PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

Presentation

Imagem de apresentação do programa

O Programa


O Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - MPPGAV do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB foi autorizado pela Resolução 05/2012 do CONSUNI de 22 de maio de 2012 e criado pela Resolução nº 12/2012 do CONSEPE de 22 de maio de 2012 destinado aos servidores técnicos administrativos das IFES. O PPGAES tem como objetivo preparar o servidor técnico administrativo voltado para formação teórica sobre políticas públicas de gestão e avaliação da educação superior de modo a possibilitar oportunidades de reflexão crítica, produção e socialização de projetos inovadores e socialmente relevantes. O Mestrado, aprovado pelo Comitê Técnico e Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2014. O funcionamento do curso teve inicio em 13 de março de 2015. O curso está vinculado ao Centro de Educação/UFPB e integra o rol de cursos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da UFPB. De acordo com a nova Resolução do CONSEPE/UFPB, nº19/2015, (que revoga a Resolução 13/2012 do Consepe) o curso passa a ser destinado aos servidores técnicos administrativos de Instituições do Ensino Superior, seja Federal, Estadual ou Municipal.

A Iniciativa


A criação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior – MPPGAV atende às demandas dos servidores públicos federais desta e de outras instituições federais no Estado, por oportunidades de capacitação oferecidas pela própria Universidade Federal da Paraíba – UFPB- estando inserida no conjunto de políticas de capacitação dos servidores atualmente desenvolvidas no âmbito das IFES e, particularmente, da UFPB, por meio do seu PDI. Dessa forma espera-se suprir uma lacuna na formação do atual quadro de servidores da UFPB fornecendo novas oportunidades para qualificação e requalificação ao articular a experiência no desenvolvimento de suas tarefas cotidianas com uma sólida formação teórica, de modo a erigir novas habilidades e competências que contribuam para que consigam encontrar respostas aos novos desafios que a sociedade demanda das Universidades públicas. A formação de recursos humanos na área de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação se constitui em ação de grande importância na medida em que a sociedade do conhecimento impõe novas formas de gestão, tecnologias administrativas capazes de responder aos desafios da governança pública do presente. Assim, espera-se também que este relevante curso de pós-graduação (stricto sensu) contribua para pensar alternativas diante dos novos desafios da universidade contemporânea – sejam desafios internos no âmbito da gestão, da burocracia, estrutura e financiamento - quanto externos – envolvendo questões sociais, econômicas e culturais.

Objetivos


O objetivo maior do MPPGAV é formar profissionais com capacidade teórico-analítica e operacional para compreender e avaliar políticas públicas a partir de uma perspectiva interdisciplinar crítica e prática que, enfatize as relações entre o sistema mundial e as políticas públicas nacionais e locais, bem como criar possibilidades metodológicas que permitam ao servidor um desempenho e um diálogo institucional aprimorado diante das exigências das políticas em curso.

Específicos


- desenvolver estudos que articulem metodologias quantitativas e qualitativas capazes de instrumentalizar a análise de políticas públicas na sua concepção, gestão, financiamento e avaliação; - viabilizar a produção de metodologias de avaliação de políticas públicas por meio de interfaces e contribuições teórico-metodológicas das áreas do conhecimento envolvidas capazes de contribuir pára o aprimoramento dos serviços ofertados no âmbito da IFES; -contribuir para a melhoria do perfil profissional e da prática dos servidores técnicos administrativos das instituições federais no Estado da Paraíba, como agente social comprometido com a competência, criticidade e qualidade para a educação superior.

Maiores Informações: E-mail: ppgaes@ce.ufpb.br Telefone/Whatsapp: 83 3209-8219 Coordenação do PPGAES: Ana Paula Furtado Soares Pontes - Coordenadora e Mariano Castro Neto - Vice-Coordenador.


Alternative Page


Coordination Department of the Program