UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Julho de 2024
Apresentação e discussão sobre a disciplina (18/07/2023 - 18/07/2023)

a) Apresentação do professor e dos estudantes;

b) Leitura e discussão sobre o plano de ensino; ajustes, se necessário;

c) Apresentação e explicação sobre as atividades avaliativas e os critérios de avaliação; e

d) Orientações e combinados.

   Plano de Ensino   
Ensino de língua portuguesa para falantes de Português (25/07/2023 - 25/07/2023)

Discussão sobre o texto de Antunes (2017)

  ANTUNES, I. Língua Portuguesa para Nativos   
ANTUNES, I. Língua Portuguesa para Nativos. Blog da Parábola Editorial, São Paulo, SP, 29 jun. 2017. Disponível em: https://www.parabolablog.com.br/index.php/blogs/lingua-portuguesa-para-nativos
Concepções linguísticas e ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental (01/08/2023 - 01/08/2023)
  

CASTRO. Concepções de linguagem





CASTRO, V. M. Concepções de Linguagem, in: UNIVESP. Linguagem e Significação: Letras. São Paulo: Univesp, 2021.

  
  Fuza et al. Concepções de linguagem e ensino de leitura   
(Texto opcional) FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. Concepções de Linguagem e ensino de leitura. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.14, n.2, p. 479-501, jul./dez. 2011.
Gêneros Textuais, definição e relação com o ensino de língua portuguesa (08/08/2023 - 08/08/2023)

Discussão sobre o texto de Cavalcante (2021) e Maciel (2020)

O texto de Cavalcante (2021) será disponibilizado no grupo de WhatsApp da turma.

  

MACIEL. Gêneros discursivos





MACIEL, L. Gêneros Discursivos - Bakhtin (Principais Pontos). Saber linguagem. São Carlos, SP: 2022.

  
Tipologias textuais, definição e relação com o ensino de língua portuguesa (15/08/2023 - 15/08/2023)

Discussão sobre o texto de Cavalcante (2021) e Praxedes (2020).

O texto de Cavalcante (2021) será disponibilizado no grupo de WhatsApp da turma.

  

PRAXEDES, Sequência textuais





PRAXEDES, D. Sequências textuais x Gêneros textuais. As maravilhas da língua portuguesa. NATAL, RN: 2020

  
  Atividade avaliativa 1  
Inicia em 28/08/2023 às 0h 0 e finaliza em 29/08/2023 às 23h 59
Alfabetização e Sistema de Escrita Alfabética (22/08/2023 - 22/08/2023)

Discussão sobre os textos de Soares (2014) e Morais e Leite (2012)

  SOARES, M. Alfabetização   
SOARES, M. Alfabetização, in: FRADE, I. C. A. da S.; VAL, M. da G. C.; BREGUNCI, M. das G. de C. Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte, FaE/UFMG, 2014.
  MORAIS; LEITE. A escrita alfabética   
MORAIS, A. G de; LEITE, T. M. S. B. R. A escrita alfabética: por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam? Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Brasília, DF, ano 1., unid. 3, 2012.
  Alfabetização e SEA   
Slides da aula
Alfabetização, consciência fonológica e métodos (29/08/2023 - 29/08/2023)

Discussão sobre os textos de Leite e Morais (2012), e Galvão e Leal (2005)

  LEITE; MORAIS. Consciência fonológica   
LEITE, T. M. S. B. R. O ensino do Sistema de Escrita Alfabética: por que vale a pena promover algumas habilidades de consciência fonológica? Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Brasília, DF, ano 1., unid. 3, 2012.
  GALVÃO, A.; LEAL, T. F. Há lugar ainda para métodos de alfabetização?   
GALVÃO, A.; LEAL, T. F. Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com professores(as), in: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; LEAL, T. F. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp. 12-29.
Alfabetização e Letramento (05/09/2023 - 05/09/2023)

Discussão sobre os textos de Soares (2016) e Colello (2004)

  

SOARES. Alfabetização e Letramento





SOARES, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Cenpec, 2016.

  
  COLELLO, S. M. G. Alfabetização e Letramento   
COLELLO, S. M. G. Alfabetização e Letramento: repensando o Ensino da Língua Escrita. Videtur, Porto, n. 29, 2004.
Competência Comunicativa (12/09/2023 - 12/09/2023)

Discussão sobre os textos de Carvalho e Sousa (2014) e Matêncio (2004)

  CARVALHO, N.; SOUSA, M. M. F. de. Competência Comunicativa Escrita na Escola   
CARVALHO, N.; SOUSA, M. M. F. de. Competência Comunicativa Escrita na Escola. Revista de Letras, Fortaleza, CE, n. 33, v. 1, p. 91-101, jan./jun, 2014.
  MATÊNCIO, M. de L. M. Letramento, competência comunicativa e representações da escrita.   
MATÊNCIO, M. de L. M. Letramento, competência comunicativa e representações da escrita. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 21, p. 23-33, Jan./Jun. 2004.
Banca de Concurso Público - atividade remota (19/09/2023 - 19/09/2023)

Há a previsão de que o prof. Hermes esteja da presidência de uma banca de concurso da UFPB. Por isso, caso isso se efetive, nessa semana serão enviadas atividades remotas sobre alfabetização e letramento para os estudantes.

