PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Presentación


O Nordeste brasileiro é privilegiado em fontes de energias renováveis, recomendáveis aos modernos projetos de desenvolvimento, que despertam a atenção de pesquisadores em busca de soluções para os problemas enfrentados pela região.

A proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis (PPGER) vem nos esforços de assumir a pesquisa em energias renováveis na Paraíba e no desenvolvimento de especialistas e profissionais para atender o crescimento das demandas no mercado de trabalho.

Com foco na ciência, o PPGER visa estabelecer estratégicas de energias renováveis, e também uma compreensão a fundo dos problemas associados às energias renováveis e seu desenvolvimento, incluindo desafios técnicos, econômicos, tecnológicos, geopolíticos e ambientais de curto, médio e longo prazo. O PPGER atuará no desenvolvimento de pesquisas com ênfase na área de Energias Renováveis, com três linhas de pesquisa: Sistemas de Energias Renováveis; Meio Ambiente, Economia e Aproveitamento Energético; e Materiais Aplicados às Energias Renováveis.

Em consonância com a política de pesquisa da UFPB, o PPGER se posiciona na direção de valorizar a qualificação de docentes, pesquisadores e demais profissionais em energias renováveis, habilitando-os a desenvolver práticas pedagógicas construtivas, realizar atividades éticas e responsáveis e promover investigações que contribuam para o avanço do conhecimento científico, tecnológico e de novos produtos nas suas linhas de pesquisa, que são temas de crescente demanda no país.

Com a política de expansão dos cursos de graduação (REUNI), o PPGER contribuirá para o fortalecimento do curso de Graduação em Engenharia de Energias Renováveis. Este enriquecimento virá através da atualização constante dos docentes, compartilhando o conhecimento de acordo com o estado da arte para a graduação. Isto também colocará o PPGER na posição de facilitador do ingresso do aluno de graduação na pós-graduação.

O PPGER se propõe a dar suporte à demanda gerada pelo setor de energias renováveis no país, principalmente na Região Nordeste. Esta necessidade de recursos humanos com formação técnico-científica tem sido verificada pela forma de distribuição dos ingressos no mercado de trabalho, como experimentadas pelos programas de pós-graduação da região.

NÍVEL: MESTRADO ACADÊMICO 

CONCEITO CAPES:  4

SITUAÇÃO: O curso de Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis terá início em março/2014, sendo recomendado pelo CTC/CAPES em parecer da 149ª Reunião (09 a 13 de setembro de 2013).


Página Alternativa


Coordinación del Programa