UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 25 de Abril de 2024
Apresentação do Curso e Programa (17/07/2017 - 17/07/2017)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CCHLA - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA Código: 1402277 Disciplina: TEORIA DO CONHECIMENTO T01 Céditos: 4 Carga Horária: 60 Turma 01 Ano/Semestre Horário 24M34 PROGRAMA DA DISCIPLINA Matrícula: 334084 - Docente: EDMILSON ALVES DE AZEVÊDO Código de Verificação: c129aa15b2 A APRESENTAÇÃO DA QUESTÃO da TEORIA DO CONHECIMENTO I. O PERGUNTAR 1. O questionado 2. O perguntado 3. O interrogado 4. A Formulação da questão com sentido e o pseudoperguntar 5. O ponto de partida da pergunta 6. A motivação para se perguntar por alguma coisa II. A ?PERGUNTA ? O - QUE-É 1. A forma da pergunta ?O que é a?? 2. O signficado da palavras 3. Discurso na Linguagem ? discurso sobre a linguagem 4. Definição e introdução de palavras 5. A pergunta pela essência 6. ?Analítico-?sintético? III. O QUE É TEORIA DO CONHECIMENTO 1. O que é conhecimento? 2. O que é ciência? 3. O que é filosofia? 4. Detalhamento da Teoria do Conhecimento 5. Teoria do Conhecimento; Crítica e Criteriologia IV. PARA QUE TEORIA DO CONHECIMENTO 1. A ?pergunta-para-que; ?meta? a. Meta (Ziel) e Intento (Zweck), ?alvo? (Richtpunkt) b. ?Dever?, ?sentido?; ?norma? c. Pelo que pergunta o ?para-quê?? 2. A meta da teria do conhecimento 3. A meta do ser humano 4. Por que no coupamos com a Teoria do Conhecimento? V. COMO SE DEVE FAZER TEORIA DO CONHECIMENTO? 1. Métodos dependem das metas; dedução e redução 2. A história da Filosofia e o progresso da Teoria do Conhecimento 3. o ceticismo antigo e a abstenção do julgar 4. A filosofia da Idade Média e o ?método-do-sic?et-non? 5. A dúvida universal de Descartes como método, ?filosofia experimental? 6. Os ?ídolos?, espelhamento e ideologia 7. Kant, preconceitos, método transcendental. 8. A filosofia atual a respeito da pressuposição e da crítica a) Filosofia hermenêutica e círculo hermenêutico b) Filosofia da linguagem normal, insuperabilidade da linguagem, ?forma de vida? c) ?Racionalismo crítico? e crítica d) A teoria crítica e o falso como norma negativa e) A ?fenomenologia? de Husserl e o método de suspensão como ?não supor que?. B RESPOSTAS DA TEORIA DO CONHECIMENTO I 1. O Conceito de verdade a) a teria da adequação 2. Teorias de verdade com orientação na analítica da linguagem c) Teoria da coerência d) Teoria pragmática da verdade e teoria do consenso 2. Determinação das expressões ?verdadeiro?, ?verdade? a) Existe uma teoria verdadeira sobre a verdade? b) O sujeito do predicado ?verdadeiro? c) Determinação provisória do ?critério de verdade? d) )bjeções a essa determinação e) Intencionalidade e realidade f) Verdade como intencionalidade levada a efeito de um enunciado afirmativo II POSSIBILIDADE DE UM CONHECIMENTO DA VERDADE SEM PRESSUPOSTOS 1. Objeção à ausência de pressupostos 2. Distinção entre pressupostos e condição prévia 3. O ?instrumento examinador não examinado? 4. Delimitação da exigida ausência de pressupostos 5. Suspensão de tudo aquilo que aparecer? 7. O caráter prejacente/previamente dado da linguagem III CONHECIMENTO DA VERDADE 1. A verdade de uma firmação de fatos 2. Nexos próprios de qüididade (que é?) 3. Conhecimento metafísico 4. O princípio de não-contradição 5. Percepção e Intuição e seus limites IV CERTEZA SEM CONHECIMENTO 1. Justificação de afirmações enquanto ações 2. Certeza, aparência, erro 3. O aprendizado 4. Saber, indução e crítica da experiência C OBSERVAÇÕES CONCLUSIVAS NÃO CONCLUDENTES I TEORIA DO CONHECIMENTO OU TEORIA ESPECIAL DO CONHECIMENTO II ? A IMAGEM DE HOMEM DESSA TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO 1. Entre dogmatismo e ceticismo 2. Capacidade de verdade e dignidade humana BIBLIOGRAFIA - ARAÚJO, Inês Lacerda ? Teoria do Conhecimento e Epistemologia. Barueri/SP: Editora Monole Ltda, (1ª. Ed.), 2012. - CHISHOLM, Roderick M. Teoria do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969 - HARDY-VALLÉE, B. Que é um conceito? São Paulo: Parábola, 2013. - KELLER, Albert -Teoria Geral do Conhecimento. São Paulo: Edições Loyola, 2009. - FERREIRA DOS SANTOS, M. ? Teoria do Conhecimento. (Gnoseologia e Criteriologia). São Paulo: Editora e Livraria LOGOS, 1954.
