PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA E AMBIENTAL (PPGEUA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Presentación


O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve seu início em 2002, como Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana. Com o tempo e a agregação de docentes atuando na área ambiental, o Programa expandiu suas atividades para Engenharia Urbana e Ambiental. O crescimento expressivo na UFPB do número de docentes com perfil de pesquisador vinculados à área de conhecimento da engenharia civil criou então condições para uma reestruturação e expansão do Programa, que passou então a se designar Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM), com quatro áreas de concentração:
a) Engenharia Urbana; 
b) Saneamento Ambiental;
c) Estruturas e Materiais;
d) Recursos Hídricos.
A área de concentração em Engenharia Urbana contempla o desenvolvimento de pesquisas com características mais multidisciplinares anteriormente desenvolvidas no Programa.

 O Programa possui os seguintes objetivos:

1) formação de profissionais com visão aprofundada e integrada dos diversos sistemas da dinâmica urbana e ambiental, agregandoengenheiros, arquitetos, urbanistas, sem exclusão de outras 
categorias, interessados na questão urbana; 

2) formação de profissionais com formação aprofundada em áreas clássicas de atuação da Engenharia Civil;

3) desenvolvimento de pesquisas científicas, proporcionando o aprofundamento de estudos tecnológicos;

4) desenvolvimento e utilização de métodos e instrumentos quetornem mais eficiente a atuação do engenheiro, em particular visando o desenvolvimento sustentável e da região.


 O Programa já formou mais de 100 mestres e possui atualmente um corpo docente formado por 23 Doutores, dos quais 7 são Bolsistas de Produtividade, e 60 alunos de Mestrado, destes 36 com bolsas de estudo.

 


Página Alternativa


Coordinación del Programa