017 às 0h 0 e finaliza em 12/06/2017 às 12h 40
Laboratório II e Seminário III (26/06/2017 - 26/06/2017)
O laboratório 2 consistirá em um breve trabalho sobre dados em painel (1 hora), com entrega de um relatório. A segunda parte da aula será para apresentar a versão parcial do artigo já com resultados e considerações finais (3 horas). Após isso, os alunos terão mais 15 dias para ajustar o trabalho e enviar a versão final ao Professor.
  Entrega da versão final do artigo  
Inicia em 24/03/2017 às 0h 0 e finaliza em 31/07/2017 às 23h 59
  Entrega da versão parcial do artigo  
Inicia em 19/06/2017 às 0h 0 e finaliza em 26/06/2017 às 7h 59
  Entrega da versão final do artigo  
Inicia em 19/06/2017 às 0h 0 e finaliza em 31/07/2017 às 23h 59

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