   Grupos de Trabalho   
Relação das distribuição dos Grupos de Trabalho
  Material para trabalho   
Texto sobreva Filosofia e sua Natureza de Isaiah Berlin Nova relação dos Grupos de Trabalho devidamente corrigida Envio do Texto TEETETO de Platão
  TEORIA DO CONHECIMENTO   
Livro Teoria do Conhecimento
  MArio Ferreira dos SantosTeoriaDoConehcimento.pdf   
Material para estudo da Teoria do Conhecimento
  Piaget e a Teoria do Conhecimento   
Material Para a Turma em Geral e para a Apresentação Grupo X do Seminário Sobre Biologia e Conhecimento, capítulo deste livro.
  Ernst Cassirer - Filosofia do Iluminismo   
O CAPÍTULO III - PSICOLOGIA E TEORIA DO CONHECIMENTO, da pág.135-à pág. 188, será objeto de estudo e análise pela turma, oportunamente.
  Menon e Programação deSeminários   
Materiais para seminários
  PIAGET COMENTÁRO Seminário GABRIEL-Copiar.pdf   
Material de leitura sobre o Seminário de Gabriel Gondim sobre a relação entre Conhecimento e Biologia em Paiget.
O que é o conhecimento e a questão da genealogia e origem do conheicimento (17/07/2017 - 17/07/2017)
Tratou-se do problema da origem do conhecimento no idealismo
A possibilidade do conhecimeto (17/07/2017 - 17/07/2017)
A relação da pergunta pelo conhecimento com dogmatismo e o ceticismo como doutrinas epistemológicas
Conhecimento (17/07/2017 - 17/07/2017)
Apresentação da relação entre Conhecimento. crítica e ceticismo
O Conhecimento como crítica (17/07/2017 - 17/07/2017)
Apresentação do problema da crítica e sua relação com o conceito de opinião e dogma
Filosofia, Conhecimento e Crítica (17/07/2017 - 17/07/2017)
Apresentação do Conceito de Filosofa , sua relação com o conhecimento e a noção de crítica
O que é conmhecimento (17/07/2017 - 17/07/2017)
Discutidas as distinções Conhecimento por hábito e conhecimento por descrição
O wue conhecimento do ponto de vista do senso comum (17/07/2017 - 17/07/2017)
A noção de experiência e experiência "qualificada".
