PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA (PPGMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
(83)3216-7563

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

O Programa de Pós-Graduação em Matemática - PPGMAT da UFPB foi criado em meados de março de 1994. Este Programa atua na formação humana e no desenvolvimento de pesquisa matemática nas seguintes áreas de concentração: Álgebra, Análise, Probabilidade e Geometria Diferencial. Nos últimos dez anos, com a dinâmica de contratação de pesquisadores do Departamento de Matemática da UFPB com formação acadêmica diversificada e qualificada, o PPGMAT-UFPB passa a expandir suas atividades de ensino e pesquisa também nas áreas de Geometria/Topologia e Probabilidade. Este fato, bem como a expressiva formação de recursos humanos e os excelentes índices (qualitativo e quantitativo) da produção científica (docente e discente), colocam o PPGMAT-UFPB como um dos principais programas de pesquisa em Matemática do Brasil, tendo este, um importante protagonismo no desenvolvimento da Matemática no estado da Paraíba e da região Nordeste do país.

O PPGMAT em seus 24 anos de existência, tem formado cerca de 300 mestres em Matemática, dos quais muitos egressos possuem uma carreira de destaque como professores em Universidades Federais e Institutos Federais Tecnológicos localizados em todas as regiões do Brasil, mostrando que as ações do PPGMAT-UFPB contribuem significativamente para o atendimento da demanda educacional da sociedade brasileira, melhorando a qualidade do ensino desta área de conhecimento, em especial na
região Nordeste, alcançando importantes reflexos na formação de futuros pesquisadores e na educação dos indivíduos visando ações em que a Matemática e as novas tecnologias possam contribuir para uma sociedade melhor.

A implantação deste programa constituiu uma iniciativa importante para o estado da Paraíba, que conta atualmente com uma população de aproximadamente 4 milhões de habitantes. Cumpre salientar também que João Pessoa tem se constituído, nos últimos anos, em uma cidade estudantil com expressivas redes de ensino em todos os níveis de ensino. Tais elementos apontam para a importância crucial do desenvolvimento de programas de pós-graduação como vetor na geração de uma educação científica que subsidie a sociedade na solução de problemas do cotidiano surgidos com o desenvolvimento científico.

Dentro das atividades oferecidas anualmente pelo nosso curso de Pós-Graduação, destacamos a Escola de Verão, que ocorrem nos meses de Janeiro a Fevereiro, os ciclos de palestras e seminários e algumas reuniões científicas. Tais atividades procuram promover o intercâmbio entre os pesquisadores nacionais e estrangeiros que trabalham nas diversas áreas da Matemática e que estão envolvidos com projetos de pesquisa junto ao nosso programa.


Procuramos sempre a promoção e o incentivo para a pesquisa e ensino de uma Matemática de ponta, a partir do aprofundamento dos estudos modernos que abordem as linhas de pesquisa deste programa.

O PPGMAT-UFPB tem obtido conceito 4 nas últimas avaliações da CAPES e conta, atualmente com 49 (vinte e seis) alunos matriculados, 1 (um) técnico administrativo, 28 (vinte e oito) docentes permanentes e colaboradores, distribuídos nas áreas de concentração supracitadas, responsáveis pelas atividades básicas de administração, ensino, pesquisa, orientação e coordenação de projetos de Pós-Doutorado. Dentro deste número, contamos com 11 (onze) pesquisadores do CNPq, em 03 (três) das 04 (quatro) áreas do programa, dos quais 07 (sete) são de categoria 2, 02 (dois) são de categoria 1D e 02 (dois) de categoria 1B. Além disso, o PPGMAT possui 01 (um) Docente membro da TWAS - The World Academy of Sciences, TWAS. Possuímos 01 (um) docente na Classe de Comendador na Ordem Nacional do Mérito Científico da Academia Brasileira de Ciências bem como 01 (um) membro titular e outros 02 (dois) membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências.

 

Contatos:

Fone: 3216-7563

e-mail: ppgmat@academico.ufpb.br


Página Alternativa


Coordenação do Programa