Sequências Didáticas e Projetos de Letramento (26/09/2023 - 26/09/2023)

Discussão sobre os textos de Saraiva e Mügge (2006), Ranzani e Pereira (2018), Andrade e Sales (2020).

  SARAIVA, J. A.; MÜGGE, E. Literatura na escola   
SARAIVA, J. A.; MÜGGE, E. Literatura na escola: propostas para o Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006
  RANZANI, A.; PEREIRA, P. Projetos de Letramento na Educação Infantil:   
RANZANI, A.; PEREIRA, P. Projetos de Letramento na Educação Infantil: práticas orais e escritas. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 302-317, jul./dez., 2018.
  ANDRADE, M. J.; SALES, L. S. Práticas de escrita em um projeto de letramento:   
ANDRADE, M. J.; SALES, L. S. Práticas de escrita em um projeto de letramento: uma experiência nos anos iniciais. Revista Linguagens & Letramentos, Cajazeiras (PB), v. 5, n. 1, Jan-Jun, 2020.
  Atividade avaliativa 2  
Inicia em 15/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 11/10/2023 às 23h 59
Leitura e ensino (03/10/2023 - 03/10/2023)

- Discussão sobre o vídeo Intensivo Pedagógico (2021) e o texto de Santos, Riche e Teixeira (2013); e

- Análise do texto “Problema na Clamba” de Fregonezi (1999).


O texto de Santos, Riche e Teixeira será disponibilizado no grupo de WhatsApp da turma.

  

INTENSIVO PEDAGÓGICO. Estratégias de Leitura





INTENSIVO PEDAGÓGICO. Estratégias de Leitura, Isabel Solé, Resumo do Livro. 2021. 

  
  FREGONEZI, D. E. A formação do professor de leitura,   
FREGONEZI, D. E. A formação do professor de leitura, in: _____. Elementos do ensino de língua portuguesa. São Paulo: Arte & Ciência, 1999.
Produção textual e ensino (10/10/2023 - 10/10/2023)

- Discussão sobre o texto de Turkiewicz e Costa-Hübes (2017); e

Análise das situações apresentadas em Santos, Riche e Teixeira (2013).

O texto de Santos, Riche e Teixeira (2013) será disponibilizado no grupo de WhatsApp da turma.

  TURKIEWICZ; COSTA-HÜBES. Produção, correção e reescrita textual   
TURKIEWICZ, R. de O. S. COSTA-HÜBES, T. da C. Produção, correção e reescrita textual: resultados de uma pesquisa-ação-crítico-colaborativa. Letras&Letras, Uberlância, MG, v. 33, n. 2, pp. 81-107, jul./dez., 2017.
  Produção textual - Casos   
Casos para análise sobre o ensino de produção textual.
Semana de Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão (17/10/2023 - 17/10/2023)

Por se tratar de evento previsto no calendário acadêmico 2023/1 da UFPB, conforme divulgado, nessa semana, não teremos aula e os alunos estarão liberados para participar das atividades previstas, devendo apenas apresentar comprovante de participação.

Ortografia e Ensino (24/10/2023 - 24/10/2023)

Discussão sobre o texto de Fernandes (2005), Pessoa (2012) e Vieira (2006).

O texto de Pessoa (2012) será disponibilizado no grupo de WhatsApp da turma.

  FERNANDES. História da Ortografia do Português do Brasil   
FERNANDES, A. P. História da Ortografia do Português do Brasil. CONGRESSO DE LETRAS DA UERJ, 2, 2005, São Gonçalo (RJ). Anais do II CLUERJ. São Gonçalo (RJ): CCiFEFiL, 2005. Mesa-Redonda.
  VIEIRA, O Sistema de Escrita Ortográfico   
VIEIRA, R. C. O sistema de escrita ortográfico e os problemas para a aquisição da escrita dele decorrentes. In: VASCONCELLOS, Z. de; AUGUSTO, M. R. A.; SHEPHERD, T. G. (Org.). Linguagem: Teoria, Análises e Aplicações, v. 3. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2006.
Apresentação de sequências didáticas (31/10/2023 - 31/10/2023)

Orientações coletivas para melhoria e aprimoramento das propostas discentes.

  Atividade avaliativa 3  
Inicia em 01/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 14/11/2023 às 17h 0
Encerramento da disciplina (07/11/2023 - 07/11/2023)

- Avaliação da disciplina e do professor; e

- Orientação aos alunos que precisarem repor avaliação ou realizar exame final.

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v24.7.4