Apresenração do Programa e Idscussão (17/07/2017 - 17/07/2017)
Na primeira aula foi discutida a natureza da Disciplina Teoria do Conhecimento e suas Relações com a Filosofia e as Ciências, com distinção entre Teoria do Conhecimento e Epistemologia
Oque é Teoria do Conhecimento - Esboço Geral da questão. (17/07/2017 - 17/07/2017)
A pergunta pelo conhecimento. O O Problema do \critério e D Crítica. O ue quer dizer Theoria. O que quer dizer conhecimento
Discussão do Programa (17/07/2017 - 17/07/2017)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CCHLA - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA Código: 1402277 Disciplina: TEORIA DO CONHECIMENTO T01 Céditos: 4 Carga Horária: 60 Turma 01 Ano/Semestre Horário 24M34 PROGRAMA DA DISCIPLINA Matrícula: 334084 - Docente: EDMILSON ALVES DE AZEVÊDO Código de Verificação: c129aa15b2 A APRESENTAÇÃO DA QUESTÃO da TEORIA DO CONHECIMENTO I. O PERGUNTAR 1. O questionado 2. O perguntado 3. O interrogado 4. A Formulação da questão com sentido e o pseudoperguntar 5. O ponto de partida da pergunta 6. A motivação para se perguntar por alguma coisa II. A ?PERGUNTA ? O - QUE-É 1. A forma da pergunta ?O que é a?? 2. O signficado da palavras 3. Discurso na Linguagem ? discurso sobre a linguagem 4. Definição e introdução de palavras 5. A pergunta pela essência 6. ?Analítico-?sintético? III. O QUE É TEORIA DO CONHECIMENTO 1. O que é conhecimento? 2. O que é ciência? 3. O que é filosofia? 4. Detalhamento da Teoria do Conhecimento 5. Teoria do Conhecimento; Crítica e Criteriologia IV. PARA QUE TEORIA DO CONHECIMENTO 1. A ?pergunta-para-que; ?meta? a. Meta (Ziel) e Intento (Zweck), ?alvo? (Richtpunkt) b. ?Dever?, ?sentido?; ?norma? c. Pelo que pergunta o ?para-quê?? 2. A meta da teria do conhecimento 3. A meta do ser humano 4. Por que no coupamos com a Teoria do Conhecimento? V. COMO SE DEVE FAZER TEORIA DO CONHECIMENTO? 1. Métodos dependem das metas; dedução e redução 2. A história da Filosofia e o progresso da Teoria do Conhecimento 3. o ceticismo antigo e a abstenção do julgar 4. A filosofia da Idade Média e o ?método-do-sic?et-non? 5. A dúvida universal de Descartes como método, ?filosofia experimental? 6. Os ?ídolos?, espelhamento e ideologia 7. Kant, preconceitos, método transcendental. 8. A filosofia atual a respeito da pressuposição e da crítica a) Filosofia hermenêutica e círculo hermenêutico b) Filosofia da linguagem normal, insuperabilidade da linguagem, ?forma de vida? c) ?Racionalismo crítico? e crítica d) A teoria crítica e o falso como norma negativa e) A ?fenomenologia? de Husserl e o método de suspensão como ?não supor que?. B RESPOSTAS DA TEORIA DO CONHECIMENTO I 1. O Conceito de verdade a) a teria da adequação 2. Teorias de verdade com orientação na analítica da linguagem c) Teoria da coerência d) Teoria pragmática da verdade e teoria do consenso 2. Determinação das expressões ?verdadeiro?, ?verdade? a) Existe uma teoria verdadeira sobre a verdade? b) O sujeito do predicado ?verdadeiro? c) Determinação provisória do ?critério de verdade? d) )bjeções a essa determinação e) Intencionalidade e realidade f) Verdade como intencionalidade levada a efeito de um enunciado afirmativo II POSSIBILIDADE DE UM CONHECIMENTO DA VERDADE SEM PRESSUPOSTOS 1. Objeção à ausência de pressupostos 2. Distinção entre pressupostos e condição prévia 3. O ?instrumento examinador não examinado? 4. Delimitação da exigida ausência de pressupostos 5. Suspensão de tudo aquilo que aparecer? 7. O caráter prejacente/previamente dado da linguagem III CONHECIMENTO DA VERDADE 1. A verdade de uma firmação de fatos 2. Nexos próprios de qüididade (que é?) 3. Conhecimento metafísico 4. O princípio de não-contradição 5. Percepção e Intuição e seus limites IV CERTEZA SEM CONHECIMENTO 1. Justificação de afirmações enquanto ações 2. Certeza, aparência, erro 3. O aprendizado 4. Saber, indução e crítica da experiência C OBSERVAÇÕES CONCLUSIVAS NÃO CONCLUDENTES I TEORIA DO CONHECIMENTO OU TEORIA ESPECIAL DO CONHECIMENTO II ? A IMAGEM DE HOMEM DESSA TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO 1. Entre dogmatismo e ceticismo 2. Capacidade de verdade e dignidade humana BIBLIOGRAFIA - ARAÚJO, Inês Lacerda ? Teoria do Conhecimento e Epistemologia. Barueri/SP: Editora Monole Ltda, (1ª. Ed.), 2012. - CHISHOLM, Roderick M. Teoria do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969 - HARDY-VALLÉE, B. Que é um conceito? São Paulo: Parábola, 2013. - KELLER, Albert -Teoria Geral do Conhecimento. São Paulo: Edições Loyola, 2009. - FERREIRA DOS SANTOS, M. ? Teoria do Conhecimento. (Gnoseologia e Criteriologia). São Paulo: Editora e Livraria LOGOS, 1954.
O que é conhecimeto (17/07/2017 - 17/07/2017)
Foi apresentada a diferença entre conhecimento filosófico e senso comum
Teoris do Conhecimento (17/07/2017 - 17/07/2017)
As questões fundamentais da Teori do Conhecimento: Origem do Conhecimento; As Principais Correntes Filosóficas da Teoria do Conhecimento: Idealismo Platônico; Realismo Aristotélico; Teoria do Conhecimento na Filosofia Moderna: Racionalismo, Empirismo e Criticismo. Teorias do Conhecimento Contemporâneas: Filosofia Analítica, Fenomenologia, Filosofia, Perspectivismo.
Apresentação do Curso e Programa (17/07/2017 - 17/07/2017)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CCHLA - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA Código: 1402277 Disciplina: TEORIA DO CONHECIMENTO T01 Céditos: 4 Carga Horária: 60 Turma 01 Ano/Semestre Horário 24M34 PROGRAMA DA DISCIPLINA Matrícula: 334084 - Docente: EDMILSON ALVES DE AZEVÊDO Código de Verificação: c129aa15b2 A APRESENTAÇÃO DA QUESTÃO da TEORIA DO CONHECIMENTO I. O PERGUNTAR 1. O questionado 2. O perguntado 3. O interrogado 4. A Formulação da questão com sentido e o pseudoperguntar 5. O ponto de partida da pergunta 6. A motivação para se perguntar por alguma coisa II. A ?PERGUNTA ? O - QUE-É 1. A forma da pergunta ?O que é a?? 2. O signficado da palavras 3. Discurso na Linguagem ? discurso sobre a linguagem 4. Definição e introdução de palavras 5. A pergunta pela essência 6. ?Analítico-?sintético? III. O QUE É TEORIA DO CONHECIMENTO 1. O que é conhecimento? 2. O que é ciência? 3. O que é filosofia? 4. Detalhamento da Teoria do Conhecimento 5. Teoria do Conhecimento; Crítica e Criteriologia IV. PARA QUE TEORIA DO CONHECIMENTO 1. A ?pergunta-para-que; ?meta? a. Meta (Ziel) e Intento (Zweck), ?alvo? (Richtpunkt) b. ?Dever?, ?sentido?; ?norma? c. Pelo que pergunta o ?para-quê?? 2. A meta da teria do conhecimento 3. A meta do ser humano 4. Por que no coupamos com a Teoria do Conhecimento? V. COMO SE DEVE FAZER TEORIA DO CONHECIMENTO? 1. Métodos dependem das metas; dedução e redução 2. A história da Filosofia e o progresso da Teoria do Conhecimento 3. o ceticismo antigo e a abstenção do julgar 4. A filosofia da Idade Média e o ?método-do-sic?et-non? 5. A dúvida universal de Descartes como método, ?filosofia experimental? 6. Os ?ídolos?, espelhamento e ideologia 7. Kant, preconceitos, método transcendental. 8. A filosofia atual a respeito da pressuposição e da crítica a) Filosofia hermenêutica e círculo hermenêutico b) Filosofia da linguagem normal, insuperabilidade da linguagem, ?forma de vida? c) ?Racionalismo crítico? e crítica d) A teoria crítica e o falso como norma negativa e) A ?fenomenologia? de Husserl e o método de suspensão como ?não supor que?. B RESPOSTAS DA TEORIA DO CONHECIMENTO I 1. O Conceito de verdade a) a teria da adequação 2. Teorias de verdade com orientação na analítica da linguagem c) Teoria da coerência d) Teoria pragmática da verdade e teoria do consenso 2. Determinação das expressões ?verdadeiro?, ?verdade? a) Existe uma teoria verdadeira sobre a verdade? b) O sujeito do predicado ?verdadeiro? c) Determinação provisória do ?critério de verdade? d) )bjeções a essa determinação e) Intencionalidade e realidade f) Verdade como intencionalidade levada a efeito de um enunciado afirmativo II POSSIBILIDADE DE UM CONHECIMENTO DA VERDADE SEM PRESSUPOSTOS 1. Objeção à ausência de pressupostos 2. Distinção entre pressupostos e condição prévia 3. O ?instrumento examinador não examinado? 4. Delimitação da exigida ausência de pressupostos 5. Suspensão de tudo aquilo que aparecer? 7. O caráter prejacente/previamente dado da linguagem III CONHECIMENTO DA VERDADE 1. A verdade de uma firmação de fatos 2. Nexos próprios de qüididade (que é?) 3. Conhecimento metafísico 4. O princípio de não-contradição 5. Percepção e Intuição e seus limites IV CERTEZA SEM CONHECIMENTO 1. Justificação de afirmações enquanto ações 2. Certeza, aparência, erro 3. O aprendizado 4. Saber, indução e crítica da experiência C OBSERVAÇÕES CONCLUSIVAS NÃO CONCLUDENTES I TEORIA DO CONHECIMENTO OU TEORIA ESPECIAL DO CONHECIMENTO II ? A IMAGEM DE HOMEM DESSA TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO 1. Entre dogmatismo e ceticismo 2. Capacidade de verdade e dignidade humana BIBLIOGRAFIA - ARAÚJO, Inês Lacerda ? Teoria do Conhecimento e Epistemologia. Barueri/SP: Editora Monole Ltda, (1ª. Ed.), 2012. - CHISHOLM, Roderick M. Teoria do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969 - HARDY-VALLÉE, B. Que é um conceito? São Paulo: Parábola, 2013. - KELLER, Albert -Teoria Geral do Conhecimento. São Paulo: Edições Loyola, 2009. - FERREIRA DOS SANTOS, M. ? Teoria do Conhecimento. (Gnoseologia e Criteriologia). São Paulo: Editora e Livraria LOGOS, 1954.
O que é conhecimeto (17/07/2017 - 17/07/2017)
Foi apresentada a diferença entre conhecimento filosófico e senso comum
Discussão do Programa (17/07/2017 - 17/07/2017)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CCHLA - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA Código: 1402277 Disciplina: TEORIA DO CONHECIMENTO T01 Céditos: 4 Carga Horária: 60 Turma 01 Ano/Semestre Horário 24M34 PROGRAMA DA DISCIPLINA Matrícula: 334084 - Docente: EDMILSON ALVES DE AZEVÊDO Código de Verificação: c129aa15b2 A APRESENTAÇÃO DA QUESTÃO da TEORIA DO CONHECIMENTO I. O PERGUNTAR 1. O questionado 2. O perguntado 3. O interrogado 4. A Formulação da questão com sentido e o pseudoperguntar 5. O ponto de partida da pergunta 6. A motivação para se perguntar por alguma coisa II. A ?PERGUNTA ? O - QUE-É 1. A forma da pergunta ?O que é a?? 2. O signficado da palavras 3. Discurso na Linguagem ? discurso sobre a linguagem 4. Definição e introdução de palavras 5. A pergunta pela essência 6. ?Analítico-?sintético? III. O QUE É TEORIA DO CONHECIMENTO 1. O que é conhecimento? 2. O que é ciência? 3. O que é filosofia? 4. Detalhamento da Teoria do Conhecimento 5. Teoria do Conhecimento; Crítica e Criteriologia IV. PARA QUE TEORIA DO CONHECIMENTO 1. A ?pergunta-para-que; ?meta? a. Meta (Ziel) e Intento (Zweck), ?alvo? (Richtpunkt) b. ?Dever?, ?sentido?; ?norma? c. Pelo que pergunta o ?para-quê?? 2. A meta da teria do conhecimento 3. A meta do ser humano 4. Por que no coupamos com a Teoria do Conhecimento? V. COMO SE DEVE FAZER TEORIA DO CONHECIMENTO? 1. Métodos dependem das metas; dedução e redução 2. A história da Filosofia e o progresso da Teoria do Conhecimento 3. o ceticismo antigo e a abstenção do julgar 4. A filosofia da Idade Média e o ?método-do-sic?et-non? 5. A dúvida universal de Descartes como método, ?filosofia experimental? 6. Os ?ídolos?, espelhamento e ideologia 7. Kant, preconceitos, método transcendental. 8. A filosofia atual a respeito da pressuposição e da crítica a) Filosofia hermenêutica e círculo hermenêutico b) Filosofia da linguagem normal, insuperabilidade da linguagem, ?forma de vida? c) ?Racionalismo crítico? e crítica d) A teoria crítica e o falso como norma negativa e) A ?fenomenologia? de Husserl e o método de suspensão como ?não supor que?. B RESPOSTAS DA TEORIA DO CONHECIMENTO I 1. O Conceito de verdade a) a teria da adequação 2. Teorias de verdade com orientação na analítica da linguagem c) Teoria da coerência d) Teoria pragmática da verdade e teoria do consenso 2. Determinação das expressões ?verdadeiro?, ?verdade? a) Existe uma teoria verdadeira sobre a verdade? b) O sujeito do predicado ?verdadeiro? c) Determinação provisória do ?critério de verdade? d) )bjeções a essa determinação e) Intencionalidade e realidade f) Verdade como intencionalidade levada a efeito de um enunciado afirmativo II POSSIBILIDADE DE UM CONHECIMENTO DA VERDADE SEM PRESSUPOSTOS 1. Objeção à ausência de pressupostos 2. Distinção entre pressupostos e condição prévia 3. O ?instrumento examinador não examinado? 4. Delimitação da exigida ausência de pressupostos 5. Suspensão de tudo aquilo que aparecer? 7. O caráter prejacente/previamente dado da linguagem III CONHECIMENTO DA VERDADE 1. A verdade de uma firmação de fatos 2. Nexos próprios de qüididade (que é?) 3. Conhecimento metafísico 4. O princípio de não-contradição 5. Percepção e Intuição e seus limites IV CERTEZA SEM CONHECIMENTO 1. Justificação de afirmações enquanto ações 2. Certeza, aparência, erro 3. O aprendizado 4. Saber, indução e crítica da experiência C OBSERVAÇÕES CONCLUSIVAS NÃO CONCLUDENTES I TEORIA DO CONHECIMENTO OU TEORIA ESPECIAL DO CONHECIMENTO II ? A IMAGEM DE HOMEM DESSA TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO 1. Entre dogmatismo e ceticismo 2. Capacidade de verdade e dignidade humana BIBLIOGRAFIA - ARAÚJO, Inês Lacerda ? Teoria do Conhecimento e Epistemologia. Barueri/SP: Editora Monole Ltda, (1ª. Ed.), 2012. - CHISHOLM, Roderick M. Teoria do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969 - HARDY-VALLÉE, B. Que é um conceito? São Paulo: Parábola, 2013. - KELLER, Albert -Teoria Geral do Conhecimento. São Paulo: Edições Loyola, 2009. - FERREIRA DOS SANTOS, M. ? Teoria do Conhecimento. (Gnoseologia e Criteriologia). São Paulo: Editora e Livraria LOGOS, 1954.
Oque é Teoria do Conhecimento - Esboço Geral da questão. (17/07/2017 - 17/07/2017)
A pergunta pelo conhecimento. O O Problema do \critério e D Crítica. O ue quer dizer Theoria. O que quer dizer conhecimento
Apresenração do Programa e Idscussão (17/07/2017 - 17/07/2017)
Na primeira aula foi discutida a natureza da Disciplina Teoria do Conhecimento e suas Relações com a Filosofia e as Ciências, com distinção entre Teoria do Conhecimento e Epistemologia
O wue conhecimento do ponto de vista do senso comum (17/07/2017 - 17/07/2017)
A noção de experiência e experiência "qualificada".
O que é conmhecimento (17/07/2017 - 17/07/2017)
Discutidas as distinções Conhecimento por hábito e conhecimento por descrição
Filosofia, Conhecimento e Crítica (17/07/2017 - 17/07/2017)
Apresentação do Conceito de Filosofa , sua relação com o conhecimento e a noção de crítica
O Conhecimento como crítica (17/07/2017 - 17/07/2017)
Apresentação do problema da crítica e sua relação com o conceito de opinião e dogma
Conhecimento (17/07/2017 - 17/07/2017)
Apresentação da relação entre Conhecimento. crítica e ceticismo
A possibilidade do conhecimeto (17/07/2017 - 17/07/2017)
A relação da pergunta pelo conhecimento com dogmatismo e o ceticismo como doutrinas epistemológicas
O que é o conhecimento e a questão da genealogia e origem do conheicimento (17/07/2017 - 17/07/2017)
Tratou-se do problema da origem do conhecimento no idealismo
Apresentação do Programa (17/07/2017 - 27/11/2017)
Apresentação do Programa da Disciplina.
Conceitos de Filosoifa e Conhecimento (19/07/2017 - 27/11/2017)
Apresentação dos conceitos de filosofia e suas relações com o conhecimento em geral

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